Laurea Triennale in Product Design - IED Cagliari

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Marco Verde

Viva em primeira pessoa a cultura de projeto italiana: uma história que todos reconhecem o valor estético, funcional e emocional de seus produtos no bacharelado em Design de Produto em Cagliari

Torne-se um intérprete de uma tradição que começa a partir do trabalho artesanal local para se abrir com curiosidade ao mundo. Com o bacharelado em Design de Produto, você se tornará capaz de analisar as necessidades e conceber novas soluções, você dará forma ao mundo contemporâneo e imaginará o mundo do futuro: um futuro ligado à sustentabilidade dos projetos, ao meio ambiente e a seus habitantes.  
Você aprenderá a compreender as necessidades do mercado e das pessoas e a explorar todas as soluções possíveis.  No curso de Design de Produto, você se apaixonará pelo estudo do Design e da Arte, da Sociologia e da Antropologia, que te ajudará a compreender e interpretar as mudanças e as evoluções. Você experimentará a prototipação e a modelagem 3D, e, juntos, descobriremos como inserir no mercado objetos autoproduzidos utilizando novas tecnologias e as estratégias de promoção que você aprenderá, tornando-se um empreendedor de suas próprias ideias.
Te mostraremos as muitas possibilidades da profissão: desde o designer de empresa, que concebe e projeta para a produção industrial até o freelancer, que estabelece um diálogo direto com o mercado. O objetivo do curso é preparar designers de produtos completos. 
 

Informação para decidir

Um curso para aprender a projetar produtos e serviços usando ferramentas técnicas e artesanais
 

O percurso didático do bacharelado em Design de Produto em Cagliari baseia-se na aquisição de conhecimentos culturais, metodológicos, técnicos e tecnológicos e sua aplicação em projetos, em colaboração com o mundo empresarial, trazendo para a sala de aula a realidade do sistema produtivo e cultural. 

Você fará parte de um grande laboratório de conhecimento compartilhado, que é enriquecido a cada ano, graças ao intercâmbio contínuo entre as diferentes sedes do IED. Aprenderá a partir de diferentes influências e, estudando e interagindo, construirá bases sólidas para se desafiar em projetos cada vez mais complexos. 

Você adquirirá conhecimento e desenvolverá um método e competências técnicas que se transformarão em projetos. Você projetará para clientes reais, sozinho ou junto com seus colegas de classe. Você aprenderá como trabalhar em equipe e criar conexões, aprendendo todos os aspectos do mundo do design, a fim de gerenciá-los de forma independente e em equipe.
 

Para aqueles que fazem da curiosidade o principal motor do próprio aprendizado, o bacharelado em Design de Produto em Cagliari oferece um percurso formativo intenso, em constante movimento e evolução, sempre conectado com as novas demandas da sociedade. Se você quer explorar as tradições, a História e as inovações, na busca de expressar sua imaginação criativa, dar respostas e fazer as perguntas certas, este é o curso de Design de Produto feito para você.

Nesse percurso acadêmico, as experiências anteriores de estudo e de trabalho te servirão como bagagem para a formação de uma personalidade original e expressiva de sua ideia de design de produto. 

A interação com seus docentes e colegas de classe, com artesãos e designers, bem como a metodologia de projeto que você terá adquirido, ajudarão você a desenvolver um pensamento projetual estratégico e a gerenciar com segurança todo o processo de realização, verificação e comunicação do projeto.
 

O bacharelado em Design de Produto em Cagliari estabeleceu um intercâmbio positivo com o mundo produtivo e cultural da região, mantendo, ao mesmo tempo, uma estreita relação com a rede nacional e internacional de design de produto. Isso te dará a chance de escolher se continuar sua atividade profissional na Sardenha depois que você terminar o curso, se estabelecer em outros locais da Itália ou em outro lugar do mundo. 

Durante os três anos de curso, faremos, juntos, uma trajetória acadêmica que incluirá workshops, concursos, seminários, projetos especiais e atividades transversais, envolvendo estudantes de diferentes cursos e sedes, para que você desenvolva uma abordagem multidisciplinar do design de produtos.  

A distância entre você e o mercado de trabalho ficará cada vez menor a cada projeto: os seus professores serão profissionais selecionados entre os melhores da indústria criativa e dos setores mais inovadores internacionalmente, sempre em contato com o mercado, ajudarão você a desenvolver sua ideia de projeto, te orientando e auxiliando.

Você concluirá o curso tendo adquirido o método e o conhecimento para dedicar-se às profissões de Designer de Produto, Designer de Serviços, Designer para o Novo Artesanato, Designer de Sistemas, Assistente na pesquisa de materiais, componentes, dispositivos técnicos, Concept Designer; e você será capaz de construir sua carreira graças às oportunidades, ao conhecimento circular e à mistura de saberes que você viverá junto com o IED.
 

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você adquirirá o método e as ferramentas técnicas, culturais e projetuais de base que te ajudarão a trabalhar com o fluxo criativo. No final do ano, você será capaz de compreender e sintetizar a realidade e suas ideias e você saberá dar a dose de criatividade certa para seus projetos.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
METODOLOGIA DE PROJETO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
HISTÓRIA DO DESIGN 1
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO
DESIGN DE PRODUTO 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
FOTOGRAFIA
 



segundo ano

Durante o segundo ano, você realizará projetos aplicando o método, as ferramentas e os conhecimentos adquiridos até aqui. Tudo o que você aprendeu, tanto as disciplinas culturais quanto técnicas, ajudará você a desenvolver seu trabalho e, passo a passo, você se tornará cada vez mais competente e consciente do que faz.

TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
HISTÓRIA DO DESIGN 2
MODELAGEM 2
DESIGN DE PRODUTO 2
DESIGN 1
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL – COMPUTAÇÃO 3D
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
DESIGN MANAGEMENT
HISTÓRIA DAS ARTES APLICADAS
 



terceiro ano

No terceiro ano, você alcançará a autonomia: aprofundará os conhecimentos e habilidades que precisará para se dedicar aos projetos mais avançados e que serão evidenciados em seu projeto de conclusão. Você conhecerá ainda mais as ferramentas que serão úteis quando para o desenvolvimento e a comunicação dos projetos; você cultivará e aperfeiçoará as suas habilidades para delinear sua própria trajetória profissional.

DESIGN DE PRODUTO 3
RENDERIZAÇÃO 3D
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL
LAYOUT E TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO
DESIGN 2
 

Docentes

Marco Verde

Coordenador do curso

Maurizio Bosa

Arquiteto

Professor

Annalisa Cocco

Professor

Alessandro Cortes

Gráfico    

Professor

Emanuele Tarducci

Arquiteto e Interaction Designer    

Professor

Alessandro Serri

Professor

Ferdinando Bifulco

Arquiteto    

Professor

Matteo Congiu

Designer de Produto     

Professor

Lucia Logiudice

Professor

Alfonso Loi

Engenheiro    

Professor

Notícias