Laurea Triennale in Design della Comunicazione - IED Torino

Língua

Italiano

Início

Outubro 2025

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Alessandro Bertin, Matteo Milaneschi, Damiano Gui

Aprenda a projetar sistemas de comunicação integrada que reflitam e transmitam as mudanças e as peculiaridades da sociedade no bacharelado em Design de Comunicação em Turim

Faça parte de um percurso inovador e flexível e explore os conteúdos e ferramentas para atender e antecipar exigências, usando a empatia para entrar em contato com as necessidades das pessoas. Encontre soluções novas e atualizadas que envolvam as novas mídias e levem em consideração a user experience, refletindo as mudanças e as necessidades da sociedade contemporânea.
No bacharelado em Design da Comunicação em Turim, você poderá explorar uma abordagem multifacetada do tema: você estudará disciplinas diferentes e complementares, que te darão uma visão ampla do setor e que serão úteis para entrar no mercado de trabalho. Será importante aprender a trabalhar de maneira interdisciplinar, conectando diferentes linguagens e ferramentas, a fim de coordenar de forma ágil com outros profissionais da comunicação. 
Durante os três anos de curso, você estudará para se tornar um designer de comunicação com experiência na estratégia e na comunicação da identidade e dos valores de uma marca, capaz de acompanhar o desenvolvimento de um produto ou serviço, bem como as ações comunicativas para lançá-lo e promovê-lo, transitando entre a direção de arte e o copywriting, as relações públicas e o marketing, o gerenciamento das mídias sociais e a criação de conteúdo, para melhorar a imagem, o posicionamento e o desempenho de empresas e órgãos públicos, tanto italianos quanto internacionais.
 

Informação para decidir

O curso para aprender a projetar ideias desde sua fase embrionária até a realização final 

No bacharelado em Design de Comunicação em Turim, seguimos uma perspectiva didática que une cultura de projeto, criatividade, tecnologia e experimentação, combinando as disciplinas teóricas com os cursos práticos, usando o método learning by doing e experiências concretas colaborando com institutos, instituições e empresas.

Durante os três anos de curso, você abordará temas transversais que farão você adquirir conhecimentos socioculturais, técnicas, ferramentas e metodologias; graças à participação em projetos, você conhecerá a fundo a profissão e ao mesmo tempo desenvolverá sua visão pessoal, exercitará sua criatividade por meio da pesquisa e da experimentação: aspectos fundamentais do processo criativo e da busca de sua identidade profissional.

Após ter adquirido, durante o primeiro ano do curso, uma visão abrangente do mundo da comunicação e de quem são e como atuam os profissionais da área, você poderá escolher a área de especialização que contempla seus desejos e qualidades. Aprofundaremos as competências projetuais tanto nas especializações ligadas às áreas estratégicas como Gestão de Comunicação e Relações Públicas e Eventos, quanto naquelas ligadas às áreas criativas como Copywriting e Design de Conteúdo e Direção de Arte.  

O objetivo do curso é formar os futuros Designers de Comunicação, profissionais versáteis que saibam gerenciar a comunicação em todas as suas modalidades e nas diversas áreas de atuação: da análise das últimas tendências à criação de conceitos, conteúdos e formatos online e offline; do desenvolvimento de uma estratégia criativa à organização de eventos. 
 

O bacharelado em Design de Comunicação em Turim é pensado para todas as pessoas apaixonadas pelas diferentes linguagens da comunicação e pelos novos fenômenos contemporâneos.

As pessoas que escolhem este curso, como você, são movidas pelo dinamismo e pela curiosidade, além do desejo de encontrar uma área profissional estimulante que dê a possibilidade de colocar em prática tudo aquilo que você sempre sonhou fazer. Ao longo dos três anos de curso, graças às suas diferentes especializações, você poderá compreender um panorama profissional muito amplo, encontrar seu próprio modo de se expressar e estar pronto a todas as possibilidades de oportunidades de trabalho.  

Se o que você quer é criar e desenvolver novos conteúdos utilizando ferramentas e técnicas de última geração, este curso, estruturado conforme a especialização escolhida, te dará todos os elementos para trabalhar como Copywriter, Editor, Especialista de Conteúdo, Relações Púbicas/ RP Digital, Gerente de Comunidades, Coordenador de Eventos, Creative Specialist, Diretor de Arte, Diretor de Criação, Jornalista, UX Designer, Gerente de Projeto, Account Manager.
 

O bacharelado em Design de Comunicação em Turim é um curso que enfatiza a tradição e o conhecimento clássico do setor e, ao mesmo tempo, os combina com uma abordagem ligada às novas tecnologias. De fato, o curso tem suas raízes na tradição Olivetti, porém a cada ano é repensado e restruturado, dando lugar a novas áreas de atuação do design da comunicação, como por exemplo, o design de games, a visualização de dados e a user experience.

A abordagem projetual, caraterística principal do nosso percurso didático, te dará a possibilidade de realizar briefings e trabalhos reais em contato direto com as empresas. Durante o curso, você será guiado por professores especialistas do setor, que te darão estímulo e orientação, contribuindo ao seu crescimento profissional e pessoal: são profissionais em contato direto com o mercado, sempre atualizados com as últimas novidades e exigências. 

Por meio de colaborações e encontros com profissionais externos em palestras, seminários e workshops, você viverá uma experiência construtiva, muito útil para seu portfolio e também para quando você começar a entrar no mundo real da profissão.

Se formar em curso que considera as exigências e habilidades do mercado atual significa que, além de poder trabalhar em agências criativas, como Designer de Comunicação, você poderá também ter oportunidades de trabalho em contextos como empresas multinacionais, start ups e até mesmo no setor público, onde é cada vez mais importante uma visão estratégica e geral do sistema de comunicação. 

Programa de Estudos

primeiro ano

No primeiro ano, você será introduzido a uma série de matérias preparatórias comuns a todas as especializações do curso de Design de Comunicação. Você adquirirá os conhecimentos básicos que auxiliarão a compreender o panorama cultural e técnico das profissões. Começará também a testar suas habilidades de comunicação e criatividade em projetos.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
METODOLOGIA DE PROJETO
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
DESIGN GRÁFICO
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL 1
SEMIÓTICA DA ARTE
FUNDAMENTOS DE MARKETING CULTURAL
HISTÓRIA E TEORIA DAS NOVAS MÍDIAS
 



segundo ano

No início do segundo ano, você escolherá sua especialização, as matérias e ferramentas que você abordará explorarão os aspectos mais verticais da profissão. Durante este ano, você terá a oportunidade de trabalhar em projetos tanto individualmente quanto em grupo, sob a orientação de seus professores.

Gestão de Comunicação e Eventos e Relações Públicas

Nesta especialização, você aprenderá a identificar novas tendências de consumo e aprenderá a gerenciar a marca, desde o desenvolvimento de produtos ou serviços até o plano de mídia. Além disso, você aprenderá a gerenciar e coordenar todas as atividades relacionadas a reuniões e eventos: idealização, produção de materiais online e offline e gerenciamento operacional.

Copywriting e Design de Conteúdos e Direção de Arte

Esta especialização se concentra no conteúdo e no texto: nela, você aprenderá como gerenciar as diferentes fases de produção e de gestão do conteúdo multimídia, como textos, fotos, vídeos e materiais para revistas, canais de TV, produtos multimídia e mídias de última geração, de acordo com as diferentes exigências de comunicação. 
Você também estudará em profundidade as matérias, as técnicas e as ferramentas que te possibilitarão estabelecer uma estratégia visual criativa para uma empresa, para um produto ou um serviço, respeitando as diferentes linguagens dos canais de comunicação e dos eventos de uma marca. 

FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
LÍNGUA INGLESA PARA A COMUNICAÇÃO
TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL 2
METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
DESIGN 1
DESIGN 2
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
PROJETO DE MULTIMÍDIA 1
 



terceiro ano

O terceiro ano é o momento de mergulhar em matérias e ferramentas práticas que te aproximam ainda mais do mundo profissional.  Você desenvolverá seu projeto de conclusão, desde a ideia até a fase de realização, onde você canalizará todos os conhecimentos e habilidades adquiridas durante os três anos de curso.

FENOMENOLOGIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL 3
ÚLTIMAS TENDÊNCIAS DAS ARTES VISUAIS
MARKETING & MANAGEMENT
DESIGN 3
PROJETO DE MULTIMÍDIA 2
DESIGN 4
 

Docentes

Alessandro Bertin

Coordenador do curso

Matteo Milaneschi

Coordenador do curso

Damiano Gui

Coordenador do curso

Stefania Abbruggiati

Elena Actis

Francesco Antonioli

Roberto Bernocchi

Gennaro Borrelli

Sergio Bonelli

Mariligia Di Stasio

Gabriele Ferraris

Elisabetta Furcht

Francesca Gambetta

Giorgia Mannavola

Mara Mincolelli

Giulia Ricciardi

Bernardo Follini

Alessandro Di Benedetto

Diego Fontana

Fabiola Nardecchia

Notícias