Língua
Italiano
Início
Outubro 2025
Período
Período Integral
Formato
Presencial
Duração
3 Anos
Créditos
180
Coordenador do curso
Alessandra Foschi
Desenvolva seu pensamento criativo e dê voz às suas ideias em campanhas que estimulem a interação no bacharelado em Comunicação Publicitária em Florença
Dê espaço à sua criatividade, faça dela o motor principal de cada projeto e transforme-a em uma representação clara de seu estilo e identidade profissional. Busque sua própria autonomia projetual: crie, projete e aprenda a pensar em termos estratégicos e profissionais desde o início do curso. No bacharelado em Comunicação Publicitária em Florença você aprende como se comunicar por meio de suas campanhas, transmitir suas mensagens e as das marcas e reconhecer as necessidades e desejos do cliente.
Nos últimos quinze anos, a comunicação se transformou completamente: passamos de uma comunicação unidirecional veiculada em meios tradicionais como o impresso, os outdoors, os comerciais de rádio e TV para uma forma totalmente interativa, onde a web impõe a interação, protagonizada pelas mídias sociais e pelas comunidades. A tarefa principal dos profissionais dessa área é identificar as mudanças e, usando a comunicação publicitária, propor mensagens criativas que sejam eficazes, acessíveis e de sucesso.
Desfrute das diferentes disciplinas do curso de Comunicação Publicitária em Florença: você explorará a fotografia, técnicas de filmagem e direção, edição de vídeo, chegando até a animação digital e o design de interação aplicado à comunicação. Dessa forma, você adquirirá uma rica bagagem de competências atualizadas e multidisciplinares, necessárias em um setor mutável, e que fará toda a diferença quando você entrar no mercado de trabalho.
Um curso que te ensina o método para projetar uma comunicação eficaz
Durante o bacharelado em Comunicação Publicitária em Florença, você aprenderá um método indispensável para elaborar com competência o projeto estratégico da comunicação de uma empresa, de uma instituição ou de um produto.
Durante os três anos de curso, você aprenderá as técnicas fundamentais do trabalho do Copywriter: desde a análise das exigências do cliente até a elaboração do conceito e do tipo de mensagem a ser transmitida em cada canal de comunicação selecionado. Já o estudo da Direção de Arte seguirá por dois caminhos: em um deles, te introduziremos à ideia do "saber ver" como base fundamental para a construção de uma sólida cultura da imagem e do seu estilo, no outro, você aprenderá o uso de programas de computação gráfica, web design, publicação digital, fotografia e as técnicas de filmagem e edição para a realização de uma campanha de comunicação. Paralelamente, você estudará as matérias de conteúdo teórico, indispensáveis para compreender a comunicação em sua totalidade.
Desde o primeiro ano do curso de Comunicação Publicitária com sede em Florença, você aprenderá como acompanhar todo o processo de um projeto de comunicação integrada focado em novas mídias e na integração com tecnologias de ponta. Durante o curso, você participará de inúmeros projetos, graças às colaborações que a escola estabelece, todos os anos, com empresas, órgãos e agências como a Fundação Ant Onlus, ImpactHub Firenze, Leroy Merlin, AirBnB, Scrambler Ducati, Montana, Adidas, Comune di Firenze, Unicoop Firenze e muitos outros.
O objetivo do curso em Comunicação Publicitária em Florença é fornecer uma formação completa aos designers de comunicação do futuro. Durante os três anos de curso, você adquirirá as ferramentas básicas para gerenciar um projeto de forma independente: desde o desenvolvimento da estratégia até sua representação gráfica e textual.
O bacharelado em Comunicação Publicitária em Florença é destinado às pessoas com criatividade que, como você, amam tudo o que está relacionado com a arte e que cultivam um interesse especial pela comunicação, pela fotografia, pelo vídeo e pela cultura visual, assim como pelo mundo digital e multimídia.
Não são necessários pré-requisitos específicos, a única coisa que você precisa é ter uma forte habilidade criativa, a capacidade de imaginar novos cenários de comunicação e de transmitir mensagens que sejam eficazes e que toquem tanto o coração e quanto a mente das pessoas.
Durante o curso, para formar profissionais de direção de arte e de copywriting, focaremos na gênese da ideia, o ponto vital de qualquer projeto criativo. Esta abordagem, que valoriza as ideias, dá espaço às pessoas com inventividade e capacidade de problem solving, propensas ao pensamento lateral, com fortes habilidades comunicativas e predisposição ao trabalho em equipe.
O curso de Comunicação Publicitária na sede do IED de Florença é um grande laboratório criativo, onde você poderá explorar e testar novas formas de comunicar usando palavras, imagens e uma estratégia bem precisa.
Graças a um programa integrado, onde você aprofundará tanto sobre a Direção de Arte quanto o Copywriting, estaremos ao seu lado ao longo de todo o processo criativo, visual e verbal, do mundo da comunicação, desde a ideia até a realização completa do projeto.
Você poderá experimentar a abordagem prática do curso participando de projetos e das semanas de workshops que ofereceremos ao longo do percurso acadêmico, nos quais você poderá se desafiar com uma complexidade projetual e metodológica crescente. Dessa forma, você começará a delinear seu estilo criativo, analisará os briefings reais de projetos propostos por parceiros externos, além de participar de atividades interdisciplinares em conjunto com outros alunos e alunas dos cursos do IED.
Para cada projeto que você participar, você receberá um feedback completo das empresas e agências da região, com as quais você interagirá diretamente e de forma contínua. Você estará em contato direto com uma rede de especialistas que estarão sempre atentos ao seu crescimento profissional e que te ajudarão nos primeiros passos da sua carreira. Além disso, ao final dos três anos de curso, você poderá reunir todos os seus trabalhos em seu portfólio, incluindo seu trabalho de conclusão, ferramenta indispensável para quando você for chamado para uma entrevista.
O curso de três anos de Comunicação Publicitária em Florença te prepara para o mercado de trabalho. Ao final dos três anos, você terá acumulado uma experiência abrangente que te dará a possibilidade de entrar com facilidade nos departamentos criativos de empresas, multinacionais, start ups, assim como em agências de comunicação, agências de publicidade e administrações públicas ou como freelancer trabalhando como Diretor de Arte, Copywriter, Gerente Estratégico, Gerente de Mídias Sociais, Digital Strategist, Especialista em Comunicação, Consultor de Comunicação, Gerente de Marketing para Web, Gerente de Comunidades e Gerente de Conteúdo.
primeiro ano
Durante o primeiro ano do curso, você estudará as disciplinas que te ajudarão a enquadrar a profissão em uma ótica teórica. Você conhecerá as ferramentas básicas para começar a projetar e, ao mesmo tempo, graças à orientação dos seus professores, você começará a buscar e experimentar suas próprias preferências estéticas.
HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
METODOLOGIA DE PROJETO
DESIGN GRÁFICO
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1
COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA 1
DIREÇÃO DE ARTE 1
SEMIÓTICA DA ARTE
HISTÓRIA DA ILUSTRAÇÃO E DA PUBLICIDADE
NET MARKETING 1
HISTÓRIA E TEORIA DAS NOVAS MÍDIAS
segundo ano
No segundo ano, você estudará as matérias úteis tanto para o planejamento estratégico quanto para a execução prática do projeto. Você aprenderá participando dos trabalhos realizados com base em briefings reais das agências e empresas parceiras do IED. Graças ao foco em laboratórios, você começará a compreender concretamente o mundo do trabalho e seus desafios, desde as exigências do cliente até o tempo necessário para a elaboração do fluxo criativo.
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 2
TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA 2
DIREÇÃO DE ARTE 2
FOTOGRAFIA
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
NET MARKETING 2
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
TÉCNICAS DAS NOVAS MÍDIAS INTEGRADAS
terceiro ano
No terceiro ano, você aperfeiçoará tudo o que aprendeu nos dois primeiros anos e se dedicará a projetos individuais e de grupo. O curso se conclui com o seu projeto de conclusão, onde você será capaz de explorar seu pensamento estratégico e demonstrar tanto sua capacidade projetual quanto sua maturidade estilística: você será capaz também de reconhecer e traduzir códigos e linguagens contemporâneas e terá desenvolvido as habilidades e a sensibilidade para elaborar estratégias impactantes de marketing e comunicação.
FENOMENOLOGIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA 3
DIREÇÃO DE ARTE 3
ELEMENTOS DE PRODUÇÃO DE VÍDEO
PROJETO DE MULTIMÍDIA
DIREÇÃO DE ARTE 4