Laurea Triennale in Product Design - IED Milano

Língua

Inglês

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Federica Bosoni

Crie produtos que atendam às necessidades das pessoas, projetando experiências que melhorem a qualidade de vida e respeitem o meio ambiente no bacharelado em Design de Produtos em Milão

Descubra novas formas de interpretar objetos graças à abordagem centrada no usuário do bacharelado em Design de Produto em Milão. Desenvolveremos os produtos, elemento tangível dos projetos e, os serviços relacionados, parte intangível que representa a relação entre os produtos, as pessoas que os utilizam e todo o sistema ao seu redor. 

Explorando uma abordagem prática e atividades de laboratório, você terá a oportunidade de experimentar na prática a característica multidisciplinar dessa profissão, capaz de enfrentar desafios cada vez mais complexos para atender às necessidades das pessoas e do mercado. 

Você acompanhará todo o ciclo da criação de um produto, além de desenvolver os serviços relacionados, experimentando as principais etapas do processo: da pesquisa dos usuários à análise de mercado, da prototipação ao teste de usabilidade.

Informação para decidir

O corso que te ensina a desenvolver, analisar e expor o seu projeto

Durante os três anos do bacharelado em Design de Produto em Milão, você terá a oportunidade de explorar a cultura italiana de projeto, conhecida e apreciada mundialmente: poderá fazer parte de uma tradição que iniciou com Leonardo da Vinci e hoje é conhecida por criar projetos de excelência para o mercado. 

Você aprofundará seus conhecimentos e adquirirá uma sólida base teórica que te ajudará a compreender a evolução do comportamento das pessoas, aprenderá também a interpretar os sinais e as demandas de mercado por meio das principais técnicas de marketing.  

Você adquirirá uma metodologia de projeto e desenvolverá um pensamento estratégico crítico usando as ferramentas e tecnologias mais avançadas para o projeto físico e digital: modelagem tridimensional, renderização e impressão 3D, prototipação eletrônica na plataforma Arduino e integração avançada de sensores.

Com a ajuda de profissionais e líderes do mercado, você enfrentará desafios complexos e construirá modelos e protótipos junto com outros alunos, em um ambiente experimental e de troca.

O bacharelado em Design de Produtos em Milão é para todos aqueles que têm curiosidade e interesse na interação que os produtos e serviços são capazes de gerar em nossa vida diária, com o objetivo aprimorá-la.

Qualquer que seja sua formação, para entrar nesse setor, serão ainda necessárias paixão e vontade de explorar as várias ferramentas disponíveis, que serão úteis para realizar sua ideia e também o sonho de se tornar um Designer de Produto. 

Você fará parte de uma grande família, formada por docentes, estudantes e profissionais experientes que te acompanhará na descoberta de todos os conhecimentos teóricos e habilidades técnicas necessárias para entrar no mundo da profissão com confiança. Em trabalhos de grupo e projetos com empresas parceiras, você poderá explorar suas qualidades, desenvolver seu pensamento estratégico e definir sua própria abordagem do design do produto.

Você entrará em contato direto com as demandas do mercado graças à relação que o bacharelado em Design de Produto em Milão mantém com empresas e importantes estúdios de design , nacionais e internacionais. 

O curso de Design de Produto em Milão oferece uma atualização contínua dos programas feitos pelos docentes e designers que atuam no mundo profissional, cultural e produtivo que, juntos, te ajudarão a se familiarizar com um setor onde o resultado é fruto de um processo que dá atenção a cada detalhe. 

O objetivo do curso de Design de Produto é formar profissionais que, por meio da experimentação e da evolução de suas próprias ideias, possam adquirir as competências necessárias para projetar objetos, estratégias e serviços para empresas, para a autoprodução ou para a produção artesanal em pequena escala. Ao final dos três anos de curso, você poderá atuar como Designer de Produto, Designer de Serviço ou Concept Designer.  

Nossas classes não são numerosas e você poderá aproveitar ao máximo a aprendizagem por meio da prática, discutir suas ideias com os outros alunos e reformular todos os estímulos absorvidos nos workshops, concursos, seminários, projetos especiais, construindo seu pensamento crítico e descobrindo sua identidade como designer de produtos. 

Programa de Estudos

primeiro ano

O ano da descoberta: durante o primeiro ano, você estudará as matérias teóricas e práticas para aprender a dar os primeiros passos de seu percurso projetual: iniciando pela ideia do produto, passando pela prototipação até sua execução. Você experimentará como dar forma à sua criatividade, canalizando-a em projetos de clientes externos.

TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
METODOLOGIA DE PROJETO
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
PROJETO GRÁFICO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DO DESIGN 1
MODELAGEM 1
FUNDAMENTOS DE MARKETING CULTURAL
DESIGN DE PRODUTO 1



segundo ano

O ano do conhecimento: no segundo ano, mergulharemos fundo em temas úteis para desenvolver uma sólida experiência e realizar projetos. A cada projeto, você melhorará sua maneira de compreender e interpretar as informações e estímulos recebidos e aprenderá a implementar idéias que sejam sustentáveis, tanto para o meio ambiente quanto para a economia. 

SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
DESIGN 1
HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPOR NEA
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL – COMPUTAÇÃO 3D
MODELAGEM 2
HISTÓRIA DO DESIGN 2
DESIGN MANAGEMENT
DESIGN DE PRODUTO 2



terceiro ano

O ano da experiência: no terceiro ano, aprimoraremos as habilidades que você precisa para se expressar de forma independente, analisaremos os limites encontrados nos anos anteriores e, juntos, tentaremos superá-los. Ao final de três anos, você será capaz de realizar projetos clássicos ligados a um briefing, projetos voltados para start ups e projetos mais complexos envolvendo sistemas de produtos e serviços.

RENDERIZAÇÃO 3D
LAYOUT E TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO
DESIGN 2
DESIGN DE PRODUTO 3
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL

Docentes

Federica Bosoni

Coordenador do curso

Davide Dell'Orto

Assistente de laboratório e docente de Modelagem

Stefano Moscatelli

Arquiteto

Ruggero Aldo Prandi

Matteo Moscatelli

Filippo Protasoni

Proprietário do estúdio de design Filippo Protasonii

Leandro Sgro

Service & Business Designer

Ginevra Franchi

Davide Piersanti

Co-fundador de Cono Studio

Isabella Lovero

Designer de Produto, Diretor de Arte, Professora

Filippo Garofalo

Treinador Autorizado de Rhinoceros

Simone Bonanni

Docente

Bruno D'Arrigo

Designer Gráfico

Luke Hornung Danton

Designer de Produto, Co-fundador de TheSignStudio

Cara Judd

Marco Bonanni

Marta Petri

Chefe de design no HFactor

Silvia Roth

Coordenação de teses de IED Design Milano

Gabriel Weirich

Docente

Chiara Spagnoli Gabardi

Michela Grisa

Materials & Product Designer presso Mogu

Sofia Soledad Duarte Poblete

Viola De Marzi

Service Design Lead

Giorgio Ferrari

Attila Veress

Notícias