POR
Língua
Português
Início
Setembro 2025
Período
Fim de Semana
Formato
Híbrido
Duração
132 Horas
Coordenador do curso
Eliane Weizmann
Preço
Em até 10 parcelas de R$979,40
Liderar times criativos exige mais que talento visual, demanda visão estratégica, gestão de equipes e domínio das tendências contemporâneas.
Início: 16/09/25, aulas as terças, quartas e quintas, das 19:30 às 22:15.
No cenário atual, cresce a demanda por profissionais que sejam capazes de unir uma visão estética apurada a uma abordagem estratégica, com competências em gestão e liderança de equipes criativas.
A Direção de Arte não se resume mais a compor peças visuais, ela se posiciona como um eixo central nas estratégias de comunicação de marcas e organizações. Nesse contexto, profissionais que compreendam o impacto social, as dinâmicas de equipes colaborativas e as tendências emergentes do design ganham protagonismo.
Pensando nisso, o IED desenvolveu o curso de Extensão em Direção de Arte: Gestão e Estratégias de Comunicação, um curso que dialoga com o DNA da faculdade, amplia a oferta integrada ao curso de Design Gráfico e Digital e responde a uma forte demanda do mercado criativo.
O objetivo é preparar profissionais para papéis de liderança em comunicação visual, dominando repertórios conceituais e técnicos, com uma visão crítica e estratégica para enfrentar os desafios contemporâneos do setor.
Saiba mais sobre o curso Direção de arte: Gestão e Estratégias de Comunicação
Com uma abordagem baseada em metodologias ativas de aprendizagem, o curso combina aulas expositivas, pesquisa aplicada, análise de casos reais e atividades práticas de experimentação e exploração.
Ao final da jornada, os alunos estarão aptos a:
Liderar equipes criativas
Gerenciar projetos de comunicação visual
Acompanhar as tendências de design
Facilitar a colaboração criativa
Analisar projetos sob diferentes perspectivas
Lidar com questões éticas e de responsabilidade social
Durante as aulas, serão trabalhados aspectos como a gestão de equipes diversas e colaborativas, a construção de narrativas visuais consistentes e a aplicação estratégica de ferramentas digitais e analógicas.
O curso possui formato híbrido, com encontros presenciais e online.
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
O curso é ideal para qualquer profissional que deseje atuar ou se desenvolver em:
Liderança de times de comunicação
Direção de arte
Gestão de equipes criativas e colaborativas
Planejamento e estratégia de projetos de comunicação visual
Se você busca ocupar posições estratégicas no mercado criativo, este curso oferece as ferramentas e competências para acelerar seu desenvolvimento e ampliar seu repertório profissional.
Além de atender a uma demanda crescente do mercado, este curso foi desenvolvido para:
Ampliar as competências de gestão no campo da direção de arte
Integrar aspectos conceituais, técnicos e estratégicos do design de comunicação
Promover uma visão crítica e ética sobre o papel do design na sociedade
Proporcionar uma experiência de aprendizagem prática e conectada com o mercado atual
Módulo Internacional
Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.
Programa e Disciplinas
Direção de arte: gestão e estratégias de comunicação - 132h
Direção de arte e repertórios multifatoriais — 24h
Ambientes criativos: Gestão de pessoas e diversidade — 18h
Responsabilidade e impacto social — 18h
Metodologias ágeis e gestão em design de comunicação — 24h
Empreendedorismo criativo — 24h
Conclusão Módulo: Facilitação de projetos de inovação — 24h
O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.