Língua

Italiano

Início

Novembro 2024

Período

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

1 Ano

Preço

12.600 €

Aprenda a guiar a transformação digital do mundo cultural com o conhecimento multidisciplinar e interdisciplinar, realizando projetos inovadores e complexos ao lado de grandes instituições com a Pós-graduação em Inovação e Produção Digital em Turim

Identificando essa exigência, essa Pós-graduação propõe um curso abrangente e complexo, que visa fornecer conhecimento e competências, com uma didática transversal relacionada ao mundo da inovação digital. Museus, Arquivos, Teatros, Patrimônio e Atividades Culturais demonstram uma forte necessidade de serem acompanhados e auxiliados no processo de adoção da inovação digital em seus complexos sistemas. Para atender a essas necessidades, a Pós-graduação forma profissionais capazes de fornecer uma visão sistêmica da inovação digital aplicada aos processos de conservação, valorização, gestão, promoção, comercialização e usos do patrimônio, de produtos e serviços no mercado da arte e da cultura, para facilitar a atualização do sistema cultural; que saibam monitorar as tendências digitais no setor; com as competências para facilitar o equilíbrio entre a demanda e a oferta de inovação por meio de grupos de trabalho sobre temas específicos e capazes de sensibilizar os principais envolvidos no processo para uma transformação digital responsável.

Informação para decidir

A Pós-graduação para projetar os novos sistemas digitas no âmbito cultural

As atividades do curso focam na concepção, no projeto e na produção de produtos, serviços, soluções e tipos de abordagem capazes de captar e interpretar, de forma inovadora, as oportunidades da transformação digital na esfera cultural. O curso possui um alto grau de interatividade, com atividades de laboratório onde serão desenvolvidos trabalhos em equipe em um contexto fortemente interdisciplinar.

A proposta da Pós-graduação contempla diversos tipos de didática: aulas online; palestras estimulantes sobre os temas do curso com especialistas, profissionais e acadêmicos conhecidos internacionalmente; visitas a importantes instituições do patrimônio cultural; laboratórios de projeto e workshops desenvolvidos para colocar em prática e experimentar as metodologias e soluções estudadas durante as aulas. Os laboratórios acontecerão nas diversas instituições culturais parceiras do curso de Pós-graduação, que serão também os clientes dos projetos.

O Trabalho de Conclusão também será caracterizado pela prática, que compreende a elaboração de uma proposta e o desenvolvimento de um projeto de inovação digital baseado em uma necessidade específica de uma instituição cultural.

A Pós-graduação é voltada para quem tem um diploma em design, comunicação, novas mídias, comunicação visual ou curadoria e para quem possui experiência profissional em uma dessas áreas.

O mundo da cultura está passando por uma extraordinária mudança provocada também pelos processos de transformação digital. As experiências culturais estão sendo enriquecidas por novas soluções tecnológicas fazendo com que a arte e a cultura sejam conhecidas e apreciadas por novos tipos de público, os sistemas digitais possibilitam novas formas de comunicação e interação, novos produtos e novos modelos de participação estão diversificando os contextos mais tradicionais. VR, realidade mista, Inteligência Artificial, web 3.0, dados abertos, NFT, jogos, edutainment, digitalização e redes sociais são apenas algumas das possibilidades de como inovar e tornar as ofertas culturais mais atraentes.

Existe uma forte e real necessidade de formar novas figuras profissionais capazes de identificar e interpretar as novas tendências e de trazer a inovação para as instituições culturais, colocando suas próprias habilidades "verticais" a serviço da produção cultural digital, desenvolvendo a capacidade de ouvir e interpretar as necessidades evidentes e latentes do mundo cultural, para transformá-las em soluções e propostas de valor. 

Hoje, a inovação digital pode, de fato, representar uma oportunidade extraordinária para tornar a cultura mais acessível, agradável, inclusiva e participativa. Essa Pós-graduação foi criada nesse contexto, com o objetivo de formar profissionais da Inovação Digital capazes de introduzir, produzir e gerenciar projetos e processos relacionados à cultura digital e à inovação tecnológica em diferentes realidades Culturais, como por exemplo: Museus, Arquivos, Teatros, Fundações, Instituições Culturais, Instituições Públicas e Privadas, Bibliotecas, Patrimônio Cultural. Quem se forma nesse curso será capaz de responder às necessidades que já estão presentes no mercado, mas que precisam ser ainda codificadas. Serão profissionais ricos de habilidades multidisciplinares e interdisciplinares, e capazes de inovar, trabalharão para ou com Instituições Culturais e poderão atuar em áreas nas quais desenvolverão projetos complexos, fundamentais para mudar ou transformar os paradigmas existentes. 

Programa de Estudos

Programa de Estudos

INOVAÇÃO DIGITAL NO SETOR CULTURAL
PRODUÇÃO DIGITAL
ENGAJAMENTO E COMUNICAÇÃO DIGITAL
EDUTAINMENT E INCLUSÃO

Docentes

Alessandro Bollo

Coordenador do curso

Giuliano Gaia

Enrica Ferrero

Pete Kercher

Embaixador da EIDD - Design for All Europe

Marco Mazzaglia

Federico Borreani

Elena Bertelli

Alice Mela

Matteo Milaneschi

Stefano Mirti

Ludovico Solima

Fabio Viola

Maria Elena Colombo

Silvio Salvo

Notícias