Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Marika Aakesson

Torne-se um intérprete da contemporaneidade com projetos focados no design thinking e na sustentabilidade no bacharelado em Design de Produto em Roma

Deixe-se inspirar e influenciar pela arte, pela ciência e pela tecnologia: com o bacharelado em Design de Produto em Roma,você aprenderá a dar forma a sua visão de mundo, realizando produtos onde se concentram estética, ergonomia, materiais e tecnologias de produção. 

Durante os três anos, seguiremos o método design thinking para aprender a projetar produtos e serviços sustentáveis, respeitando o planeta e colocando as pessoas em um local central. Durante o curso de Design de Produto, você ganhará experiência em projetar objetos, serviços e sistemas integrados que acompanham as pessoas nas mais complexas necessidades contemporâneas.

Graças aos nossos laboratórios, você explorará diferentes áreas de aplicação tecnológica e aprenderá a usar tanto ferramentas artesanais quanto digitais. Você entrará em contato com os setores mais inovadores da Indústria 4.0, como as start ups de smart technology, além de setores mais tradicionais, como o design voltado para a casa, para a pessoa, para o trabalho e para a indústria alimentícia.

Informação para decidir

O curso para aprender a projetar produtos e serviços com total domínio das ferramentas técnicas e artesanais

No bacharelado em Design de Produto em Roma, o que você aprende na sala de aula ganha ainda mais sentido e importância nos laboratórios, projetados para melhorar suas habilidades e autonomia.

Você desenvolverá seu pensamento estratégico e suas habilidades práticas, graças ao método design thinking que você aplicará aos projetos. Seus projetos serão baseados na abordagem human centered, que ajudará você a lidar com problemas e questões em áreas muito diferentes: design para a casa, design artesanal, design de produtos e serviços para o desenvolvimento sustentável, robótica, tecnologia wearable, design de interação e health technology. 

Você participará de workshops, seminários, projetos e concursos onde poderá interagir e compartilhar suas ideias com outros estudantes, professores e empresas. Este intercâmbio te ajudará a desenvolver o pensamento crítico e tornar você mais consciente de suas habilidades. 

O objetivo do curso de Design de Produto em Roma é fornecer a você o conhecimento metodológico e tecnológico para trabalhar como designer de produto. Você deverá compreender e prever as necessidades do mercado, mediá-las e combiná-las com as intenções das empresas e então transformá-las em projetos concretos.

O bacharelado em Design de Produto em Roma é o curso certo para você que observa a realidade ao seu redor com curiosidade e que sente uma forte necessidade de criar objetos que melhorem a vida das pessoas. Este é um curso para as pessoas que sonham com os pés no chão, interessadas seja em usar a tecnologia que em colocar a mão na massa.

O curso não exige nenhuma formação prévia específica, será suficiente uma boa dose de curiosidade. Não é necessário já saber desenhar, porque durante o curso você aprenderá a projetar começando pelo papel, para então utilizar as últimas tecnologias de representação digital.

Você se dará conta da possibilidade de influenciar os processos de produção, de distribuição e de consumo. Por tal razão, o bacharelado de Design de Produto em Roma foi estruturado para pessoas determinadas, que querem viver de perto os desafios do futuro.

O bacharelado em Design de Produto em Roma propõe uma metodologia projetual user centered e um foco em projetos que se preocupam com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e o design thinking.  Nesse sentido, o curso estabeleceu uma parceria com a Legambiente, uma associação ambientalista e uma referência para a ciência ambiental na Itália, com o intuito de estimular os jovens designers a realizar projetos inclusivos e sustentáveis que levem à transição ecológica.
 
Com os laboratórios, o estudo de temas teóricos é complementado pela oportunidade de explorar as próprias habilidades práticas durante os projetos. Você terá a oportunidade de realizar um produto do início ao fim, utilizando equipamentos de última geração, como o Scan 3D, a impressora 3D e as máquinas de corte a laser.

Graças ao contato com a rede da Capital, o bacharelado em Design de Produto em Roma oferece a possibilidade de trabalhar em projetos para clientes do setor cultural, serviços às pessoas, design para inovação social e o setor agroalimentar.
  
O curso atende às demandas e acompanha as transformações do mercado e prepara você para trabalhar como um designer de produtos autônomo, para pequenas e médias empresas, bem como para instituições públicas ou privadas. Especificamente, você poderá trabalhar como Designer de Produto, Light Designer, Food Designer, Social Impact Designer, Designer de Serviços, Experience Designer, Strategic Designer, Designer de Interação.

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você conhecerá as ferramentas técnicas, culturais, metodológicas e projetuais de base que são os pré-requisitos para ingressar na profissão de design de produtos. Você estimulará seu senso estético e aprenderá a canalizar sua criatividade nos projetos.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DAS ARTES APLICADAS
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO
FOTOGRAFIA
METODOLOGIA DE PROJETO
DESIGN DE PRODUTO 1



segundo ano

Durante o segundo ano, você aprofundará seus conhecimentos teóricos e aprenderá a usar tanto ferramentas tecnológicas quanto digitais para representar e criar protótipos de produtos de forma eficaz. Desenvolvendo os projetos, você aprimorará suas aptidões naturais e aumentará suas soft skills, bem como seu pensamento criativo e crítico.

HISTÓRIA DO DESIGN 2
HISTÓRIA DAS ARTES APLICADAS
DESIGN MANAGEMENT
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL COMPUTAÇÃO 3D
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
MODELAGEM 2
DESIGN DE PRODUTO 2
DESIGN 1



terceiro ano

No terceiro ano, você aprimorará seu método e experimentará o uso das ferramentas: em seu projeto de conclusão, você testará sua autonomia criativa e projetual, elementos que farão você encarar sua profissão de uma maneira mais confiante e consciente.

FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL
RENDERIZAÇÃO 3D
LAYOUT E TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO
DESIGN DE PRODUTO 3
DESIGN DE PRODUTO 4

Docentes

Marika Aakesson

Designer Industrial

Coordenador do curso

Niccolò Adolini

Designer

Francesco Subioli

Matteo Carbonoli

Designer Industrial

Mario Alessiani

Designer

Barbara Brocchi

Diretora de Arte, Ilustradora, Docente, Escritora, Designer

Roberto Frusteri

Valentina Moccia

Mauro Del Santo

Giulio Gualtieri

Alessio Tommasetti

Chen Zhao

Domitilla Dardi

Historiadora de Arte, Design e Arquitetura Contemporânea    

Patrizia Di Costanzo

Arquiteto

Paolo Casicci

Jornalista e Content Curator

Gaia Zangrilli

Jacopo Benci

Artista e pesquisador    

Manuela Pacella

Anna Maria Cestelli Guidi

Historiadora de arte

Claudio Esposito

Gabriele Lungarella

Piero Cutilli

Valentina Vinotti

Alessandro Spalletta

Designer de interiores

Giulio Patrizi

Projetos

Notícias