Laurea Triennale in Design della Comunicazione - IED MIlano

Língua

Italiano

Início

Outubro 2025

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Lorenzo Picchiotti, Ruggero Faggioni, Cinzia Piloni, Marcello Boromei

Inspire-se com o mundo ao seu redor e transforme-o em projetos de grande impacto no bacharelado em Design de Comunicação em Milão

Se ideias e estímulos externos são o combustível de sua criatividade, se campanhas de comunicação despertam sua curiosidade e você não vê a hora de concretizar suas ideias em projetos que deixarão sua marca e fiquem na memória, então o bacharelado em Design de Comunicação em Milão é perfeito para você.

Em três anos, você fará um percurso onde conhecerá as diversas linguagens da comunicação e a versatilidade de uso que elas têm. Você aprenderá continuamente novos métodos que te possibilitam comunicar de maneira mais eficaz e, acima de tudo, dar vida às suas ideias em projetos que visam transformar o comportamento das pessoas em termos de consumo, social e relacional.

No segundo ano do bacharelado em Design de Comunicação em Milão, você escolherá uma das quatro especializações: Gestão de Comunicação, para aprender a identificar novas tendências de consumo e gerenciar a comunicação de uma marca, com respeito à identidade, ao posicionamento, aos meios de comunicação e ao público-alvo; Eventos e Relações Públicas, para aprender a projetar e coordenar todas as atividades relacionadas a eventos e relações públicas, desde a ideia, produção de materiais digitais e impressos até o gerenciamento operacional; Copywriting e Design de Conteúdo, para aprender a criar e realizar conteúdos multimídia que atendam às necessidades de comunicação; Direção de Arte, para aprender a criar e desenvolver a coerência da imagem nos diferentes meios de comunicação e nos eventos de marca.  
 

Informação para decidir

O curso que te ensina a projetar a comunicação privilegiando as ideias 
 

O bacharelado em Design de Comunicação em Milão utiliza uma metodologia de ensino baseada em uma abordagem transversal do setor, caracterizada pelo equilíbrio constante entre criatividade e pensamento estratégico, competência no uso das ferramentas tecnológicas e conhecimento das funções envolvidas no processo. 

Neste curso, a base teórica das matérias focadas no contexto sócio-cultural, na Semiótica e na História da Arte é totalmente combinada com as disciplinas mais técnicas que requerem o uso de computadores, dos projetos multimídia e do marketing. O objetivo do curso de Design de Comunicação em Milão é fornecer o conhecimento fundamental para que você adquira as competências metodológicas e projetuais específicas que caracterizam a profissão de Designer de Comunicação.

Após um primeiro ano em comum, no segundo ano, você poderá escolher uma das quatro especializações em Gestão de Comunicação, Eventos e Relações Públicas, Copywriting e Design de Conteúdo ou Direção de Arte, e poderá aprofundar seus conhecimentos projetuais, específicos em cada área de especialização. 

Nos últimos dois anos do curso de Design de Comunicação, você também trabalhará com os professores e colegas de classe em projetos interdisciplinares, além de seu trabalho de conclusão, que você começará com a pesquisa e coleta de informações para então realizar efetivamente seu projeto, vivendo na prática a dinâmica de trabalho deste setor. 
 

Se para você comunicar é um prazer, se você gosta de interagir com a realidade e as pessoas ao seu redor e busca continuamente novos estímulos para alimentar o seu pensamento criativo, o bacharelado em Design de Comunicação em Milão é a escolha certa para desenvolver ao máximo seu potencial.
Durante o percurso acadêmico, você poderá canalizar sua curiosidade e imaginação em projetos que influenciam a realidade por meio da comunicação. Você poderá fazer isso com vídeos, ilustrações, fotografias, conceitos e conteúdos multimídia, eventos e relações públicas e também em campanhas de comunicação que envolvam todos os tipos de canais de mídia disponíveis.
Ao longo dos três anos, você dará sua contribuição em projetos que as empresas trazem para o IED. Nas edições anteriores, aqueles que escolheram o curso de Design de Comunicação em Milão tiveram a oportunidade de trabalhar em campanhas de marcas como a Flying Tiger Copenhagen, Ceres, Burger King, Netflix, Samsung, Instax, Deliveroo e em temas extremamente atuais como o das pessoas com deficiência, que ganhou a atenção de prêmios internacionais como o ADCI Awards, D&AD Awards e Clio Awards.
 

O curso de Design de Comunicação em Milão foi pensado para dar a você uma formação cultural e técnica que, com a utilização guiada das ferramentas, representa a característica principal de uma oferta de qualidade para quem deseja entrar no mundo da comunicação. 

Você aprenderá diferentes disciplinas, mas, acima de tudo, aprenderá a metodologia certa para realizar projetos de comunicação que tragam resultados. E isso será possível graças à nossa abordagem learning by doing e a cultura de projeto, elementos-chave para aprender uma profissão que está sempre mudando e evoluindo.

Os docentes que te acompanharão durante o percurso foram selecionados entre os melhores profissionais da área de comunicação e trazem consigo uma bagagem cheia de experiência e conhecimento para o IED. Tudo isso ocorre em uma cidade como Milão, onde oportunidades, estímulos e inspirações encontram em agências, start ups, bem como em plataformas e empresas de mídia, o lugar ideal para sua expressão mais completa. 

Com o curso de Design de Comunicação em Milão, você aprofundará sua compreensão em temas ligados à comunicação e ficará atualizado sobre as novas oportunidades do mercado, além das várias áreas de atuação. Ao mesmo tempo, você experimentará novas possibilidades e poderá se expressar, em empresas ou agências, em áreas como Estratégia de Marca, Gestão de Comunicação, Direção de Arte, Copywriting e Design de Conteúdo, Direção Criativa, Produção de Eventos, Estratégia Criativa, Inovação e Empreendedorismo.
 

Programa de Estudos

primeiro ano

No primeiro ano, comum a todas as especializações, você fará matérias que te darão uma visão multidisciplinar do mundo da comunicação e serão a base cultural e técnica a partir da qual você desenvolverá conhecimentos mais específicos nos anos seguintes.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
METODOLOGIA DE PROJETO
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
DESIGN GRÁFICO
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL 1
SEMIÓTICA DA ARTE
FUNDAMENTOS DE MARKETING CULTURAL
HISTÓRIA E TEORIA DAS NOVAS MÍDIAS
 



segundo ano

No segundo ano, com a escolha de uma área mais específica, você conhecerá os conteúdos e ferramentas que serão mais úteis na área de atuação escolhida. Você poderá testar seu “saber fazer”, começando a trabalhar em projetos concretos propostos por nossos parceiros e sob a orientação dos docentes, que te acompanharão em cada etapa do processo. 

Gestão de Comunicação
Nesta especialização, você aprenderá a projetar e gerenciar projetos de comunicação que decodifiquem as novas necessidades de consumo e que as traduzam em planos de comunicação estratégicos e crossmedia, com o objetivo de promover a identidade da marca e os valores de uma empresa.

Eventos e Relações Públicas
Escolhendo este percurso, você adquirirá as competências necessárias para organizar eventos e gerenciar as relações públicas: coordenará diferentes aspectos como escrever um briefing, fazer um orçamento, escolher o estilo e o local, além de interagir com os principais integrantes do processo como os clientes, fornecedores, patrocinadores e, claro, os participantes. 

Copywriting e Design de Conteúdo
Esta especialização foi concebida para expressar todo o seu talento criativo e aprender a elaborar, gerenciar e produzir ideias e conteúdos multimídia como textos, fotos, vídeos e imagens para campanhas de comunicação, publicidade, produtos editoriais, plataformas digitais e canais de TV.

Direção de Arte
A especialização em Direção de Arte é um curso em que você aprenderá como projetar e implementar estratégias criativas e conteúdos visuais e multimídia que comunicam os valores de uma marca, produto ou serviço de forma visualmente coerente e usando diferentes canais de comunicação. 

FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
LÍNGUA INGLESA PARA A COMUNICAÇÃO
TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL 2
METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
DESIGN 1
DESIGN 2
PROJETO DE MULTIMÍDIA 1
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
 



terceiro ano

No terceiro ano, você continuará a realizar projetos avançados, trabalhando em projetos reais propostos por empresas. Durante todo o ano, que se concluirá com o trabalho de conclusão, você dará voz à sua identidade como Designer de Comunicação e será capaz analisar os resultados alcançados e os conhecimentos verticais específicos adquiridos durante o curso.

FENOMENOLOGIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL 3
ÚLTIMAS TENDÊNCIAS DAS ARTES VISUAIS
MARKETING E MANAGEMENT
DESIGN 3
PROJETO DE MULTIMÍDIA 2
DESIGN 4
 

Docentes

Ruggero Faggioni

Administrador delegado    

Coordenador do curso

Cinzia Piloni

Coordenador do curso

Marcello Boromei

Coordenador do curso

Lorenzo Picchiotti

Coordenador do curso

Michele Arlotta

Mirco Cucina

Daniele Dodaro

Trend & Market Research Director, SQUADRATI

Filippo Ferraro

Sebastiano Morando

Gerente Supervisor de Pós-Produção

Fabio Pedroni

Cinzia Pallaoro

Diretora Criativa em Leagas Delaney Italia

Ornella Lameri

Emanuele Basso

Teresa Martini

Piera Cusani

Lorenzo Del Bianco

Paolo Lentini

Irene Pollini Giolai

Notícias