Laurea Triennale in Fashion Design - IED Cagliari

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Nicola Frau, Massimo Noli

Use a linguagem da moda para expressar a contemporaneidade por meio de sensações, imagens, formas e materiais que contam uma história no bacharelado em Design de Moda em Cagliari

Sinta o mundo ao seu redor, se abra às emoções e aprenda a traduzi-las em peças e coleções. Deixe-se levar pela curiosidade de explorar novos materiais, técnicas, de conhecer novos estilos e tradições, que fizeram dessa profissão um dos pilares da cultura e da economia italiana. Cultive sua paixão e a vontade se envolver em projetos, siga os exemplos dos maiores designers de moda, que você terá a oportunidade de conhecer, e aprenda a superar obstáculos.
O bacharelado em Design de Moda em Cagliari te acompanha em um percurso onde você aprenderá a projetar produtos para o mundo da moda dando espaço à sua criatividade, criando peças de roupa e acessórios e construindo uma história sua, inspirada no espaço e na sociedade em que você vive. Você conhecerá as técnicas tradicionais de modelagem e costura, aprenderá a conhecer os materiais de perto, a desenhar e ilustrar, tanto a mão livre como com o auxílio de programas, e terá a possibilidade de acompanhar todas as etapas de criação de uma peça de vestuário, partindo da ideia inicial até a sua realização.
Durante os três anos de curso, você aprenderá a ser estimulado não só pelo mundo da moda, mas também por outras áreas como as artes visuais, mídias digitais e novas tecnologias, marketing, gestão de produtos, direção de arte e comunicação empresarial.
 

Informação para decidir

O curso onde você aprende a realizar uma peça de vestuário partindo da ideia até a sua realização
 

O percurso acadêmico do bacharelado em Design de Moda em Cagliari foi criado com o objetivo de fornecer o conhecimento teórico e prático para projetar uma coleção de moda composta por peças de roupa, acessórios e tecidos.

A nossa abordagem didática se concentra no papel central do projeto e da metodologia, aspectos que ganharão sempre uma maior profundidade e complexidade, graças aos projetos propostos pelas empresas que colaboram com o IED. Durante os três anos de curso, você se dedicará à aprendizagem de técnicas de modelagem e costura, da tecnologia dos materiais têxteis, de técnicas de desenho e de ilustração de moda, do processo de produção de uma peça de vestuário e de um acessório, bem como dos princípios do styling. 

Juntamente com os aspectos técnicos e metodológicos da profissão, exploraremos também as disciplinas culturais, necessárias para compreender a linguagem da moda como fenômeno histórico, artístico e social, como fluxo de tendências e sinais, como uma história criativa e visual. A moda também será abordada como um sistema econômico, do ponto de vista dos seus mecanismos de produção, do marketing e da comunicação feita por meio de canais específicos. Ao final do bacharelado em Design de Moda em Cagliari, você terá adquirido competências e uma postura empreendedora capaz de lidar com as diferentes dinâmicas do setor.
 

O bacharelado em Design de Moda em Cagliari é pensado para todas as pessoas que são movidas por uma forte paixão e sensibilidade pela moda, reconhecida, desde sempre, como uma linguagem que fala sobre o tempo em que vivemos, que carrega consigo as mudanças sociais, políticas e de costumes que atravessam diferentes épocas. Como tal, é um código que pode ser compreendido e usado por todos.

Se em você a moda também desperta curiosidade e fascínio, se deseja aprender a contar uma história utilizando peças de vestuário, expressar sua singularidade e comunicar algo sobre você em uma coleção, então este curso é feito para você. Não é necessário nenhum conhecimento prévio específico, basta que você traga todo seu entusiasmo e desejo de compreender os mecanismos e estímulos deste setor.

Durante os três anos de curso, você terá a possibilidade de desenvolver e amadurecer seu pensamento criativo, sua atitude e sua personalidade: elementos fundamentais que você poderá colocar em prática já a partir do primeiro semestre, percorrendo um caminho de crescimento imersivo e estimulante. 
 

O bacharelado em Design de Moda em Cagliari é um percurso acadêmico pensado para que os alunos e alunas vivam uma experiência muito semelhante ao mundo profissional, às suas demandas, aos seus estímulos e às suas exigências.

Estudar na sede do IED de Cagliari significa ter a possibilidade de conhecer, assimilar e valorizar as especificidades da região da Sardenha, para então traduzí-las em diferentes situações como um elemento de valor agregado. É desenvolver a capacidade de definir o futuro da moda fazendo uma fusão entre o passado e presente; é estudar os materiais e as formas típicas da Sardenha e do seu artesanato com um olhar atual, nacional e internacional; é transformar os elementos tradicionais em tecidos, peças de vestuário e coleções, capazes de se destacar e ganhar credibilidade na moda contemporânea.
Os professores que te acompanharão durante o curso são profissionais reconhecidos internacionalmente na indústria criativa. Você poderá ter um contato direto e constante com o corpo docente, o que te possibilitará ter um acompanhamento praticamente individual durante o curso. 
Ao final dos três anos de curso, você terá entrado em contato com vários profissionais da rede IED, em workshops, seminários, discussões e visitas a empresas que te darão o quadro real do setor da moda. O conjunto dessas experiências, somado ao conhecimento e às ferramentas que você terá adquirido, serão úteis tanto para ingressar em uma empresa como para sua carreira como freelancer em Design de moda, Design de Acessórios, Design Têxtil, Gerente de Produto, Trend Forecaster, Fashion Buyer.
 

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você estudará as ferramentas técnicas, culturais, metodológicas e projetuais de base. Você aprenderá os aspectos fundamentais da gestão da criatividade e da execução de projetos. Começará também a pôr em prática as suas próprias ideias criativas nos primeiros projetos. 

ESTILO, HISTÓRIA DA ARTE E DOS COSTUMES
METODOLOGIA DE PROJETO
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
HISTÓRIA DA MODA 1
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO 1
CULTURA TÊXTIL 1
DESIGN DE MODA 1
ANATOMIA DA IMAGEM
SEMIÓTICA DA ARTE 1
 



segundo ano

Durante o segundo ano, você fará projetos mais complexos e, passo a passo, você começará a se sentir seguro para executá-los com total independência. Você aprofundará ainda mais as matérias teóricas; com relação às disciplinas técnicas, você se dedicará ao desenho a mão livre, às práticas das ferramentas digitais chegando até a renderização, a modelagem e à criação de protótipos.

HISTÓRIA DA MODA 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
MODELAGEM 2
PROJETO GRÁFICO 2
CULTURA TÊXTIL 2
DESIGN DE MODA 2
SEMIÓTICA DA ARTE 2
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
LÓGICA E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 1
 



terceiro ano

Durante o terceiro ano, trabalhando na criação e desenvolvimento de projetos, você poderá experimentar e adquirir todo o conhecimento necessário para enfrentar o mundo profissional com confiança. Você também se dedicará ao seu projeto de conclusão, que será o resultado do conhecimento adquirido durante os três anos de curso e a representação tangível da visão de moda que você quer transmitir em suas coleções. 

MODELAGEM 3
DESIGN DE MODA 3
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
LÓGICA E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 2
TEORIA E ANÁLISE DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL
DESIGN DE MODA 4
 

Docentes

Massimo Noli

Designer de Moda    

Coordenador do curso

Nicola Frau

Designer de Moda e Modelista    

Coordenador do curso

Cristiana Arangino

Designer de Moda

Mauro Ballette

Modelista industrial

Giorgia Bistrusso

Designer de Moda

Annalisa Cocco

Daniele Conti

Ilustrador e Designer Gráfico

Umberto Sannino

Consultor de Moda    

Caterina Quartana

Alice Tolu

Consultora styling    

Fabio Di Nicola

Designer de Moda

Lucio Aru

Fotógrafo

Matteo Cardia

Marco D'Amico

Fotógrafo

Franco Erre

Fotógrafo    

Notícias