Laurea Triennale in Fashion Design - IED Milano

Língua

Inglês

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Olivia Spinelli

Mostre seu talento criativo em coleções de moda que narram uma história de tradição e inovação no bacharelado em Design de Moda em Milão em inglês

Transforme sua criatividade em peças de vestuário e acessórios contando uma história original. Deixe-se influenciar pelas artes visuais, design, mídias digitais, marketing, novas tecnologias, direção de arte, gestão de produtos e realize coleções contemporâneas inspiradas em um estilo de vida sustentável, seja ponto de vista ambiental que econômico.

Com o bacharelado em Design de Moda em inglês em Milão, você acumulará uma bagagem de competências técnicas e conhecerá todas as atividades relacionadas à profissão do designer de moda: desde a seleção dos materiais até a produção, em colaboração com outros profissionais, com os quais você fará todo o processo de realização e comunicação das coleções.  

Informação para decidir

O curso que te guia em todas as etapas do desenvolvimento de uma coleção de moda: da ideia à produção 

Com o bacharelado em Design de Moda em inglês em Milão, você aprenderá a gerenciar e organizar todas as ferramentas necessárias para a produção e comunicação de uma coleção de roupas ou acessórios. 

Estudando as disciplinas teóricas, você terá um quadro completo da moda como um fenômeno histórico, artístico e social. Você conhecerá de perto um setor onde o talento criativo se conecta com as exigências do sistema econômico, com a cadeia de produção e com a necessidade de promover produtos, utilizando as mais novas e impactantes técnicas de marketing. Você descobrirá e aprofundará novas técnicas de modelagem e costura, experimentará a tecnologia dos tecidos, do couro e seu processo de fabricação, aprenderá as técnicas de desenho e de ilustração de moda e, claro, realizará roupas e acessórios.

Todos os anos, o curso oferece diferentes workshops que focam em um aspecto ou uma atividade específica da profissão do designer de moda: nas edições anteriores, exploramos temas como o design de tecidos e o tricô à mão, modelagem, moulage, sketchbook, chapelaria e pequenas peças de metal, bem como os aspectos complementares, como a análise de tendências e o laboratório de redação.

Se você acha o mundo da moda fascinante, se desenhar é sua paixão e tudo que é de tendência atrai sua atenção, se acredita que a moda é o melhor lugar para expressar sua criatividade, então o bacharelado em Design de Moda em inglês em Milão é o curso para você.

Você será inspirado por vários elementos e estímulos para realizar suas propostas de vestuário e acessórios e poderá, assim, definir sua identidade como designer de moda. Quando você terminar seu percurso de três anos, você será capaz de avaliar a coerência dos projetos em cada etapa, desde a ideia até o desenvolvimento real das peças.

Ao final do curso, você também conseguirá analisar a coerência do projeto realizado em sua totalidade, da ideia ao conceito até a realização final. 

Escolher o bacharelado em Design de Moda em Milão em inglês significa entrar imediatamente em contato com a cultura e a tradição do design italiano. Uma história que o IED participa há mais de 50 anos e que encontrou na capital lombarda o lugar ideal para se desenvolver, graças a uma realidade cultural e social rica de estímulos para se inspirar e criar peças de vestuário e acessórios. 

O percurso de estudos é baseado em um método que combina o estudo de disciplinas teóricas com uma abordagem prática, visando a construção de sua metodologia projetual. Durante três anos, você participará de projetos cada vez mais complexos e estimulantes: você projetará suas primeiras coleções de vestuário e acessórios femininos, masculinos, infantis e de tricô; no último ano, em seu trabalho de conclusão, você aprenderá a combinar costura e inovação criando protótipos.

Ao longo de todo o curso, você experimentará as diferentes atividades e aplicações da profissão do designer de moda: desenho técnico e artístico, design gráfico, modelagem e costura, tricô e pesquisa têxtil, adquirindo uma visão abrangente do tema. Você também terá a oportunidade de construir um intercâmbio dialético tanto com seus colegas de classe quanto com os docentes, selecionados entre os melhores profissionais do setor, que estarão ao seu lado te ajudando a identificar sua identidade estilística.

Graças ao contato com grifes, empresas e agências, você poderá se inserir no setor e ter a possibilidade de seguir uma carreira como Designer de Moda, Designer Têxtil, Gerente de Produto, Knitwear Designer, Trend Researcher.

Programa de Estudos

primeiro ano

O primeiro ano é o momento de abordar os temas que te ajudarão a construir uma base teórica e metodológica, você aprenderá como direcionar sua criatividade e se dedicar aos projetos de forma profícua.

Style and History of Art and Costume
Design Methods
Technical Drawing
History of Fashion
Pattern Making and Tailoring 1
Graphic Design 1
Textiles Culture 1
Fashion Design 1
Figurative Anatomy
Art Semiotics 1



segundo ano

Durante o segundo ano, você aprofundará as disciplinas práticas e teóricas e trabalhará em projetos cada vez mais complexos.

History of Fashion 2
Drawing Techniques and Technologies
Pattern Making and Tailoring 2
Graphic Design 2
Textiles Culture 2
Fashion Design 2
Art Semiotics 2
History of Photography
Business Thinking and Management 1



terceiro ano

O último ano será dedicado à consolidação dos conhecimentos e competências adquiridos, que você demonstrará em seu projeto de conclusão, onde serão evidenciadas as habilidades e a autonomia metodológica que você construiu ao longo dos anos de curso.

Pattern Making and Tailoring 3
Fashion Design 3
Design Methods for Visual Communication
Phenomenology of Contemporary Arts
Business Thinking and Management 2
Theory and Analysis of Film and Audiovisual Presentations
Fashion Design 4

Docentes

Olivia Spinelli

Coordenador do curso

Marco De Vincenzo

Mentor

Angelo Montanini

Emma Holborow

Alessandro Perriello

Freelance Menswear and Womenswear Designer

Gianni Cinti

Director de Design

Irene Cinus

Docente

Maria Delli

Notícias