Língua

Português

Início

Setembro 2025

Período

Fim de Semana

Formato

Híbrido

Duração

132 Horas

Coordenador do curso

Eliane Weizmann

Preço

Em até 10 parcelas de R$979,40

Liderar times criativos exige mais que talento visual, demanda visão estratégica, gestão de equipes e domínio das tendências contemporâneas.

Inscreva-se aqui

Início: 16/09/25, aulas as terças, quartas e quintas, das 19:30 às 22:15.

No cenário atual, cresce a demanda por profissionais que sejam capazes de unir uma visão estética apurada a uma abordagem estratégica, com competências em gestão e liderança de equipes criativas.

A Direção de Arte não se resume mais a compor peças visuais, ela se posiciona como um eixo central nas estratégias de comunicação de marcas e organizações. Nesse contexto, profissionais que compreendam o impacto social, as dinâmicas de equipes colaborativas e as tendências emergentes do design ganham protagonismo.

Pensando nisso, o IED desenvolveu o curso de Extensão em Direção de Arte: Gestão e Estratégias de Comunicação, um curso que dialoga com o DNA da faculdade, amplia a oferta integrada ao curso de Design Gráfico e Digital e responde a uma forte demanda do mercado criativo.

O objetivo é preparar profissionais para papéis de liderança em comunicação visual, dominando repertórios conceituais e técnicos, com uma visão crítica e estratégica para enfrentar os desafios contemporâneos do setor.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Direção de arte: Gestão e Estratégias de Comunicação

Com uma abordagem baseada em metodologias ativas de aprendizagem, o curso combina aulas expositivas, pesquisa aplicada, análise de casos reais e atividades práticas de experimentação e exploração.

Ao final da jornada, os alunos estarão aptos a:

  • Liderar equipes criativas

  • Gerenciar projetos de comunicação visual

  • Acompanhar as tendências de design

  • Facilitar a colaboração criativa

  • Analisar projetos sob diferentes perspectivas

  • Lidar com questões éticas e de responsabilidade social

Durante as aulas, serão trabalhados aspectos como a gestão de equipes diversas e colaborativas, a construção de narrativas visuais consistentes e a aplicação estratégica de ferramentas digitais e analógicas.

O curso possui formato híbrido, com encontros presenciais e online.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso é ideal para qualquer profissional que deseje atuar ou se desenvolver em:

  • Liderança de times de comunicação

  • Direção de arte

  • Gestão de equipes criativas e colaborativas

  • Planejamento e estratégia de projetos de comunicação visual

Se você busca ocupar posições estratégicas no mercado criativo, este curso  oferece as ferramentas e competências para acelerar seu desenvolvimento e ampliar seu repertório profissional.

Além de atender a uma demanda crescente do mercado, este curso foi desenvolvido para:

  • Ampliar as competências de gestão no campo da direção de arte

  • Integrar aspectos conceituais, técnicos e estratégicos do design de comunicação

  • Promover uma visão crítica e ética sobre o papel do design na sociedade

  • Proporcionar uma experiência de aprendizagem prática e conectada com o mercado atual

Módulo Internacional

Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

Direção de arte: gestão e estratégias de comunicação - 132h

  • Direção de arte e repertórios multifatoriais — 24h

  • Ambientes criativos: Gestão de pessoas e diversidade — 18h

  • Responsabilidade e impacto social — 18h

  • Metodologias ágeis e gestão em design de comunicação — 24h

  • Empreendedorismo criativo — 24h

  • Conclusão Módulo: Facilitação de projetos de inovação — 24h

Docentes

Eliane Weizmann

Coordenador do curso

Diego Franco

Camila Almeida

Camilla Annarumma

Raphael Albino

Coral Michelin

Dizem sobre nós

Módulo Internacional alunos IED

O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.

Poderia estar interessado em:

Notícias