Laurea Triennale in Design della Comunicazione - IED Cagliari

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Marco Duò

Descubra todas as técnicas de criatividade e aprenda a utilizá-las de maneira estratégica para interpretar os objetivos de uma marca e transformá-los em mensagens de impacto, em campanhas publicitárias memoráveis, em identidade de marca e em projetos integrados de comunicação de mídia neutra, que sejam capazes de percorrer desde o mundo digital até o ambient advertising, utilizando todos os meios de comunicação on-line e off-line.

O curso, que dura três anos, se concentrará na sua matéria principal, a comunicação, propondo um desdobramento contínuo do tema, para que você adquira uma visão completa desse contexto profissional: do design à arte, do design gráfico à direção de arte, da análise de público e dos seus hábitos até o marketing; do estudo dos valores de uma marca ao design de conteúdo, ao copywriting e à escrita criativa; dos meios analógicos aos digitais, das mídias sociais ao Metaverso.

Alternando diariamente teoria, design e experimentação operacional, você aprenderá como usar todas as ferramentas atuais, necessárias para elaborar projetos de comunicação integrada e lançar as marcas no mercado.

O curso de Design de Comunicação do IED Cagliari forma profissionais focados na planificação, na execução e na criatividade, mas com uma abordagem estratégica.

Porque se tornar um Designer de Comunicação significa exatamente isso: possuir um conhecimento profundo das últimas técnicas, linguagens e tecnologias para a produção da comunicação e, ao mesmo tempo, ter consciência do ecossistema estratégico geral no qual se insere essa profissão.

Informação para decidir

Se você imagina um futuro onde ideias, criatividade, visão e capacidade de contar histórias fascinantes fazem a diferença, então o curso de Design de Comunicação é o que você estava procurando.

O curso se baseia na combinação entre ensino teórico, técnico e prático, a fim de desenvolver o pensamento estratégico e criativo.

A metodologia de ensino favorece a sinergia entre cultura de projeto, criatividade, tecnologia e experimentação, sempre focando no mundo profissional.

O curso é composto por aulas, exercícios, testemunhos em sala de aula, estudo de caso e projetos, que serão desenvolvidos individualmente ou em grupo.

É dividido em seis semestres, nos quais você realizará projetos em sessões de learing by doing e viverá experiências reais, em parceria com organizações, instituições, empresas e marcas presentes no mercado.

Ao longo desses três anos, serão articuladas abordagens transversais comuns e abordagens mais verticais, destinadas a fornecer habilidades específicas. Com as matérias transversais, você adquirirá o conhecimento sócio-cultural, técnico e metodológico; desenvolverá o seu próprio talento, a criatividade, a experimentação e a pesquisa, competências necessárias para gerenciar o processo criativo e a busca da própria identidade profissional. A partir do segundo ano, você conhecerá melhor as ferramentas da profissão e, ao mesmo tempo, descobrirá suas aptidões, participando de projetos reais.

Nesse momento, como muita gente, você pode estar se sentindo em uma encruzilhada. Escolher não é uma tarefa fácil, mas tente começar partindo de você mesmo: reflita sobre o que você mais gosta de fazer, identifique as suas aptidões e verá que ficará mais claro qual é o melhor caminho a seguir. Se o mundo da comunicação te atrai e te desperta curiosidade, se a criatividade está presente em tudo o que faz e se para você o mundo é uma história a ser recriada, então, talvez, essa escolha pode ser mais fácil do que você imagina.

O curso de Design de Comunicação do IED Cagliari te ensinará como canalizar essas aptidões para que se transformem em uma profissão. Será o seu guia, entre estudo e experiência prática, em direção ao aprendizado da comunicação como uma disciplina a serviço de empresas e marcas com objetivos estratégicos específicos. Você aprenderá as técnicas da profissão para projetar conceitos criativos, transformando-os em campanha publicitárias, vídeos e mensagens eficazes que serão lançados em todas as mídias.

Fará você se tornar um profissional capaz de compreender não só contextos locais, mas também todo o panorama global. Graças ao IED, a sua identidade profissional terá tudo para se destacar no mercado de trabalho. A rede IED será o seu canal direto com as empresas e agências de comunicação que, em várias ocasiões, estarão presentes em sala de aula para contratar projetos reais e que, ao final dos três anos de curso, avaliarão suas habilidades para uma possibilidade de estágio.

O curso de Design de Comunicação do IED Cagliari nasce a partir de uma premissa presente não só no mercado empresarial e de trabalho, mas também na dinâmica cotidiana: o papel crucial e decisivo que a comunicação tem, hoje, no mundo contemporâneo, em todos os níveis, em contextos territoriais e até mesmo em todas as empresas.

Por isso, conhecer detalhadamente como funciona a comunicação, especialmente os seus métodos, ferramentas e aspectos digitais, se torna essencial para melhorar os mecanismos que regem as relações entre o mercado e a sociedade, entre as marcas e os consumidores, entre as instituições e os cidadãos, ou seja, para melhorar a relação entre as pessoas. Dessa forma, o objetivo desses três anos de curso é levar os alunos a três níveis de aprendizagem e de conhecimento: saber pensar, saber projetar e saber se comunicar.

Docentes

Marco Duò

Coordenador do curso

Coordenador do curso

Riccardo Monti

Professor

Notícias