Língua

Italiano

Início

Outubro 2022

Frequência

Full time

Formato

On Campus

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Barbara Brocchi

Entre em um mundo de tradições antigas e técnicas inovadoras e crie joias únicas no bacharelado em Design de Joias em Roma

Entre no mundo do luxo com um curso que fará você descobrir todas as etapas de criação de uma joia. Aprenda a projetar peças preciosas, sedutoras e exclusivas, capazes de valorizar quem as usa, comunicando todo seu poder expressivo. 

O bacharelado em Design de Joias em Roma tem como principal característica o “saber fazer”, ou seja, a capacidade de usar os conhecimentos e competências que você aprenderá junto com suas habilidades pessoais, sociais e metodológicas para o desenvolvimento profissional. Ao longo dos três anos de curso, você explorará as matérias em uma viagem imersiva e transversal, caracterizada pelo diálogo e pela interdisciplinaridade entre os diferentes departamentos do IED. Você terá a possibilidade de experimentar o processo artesanal de produção estudando as técnicas antigas e analisando peças únicas da alta joalheria: estudará também disciplinas e o uso de ferramentas inovadoras como a prototipação 3D e o forecasting, que será essencial para individuar as novas tendências.

Durante os três anos de curso, você buscará sua marca expressiva, uma marca capaz de comunicar sua identidade, que valorizará tanto sua forma de conceber uma joia quanto as pessoas que escolherão usá-las. Você fará um trabalho constante para se tornar único em seu estilo, para realçar sua singularidade e seu poder expressivo em um mercado já rico em criatividade e visões diferentes. Nós te ajudaremos a encontrar seu próprio modo de se expressar e descobrir como cultivar e desenvolver sua identidade criativa.

Informação para decidir

O curso que te ensina a pensar, projetar e realizar como um designer de joias 

O bacharelado em Design de Joias em Roma é estruturado de modo a oferecer a você uma profunda preparação técnica, uma sólida capacidade de pesquisa e análise e uma correta metodologia para projetar uma inteira coleção de joias, bem como realizar protótipos. 

Disciplinas como a História da moda, do design e das joias, te ajudarão a desenvolver uma sólida bagagem cultural que estimulará sua capacidade de observar a sociedade e o contexto, identificar seus sinais e símbolos e traduzi-los em produtos inovadores. Em três anos, você adquirirá uma metodologia de projeto eficaz e um sólido conhecimento das ferramentas e técnicas fundamentais do design de joias, tais como o desenho, a modelagem 3D Rhinoceros e a renderização.  Você terá à sua disposição um laboratório de ourivesaria completamente equipado, onde poderá experimentar diferentes técnicas utilizando as ferramentas de prototipação mais avançadas. 

Além disso, o curso te dará todo o conhecimento para que você possa interagir com diferentes áreas da profissão:  você aprenderá como gerenciar todo o processo produtivo, da ideia à distribuição, compreenderá a dinâmica econômica, a lógica industrial e as estratégias de marketing e comunicação mais eficazes no setor. 

O objetivo do bacharelado em Design de Joias em Roma é introduzir você na profissão de Designer de Joias por meio da descoberta de sua singularidade, identificando sua própria personalidade estilística. 

Ao longo dos três anos, você terá a oportunidade de participar de projetos reais, colaborando com outros estudantes do IED e empresas do setor em trabalhos altamente inovadores. Nos últimos anos, as start ups digitais deram um impulso às nossas colaborações, possibilitando que nossos alunos e alunas trabalhassem em projetos de alta tecnologia, tais como um trabalho que utilizou a realidade aumentada para apresentar a coleção WE ARE 3. Trata-se de um projeto promovido pelo IED, que contou com a participação de países estrangeiros, como a Coréia e o México, onde jovens de diferentes origens trabalharam juntos, compartilhando e misturando culturas e métodos de design.

O bacharelado em Design de Joias em Roma é pensado para as pessoas fascinadas pela ideia de criar do zero objetos preciosos, peças ornamentais que expressem a personalidade de quem as usa e contribuam para definir o estilo. Se você está procurando uma nova linguagem corporal que comunique por meio da criação de objetos identitários, então o mundo da joalheria é para você.  

Quem cria esses preciosos acessórios tem na mãos o poder de fazer as pessoas se sentirem importantes, pois contribuem para a construção do estilo de cada um: a joalheria é, assim, um ícone de estilo, um objeto de sedução.

Para nós, o curso de Design de Joias em Roma é um curso completo e aberto a pessoas com formação e experiências diversas. Quer você tenha frequentado um curso de artes e deseja aprofundar seus conhecimentos, quer tenha feito uma experiência totalmente diferente; quer sua família trabalhe com ourivesaria ou em outra área, durante os três anos de curso, nós forneceremos a todos a mesma formação, juntos, exploraremos os temas, desenvolveremos as habilidades e construiremos as competências para enfrentar com toda a segurança o mundo da joalheria.

Ao longo de três anos, você poderá transformar sua paixão em uma peça preciosa e aprender como criar sua própria coleção, joia após joia. Você se tornará um joalheiro ou uma joalheira, modelando a matéria para criar objetos tridimensionais. Você emprestará sua criatividade às empresas mais importantes do setor, trabalhando lado a lado com os grandes designers da joalheria italiana e mundial. O “saber fazer” se tornará o elemento central em seus projetos e em seu processo criativo.

O bacharelado em Design de Joias em Roma é um curso com 40 anos de história: ao longo desses anos, profissionais de todo o setor de joalheria da Itália contribuíram com palestras, concursos, seminários e colaborações internacionais em nosso instituto. 

A cidade de Roma tem uma tradição joalheira que remonta ao século VIII, que nasce com os romanos e os etruscos, partindo das técnicas antigas de fabricação como o micromosaico e as coleções Castellani, até chegar aos joalheiros romanos de hoje, que ostentam uma tradição de séculos de ourivesaria e design, que você poderá conhecer de perto se decidir fazer o curso nesta sede. 

O programa de estudos do bacharelado em Design de Joias em Roma se concentra no processo criação de uma joia em todas as suas fases e formas: durante três anos, você terá a oportunidade de conhecer diferentes áreas como a alta joalheria, joias de moda, ourivesaria, relógios, joias experimentais, peças em metal para acessórios e muito mais. A sede romana, graças ao seu patrimônio enorme e à sua profunda experiência, é o lugar ideal para aprender a identificar sinais e ideias, em um curso que olha em direção ao futuro, sem nunca deixar de lado seu importante passado.

O curso é focado na prática, onde a didática envolve estudantes e professores em concursos internacionais, projetos com empresas, relações com escolas internacionais, professores convidados, além da participação em eventos do setor, como a Roma Jewelry Week, onde no passado os alunos do IED mostraram a qualidade de seus trabalhos ganhando os primeiros lugares no concurso. 

Ao final de um curso estruturado para garantir que você adquira todas as habilidades necessárias, você será capaz trabalhar como profissional independente ou dentro de uma empresa de alta joalheria, joalheria de moda e acessórios, relógios e óculos como Designer de Joias, Designer de Alta Joalheria, Designer de Óculos, Designer de Relógios, Desenvolvedor de Produtos, Pesquisador(a) de Tendências de Moda, Criador de Protótipos 3D, Ilustrador(a) de Joias.

Programa de Estudos

primeiro ano

No primeiro ano, você se concentrará no aprofundamento cultural e na aquisição da metodologia projetual. Você estudará matérias como a História da joalheria, História do design, Gemologia: disciplinas necessárias para a realização dos projetos. Você experimentará o potencial e os limites dos metais durante os diversos laboratórios e aprenderá a projetar tanto manualmente quanto usando programas.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
METODOLOGIA DE PROJETO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
DESENHO TÉCNICO DE PROJETO
HISTÓRIA DO DESIGN
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO
DESIGN DE JOIAS 1
SEMIÓTICA DA ARTE
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA



segundo ano

No segundo ano, você começará a adquirir habilidades específicas no uso de materiais, de programas como o Rhinoceros e de técnicas como a impressão em 3D. Aprofundaremos o desenvolvimento da criatividade e das metodologias, com a participação em concursos e projetos internacionais, bem como em projetos com empresas do setor. Você também aprofundará as aplicações da joalheria na moda, em desfiles e exposições.

HISTÓRIA DA MODA
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
HISTÓRIA DAS ARTES APLICADAS
MODELAGEM 2
DESIGN DE JOIAS 2
DESIGN
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL– RHINOCEROS 3D
DESIGN MANAGEMENT
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS



terceiro ano

O terceiro ano é o ano do projeto de conclusão, do desfile, das exposições e da participação em feiras. Você abordará os temas da alta joalheria, das joias contemporâneas e dos relógios. 
Você desenvolverá ainda mais suas habilidades técnicas e metodológicas e, a cada projeto, sua identidade criativa e projetual ficarão mais evidentes, tudo isso sob a orientação do corpo docente que te acompanhará durante os três anos de curso. 

DESIGN DE JOIAS 3
RENDERIZAÇÃO 3D
CENOGRAFIA DE MODA
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPOR NEA
DESIGN DE JOIAS 4

Faculdade

Barbara Brocchi

Diretora de Arte, Ilustradora, Docente, Escritora, Designer

Coordenador do curso

Bonizza Giordani Aragno

Enrico Petti

Paola Volpi

Gioia Capolei

Viviana Gravano

Curadora e historiadora de arte contemporânea

Giorgia Coderoni