Laurea Triennale in Fashion Design - IED Torino

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Alessandra Montanaro

Descubra novas tendências, estude as propostas das marcas e proponha suas próprias coleções no bacharelado em Design de Moda em Turim

No bacharelado em Design de Moda em Turim, você seguirá um curso estruturado para conhecer a fundo o mundo da moda; você transformará os estímulos externos em inspiração, dando-a consistência e convertendo-a em ação, desembocando na realização do produto final e da sua comunicação.

Como Designer de Moda, você acompanhará todas as fases do processo de criação de uma coleção e terá a oportunidade de usar sua criatividade nas diferentes etapas que vão desde a ideia até a criação efetiva de uma peça de vestuário. 

Você aprenderá uma profissão cuja principal característica é estar sempre um passo à frente das novas tendências e você poderá criar coleções baseadas em projetos responsáveis: você aprenderá a analisar processos sustentáveis, conhecerá de perto como produzir com o mínimo ou nenhum impacto ambiental, reunindo todos os elementos para compor um projeto de maneira consciente.

Informação para decidir

O curso para criar coleções que combinem criatividade e conhecimento técnico

O objetivo do bacharelado em Design de Moda em Turim é fornecer a você todas as ferramentas necessárias para criar e realizar coleções de vestuário em todas as suas formas. A abordagem prática do curso possibilita desenvolver um conhecimento e uma visão completa do produto baseando-se na análise e no estudo, por exemplo, do desenvolvimento do produto, do marketing, do design e dos programas de design 3D.

A didática do curso de Design de Moda de Turim foi desenvolvida para combinar diversas atividades de formação: aulas frontais, projetuais e de laboratório, assim como visitas didáticas. Você realizará apresentações de grupo e individuais, participará de seminários, workshops e também de iniciativas extracurriculares.

Você terá a oportunidade de entrar em contato com empresas nacionais e internacionais e poderá fazer uma experiência em projetos reais junto a elas e, dessa forma, aprofundar seu conhecimento em noções técnicas mais complexas, entre as quais a pesquisa de tendências e de materiais, a criação de um moodboard e o book da coleção. 

Se a moda é a sua paixão, se seguir as últimas tendências nas revistas, nas ruas ou nas plataformas sociais não é somente um passatempo, mas algo que pode ser sua profissão, se o seu sonho é criar sua marca ou trabalhar para uma grife de moda, então o curso de Design de Moda em Turim é tudo o que você precisa. 

Não é necessário saber desenhar, fazer modelos, costurar ou mesmo saber utilizar qualquer programa específico. O importante é que você viva a moda com atitude, como uma forma de expressar sua personalidade e o que você quer comunicar e compartilhar com as pessoas. 

Ao longo dos três anos do curso de Design de Moda em Turim, você aprenderá a criar, a pesquisar e a seguir o projeto de uma coleção desde a ideia inicial até a realização das peças. Estaremos juntos em um percurso onde a didática não é uma ferramenta passiva de crescimento, mas um estímulo para a ação, por meio da qual você aprenderá a administrar seu trabalho e seu tempo de forma independente.

O bacharelado em Design de Moda de Turim foca no produto, por isso toda a didática do curso se concentra em torno desse tema. Durante os três anos de curso, você terá a oportunidade de desenvolver competências, principalmente técnicas, que farão concretizar sua criatividade, partindo de uma inspiração para chegar a uma peça finalizada. Hoje, o Designer de Moda não é somente uma mente criativa, mas uma pessoa com um profundo conhecimento técnico, atento ao novo, que conhece todos os aspectos produtivos do processo e que é capaz de ler os sinais no tempo e antecipar tendências.

Por este motivo, e pelo fato de acreditarmos fortemente na abordagem técnica da profissão, fomos, há mais de seis anos, a primeira sede a começar a usar o CLO3D, o programa mais utilizado no mundo da moda, capaz de otimizar os processos de desenvolvimento do produto, concretizando os projetos tridimensionais no setor, desde a modelagem 3D da coleção até um desfile virtual dinâmico.

O curso com sede em Turim estabeleceu, através dos anos, acordos com importantes marcas e grifes.  Porém, a rede do IED não se limita às fronteiras nacionais: você conhecerá várias empresas multinacionais que contribuirão para sua formação, com palestras e a participação em projetos, com as quais você também participará de feiras nacionais e internacionais.

O curso de Design de Moda em Turim tem o objetivo de oferecer a você um percurso completo e os conhecimentos atualizados da indústria da moda; um mundo feito de paixão e know-how técnico, de valorização do conhecimento tradicional e de inovação, de habilidades organizacionais e de coragem para enfrentar os novos desafios, onde você poderá encontrar o seu próprio caminho. Graças ao nosso curso, você poderá se direcionar no mercado como Designer de Moda, Designer Têxtil, Gerente de Produto, Designer de Moda 3D.

Programa de Estudos

primeiro ano

No primeiro ano do curso, você se familiarizará com o conjunto de temas e ferramentas preparatórias, estudará o contexto cultural da profissão, conhecerá as ferramentas técnicas e começará a abordar as ferramentas básicas metodológicas e de projeto. O objetivo do primeiro ano é fazer com que você ganhe domínio do método e das ferramentas, de modo a administrar o fluxo criativo da melhor maneira. 

ESTILO, HISTÓRIA DA ARTE E DOS COSTUMES
METODOLOGIA DE PROJETO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
HISTÓRIA DA MODA 1
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO 1
CULTURA TÊXTIL 1
ANTROPOLOGIA CULTURAL
DESIGN DE MODA 1
ANATOMIA DA IMAGEM



segundo ano

O segundo ano é pensado como um momento onde o método, as ferramentas e os conhecimentos teóricos serão experimentados e aplicados em atividades de projetos colaborativos com as empresas. Você aprofundará os assuntos culturais e técnicos aprendidos durante o primeiro ano com mais sabedoria e pensamento crítico, graças à possibilidade de seguir passo a passo todas as etapas do projeto. 

HISTÓRIA DA MODA 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
MODELAGEM 2
PROJETO GRÁFICO 2
CULTURA TÊXTIL 2
DESIGN DE MODA 2
SEMIÓTICA DA ARTE 1
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS
LÓGICA E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 1



terceiro ano

O terceiro ano é aquele da conquista da autonomia projetual e da busca de sua maneira de interpretar a moda. Você poderá utilizar as diferentes linguagens do setor e comunicar sua mensagem na coleção que você preparará em seu projeto de conclusão. Você aprenderá a entender processos, a lógica de marketing, conhecer a cadeia de produção, analisar tecidos e também avaliar a sustentabilidade da matéria-prima.

MODELAGEM 3
DESIGN DE MODA 3
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
LÓGICA E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 2
CENOGRAFIA DE MODA
DESIGN DE MODA 4

Docentes

Alessandra Montanaro

Coordenador do curso

Alessandro Calabrese

Serena Campelli

Giampiero Capitani

Sergio Citossi

Giorgia Dal Farra

Maurizio Francesconi

Melania Lamberto

Angelo Lapiccirella

Marco Sappa

Luca Sburlati

Germana Trovato

Alessandro Turci

Estilista e Diretor de Arte

Luca Palazzo

Vittoria Martini

Notícias