Laurea Triennale in Fashion Stylist and Editor - IED Roma

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Romina Toscano

Identifique as tendências, explore os aspectos mais inovadores da moda e defina sua identidade criativa no bacharelado em Fashion Stylist e Editor em Roma

Aprenda a comunicar a moda usando imagens e palavras elaborando ideias e sugestões, para criar produtos atraentes. Descubra como funciona um projeto criativo e adquira as ferramentas necessárias para projetar ensaios fotográficos, vídeos, fashion films, eventos, desfiles e produtos editoriais.  

Com o curso de Fashion Stylist and Editor em Roma, você aprenderá como valorizar uma marca ou produto de moda e, a partir do segundo ano, você poderá decidir qual especialização seguir: Fashion Stylist ou Editor de Moda.

A especialização em Fashion Stylist colocará você em contato direto com Diretores Criativos, Fotógrafos e Designers de Moda, para realizar tarefas-chave na criação de coleções. A especialização em Editor de Moda permitirá que você entre na redação de uma revista, na TV e no campo multimídia, para narrar a moda de forma original e dedicar-se à atividade de cool hunting e trend setting.

Informação para decidir

O curso para aprender a projetar as imagens e palavras que representam a moda

A estrutura do bacharelado em Fashion Stylist and Editor se baseia em um percurso acadêmico transversal, oferece uma sólida base cultural e a oportunidade aprender o uso das ferramentas técnicas de fotografia, vídeo e escritura.

Durante os seis semestres do curso, você aprenderá a reconhecer, gerenciar e desenvolver suas habilidades projetuais, essenciais tanto no desenvolvimento de projetos em colaboração com empresas do setor, quanto no processo de criação, comunicação e valorização de uma marca ou de um produto de moda.

O objetivo do curso é formar profissionais para a indústria da moda que saibam comunicar de maneira eficaz e atrativa e trabalhar usando o pensamento crítico, sabedoria e espírito criativo. 

A partir do segundo ano, você começará a se dedicar a projetos práticos, que te ajudarão a compreender ainda melhor suas qualidades. Será o momento de escolher sua especialização: Fashion Stylist, para se tornar um profissional que projeta e comunica uma marca usando a imagem; Editor de Moda, para trabalhar no campo da comunicação editorial de uma marca.

O bacharelado em Fashion Stylist and Editor em Roma é o curso certo para você se o que você quer é conhecer o mundo da moda, inovar por meio da comunicação visual e editorial e definir as tendências de estilo do futuro.

O programa de estudos valorizará suas habilidades, independentemente qual seja sua experiência e formação até aqui, e ajudará você a desenvolver sua identidade criativa, uma sensibilidade visual e identificar suas habilidades empreendedoras.

Frequentar o bacharelado em Fashion Stylist and Editor em Roma significa participar ativamente durante todo o curso, com o objetivo de desenvolver seu lado mais autêntico, a base de seu processo criativo.

Workshops, seminários e projetos especiais contribuirão para seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como eventos com profissionais do setor, comprometidos com o enriquecimento de suas habilidades e fazendo com que você entre em contato com novas áreas de conhecimento, no país e no exterior.

O seu percurso contará com projetos de formação profissional, em colaboração com empresas de médio e grande porte e marcas internacionais: será uma oportunidade para testar suas habilidades e a sua capacidade de trabalhar em equipe. É o momento certo para se avaliar e compreender os próprios limites e pontos fortes.

Ao final de seus estudos, você poderá se direcionar no mercado como Consultor de Marca, Coordenador de Direção de Arte, Editor de Moda, Fashion Social Media Manager, Fashion Stylist, Fashion e Vintage Research Expert, Editor de Moda para Web, Assessor de Imprensa e Digital RP, Trend Forecaster e Visual Merchandiser.

Programa de Estudos

primeiro ano

No primeiro ano, você conhecerá a história e os fundamentos da indústria da moda, além de matérias como a Elaboração digital da imagem, Fotografia e Teoria da percepção e Psicologia da forma, que te ajudarão a dominar as ferramentas técnicas da profissão. 

ESTILO, HISTÓRIA DA ARTE E DOS COSTUMES
METODOLOGIA DE PROJETO
ELABORAÇÃO DIGITAL DA IMAGEM
HISTÓRIA DA MODA 1
FOTOGRAFIA
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL 1
DESIGN DE MODA 1
LÓGICA E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 1
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
 



segundo ano

Durante o segundo ano, você aprofundará sua metodologia e o conhecimento das ferramentas técnicas, aproveitando das noções teóricas adquiridas para o desenvolvimento dos projetos nos quais você participará. Você poderá escolher uma das seguintes especializações: Fashion Stylist ou Editor de Moda.

Fashion Stylist 
Esta especialização te dará uma visão mais profunda das tendências e das modalidades de comunicação da indústria da moda, dos princípios do design de moda, da fotografia e da lógica da organização empresarial. Você trabalhará de forma independente e desenvolverá ainda mais sua criatividade e habilidades organizacionais.

Editor de Moda 
Esta especialização permitirá que você aprenda como funciona o processo de criação do styling- desde a criação de um moodboard de inspiração até a edição final - e a trabalhar de forma independente. Você também aprenderá as técnicas de escritura jornalística, criativa e para a web, que serão úteis para narrar as histórias com imagens e textos.

HISTÓRIA DA MODA 2
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
DESIGN DE MODA 2
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL 2
ELEMENTOS DE PRODUÇÃO DE VÍDEO
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 2
LÓGICA E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 2
SEMIÓTICA DA ARTE



terceiro ano

Durante o terceiro ano, você continuará aprofundando seus conhecimentos e trabalhando com as ferramentas para a realização de shooting de fotos e trailers de vídeo, se sua especialização for em Fashion Stylist; realizará projetos do ponto de vista do conteúdo visual e escrito, se você optar pela especialização em Editor de Moda. Te daremos todo o apoio e orientação necessários na preparação de seu trabalho de conclusão e no planejamento das fases sucessivas de sua carreira.
 
TEORIA E ANÁLISE DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL 3
DESIGN DE MODA 3
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
DESIGN DE MODA 4

Docentes

Romina Toscano

Coordenador do curso

Manuela Segimiro

Enrico Petti

Arquiteto e Designer de Vídeo

Alessandra Lanna

Roberta Krasnig

Fotógrafa de Moda e de Celebridades.

Anna Chiara Mazzeo

Marco Grisolia

Designer de moda e Estilista de moda

Mauro Bazzucchi

Paola Pattacini

Textile Researcher e Development Manager

Giulia Rossi

Sara Lecci

Stylist consultant e Personal shopper

Enrica Murru

Estrategista de conteúdo. 

Ilaria Perrotta

Anna Frabotta

Valentina Ilardi

Stylist, Editor Chefe e Diretor Criativo. 

Carmen Palumbo

Luigino Piccolo

Docente

Flavia Liberatori

Stylist e Consultora de Imagem

Francesca Romana Secca

Head of Designer Relations

Silvia Cutuli

Bernardo Savastano

Eleonora De Martini

Notícias