Laurea Triennale in Interior Design - IED Roma

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Marco Provinciali

Vá além do conceito de espaço e explore um território de novas tecnologias, novas artes e de novos modos de projetar no bacharelado em Design de Interiores em Roma

Projete e crie soluções guiadas pela estética, pela segurança e pela funcionalidade, que sejam capazes de acolher todos os estilos de vida, atividades e relações humanas. Realize projetos inéditos no extraordinário laboratório da cidade de Roma e construa espaços que se tornarão símbolos de transformação e de um futuro sustentável e inclusivo.

No bacharelado em Design de Interiores em Roma, você trabalhará com os espaços característicos da contemporaneidade, como escritórios, restaurantes, bares e lojas, museus ou eventos, mas também fará projetos destinados a um mundo caleidoscópico e íntimo que é o ambiente doméstico. Juntos, imaginaremos ambientes onde histórias acontecem e que se concentram nas emoções, na busca do conforto e nas necessidades ergonômicas.

Em três anos, você aprenderá como construir do zero ou renovar um espaço e desenvolverá todas as técnicas e conhecimento necessários ao Designer de Interiores, um profissional muito importante na sociedade moderna e o intérprete da constante evolução das funções, dos serviços, das qualidades estéticas e dos modos de interagir.

Informação para decidir

Um curso que desenvolve uma visão estratégica do Design de Interiores e sua responsabilidade social como designer

O bacharelado em Design de Interiores em Roma oferece um conhecimento transversal e faz você adquirir uma visão estratégica da profissão trabalhando com a abordagem projetual. Em três anos, você adquirirá competências técnicas, profundidade estética, saberá gerenciar processos criativos e aprenderá um método de trabalho, o Design Thinking, que coloca no centro do desenvolvimento do projeto a pessoa à qual será destinado o espaço.

Os objetivos do curso incluem o desenvolvimento de uma bagagem cultural sobre o contexto histórico e de uma grande curiosidade de descobrir novas maneiras de projetar, durante os nossos laboratórios técnicos. E mais, o uso de materiais, cores, acabamentos, formas e tecnologias e a capacidade de apresentar o projeto e representar o espaço tanto em termos digitais como tradicionais.

A prática no curso de Design de Interiores é central: você aperfeiçoará seus conhecimentos em programas ou tecnologias de prototipação digital que te ajudarão a representar espaços de forma eficaz e, trabalhando diretamente na criação de diversos projetos, você dará ainda mais impulso à sua criatividade e à sua confiança.

O curso de Design de Interiores em Roma é dedicado a todas as pessoas curiosas e interessadas em melhorar os espaços onde vivemos, projetando interiores seguros, funcionais, bonitos e que respeitem o meio ambiente. O curso não é apenas uma resposta à pergunta: "Que história se esconde atrás de um cenário da vida cotidiana?", mas quer estimular as potencialidades de todas as pessoas que adoram observar o que acontece ao seu redor e desejam saber o porquê das coisas.

O curso é destinado àqueles que querem explorar temas ligados ao design, ao conceito, ao papel da iluminação e do mobiliário e refletir sobre as questões ambientais. Para participar deste curso, não são necessários pré-requisitos: não importa se é a primeira vez que você desenha com um lápis ou com as mais recentes tecnologias digitais, pode ter um diploma do ensino médio ou estar começando do zero sem qualquer conhecimento projetual. O elemento fundamental é a sua curiosidade.

Dessa forma, você descobrirá diferentes perspectivas profissionais, que vão além da concepção comum do Designer de Interiores e abrangem outras áreas como a do Designer de Exposição e Cultural, Designer de Varejo, Hospitality Designer, Personal Designer ou Concept Designer.

Uma das principais razões para escolher o curso de Design de Interiores em Roma é o forte interesse no aspecto sustentável de um projeto: os espaços que você criará serão projetados para as pessoas e também para o planeta em que vivemos. Esse é o nosso ponto de partida para projetar experiências que integrem espaços e serviços e que levem as pessoas a viver experiências intensas.

A história antiga e estratificada de Roma será uma verdadeira sala de aula a céu aberto, onde a tradição e a contemporaneidade se fundem em um ambiente complexo, trazendo inspiração durante a fase de criação e dando a você todos os elementos para olhar em direção ao futuro. A abordagem romana do IED do Design de Interiores enfatiza a valorização do patrimônio artístico e do turismo, setores pelos quais Roma é conhecida e invejada em todo o mundo.

Graças à colaboração com instituições como o MAXXI, o Museu Nacional de Artes do Século XXI, os Museus Capitolinos, a Região do Lazio e o Município de Roma, além de empresas como a Enel, Poste Italiane, Faber e Venchi, você terá a oportunidade de crescer profissionalmente, ano após ano, participando de projetos reais que farão parte do seu portfólio e da sua experiência profissional.

O curso acompanha as evoluções e tendências do mercado e te possibilita adquirir uma sólida metodologia projetual graças aos nossos laboratórios (FabLab e Model Making Lab), equipados com Scanners 3D, impressoras 3D, máquinas de corte a laser, que serão seus maiores aliados nas fases de renderização e apresentação de seu trabalho.

Programa de Estudos

primeiro ano

O curso de Design de Interiores em Roma inicia com um ano preparatório, no qual você adquirirá o conhecimento básico, as referências culturais e uma metodologia projetual. Você aprenderá a desenhar à mão livre e com o uso de ferramentas CAD, bem como a construir modelos, primeiro com materiais mais simples para depois elaborá-los com ferramentas mais avançadas, como impressoras 3D e máquinas de corte a laser. 

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DO DESIGN 1
METODOLOGIA DE PROJETO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO
DESIGN 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
FOTOGRAFIA



segundo ano

No segundo ano, você desenvolverá uma maior capacidade projetual e você aprofundará seus conhecimentos sobre a modelagem tridimensional e a produção realista de imagens. Este será o ano da consolidação da abordagem projetual e de todas as fases de realização.

TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
MODELAGEM 2
HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPOR NEA 1
DESIGN 2
DESIGN DE PRODUTO
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL - RENDERIZAÇÃO 3D
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPOR NEA 2
DESIGN MANAGEMENT



terceiro ano

No terceiro ano, você alcançará a total autonomia criativa e experimentará as mais recentes tecnologias de simulação e interação aplicadas ao design, vivendo experiências reais em colaboração com empresas, instituições e marcas. O resultado do curso será um projeto de conclusão, onde você será capaz de demonstrar autonomia e uma visão estratégica do design de interiores.

DESIGN 3
ARQUITETURA VIRTUAL
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL
LAYOUT E TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO
DESIGN 4

Docentes

Marco Provinciali

Arquiteto

Coordenador do curso

Giulio Aleandri

Arquiteto    

Carmelo Baglivo

Elisabetta Antonellis

Jacopo Benci

Artista e pesquisador    

Gianfranco Bombaci

Arquiteto    

Anna Maria Cestelli Guidi

Historiadora de arte

Laura Federici

Gabriele Lungarella

Giulio Gualtieri

Nasrin Mohiti Asli

Andrea Ricci

Silvia La Pergola

Arquiteto, PhD

Mauro Merlo

Giusi Bellapadrona

Arquiteto

Luca La Torre

Francesco Colangeli

Roberto Pantaleoni

Federico Baldassarre

Francesca Angelini - Valentina Angelini

Daniele Costa

Giulia Grechi

Ludovica Proietti

Benedetta Gaiani

Vincenzo Tattolo

Arquiteto    

Giulia Turano

Giovanni Cozzani

Alessandra Glorialanza

Eliana Saracino

Adriano Caputo

Francesca Delicato

Paolo Di Pasquale

Alina Aggujaro

Valentina Vinotti

Giovanna Zinghi

Notícias