Laurea Triennale in Interior Design - IED Milano

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Caterina Rocca

Aprenda a projetar ambientes e serviços que toquem profundamente as pessoas no bacharelado em Design de Interiores em Milão


Design é também olhar com curiosidade para os objetos cotidianos. V. Magistretti

O Designer de Interiores de nova geração é aquele que quer criar projetos sustentáveis, combinando soluções funcionais com espaços abertos às emoções e às percepções sensoriais.

Ar, temperatura, ergonomia, materiais sustentáveis e luz são apenas alguns dos elementos que você utilizará para criar um lugar ou serviço que transmita bem-estar psicofísico e conforto ambiental, bem como promover às pessoas uma experiência única e pessoal.

Você compreenderá imediatamente, graças aos nossos laboratórios, que são as escolhas estilísticas, materiais e visuais que tornam os seus projetos únicos.

Durante o curso, você começará a traçar seu futuro escolhendo entre duas especializações: Design de Interiores, para projetar espaços públicos e privados, novos ou já existentes em setores como o da hotelaria, do bem-estar e do lazer, ou Cenografia de Eventos, onde colocará em prática as habilidades de gestão e de organização para a criação e preparação de cenografias imersivas.

Informação para decidir

Um curso para explorar o universo do Design de Interiores com conhecimentos fluidos e transversais, graças a uma abordagem multidisciplinar 

Durante os três anos de curso, estudaremos todas as disciplinas que dialogam com o Design de Interiores como a arquitetura e a arte, mas também a sociologia e a antropologia. Além disso, será muito útil conhecer os conceitos de marketing para analisar os valores da marca e o posicionamento no mercado das empresas com as quais colaboramos, bem como codificar e antecipar as necessidades e tendências de consumo.

O objetivo do curso é adquirir uma mentalidade projetual estratégica construída a partir de valores éticos, sociais e de sustentabilidade, para que você consiga expressar seu trabalho não apenas graficamente, mas também por meio de uma narrativa coerente.  A base fundamental de nossa abordagem é uma metodologia human centered que possa satisfazer, de maneira criativa, os desejos daqueles que usufruirão desses espaços, colocando as pessoas no centro de cada fase do projeto.

O curso é dedicado àqueles que têm a paixão e a curiosidade de investigar os espaços e as relações que se estabelecem com aqueles que neles vivem. É a escolha ideal para quem quer projetar novos ambientes onde a relação entre pessoas e serviços são tão importantes quanto os valores da marca do cliente.

Com o IED, você terá a oportunidade de participar de um curso com um forte componente prático e profissionalizante e de entrar em contato imediato com as empresas mais importantes do setor. Você descobrirá um amplo leque de áreas de atuação, que vão além do Designer de Interiores, como por exemplo o Designer de Exposições, o Designer de Varejo e o Designer de Serviços.

Milão é o berço do Design e a cidade onde ele continua a fazer história. A cada ano, alguns dos mais importantes eventos e feiras internacionais do setor acontecem aqui, entre os quais o Salão do Móvel, que você poderá descobrir e explorar pessoalmente.

O curso permite adquirir uma forte metodologia projetual, com uma sólida base técnica e, sobretudo, prática no uso dos principais programas para renderizar o projeto (modelagem 2D-3D e renderização) e para a apresentação do trabalho, utilizando uma narrativa coerente.

O bacharelado em Design de Interiores em Milão acompanha as evoluções e exigências do mercado e oferece uma formação que te prepara para o mundo do trabalho, bem como para construir sua carreira com a confiança e a autonomia de que você precisa. 

Programa de Estudos

primeiro ano

O ano da descoberta: focalizado no uso das ferramentas técnicas, culturais, metodológicas e projetuais de base. Dessa forma, você desenvolverá o pensamento crítico e será capaz de transformar o seu pensamento criativo em um projeto concreto. 

TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
METODOLOGIA DE PROJETO
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
PROJETO GRÁFICO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DO DESIGN 1
MODELAGEM 1
FUNDAMENTOS DE MARKETING CULTURAL
DESIGN 1



segundo ano

O ano do conhecimento: é o momento de aprofundar seus estudos, onde o método, as ferramentas e os conhecimentos teóricos serão experimentados e aplicados em atividades de projetos colaborativos.  Dependendo da especialização escolhida, você adquirirá um conhecimento mais vertical na área profissional específica. 

SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
DESIGN 2
HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPOR NEA 1
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL– RENDERIZAÇÃO 3D
MODELAGEM 2
HISTÓRIA DO DESIGN 2
DESIGN MANAGEMENT
DESIGN DE PRODUTO



terceiro ano

O ano de experiência: concentrado em projetos avançados em uma situação de maior complexidade, na análise das ferramentas mais apropriadas para o desenvolvimento e a comunicação de um projeto, além do aprimoramento das habilidades pessoais para enfrentar o mercado de trabalho. O projeto de conclusão representa a etapa final e a síntese de todo o seu processo até aqui, será onde você demonstrará todos os conhecimentos adquiridos, revelando a sua identidade expressiva.

ARQUITETURA VIRTUAL
LAYOUT E TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO
DESIGN 3
DESIGN 4
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL

Docentes

Caterina Rocca

Designer de Interiores

Coordenador do curso

Raffaele Azzarelli

Freelancer, co-fundador de rgastudio

Bruno Barabaschi

Profissional no campo do design gráfico 3D e da formação    

Alberto Campolunghi

Arquiteto, freelancer

Matteo Cupella

Fabio Groppi

Docente

Ilaria Innocenti

Diretor de Arte de Karpeta

Jole Lombardini

Project Manager para a divisão de Projetos Especiais de IED Milano

Debora Pace

Designer gráfico e de interiores

Paola Proverbio

Arquiteto, Docente

Silvia Roth

Coordenação de teses de IED Design Milano

Matteo Rigamonti

Olga Salvoni

CMF Designer - Olga Salvoni Studio    

Mauro Carta

Arquiteto Freelance | Proprietário de Studiocarta

Raffaele Bocchetti

Vincenzo Donadio

Arquiteto designer de interiores e edifícios residenciais

Emanuele Fantinel

Designer e Project Manager

Massimo Lafronza

Designer Gráfico

Gabriello Lello

Stefano Moscatelli

Arquiteto

Federico Pagetti

Co-Fundador & designer de interiores de @ N+M Studio

Michelangelo Petralito

Diretor Criativo / Proprietário do studio PR-A

Iolanda Rotiroti

Designer Visual/Ilustrador para PR-A

Ivan Zazzali

Designer de Interiores e Gerente de Projetos

Marco Siracusano

Fotógrafo e Videomaker freelance

Gaia Resi

Designer de Interiores, Assistente de didática e docente

Leonardo Murmora

Tiziana Gemin

Docente de Fenomenologia e curador de Media Art

Amelia Valletta

Arquiteta

Davide Angeli

Marzio Dovera

Freelancer

Beatrice Vezzosi

Freelancer

Sara Benettolo

Designer - freelance

Gabriel Weirich

Docente

Stefano Cianci

Arquiteto

Roberto Arrigoni

Arquiteto freelance, Designer, Coordenador de Segurança, RSPP

Monika Caridi

Alberto Fraterrigo Garofalo

Proprietário do estúdio Alberto Fraterrigo Garofalo Arquiteto desde 2011 e Sócio Fundador do Estúdio Studio Gruppo Architetti Milano (GAM) desde 2021

Rosaria Arangio

Arquiteta

Paola Fraboni

Michele Ignaccolo

Michele Versaci

Líder de Projetos de Park Associati

Valentina D'Amico

Notícias