Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Daniela Bulgarelli

Inspire-se nos grandes designers, aprenda as técnicas utilizadas e prepare-se para sentir a emoção de ver suas criações realizadas no bacharelado em Design de Joias e Acessórios em Turim

Viva com curiosidade o mundo das joias, dos sapatos, das bolsas e dos óculos. Aprenda a criar e desenhar peças contemporâneas. Construa uma narrativa tridimensional em metais, couro, pedras preciosas, desenhos e modelos e transmita sua paixão e o desejo de se superar em joias e acessórios, criação após criação.

Já a partir dos primeiros dias do curso de Design de Joias e Acessórios em Turim, você começará a adquirir o conhecimento cultural e as habilidades práticas necessários para projetar e realizar joias e acessórios. Você aprenderá como pesquisar e desenvolver uma ideia traduzindo-a em imagens, palavras, desenhos e objetos, realizados tanto no laboratório quanto em 3D. Durante todo o curso, você estará sempre em busca da harmonia estética e da beleza e isso servirá como fonte de inspiração para criar seus próprios objetos. Você aprenderá o método para projetar e apresentar, comunicando seus projetos de uma maneira coerente e eficaz.

Junto à didática tradicional, com as aulas presenciais, você participará também dos laboratórios, onde poderá experimentar, montar e criar protótipos. Durante o curso de Design de Joias e Acessórios, você terá a oportunidade de conhecer de perto o setor, envolvendo-se em atividades estimulantes como projetos, visitas a empresas, seminários e concursos, onde você poderá realizar pesquisas na área e compreender as demandas do mercado.

Informação para decidir

Aprenda a realizar joias e acessórios e libere sua criatividade

O curso de Design de Joias e Acessórios em Turim irá guiá-lo, desde o início do curso, para aprofundar seus conhecimentos culturais e práticos, elementos essenciais para o projetar e realizar joias e acessórios. Você se dedicará intensamente à pesquisa e a projetos, à realização de suas peças tanto no laboratório de ourivesaria e de couro, quanto virtualmente, utilizando o design 3D. Você aprenderá a usar ferramentas e programas de última geração que farão você se tornar único e competitivo no mercado de trabalho.

No laboratório de modelagem, você poderá expressar todo seu talento criativo, experimentando diversas técnicas e materiais. Terá a possibilidade de criar bolsas e joias a partir da sua própria ideia criativa, aprimorada depois de uma importante fase de pesquisa; você também criará joias e acessórios com um apelo comercial e que são destinadas a um público-alvo ou segmentos de mercado específicos. Além de desenvolver seu projeto e aprender a usar as ferramentas, você também explorará as questões ligadas ao marketing, tais como a apresentação e gestão da comunicação, necessidades de distribuição, custos, materiais escolhidos e processos de produção.

Você terá a oportunidade de aprender com as principais marcas do mercado, com as quais poderá realizar projetos durante os três anos de curso, além da abordagem prática dos laboratórios que te dará uma ideia real de como funciona o mundo do trabalho. 

Você também poderá aperfeiçoar suas competências durante visitas a empresas, exposições, feiras e museus, que você terá a oportunidade de fazer durante o seu percurso acadêmico. 

Ao final dos três anos de curso de Design de Joias e Acessórios em Turim você terá adquirido um conhecimento tecnológico de ponta e uma visão ampla da profissão e estará pronto para desenvolver e gerenciar o projeto completo de uma coleção: da pesquisa ao design criativo - usando técnicas manuais e digitais - até a definição de estilo, materiais e posicionamento. 

Além disso, você será capaz de gerenciar coleções de joias, óculos, bolsas e calçados para uma marca de forma transversal e contemporânea.

O curso de Design de Joias e Acessórios de Turim é voltado para todas as pessoas criativas que, como você, desejam criar, elaborar protótipos e realizar objetos e que, ao mesmo tempo, são atraídas pela cultura visual, pelas tendências e pela moda em geral. 

Quer você seja novo no setor ou já tenha experimentado produzir algo seu, o curso é projetado para fornecer a você todo o conhecimento sobre a metodologia de projetos e do uso dos programas e ferramentas. Nós te acompanharemos em todo o processo de criação de uma coleção de joias e acessórios, você aprenderá como se comunicar e as únicas coisas que você realmente precisará serão entusiasmo e o desejo de aprender uma profissão tão fascinante.

Durante o bacharelado de Design de Joias e Acessórios em Turim, graças à participação constante em projetos e o contato com designers de grandes empresas da rede IED, você adquirirá um profundo conhecimento da cultura visual, dos materiais, dos programas, das tendências e das exigências do mercado e do varejo; aprenderá a identificar a dinâmica de produção e a identidade das empresas para as quais você trabalhará.

No bacharelado de Design de Joias e Acessórios em Turim, você poderá experimentar uma abordagem metodológica que privilegia o produto e o conhecimento da utilização das ferramentas e dos programas mais populares entre as empresas do setor, como Zbrush, Rhinoceros, CLO3D.

O ponto alto do nosso curso é o corpo docente, formado por profissionais que trabalharam e continuam trabalhando para as mais importantes empresas de joalheria e de design de acessórios como Dior, Hugo Boss, Cartier entre outras, que te guiarão por um caminho de crescimento na descoberta de sua criatividade e na busca de sua própria identidade expressiva, sem deixar de lado as últimas tendências e demandas do mercado.

Além dos docentes, você terá a oportunidade de se encontrar com vários designers de joias e acessórios durante workshops e palestras, poderá visitar empresas e o distrito de ourivesaria de Valenza, você também participará de exposições e feiras, além de concursos nacionais e internacionais.

Ao final do terceiro ano do curso de Joalheria e Design de Acessórios em Turim, você poderá apresentar um portfólio de projetos às muitas empresas italianas e internacionais com as quais o IED possui um acordo, e iniciar sua carreira profissional como Designer de Joias e Acessórios, de Óculos, de Calçados e de Artigos de Couro. 

E não para por aqui, porque graças ao conhecimento teórico da indústria da moda, você também poderá trabalhar como Pesquisador(a) de Cores de Tendência e Materiais, Designer de Joias 3D.

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você estudará os temas preparatórios da profissão, tanto teóricos, como a História da arte contemporânea e a Antropologia cultural, quanto mais práticos, como a Modelagem e o Desenho técnico e projetual. Você aprenderá a trabalhar com a sua criatividade, transformando-a em projetos onde o design é central.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
METODOLOGIA DE PROJETO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
HISTÓRIA DO DESIGN
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO
DESIGN DE JOIAS 1
ANTROPOLOGIA CULTURAL
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA



segundo ano

No segundo ano, você aprofundará ainda mais a metodologia, as ferramentas e a teoria, experimentando e aprendendo na prática durante a realização de projetos propostos por nossos parceiros externos. Nesta fase, você trabalhará tanto sozinho quanto em equipe, e será sempre supervisionado pelo corpo docente, que te darão um feedback oportuno que te ajudará a adquirir cada vez mais consciência e um estilo próprio.

TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DE DESENHO
HISTÓRIA DAS ARTES APLICADAS
MODELAGEM 2
DESIGN DE JOIAS 2
DESIGN 1
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL - COMPUTAÇÃO 3D
DESIGN MANAGEMENT
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
DESIGN 2



terceiro ano

No terceiro ano, você se concentrará em fases projetuais avançadas e aprofundará os conhecimentos e competências projetuais adquiridas até aqui para então dedicar-se ao seu trabalho de conclusão. O projeto final será uma síntese de seu percurso, onde você poderá explorar e mostrar todo o seu conhecimento, estilo e a confiança que você alcançou ao longo dos três anos.

RENDERIZAÇÃO 3D
DESIGN DE JOIAS 3
CENOGRAFIA DE MODA
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
HISTÓRIA DA MODA
DESIGN DE JOIAS 4

Docentes

Daniela Bulgarelli

Antropóloga de moda, de joias e design

Coordenador do curso

Samuele Armelin

Docente        

Othmane Benradi

Irene Chinaglia

Arquiteto    

Maurizio Francesconi

Laura Inghirami

Lia Lenti

Docente        

Laura Manassero

Docente        

Raffaella Navone

Docente        

Alessandro Turci

Estilista e Diretor de Arte

Motoki Yoshio

Sara Fortunati

Marta Faletti

Aurélien Brandt

Vittoria Martini

Alba Solaro

Jornalista

Sonia Martinelli

Notícias