Língua

Italiano

Início

Outubro 2022

Frequência

Full time

Formato

On Campus

Duração

3 Anos

Créditos

180

Aprenda a projetar ambientes e serviços que toquem profundamente as pessoas no bacharelado em Design de Interiores em Milão


Design é também olhar com curiosidade para os objetos cotidianos. V. Magistretti

O Designer de Interiores de nova geração é aquele que quer criar projetos sustentáveis, combinando soluções funcionais com espaços abertos às emoções e às percepções sensoriais.

Ar, temperatura, ergonomia, materiais sustentáveis e luz são apenas alguns dos elementos que você utilizará para criar um lugar ou serviço que transmita bem-estar psicofísico e conforto ambiental, bem como promover às pessoas uma experiência única e pessoal.

Você compreenderá imediatamente, graças aos nossos laboratórios, que são as escolhas estilísticas, materiais e visuais que tornam os seus projetos únicos.

Durante o curso, você começará a traçar seu futuro escolhendo entre duas especializações: Design de Interiores, para projetar espaços públicos e privados, novos ou já existentes em setores como o da hotelaria, do bem-estar e do lazer, ou Cenografia de Eventos, onde colocará em prática as habilidades de gestão e de organização para a criação e preparação de cenografias imersivas.

Informação para decidir

Um curso para explorar o universo do Design de Interiores com conhecimentos fluidos e transversais, graças a uma abordagem multidisciplinar 

Durante os três anos de curso, estudaremos todas as disciplinas que dialogam com o Design de Interiores como a arquitetura e a arte, mas também a sociologia e a antropologia. Além disso, será muito útil conhecer os conceitos de marketing para analisar os valores da marca e o posicionamento no mercado das empresas com as quais colaboramos, bem como codificar e antecipar as necessidades e tendências de consumo.

O objetivo do curso é adquirir uma mentalidade projetual estratégica construída a partir de valores éticos, sociais e de sustentabilidade, para que você consiga expressar seu trabalho não apenas graficamente, mas também por meio de uma narrativa coerente.  A base fundamental de nossa abordagem é uma metodologia human centered que possa satisfazer, de maneira criativa, os desejos daqueles que usufruirão desses espaços, colocando as pessoas no centro de cada fase do projeto.

O curso é dedicado àqueles que têm a paixão e a curiosidade de investigar os espaços e as relações que se estabelecem com aqueles que neles vivem. É a escolha ideal para quem quer projetar novos ambientes onde a relação entre pessoas e serviços são tão importantes quanto os valores da marca do cliente.

Com o IED, você terá a oportunidade de participar de um curso com um forte componente prático e profissionalizante e de entrar em contato imediato com as empresas mais importantes do setor. Você descobrirá um amplo leque de áreas de atuação, que vão além do Designer de Interiores, como por exemplo o Designer de Exposições, o Designer de Varejo e o Designer de Serviços.

Milão é o berço do Design e a cidade onde ele continua a fazer história. A cada ano, alguns dos mais importantes eventos e feiras internacionais do setor acontecem aqui, entre os quais o Salão do Móvel, que você poderá descobrir e explorar pessoalmente.

O curso permite adquirir uma forte metodologia projetual, com uma sólida base técnica e, sobretudo, prática no uso dos principais programas para renderizar o projeto (modelagem 2D-3D e renderização) e para a apresentação do trabalho, utilizando uma narrativa coerente.

O bacharelado em Design de Interiores em Milão acompanha as evoluções e exigências do mercado e oferece uma formação que te prepara para o mundo do trabalho, bem como para construir sua carreira com a confiança e a autonomia de que você precisa. 

Programa de Estudos

primeiro ano

O ano da descoberta: focalizado no uso das ferramentas técnicas, culturais, metodológicas e projetuais de base. Dessa forma, você desenvolverá o pensamento crítico e será capaz de transformar o seu pensamento criativo em um projeto concreto. 

TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
METODOLOGIA DE PROJETO
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
PROJETO GRÁFICO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DO DESIGN 1
MODELAGEM 1
FUNDAMENTOS DE MARKETING CULTURAL
DESIGN 1



segundo ano

O ano do conhecimento: é o momento de aprofundar seus estudos, onde o método, as ferramentas e os conhecimentos teóricos serão experimentados e aplicados em atividades de projetos colaborativos.  Dependendo da especialização escolhida, você adquirirá um conhecimento mais vertical na área profissional específica. 

SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
DESIGN 2
HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPOR NEA 1
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL– RENDERIZAÇÃO 3D
MODELAGEM 2
HISTÓRIA DO DESIGN 2
DESIGN MANAGEMENT
DESIGN DE PRODUTO



terceiro ano

O ano de experiência: concentrado em projetos avançados em uma situação de maior complexidade, na análise das ferramentas mais apropriadas para o desenvolvimento e a comunicação de um projeto, além do aprimoramento das habilidades pessoais para enfrentar o mercado de trabalho. O projeto de conclusão representa a etapa final e a síntese de todo o seu processo até aqui, será onde você demonstrará todos os conhecimentos adquiridos, revelando a sua identidade expressiva.

ARQUITETURA VIRTUAL
LAYOUT E TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO
DESIGN 3
DESIGN 4
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL

Faculdade

Caterina Rocca

Coordenador do curso

Bruno Barabaschi

Giacomo Bertolazzi

Ilaria Innocenti

Jole Lombardini

Debora Pace

Silvia Roth

Matteo Rigamonti

Olga Salvoni

Valentina D'Amico

Filippo Selis

Pasquale Femia

Mauro Carta

Stefano Anfossi

Raffaele Bocchetti

Valentina Daddato

Ulderico Daniele

Giovanni Del Boca

Vincenzo Donadio

Emanuele Fantinel

Anna Chiara Ferrero

Giorgio Laboratore

Massimo Lafronza

Gabriello Lello

Claudio Lopasso

Simona Marzoli

Beatrice Novara

Stefano Moscatelli

Federico Pagetti

Michelangelo Petralito

Iolanda Rotiroti

Ivan Zazzali

Marco Siracusano

Monika Petraytite

Emanuela Delfino

Silvia Remotti

Alessandra Micalizzi

Andrea Fiorito

Gaia Resi

Leonardo Murmora

Sara Benettolo

Stefano Cianci

Walter Terruso

Notícias