Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Luca Parenti

Viva sua viagem ao mundo da moda com entusiasmo e aprenda a definir sua personalidade criativa no bacharelado em Design de Moda em Florença

Dê valor à sua criatividade e imaginação com um percurso acadêmico concreto, como o bacharelado em Design de Moda em Florença. Um curso que, semestre após semestre, ajudará você a mostrar sua identidade expressiva e te possibilitará entrar no mundo da moda de maneira profissional. 

Uma viagem com uma formação completa, na qual você explorará tanto os aspectos teóricos e culturais, quanto os aspectos mais práticos e projetuais da profissão: você desenvolverá as competências específicas do designer de moda, graças ao nosso corpo docente atuante no mercado, e definirá sua personalidade criativa criando coleções de peças de vestuário ou de calçados e acessórios.

Ao final do curso, como um designer de moda, você será capaz de equilibrar criatividade e método, a relação perfeita entre arte e ofício: acrescentando experiência à sua criatividade, você se sentirá pronto para se lançar no mundo da moda e elaborar novos códigos criativos.
 

Informação para decidir

O curso para aprender o método e realizar coleções de roupas, calçados e acessórios de moda
 

O bacharelado em Design de Moda em Florença é pensado para fornecer as bases culturais e a metodologia mais eficaz para projetar uma coleção, que responda às exigências do mercado e às tendências do setor e, ao mesmo tempo, reflita o Made in Italy em termos de qualidade, inovação, originalidade e sustentabilidade. 

Depois de adquirir o conhecimento projetual de base, aprofundaremos as competências técnicas e metodológicas. O objetivo do curso é fazer com que você seja capaz de abordar o mundo da moda com consciência e habilidade em diferentes aspectos, desde a comunicação visual até a produção real.

Desenvolveremos, juntos, numerosos projetos e atividades em nossos laboratórios, onde você poderá se testar tanto de forma independente quanto com outros alunos e alunas, e que te introduzirão aos diferentes tipos de atividades da indústria da moda e às questões mais específicas do setor. 

No segundo ano do curso de Design de Moda em Florença, você poderá escolher entre as especializações em Design de Moda ou Design de Acessórios e Calçados: na primeira, você se concentrará na criação e realização de coleções de peças de vestuário, enquanto na segunda, na criação de acessórios e calçados.
 

O bacharelado em Design de Moda em Florença é perfeito para quem quer direcionar a própria criatividade em um curso onde o design de moda é visto como uma forma de expressão pessoal, tanto artística quanto profissional.
Se o seu sonho é se tornar um designer de moda e tem vontade de desenvolver, aprofundar e aprender sobre os temas, ferramentas e métodos de trabalho mais eficazes para compreender o mundo da moda em seus muitos aspectos, este é o curso para você.
Durante os três anos de curso, você aprenderá a dar forma à sua criatividade, transformando-a em roupas ou acessórios que expressem uma narrativa única, inovadora e pessoal. Além das áreas de atuação mais diretas como Designer de Moda, Designer de Acessórios e Designer de Calçados, você também terá a oportunidade de se inserir em outros setores inovadores como Gerente de Produto, Creative Researcher, Trend Forecaster e Designer Têxtil. 
 

O bacharelado em Design de Moda em Florença denota o equilíbrio perfeito entre a experiência artística e a profissional, onde uma complementa a outra. O ambiente florentino, local onde se desenvolvem as atividades do curso, traz consigo uma grande tradição no setor da moda sendo conhecido como uma renomada região manufatureira. Nesse sentido, o curso é o ponto de partida para uma produção Made in Italy, envolvendo grandes grifes de moda e uma insubstituível cadeia produtiva de pequenas e médias empresas presentes na região.
Durante três anos, você terá a oportunidade estabelecer um contato direto com as empresas em diferentes momentos do seu percurso acadêmico, participando de projetos, seminários e palestras. Essas, serão todas ocasiões para você desfrutar da riqueza do território toscano, de suas especificidades e das oportunidades profissionais e culturais que ele oferece. 
Você será capaz de acompanhar cada etapa do processo de realização técnica e de comunicação de um produto, utilizando uma abordagem prática que se concentra no projeto; você aprenderá a escolher as ferramentas mais eficazes, interagindo positivamente com outros profissionais e verificando a coerência de todo o conjunto.
Graças ao intercâmbio de disciplinas da mesma área e à possibilidade oferecida pelo IED de colaborar e interagir com os alunos e alunas de outros departamentos, você poderá participar da realização de projetos integrados, experimentando a relação com os diferentes tipos de profissionais envolvidos no processo.
 

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você estudará as matérias teóricas culturais e conhecerá as ferramentas básicas técnicas, culturais, metodológicas e projetuais preparatórias para o trabalho na profissão. Você aprenderá a transpor estímulos criativos em projetos estruturados, adquirindo o método e a capacidade de usar ferramentas. 

ESTILO, HISTÓRIA DA ARTE E DOS COSTUMES
METODOLOGIA DE PROJETO
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
HISTÓRIA DA MODA 1
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO 1
CULTURA TÊXTIL 1
DESIGN DE MODA 1
ANATOMIA DA IMAGEM
SEMIÓTICA DA ARTE 1
 



segundo ano

O segundo ano será o momento de escolher uma das duas especializações, em Design de Moda ou em Design de Sapatos e Acessórios. Você se dedicará a projetos mais avançados, que realizará tanto independentemente quanto em colaboração com seus colegas de curso, sob a orientação de seus docentes. Você ampliará seus conhecimentos sobre temas teóricos que te ajudarão a identificar com mais precisão o contexto, as tendências e os formas de comunicação do mundo da moda. 

Design de Moda
Esta especialização nasce com o intuito de formar os futuros Designers de Moda, profissionais especializados em projetar e criar coleções para homens e mulheres. Você combinará habilidades técnicas com o conhecimento do mundo da produção industrial, o que te dará a capacidade de compreender os aspectos mais tecnológicos da moda, além da busca de novas soluções têxteis e o dinamismo das tendências.

Design de Acessórios e Calçados
Nesta especialização mergulharemos no universo dos acessórios, tais como bolsas, calçados, pequenos artigos de couro e chapéus: um dos campos mais vitais e interessantes do ponto de vista criativo. A criação e a realização de acessórios que, com o passar do tempo ganharam um setor exclusivo e separado do vestuário, requer um percurso acadêmico especializado com laboratórios, ferramentas e máquinas, desenho técnico e técnicas de modelagem para a produção de calçados e bolsas, desenho de pequenas peças metálicas, que sigam o estilo do produto. 

HISTÓRIA DA MODA 2
PROJETO GRÁFICO 2
SEMIÓTICA DA ARTE 2
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
LÓGICA E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 1
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
MODELAGEM 2
CULTURA TÊXTIL 2
DESIGN DE MODA 2
 



terceiro ano

O terceiro ano é o ano em que você dedicará a maior parte de sua energia a projetos, especialmente, ao seu projeto de conclusão, o resultado da sua trajetória acadêmica. Você poderá exprimir sua visão sobre a indústria da moda, usando o método e as habilidades adquiridas durante os três anos de curso.  


METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
LÓGICA E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 2
TEORIA E ANÁLISE DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL
DESIGN DE MODA 3
MODELAGEM 3
DESIGN DE MODA 4
 

Docentes

Giulio Sapio

Mentor

Luca Parenti

Diretor de Arte    

Coordenador do curso

Vivetta Ponti

Simona Ciacchi

Designer Criativo

Juliana De Nicola

Designer    

Camilla Di Biagio

Docente    

Margherita Abbozzo

Artista Visual    

Domenico Strecapede

Antonella Pilichi

Designer de Moda

Emanuele Poli

Leonardo Galeassi

Valeria La Salvia

Docente

Livia Ridondelli

Virginia Fani

Professora universitária

Sabrina Fichi

Docente    

Marco Innocenti

Diretor de Arte

Giovanni Iozzi

Professor    

Stefania Pelliccia

Ilustradora    

Elisabetta Digiugno

Historiadora da arte    

Rodolfo Bargelli

Eva Di Franco

Designer de Moda

Stefano Casati

Fotógrafo e Videomaker

Laura Corvino

Stylist    

Jl Young Hur

Designer de Acessórios

Walter Bolognino

Guido Riccitelli

Pier Fioraso

Diretor Criativo    

Renato Stasi

Serena Signorini

Notícias