Laurea Triennale in CG Animation - IED Roma

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Yuri Perrini

Coloque em prática a computação gráfica e as bases do storytelling para contar histórias fantásticas e potentes no bacharelado em CG Animation em Roma

Quem disse que a Computer Generated Animation é igual ao 3D? Com este curso, você aprenderá que vai muito além disso: é a capacidade de imaginar e criar histórias que emocionam, carregadas de criatividade e de uma forte expressividade artística. Nós acreditamos que um artista CG é um sonhador e um visionário.

Durante o curso de CG Animation em Roma, você poderá finalmente viver sua paixão pela tecnologia, pelos videogames, pela animação, pelas artes visuais e o pelo universo 3D criando mundos, ambientes e personagens impossíveis de se descrever por palavras e que encontram seu lugar no elemento visual da computação gráfica.

A característica transversal, multidisciplinar e extremamente prática do curso e as numerosas colaborações te ajudarão a identificar a sua especialização e a traçar a sua carreira. Você poderá trabalhar em estúdios de animação e efeitos visuais e produzir filmes, comerciais, videogames, vídeos corporativos, curtas-metragens, em estúdios de design 3D e de arquitetura real e virtual.

Informação para decidir

O curso para encontrar seu caminho em um mundo dinâmico e em um mercado em constante evolução

O bacharelado em CG Animation em Roma foi projetado para atender às necessidades de um mercado que está sempre em movimento, o do entretenimento. Você conhecerá todas as ferramentas necessárias para trabalhar com o cinema, vídeo e comunicação, desde o conhecimento técnico até os aspectos culturais, bem como o estudo de linguagens visuais a partir de uma perspectiva histórica e sociológica.

Ao londo dos três anos de curso, você aprenderá a modelar ambientes, animar personagens e inserir efeitos visuais em filmagens. Você ganhará o domínio dos principais programas usados no setor como Maya, Motion Builder, NukeX, Mari, Houdini, VRay, ZBrush, Renderman e Adobe. 

O foco do percurso de formação valoriza uma abordagem projetual e um forte componente experimental, que permite integrar as habilidades técnicas com a criatividade: você terá à sua disposição laboratórios de informática, equipamentos de hardware, um estúdio interativo com fundo verde e motion capture para desenvolver seus projetos, colaborações com outros cursos e, é claro, seu trabalho de conclusão.

O bacharelado em CG Animation em Roma é dedicado a todas as pessoas que se interessam pela produção, realização e análise de produtos de entretenimento tridimensionais: apaixonadas por filmes, séries de TV, videogames, quadrinhos, desenhos animados, fotografia, bem como renderização arquitetônica, instalações, eventos em tempo real, videomapping e querem seguir uma carreira que seja ao mesmo tempo criativa e tecnológica.

A sua experiência pregressa pode ser técnica, em humanidades ou artística: sem dúvida, o que não deve faltar em você é a vontade e a necessidade criativa de dar vida a ambientes e histórias fantásticas, de realizá-los inteiramente em computação gráfica e animação e de transmitir sua imaginação de forma concreta e com um alto nível de precisão.

O curso é voltado para aqueles que querem identificar seu percurso profissional e desejam se especializar como Storyboard Artist, Modelador 3D, Texture Artist, Rigger, Designer de Games, Designer Gráfico 3D, Designer de Personagens, Animador 3D, Compositor Digital, Lighting Artist, FX Artist, Matte Painter, Concept Artist, Technical Artist.

O bacharelado em CG Animation em Roma é a escolha ideal para encontrar sua especialização em um mercado jovem e em rápido crescimento e com ótimas chances de oportunidade de emprego em produção, pós-produção, desenvolvimento de videogames, bem como em agências de comunicação e estúdios de design.

O local onde o curso acontece representa um valor agregado: Roma é uma cidade conhecida pela indústria de efeitos visuais para filmes e séries de TV, dentro e fora do país, e abriga alguns dos maiores e mais prolíficos estúdios da Itália, como o Flat Parioli, Direct2Brain, Frame by Frame, ONE-O-ONE Games, com os quais o IED colabora em vários campos.

A palavra-chave do curso é a mesma que define essa profissão, dinamismo: nesse setor você terá grandes possibilidades de fazer uma experiência no exterior, divertir-se como nunca, especialmente se você fizer parte de equipes jovens e que compartilhem a mesma mentalidade. Você encontrará sempre novos estímulos em projetos desafiadores e que farão você descobrir mais a cada dia.

O dinamismo é algo que será intrínseco à sua experiência no IED: você terá a oportunidade de socializar e colaborar com os estudantes de outros cursos, como os de Design de Mídia, de Sound e Video Design e Filmmaking na elaboração dos conteúdos e de projetos multidisciplinares nas áreas de animação, efeitos visuais e game/interação. 

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você entrará no mundo das noções técnicas, aprenderá habilidades em vários programas e, ao mesmo tempo, começará a se familiarizar com a abordagem projetual e artístico-disciplinar para gerenciar o fluxo criativo de seus primeiros projetos.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
TEORIA E ANÁLISE DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL
INFORMAÇÕES PARA A ARTE: MEIOS E MÉTODO
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
CINEMATOGRAFIA
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DIGITAL 1
PROJETO DE MULTIMÍDIA 1
CULTURAS DIGITAIS
SEMIÓTICA DA ARTE
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL - COMPUTAÇÃO 3D- 1



segundo ano

Durante o segundo ano, você se concentrará em sua identidade criativa e artística, para desenvolver seu próprio estilo e dar uma forma estética às suas produções, levando em consideração as tendências e necessidades do mercado.

TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DIGITAL 2
PROJETO DE MULTIMÍDIA 2
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
SISTEMAS INTERATIVOS 1
DIREÇÃO
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL - COMPUTAÇÃO 3D- 2
ANATOMIA DA IMAGEM
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL



terceiro ano

No terceiro ano, você começará a ganhar experiência na área com seu trabalho de conclusão, que seguirá todos os passos do processo de produção profissional, enriquecerá seu portfólio e o ajudará a intensificar sua presença na web e na mídias sociais e, claro, seu currículo.

III ano
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DIGITAL 3
TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
PROJETO DE MULTIMÍDIA 3
SISTEMAS INTERATIVOS 2
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL - COMPUTAÇÃO 3D- 3
PROJETO DE MULTIMÍDIA 4

Docentes

Yuri Perrini

Animation Supervisor, CCO e Co-Fundador de @MVT Studios

Coordenador do curso

Max Giovagnoli

Transmedia Storyteller, Story Architect, Media Designer

Edoardo Grassi

Lorenzo Moneta

Sabrina Perucca

Artistic Director, Co-founder Romics – International Comics, Animation, Games Festival

Lorenzo Raffi

Carlo Turrio Baldassarri

Andrea Salvatori

Escultor digital e Artista 3D

Maurizio Pelizzari

Alice Di Natale

Fabrizio Gianola

Tommaso Ragnisco

Escultor, Pintor, Designer, Maquiador, Técnico de Efeitos Especiais, Cenógrafo

Diego Sacchetti

Desenvolvedor de Jogos e Designer de Jogos

Andrea Crimi

Emanuele Meloni

Barbara D'ambrosio

Giacomo Pierpaoli

Alessandro Feliciani

Stefano Colaprete

Notícias