Língua

Italiano

Início

Outubro 2022

Frequência

Full time

Formato

On Campus

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Maurizio Bosa

Interprete as relações entre indivíduos, espaços materiais e digitais. Experimente e influencie códigos visuais e linguagens expressivas no bacharelado em Design de Interiores em Cagliari

Faça da experimentação um hábito cotidiano. Imagine múltiplas perspectivas capazes de conectar pessoas e lugares e desenvolva todo o processo criativo desde a análise do espaço até a definição de estilos de vida. Dê personalidade aos elementos, concretizando-os em espaços e ideias que narram uma nova maneira contemporânea de viver.

No bacharelado em Design de Interiores em Cagliari projetaremos, juntos, ambientes domésticos e coletivos, interiores de locais de convívio social, culturais, educacionais, de atendimento e hospitalidade, mas também decorações urbanas e espaços para eventos, feiras e museus. Serão esses os lugares que te fornecerão como inspiração visões, linguagens visuais e expressivas para interpretar as relações entre indivíduo e espaço, entre coletividade e ambiente.

Neste curso, que possui uma forte característica multidisciplinar, você aprenderá a importância do Designer de Interiores em um momento histórico onde espaços privados e públicos estão sempre evoluindo , influenciados por códigos e ferramentas que são contemporaneamente fluidos e cheios de regras.
 

Informação para decidir

Um curso que une as diversas áreas do Design de Interiores com uma visão interdisciplinar
 

O bacharelado em Design de Interiores em Cagliari oferece a você um amplo leque de competências culturais e projetuais junto com todas as ferramentas de representação tradicionais e digitais. Você estudará em profundidade o Design, a Arquitetura, a Fotografia, a Sociologia e a Antropologia, disciplinas fundamentais para compreender, prever e interpretar o comportamento das pessoas.

Um dos principais objetivos do curso é desenvolver uma mentalidade projetual que prepare você para os desafios do design contemporâneo, baseada em valores éticos, sociais e de sustentabilidade. Em três anos, você aprenderá como interagir com o Italian Design System, uma rede que conecta designers, produtores e atuantes do sistema.

O percurso acadêmico será repleto de oportunidades para testar seus conhecimentos em projetos reais, em colaboração com empresas e ambientes culturais. Você apresentará ideias inovadoras para instalações, exposições, espaços temporários, decorações e objetos com uma visão não convencional, onde a arquitetura e o design são os meios para dialogar com a cultura pop.
 

O bacharelado em Design de Interiores em Cagliari é feito para você se espaços habitados e a relação entre pessoas, função e conforto são dinâmicas que despertam seu interesse. Para você que é movido pela curiosidade e que não vê a hora de absorver múltiplos estímulos conceituais e transformá-los em experiências e projetos concretos.

O curso oferece novas perspectivas de exploração para quem deseja investigar os territórios interligados da pesquisa espacial com luzes, móveis, cores, tecidos, materiais e, claro, muita pesquisa. Não é necessário nenhum pré-requisito para fazer o curso além da sua curiosidade, um elemento essencial em qualquer designer de interiores de verdade.

O curso oferece diversas possibilidades e perspectivas profissionais, que começam pelo próprio Designer de Interiores desdobrando-se em outros campos: Hospitality Designer, Designer de Exposição, Designer de Varejo.
 

Uma das razões para escolher o bacharelado em Design de Interiores em Cagliari é, sem dúvida, o fator de exploração e investigação. É um curso que se desenvolve principalmente por meio de laboratórios e dos numerosos projetos em que você trabalhará, alternando entre disciplinas tradicionais e ferramentas digitais.

A cidade de Cagliari é uma escolha estratégica para colocar o método de design em prática em um ambiente com um intenso movimento cultural, social e profissional e uma renomada tradição artesanal, a qual você poderá experimentar em uma perspectiva multidisciplinar, graças aos recursos da região.

Uma das palavras-chave do curso será sustentabilidade: você realizará projetos que respeitem processos de produção virtuosos com o uso de materiais naturais, renováveis e sem desperdício de recursos energéticos, em pleno respeito à cadeia ética do trabalho e a um futuro que faça da mudança de mentalidade seu objetivo.

O bacharelado em Design de Interiores em Cagliari é uma resposta à evolução do mercado de trabalho, que requer um Designer de Interiores hábil tanto para projetar espaços interiores quanto serviços. Participando aos muitos projetos propostos durante os três anos de curso, você terá a chance de enriquecer seu portfólio e sua experiência para criar novos espaços ou repensar a funcionalidade de ambientes já existentes.
 

Programa de Estudos

primeiro ano

O primeiro ano do curso de Design de Interiores em Cagliari oferece a você uma formação de base, o contexto cultural e uma metodologia de trabalho. Você aprenderá a desenhar tanto à mão livre como com o uso do CAD e construir modelos com materiais simples e com equipamentos mais modernos (impressoras 3D e máquinas de corte a laser). 

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DO DESIGN 1
METODOLOGIA DE PROJETO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO
DESIGN 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
FOTOGRAFIA
 



segundo ano

No segundo ano, você aperfeiçoará suas habilidades de representação para definir espaços, levando em conta as várias fases de realização e, sobretudo, os aspectos arquitetônicos, funcionais, técnicos e o bem-estar psicofísico de quem usufruirá dos espaços, prestando atenção a detalhes como materiais, cores, acabamentos, luz natural e artificial.

TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
MODELAGEM 2
DESIGN 2
HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPOR NEA
DESIGN DE PRODUTO
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL - RENDERIZAÇÃO 3D
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
HISTÓRIA DO DESIGN 2
DESIGN MANAGEMENT
 



terceiro ano

O terceiro ano é o ano da total autonomia criativa: será o momento de experimentar, investigar e testar sua visão estratégica com tecnologias de simulação e interação aplicadas ao design e a projetos reais. O curso se conclui com o seu projeto de conclusão sobre o Design de Interiores combinando influências, cultura local e sustentabilidade.

DESIGN 3
ARQUITETURA VIRTUAL
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL
LAYOUT E TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO
DESIGN 4
 

Faculdade

Maurizio Bosa

Arquiteto

Coordenador do curso

Annalisa Cocco

Alessandro Cortes

Gráfico    

Mario Cubeddu

Stefano Ferrando

Fotógrafo    

Gianpierluigi Secci

Engenheiro    

Emanuele Tarducci

Arquiteto e Interaction Designer    

Ferdinando Bifulco

Arquiteto    

Vittorio Bruno

Artesão/Designer    

Jorge Burguez

Arquiteto    

Matteo Congiu

Designer de Produto     

Paola Riviezzo

Arquiteto    

Mauro Soddu

Arquiteto    

Notícias