Laurea Triennale in Graphic Design - IED Milano

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Dario Accanti

Aprenda uma profissão em constante evolução em um curso que tem suas raízes no contexto sócio-econômico contemporâneo, que oferece desafios de grande impacto comercial e social e interaja com os melhores profissionais do mundo do design no bacharelado em Design Gráfico em Milão

Tornar-se um Designer Gráfico significa aprender uma profissão com uma grande história por trás dela. O Designer Gráfico não é apenas alguém que "executa", mas, sim, quem "pensa": no curso de Design Gráfico em Milão você aprenderá a trabalhar com elementos visuais como cores, fontes e símbolos, para dar forma a um pensamento transversal e construir a comunicação que influenciará as escolhas da sociedade de amanhã. 

Você conhecerá as ferramentas e adquirirá todo o conhecimento técnico e cultural da profissão, enfrentará desafios projetuais experimentando nos laboratórios e cursos práticos onde você realizará projetos editoriais, de design de marca, de embalagem e projetos de interface digital, e consolidará sua autonomia e a capacidade de gerenciar projetos de sistemas articulados e de multimídia.

Durante o curso de Design Gráfico em Milão, você realizará projetos que seguem a tradição do design europeu e testará suas habilidades criativas, desenvolvendo propostas inovadoras capazes de combinar estética e responsabilidade social, impacto ambiental e os objetivos comerciais de um cliente. Poderá atuar como Designer Gráfico, Designer de Aplicativos e Web, Diretor de Arte e de Design, Desenvolvedor Front End, Data Visualizer, Criador de Conteúdo e Diretor de Conteúdo. 

Informação para decidir

O curso que ensina o método, as complexidades e os usos do design gráfico

Durante os três anos do curso de Design Gráfico, você estudará diferentes disciplinas e abordará os diferentes usos da comunicação visual: com o estudo da teoria e das matérias de natureza histórico-crítica, sócio-econômica, estratégica, metodológica e técnico-produtiva, que darão o suporte necessário para interpretar o contexto, você também frequentará vários laboratórios para a realização de projetos extremamente profissionais. 

O objetivo do bacharelado em Design Gráfico é formar profissionais capazes de lidar com projetos complexos que requerem sólidas habilidades técnicas. Ao final do curso, você terá adquirido familiaridade com o uso das ferramentas e com os programas mais importantes e será capaz de realizar projetos interessantes para empresas, bem como gerenciar a comunicação visual em todas as áreas.

Graças a workshops, concursos, projetos especiais, você poderá colocar em prática todo o conhecimento acumulado junto com seus colegas de classe e docentes. Você desenvolverá habilidades e o pensamento estratégico para entrar imediatamente no mercado após receber o seu diploma.

O curso de Design Gráfico em Milão é o caminho certo para todas as pessoas curiosas como você, que estão abertas a ver o que está por trás daquilo que vemos. Tornar-se um Designer Gráfico significa compreender a comunicação visual como uma ferramenta para auxiliar organizações, empresas e pessoas a se comunicarem e viverem melhor.

Não formamos artistas ou publicitários, mas “designers”, capazes de pensar de forma inovadora não apenas na esfera comercial ou artística, mas também do ponto de vista social, ético e humano. Pessoas que saibam pensar de maneira diferente e que não sigam apenas os padrões e que tenham, ao mesmo tempo, um forte sentimento de responsabilidade social.

A nossa abordagem é multidisciplinar, o que te dará a possibilidade de construir o seu futuro profissional explorando novos modos de interpretar a realidade. Você entrará no universo de uma profissão extremamente diversificada, porém, indispensável para qualquer um que queira se comunicar e promover a sua própria marca, informar os usuários ou criar uma nova identidade com a qual possa ser reconhecido.

O curso de Design Gráfico em Milão ajuda você a construir uma bagagem de conhecimento cultural e de habilidades práticas relacionadas ao uso de ferramentas e de programas que serão úteis para quando você trabalhar em projetos reais.

O curso é uma imersão completa na realidade profissional, graças à realização de workshops, seminários e eventos que contam com a presença de profissionais do setor e que transferem, aos alunos e alunas, um profundo conhecimento sobre tema e sua constante evolução.
 
Órgãos públicos, marcas comerciais e instituições propõem projetos e seguem a trajetória evolutiva das propostas criativas dos alunos, elaboradas ao longo do curso: desde a ideia inicial até a produção efetiva, respeitando as necessidades do cliente.

O contexto milanês, caracterizado por uma histórica tradição do design, é ideal para construir pontes com as profissões correlatas, criando uma rede de profissionais capazes de trabalhar em qualquer tipo de projeto, cada um com o pensamento estratégico e habilidades próprias.

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano do curso de Design Gráfico em Milão, você conhecerá as ferramentas e absorverá todo o conhecimento técnico, cultural e projetual para iniciar a desenvolver a mentalidade do designer gráfico. A teoria será complementada pela técnica, que você adquirirá utilizando programas de desenho vetorial, essenciais para a edição de fotos e projetos de diagramação.
 
HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DO DESENHO E DA GRÁFICA ARTÍSTICA
METODOLOGIA DE PROJETO
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1
ELEMENTOS DE DESIGN EDITORIAL
DESIGN GRÁFICO 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
SEMIÓTICA DA ARTE



segundo ano

Durante o segundo ano, você explorará as áreas de atuação do setor durante os laboratórios: você realizará projetos editoriais, de design de marca, de embalagem e projetos de interface digital. Você aprenderá a usar programas de vídeo, animação 3D, bem como para a realização e prototipação web e digital.

VÍDEOGRÁFICA
DESIGN GRÁFICO 2
FOTOGRAFIA
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
DESIGN DE MARCA
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DO CINEMA E DO VÍDEO
TÉCNICAS DE IMPRESSÃO
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL- COMPUTAÇÃO 3D



terceiro ano

A parte final do curso se concentrará em projetos avançados de sistemas gráficos. Em seu projeto de conclusão, em colaboração com parceiros e empresas externas, você, em total autonomia, demostrará sua capacidade de gerenciar projetos complexos e crossmedia seguindo suas próprias idéias, graças aos temas amplos propostos pelas empresas junto com o IED.

TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
DESIGN GRÁFICO 3
VÍDEO DIGITAL
DESIGN MANAGEMENT
MONTAGEM DE ESPAÇOS EXPOSITIVOS
PROJETO GRÁFICO

Docentes

Dario Accanti

Coordenador do curso

Francesca Valan

Paolo Ravasi

Arquiteto e designer

Massimo Hachen

Arquiteto, Designer, Artista

Patrizia Chiesa

Diretora criativa em redações e eventos

Davide Corno

Luca Negri

Proprietário do estúdio Luca Negri & Associati

Mauro Panzeri

Diretor de Arte de Edizioni Ambiente, Milão

Marco Pea

Titular e designer gráfico em '48

Sara Caliumi

Davide Famoso

Roberto Rossini

Marina Bonanni

Designer Gráfico

Bruno Gregory

Artista Digital e designer de edição limitada

Antonella Giardina

Filósofa e Designer, teórica da identidade

Olga Salvoni

CMF Designer - Olga Salvoni Studio    

Mauro Santella

Designer Gráfico

Stefano Uvietta

Fotógrafo

Laura Loprieno

CEO e Co-fundador de Dynamo

Paolo Rognoni

Simona Marzorati

Diretor criativo, jornalista

Cristina Proserpio

Diretora de Elenco

Benedetta Spreafico

Michelangelo Petralito

Diretor Criativo / Proprietário do studio PR-A

Simone Baboni

Designer Digital

Daniele Mastrapasqua

Arquiteto

Federico Sartori

Designer Gráfico

Bruno D'Arrigo

Designer Gráfico

Andrea Guccini

Co-fundador do estúdio gráfico But Maybe    

Simona Bordone

Projetos especiais para Domus, docente IED, presidente da Fondazione Wurmkos onlus

Silvia Mainoni

Designer e co-fundador de White Designer Studio

Andrea Gallo

Stefano Polli

Matteo Nicoli

Notícias