Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Cecilia Chiarantini

Encontre sua personalidade expressiva no equilíbrio entre o trabalho artesanal e as novas propostas tecnológicas no bacharelado em Design de Interiores em Florença

O Designer de Interiores de nova geração é um profissional que busca continuamente o equilíbrio combinando vários elementos: cores, volumes, materiais, superfícies, luzes e espaços. Durante os três anos do bacharelado em Design de Interiores em Florença, daremos a você todas as ferramentas para projetar lugares inovadores que possam contar uma história e incentivar a relação entre as pessoas e o ambiente.

Das casas aos espaços públicos, dos locais de trabalho aos espaços dedicados a receber as pessoas, aos restaurantes, aos locais de venda e consumo, você poderá se desafiar e criar novos conceitos para um modo de viver dinâmico, selecionando e gerenciando os melhores elementos para diferentes espaços e volumes.

Neste curso, que tem uma forte característica multidisciplinar, você aprenderá como o mercado redefiniu o papel do Designer de Interiores, um profissional que, hoje, deve tanto compreender a composição arquitetônica do espaço quanto saber criar serviços que organizem e tornem fluida a relação das pessoas com o espaço. Isso ficará claro durante o Special Week, o evento que dá aos estudantes a oportunidade de encontrar empresas e profissionais líderes do mercado para realizar projetos de colaboração.

Informação para decidir

Um curso que procura incessantemente a síntese mais alta entre cores, volumes, materiais superfícies, luzes e espaços 

O bacharelado em Design de Interiores em Florença te fará adquirir um amplo leque de competências culturais, instrumentais e projetuais, porque acreditamos que a palavra que o Designer de Interiores deve ter em mente é fusão. Nunca foi tão necessário entender e combinar tantas disciplinas: o designer deve influenciar e se deixar influenciar por seus conhecimentos de arte, arquitetura, design, sociologia e marketing.

O programa de estudos se baseia na aplicação e atuação de todo o conhecimento adquirido desenvolvendo projetos, individuais ou em grupo, em cooperação local e internacional com agências, empresas, instituições e organizações sem fins lucrativos, que permitem aos estudantes aprender na prática com o sistema produtivo e cultural.

Graças ao nosso método que encontra o equilíbrio certo entre teoria e prática e ao acompanhamento dos docentes, em três anos, você estará pronto para entrar com total autonomia e segurança no mercado profissional.

O bacharelado em Design de Interiores é o curso perfeito para você se você quer trabalhar em uma profissão criativa. Para você que é movido pela curiosidade e deseja obter uma abordagem projetual concreta e prática para encontrar soluções positivas, que atendam às emoções e necessidades de quem usa os espaços.

Este é o curso para aqueles que, mesmo sem nenhum conhecimento científico prévio, querem investigar os territórios interligados entre o espaço e as pessoas por meio da luz, do mobiliário, das cores, dos materiais têxteis e outros materiais.

Este percurso abre perspectivas profissionais que começam pelo próprio Designer de Interiores se desdobrando em outras possibilidades, tais como Designer de Varejo, Designer de Serviços, Designer de Exposições, Hospitality Designer e Set Designer.

Escolher o bacharelado em Design de Interiores em Florença significa ter a oportunidade de experimentar e se inspirar em uma cidade que é, para nós, um moodboard a céu aberto: berço da tradição artística do século XVI, há um importante lugar na História e até hoje representa um centro criativo italiano. 

Estudar na sede de Florença traz muitas vantagens: não só possibilita o contato direto com uma região repleta de empresas com as quais estabelecer colaborações de relevância internacional, mas também garante a interdisciplinaridade entre os cursos (Moda, Artes Visuais, Design), resultando na aquisição abrangente das competências ligadas à comunicação, à estética e à tecnologia.

Um outro aspecto importante é o foco nas fontes de luz e sua interação. Durante os três anos de curso, você aprenderá a realizar projetos de iluminação em seu aspecto científico e tecnológico, mas, acima de tudo, como uma formidável ferramenta expressiva.

O bacharelado em Design de Interiores em Florença é uma resposta às evoluções do mercado profissional que exige uma capacidade de interpretação, compreensão e reelaboração das transformações sociais e mudanças nos estilos de vida que influenciam o modo como usamos os espaços urbanos, comuns e privados, encontrando soluções ecossustentáveis, que combinem produção industrial e artesanal.

Para uma área tão complexa como Design de Interiores, três anos podem parecer pouco, mas graças à nossa abordagem dinâmica com o desenvolvimento de projetos práticos e à atenção que dedicamos a cada aluno e aluna, você se sentirá seguro do conhecimento adquirido para entrar logo em seguida no mercado de trabalho.

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você adquirirá o conhecimento técnico, cultural, metodológico e projetual de base. Essa é uma fase preparatória para desenvolver o pensamento crítico e uma metodologia de trabalho sua. 

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DO DESIGN 1
METODOLOGIA DE PROJETO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO
DESIGN 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
FUNDAMENTOS DE MARKETING CULTURAL



segundo ano

O segundo ano será o momento de aprofundar, onde o método, as ferramentas e a teoria serão aplicados durante as atividades de projeto supervisionado. Este será o ano da consolidação da abordagem projetual e de todas as fases de realização.

TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
MODELAGEM 2
HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPOR NEA 1
DESIGN 2
DESIGN DE PRODUTO
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL– RENDERIZAÇÃO 3D
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
HISTÓRIA DO DESIGN 2
DESIGN MANAGEMENT



terceiro ano

O terceiro é o ano em que você alcançará sua total autonomia criativa e experimentará tecnologias de simulação e interação aplicadas ao design para tornar suas idéias reais. Você terá a oportunidade de enfrentar projetos reais em colaboração com empresas, instituições e marcas em contextos cada vez mais complexos. O resultado do curso será um projeto de conclusão, no qual você será capaz de demonstrar autonomia e uma visão estratégica e pessoal do Design de Interiores.

DESIGN 3
ARQUITETURA VIRTUAL
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL
LAYOUT E TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO
DESIGN 4

Docentes

Cecilia Chiarantini

Coordenador do curso

Matteo Fioravanti

Arquiteto

Valentina Gensini

Historiadora da Arte    

Elisabetta Grassi

Antonino Marsala

Professor    

Piero Angelo Orecchioni

Raffaella Oddo

Arquiteta    

Annalisa Ignesti

Lorenzo Perini

Consultor e professor    

Giulia Bartolozzi

Consultora de Marketing    

Marco Innocenti

Diretor de Arte

Laura Moretti

Alessio Bertini

Historiador da Arte

Angelo Ruocco

Freelance

Giorgio Franceschini

Designer Gráfico    

Francesca Sorgato

Alberto Morselli

Arquiteto

Andrea Lanzini

Sara Pelacchi

Notícias