Língua

Português

Início

Setembro 2022

Frequência

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

400 Horas

Coordenador do curso

Alexandre Salles

Preço

24 parcelas de R$ 1.752,75

Para ser um designer de interiores, é preciso saber integrar visões, áreas multidisciplinares e senso crítico para derrubar paradigmas e criar soluções espaciais funcionais e inovadoras.

Data de início: 21/09, segunda e quarta, das 19h30 às 22h45.

Construir espaços interiores é ir além da simples decoração. Profissionais que encontram essa área, tem a frente uma importante carreira a ser seguida, com ramificações em diferentes campos de atuação, como projeção de espaços residenciais, cenográficos, clínicas e restaurantes. 

Como a arte, o Design de Interiores se reinventa em sintonia com diferentes contextos no qual faz parte – por isso é contemporâneo. Podemos estudar essa disciplina tanto pela análise do mundo real, quanto em produções cinematográficas e audiovisuais, de séries a videogames, que buscam inspiração na realidade, na ficção e no passado.

A pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneos propõe uma reflexão sobre o papel desse profissional, o real impacto ambiental da atividade e quais estratégias têm sido utilizadas para minimizar esses efeitos.

Este curso é oferecido em ambos os campi do IED no Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.

Informação para decidir

Se você ama design e quer encontrar o caminho para desenvolver seu próprio estilo, a pós do IED é o ponto de partida que você procurava!

Nosso programa contempla 18 meses de formação, com projetos integrados e interdisciplinares, e parcerias institucionais com grandes marcas para estreitar relações e criar oportunidades reais de acesso ao mercado – sempre com nosso suporte e mentoria. Além disso, a pós conta com a visão dinâmica de Alexandre Salles, com intuito de suprir a necessidade de constante atualização das práticas de design de interiores. 

Com aulas práticas e teóricas com profissionais especializados e atuantes nas áreas relacionadas às disciplinas do curso. Além de estabelecer um networking com nomes que são referência no mercado, você desenvolve um senso crítico e visão própria para incorporar ferramentas e estratégias inovadoras em seus projetos de interiores. Além disso, temáticas relacionadas, como sustentabilidade, responsabilidade social e tendências socioculturais, serão abordadas com a devida relevância para avaliarmos a importância que a disciplina constitui nas relações humanas.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

A carreira do designer de interiores funciona como uma extensão lógica para arquitetos e designers, mas também atende a profissionais que desejam se aprofundar na área de projetos internos, com atuação multidisciplinar alinhada a outras áreas do design. Quem já atua neste mercado e procura desenvolver um olhar crítico e criativo, encontra na pós-graduação de Design de Interiores Contemporâneo o caminho para seu próprio estilo e visão ao deixar para trás o mercado das reproduções de fórmulas batidas.

Além de estabelecer um networking com nomes que são referência no mercado, você desenvolve um senso crítico e visão própria para incorporar ferramentas e estratégias inovadoras em seus projetos de interiores. Temáticas relacionadas, como sustentabilidade, responsabilidade social e tendências socioculturais, serão abordadas com a devida relevância para avaliarmos a importância que a disciplina constitui nas relações humanas.

Ainda que nem sempre tenhamos consciência desse fato, a disciplina faz parte da nossa história e acompanhar seu desenvolvimento atual é um caminho para saber planejar e projetar ambientes que correspondam com eficiência sua funcionalidade ao seu propósito de origem.

O time de professores reúne grandes profissionais e pesquisadores da área, com vasto conhecimento e experiência prática, como arquitetos, urbanistas, comunicadores e especialistas em gestão de projetos culturais, gestão ambiental, branding e design de interiores.

Com uma das abordagens mais completas do mercado, o curso conta com professoras e professores ligados às tendências para extrair lições necessárias do presente e aprofundar o estudo de espaços internos. A pós-graduação também propõe uma reflexão sobre o papel desse profissional, o real impacto ambiental da atividade e quais estratégias têm sido utilizadas para minimizar esses efeitos.

Semana Internacional - International Experience in Interior Design
Será realizada a Semana de Experiência Internacional na cidade de Milão para uma imersão completa no universo do design de interiores “Made in Italy". Serão combinadas aulas teóricas e visitas a lugares-chave, nos permitindo conhecer a história e identificar as tendências emergentes no setor.

Conteúdos abordados:

História do Design Italiano
A linha do tempo do design italiano – séc. XX + séc.XXI – com os principais movimentos, nomes e peças ícones, e seus respectivos contextos históricos.

Panorama da Contemporaneidade
Iremos explorar a arte e o design contemporâneo, nos permitindo ganhar uma visão geral sobre as novas tendências em termos de móveis e design de interiores, além de aprender mais sobre artistas e designers contemporâneos, assim como as diferentes técnicas e ferramentas que utilizam em suas obras.

Visitas Culturais
Estão previstas visitas à fundações e centros culturais diretamente relacionados à história da arquitetura e do design, tanto no que diz respeito ao acervo, quanto à edificação e o papel que ocupa no cenário italiano e global.

Visitas Técnicas
Estão previstas visitas em diferentes tipos de espaços (fábricas, showrooms, estúdios etc) das principais marcas italianas relacionadas ao design de interiores e mobiliário.

Pesquisa de Tendências de Design
Apresentação das principais tendências registradas durante o Salone del Mobile 2022 para mobiliário e design, com análise de projetos tanto em termos de técnica, quanto de materiais e acabamentos utilizados em diversas áreas. Ao analisar criticamente os diferentes estilos propostos pelas marcas, vamos descobrir uma grande variedade de linguagens de design e aprender mais sobre as especificidades nas identidades de marca.

Professores estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

A pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo apresenta uma visão dinâmica, estabelecida para suprir a necessidade de constante atualização acerca das práticas de mercado. O curso é dividido em 3 fases. 

Na primeira, trabalharemos diferentes conceitos que circundam a disciplina, como sustentabilidade, responsabilidade social, tendências socioculturais, composição visual, luminotécnica, criatividade e materialidade, para compreendermos a forma como olhamos ambientes internos

A segunda fase introduz aspectos projetuais desde o início da composição de ambientes básicos, até a construção de projetos complexos, como clínicas, e espaços efêmeros, como shows e exposições. Vamos abordar paisagismo, visual merchandising, branding e projetos de interiores para hotéis, pousadas, restaurantes, bares e cafés. 

A terceira fase trata da Prática Profissional do designer de interiores, com disciplinas voltadas para consolidar o aprendizado. Para fechar a jornada, o Trabalho de Conclusão de Curso será a entrega de um projeto de design de interiores feito em parceria com empresas e marcas reconhecidas internacionalmente.

Disciplinas

  • Aula inaugural (3h)

FASE I NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE FUNDAMENTAÇÃO

  • Teoria e História do Design (18h)

  • Design e Visual Thinking (18h)

  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social (18h)

  • Tendências Socioculturais (18h)

  • Composição Visual, Criatividade e Materialidade (18h)

  • Luminotécnica (18h)

FASE II EFEMERIDADE E DESIGN DE INTERIORES

  • Espaços Efêmeros – Eventos e Exposições (18h)

  • Paisagismo e Design de Interiores (18h)

  • Visual Merchandising, Branding e Design de Interiores (18h)

  • Concept Store (18h)

  • Projeto de Interiores para Hotéis e Pousadas (18h)

  • Projeto de Interiores para Restaurantes, Bares e Cafés (18h)

FASE III PRÁTICA PROFISSIONAL E DESIGN DE INTERIORES

  • Projeto de Interiores para Clínicas de Estética e Consultórios (18h)

  • Projeto de Espaços Corporativos (18h)

  • Planejamento, Orçamento e Reforma (18h)

  • Administração de Escritório (18h)

  • Prática Profissional, Design de Negócios e Design de Interiores (18h)

  • Design de Interiores e Design de Serviços (18h)

  • PROJETO INTEGRADOR (36h)

  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC (40h)

Docentes

Alexandre Salles

Coordenador do curso

Daniele Nastari

Fabio Silveira

Christian Ullmann

Carol Piccin

Lorena Borja

Maurício Medeiros

Ila Rosete

Carina Tavares

Humberto Pio

Valeria Barbosa

Ricardo Rossin

Cintia Lie Matuzawa

Andrea Dellamonica

Eduardo Manzano

Fernanda Martins

Suzana Knobel

Fabio Motta

Nara Grossi

Lilian Machado

João Villa

Graziela Nivoloni

Fernanda Frias

Rafael Toledo

Notícias