Curatorial Practice

Língua

Inglês

Início

Novembro 2022

Frequência

Full time

Formato

On Campus

Duração

1 Ano

Coordenador do curso

Daria Filardo

Preço

19.200 €

Aprenda a absorver, sintetizar e narrar a realidade usando as linguagens da arte para criar exposições, apresentações e eventos culturais na Pós-graduação em Práticas em Curadoria em Florença

A Pós-graduação em Práticas em Curadoria em Florença forma curadores profissionais com um sólido conhecimento teórico e muita experiência no campo da criação de uma exposição ou apresentação, desde a concepção da ideia até a realização.

Durante o curso, você aprenderá como esse profissional, cada vez mais requisitado no mercado, é capaz de produzir conhecimentos que se materializam no processo delicado de organização e comunicação de uma exposição, em um contexto onde o trabalho artístico vive e dialoga, a todo momento, com o espaço.

Informação para decidir

A Pós-graduação para enfrentar os debates atuais e criar novos universos usando a linguagem visual da arte

A Pós-graduação em Práticas em Curadoria em Florença oferece uma metologia passo a passo que pode ser aplicada em projetos, como exposições e apresentações, desde da ideia inicial à realização - além da abordagem projetual para enfrentar todos os desafios e transformações vividos pelo setor da arte contemporânea.

Nos primeiros três meses de curso, construiremos uma base teórica com matérias como Artes Visuais, Museologia e História das exposições, de modo a criar uma bagagem cultural comum a todos os participantes do curso. A partir do quarto mês, você começará a trabalhar com prestigiosos curadores e profissionais, de instituições nacionais e internacionais, em diferentes estratégias curatoriais para a realização de exposições, eventos culturais, narrativas escritas e orais. Acompanharemos você em visitas, aulas, conversas e trabalhos de grupo em projetos específicos, com o intuito de construir sua própria linguagem curatorial.

 Uma parte muito importante do curso de Pós-graduação é o Projeto Final, no qual os estudantes trabalham em equipe na construção de uma exposição, um evento cultural e uma publicação em colaboração com uma instituição parceira. 

A didática do curso é estruturada por 3 áreas principais: a área cultural, com uma introdução à História da arte moderna e contemporânea, uma análise crítica das tendências recentes e uma abordagem das estratégias atuais de curadoria; a área técnico-instrumental, necessária para organizar e gerenciar uma exposição ou apresentação, mas também para desenvolver as competências de comunicação e marketing para engajar diferentes grupos-alvo; enfim, a fase intensa de prática, que conta com a realização de um projeto curatorial completo em seu trabalho de conclusão, desde a ideia até a realização final.

A Pós-graduação em Práticas em Curadoria em Florença é para quem quer mergulhar em uma profissão plural como a do curador: uma pessoa capaz de proteger e salvaguardar o patrimônio artístico; de selecionar novas obras; de contar uma história; de interpretar e expor obras de arte. Mas, sobretudo, um profissional que pensa uma exposição como uma visão e uma experiência cultural e que produz conhecimento entrelaçando as linguagens visuais com as múltiplas formas de descrever a contemporaneidade.

A Pós-graduação é destinada a todas as pessoas que querem se especializar profissionalmente no campo da curadoria, para projetar exposições para museus, galerias, feiras e leilões. Recomendamos, embora não seja um pré-requisito, que você já tenha tido uma experiência na área das artes e na gestão de projetos.

Quem se forma nessa Pós-graduação, sai pronto para elaborar estratégias de curadoria e trabalhar em ambientes institucionais ou participativos, além de ter um panorama sobre os programas públicos para museus, galerias e espaços sem fins lucrativos. Se encarregará das atividades de comissionamento, dos textos e das publicações, além de ter oportunidades profissionais em feiras, leilões, educação, consultoria e estúdios de arte.

A Pós-graduação em Práticas em Curadoria em Florença é uma resposta à pergunta “o que significa, hoje, trabalhar com a arte contemporânea?” com uma didática transversal que une diversas habilidades e competências, considerando os inúmeros contextos e linguagens artísticos existentes.

O curso quer transferir o conhecimento projetual de gestão e de comunicação, a sensibilidade e o pensamento crítico, fundamentais para compor universos expositivos que equilibrem sua visão com aquela dos artistas, utilizando elementos visuais, performativos e educacionais, bem como uma rede de relações para promover seu projeto.

Você experimentará um ambiente único e repleto de prestígio que é o da cidade de Florença: aqui, você poderá participar e discutir sobre a prática de curadoria com alguns dos profissionais mais respeitados do mundo da arte e explorar este universo com um novo olhar. Em Florença, você terá as aulas teóricas, fará visitas em ateliês, terá a oportunidade de trocar experiências e aprofundar seus conhecimentos, além de desenvolver projetos e narrativas orais e explorar as tendências artísticas atuais, em aulas com um número limitado de alunos, que garantem uma experiência como em um workshop. Você crescerá e fortalecerá suas habilidades de forma orgânica e natural.

O curso de Pós-graduação está sempre atualizado em relação às mudanças do mercado de produção cultural e te ajuda a construir seu portfólio, graças a um corpo docente internacional com experiência em grandes instituições e a várias parcerias, como aquela com a Fondazione Palazzo Strozzi.

Programa de Estudos

Programa de estudos

A Pós-graduação é estruturada em 3 fases principais: a área cultural, um estudo inicial do cenário da arte cultural, suas tendências e estratégias de curadoria; a área técnico-instrumental, para as habilidades de organização, gestão, comunicação e marketing de um projeto; e, enfim, a prática, com a realização de um projeto de curadoria e o desenvolvimento de seu trabalho de conclusão.

Faculdade

Pietro Gaglianò

Yoeri Meessen