Língua
Italiano
Início
Outubro 2025
Período
Período Integral
Formato
Presencial
Duração
3 Anos
Créditos
180
Coordenador do curso
Massimo Guerci, Andrea Lamberti Zanardi
Aprenda a dar valor aos estímulos que inspiram a estratégia e a dar coerência a projetos de comunicação complexos no bacharelado em Design da Comunicação
Fazer um curso de Design de Comunicação significa querer realizar ideias que entrem no coração dos consumidores, criando com eles um vínculo cada vez mais autêntico e profundo. Aprenda a perceber as mudanças no mundo exterior e busque soluções que antecipem as tendências.
Projetar para a comunicação significa encontrar soluções nunca pensadas: prepare-se para aprender continuamente, não apenas para produzir, mas para refletir e projetar. Os designers de comunicação têm a tarefa de pensar de maneira estratégica e gerenciar os diferentes aspectos de um processo de comunicação.
No bacharelado em Design de Comunicação em Roma, desde o primeiro ano, você poderá escolher entre quatro especializações: Gestão de Comunicação, para aprender a interpretar as novas tendências de consumo e como adaptá-las à gestão da marca, desde o desenvolvimento de produtos ou serviços até a gestão de um media plan; Eventos e Relações Públicas, para idear, produzir e coordenar atividades relacionadas a reuniões e eventos; Copywriting e Design de Conteúdo, para aprender a pensar o conteúdo como o elemento estratégico de transmissão de uma mensagem de valor de empresas e pessoas; Direção de Arte, para aprender a criar, desenvolver e implementar estratégias criativas na forma de projetos visuais, em colaboração com designers gráficos e outros profissionais de comunicação e da publicidade.
O curso que te ajuda a identificar e realizar as ideias certas e inovadoras
A metodologia didática do bacharelado em Design de Comunicação em Roma fará você colocar a mão na massa com uma abordagem prática desde o primeiro momento em que você entrará na sala de aula. Você aprenderá fazendo, lado a lado com seus colegas de classe, enquanto os docentes, especialistas em códigos e linguagens contemporâneos do mundo da comunicação, incentivarão você dando feedbacks para que você melhore mais a cada projeto.
O objetivo do curso é proporcionar a você a formação e a consciência de seu pensamento crítico, para a criação de estratégias de marketing e comunicação que façam os consumidores sonhar, respeitando as exigências do mercado e dos clientes.
Os três anos do curso do Design de Comunicação te ajudarão a alcançar gradualmente a autonomia necessária para dar espaço a suas habilidades expressivas e projetuais. No segundo ano, você escolherá se especializar em uma das seguintes áreas, Gestão de Comunicação, Gestão de Eventos e RP, Copywriting e Design de Conteúdo ou Direção de Arte, onde seu percurso será enriquecido com os temas e atividades especializadas na área de estudo escolhida.
No final do terceiro ano, você realizará seu projeto de conclusão, onde aprenderá como gerenciar com as diferentes etapas do desenvolvimento de uma ideia, desde a concepção até a realização final.
Se você tem tanta energia, se observa com curiosidade a comunicação e o mundo ao seu redor, se tem o desejo de se expressar e canalizar sua criatividade em projetos que mostrem seu ponto de vista, então o curso de Design de Comunicação é o caminho certo a seguir.
Você construirá uma bagagem cultural e aprofundará uma metodologia que te ajudará a criar ideais novas. A capacidade de gerenciar, governar e dirigir todos os profissionais envolvidos e o processo de trabalho te darão o quadro geral de cada projeto.
Durante os três anos do curso de Design de Comunicação, você entrará em contato com empresas, start ups, instituições públicas e profissionais, que te ajudarão a aprender como colocar em prática as ideias propostas.
Escolher o bacharelado de Design de Comunicação em Roma significa fazer um curso onde a estrutura e a escolha do corpo docente é uma garantia. A abordagem prática visa ajudar você a construir sua autonomia projetual e transmitir o valor das ideias. Neste curso, você aprenderá como agir, mas, em primeiro lugar, como reconhecer, analisar e propor a ideia certa, ao mesmo tempo nova e que valha a pena.
Seu crescimento pessoal será enriquecido pelo intercâmbio contínuo com o sistema de produção, participando do desenvolvimento de projetos em cooperação com agências, empresas e instituições. Será em projetos propostos por parceiros externos, em concursos e workshops, que a abordagem prática para o desenvolvimento da profissão ganhará sua mais alta expressão.
O contato com designers de comunicação experientes te dará a oportunidade de receber um feedback durante os projetos, para fazer ajustes e melhorias em seu trabalho.
Se você está chegando pela primeira vez nesse mundo, será emocionante compreender a importância da comunicação no desenvolvimento estratégico de empresas, das marcas e de iniciativas de todos os tipos. E é exatamente a universalidade do tema que faz com que empresas multinacionais, start ups e administrações públicas tenham a necessidade de competências técnicas, criatividade, know-how, estratégia e visão, presentes em profissionais como o Copywriter, Editor, Especialista de Conteúdo, RP/Digital RP, Gerente de Comunidades, Coordenador de Eventos, Creative Specialist, Diretor de Arte, Gerente de Projeto, Account Manager.
primeiro ano
Durante o primeiro ano, igual para todos os cursos, você entrará em contato com uma série de disciplinas transversais que ajudarão você a adquirir o conhecimento cultural e técnico de base. Você conhecerá as ferramentas de design de comunicação e começará a explorar sua criatividade.
HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
METODOLOGIA DE PROJETO
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
DESIGN GRÁFICO
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL 1
SEMIÓTICA DA ARTE
FUNDAMENTOS DE MARKETING CULTURAL
HISTÓRIA E TEORIAS DAS NOVAS MÍDIAS
segundo ano
O segundo ano será o momento de escolher a especialização que você se dedicará e começar a explorar os tópicos e ferramentas relativos ao seu percurso profissional. Você experimentará o método, as ferramentas e o conhecimento teórico em projetos supervisionados.
Gestão de Comunicação
Nesta especialização, você aprenderá a interpretar fenômenos sociais e canalizar esta capacidade para projetos que envolvam seja as mídias online que offline.
Eventos e Relações Públicas
Com esta especialização, você aprenderá a aprimorar as qualidades necessárias para a gestão de eventos e RP: você aprenderá a se relacionar com os clientes, fazer o orçamento, desenvolver o briefing e compartilhá-lo com todos os profissionais envolvidos no projeto.
Copywriting and Design de Conteúdo
Se você escolher a área relacionada ao conteúdo, você aprenderá como criar estratégias coerentes e construir mensagens harmoniosas e eficazes em textos, anúncios de rádio, vídeos, comerciais e nas mídias sociais.
Direção de Arte
Neste percurso, você aprenderá como criar e desenvolver campanhas de comunicação que mantenham a estética e coerência visual nos diferentes canais de comunicação e touchpoints.
II ano
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
LÍNGUA INGLESA PARA A COMUNICAÇÃO
TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL 2
METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
DESIGN 1
DESIGN 2
PROJETO DE MULTIMÍDIA 1
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
terceiro ano
Durante o terceiro ano, você conhecerá ainda mais as ferramentas para desenvolver e comunicar um projeto complexo. Você aprenderá a gestão das diferentes fases de desenvolvimento de uma ideia, experimentando na prática durante seu trabalho de conclusão, onde se concentrará todo conhecimento vertical adquirido durante os dois anos de especialização.
III Ano
FENOMENOLOGIA DAS MÍDIAS
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL 3
ÚLTIMAS TENDÊNCIAS DAS ARTES VISUAIS
MARKETING & MANAGEMENT
DESIGN 3
PROJETO DE MULTIMÍDIA 2
PROJETO DE CONCLUSÃO