Curatorial Practice

Língua

Inglês

Início

Novembro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

1 Ano

Coordenador do curso

Daria Filardo

Preço

20.100 €

Aprenda a absorver, sintetizar e narrar a realidade usando as linguagens da arte para criar exposições, apresentações e eventos culturais na Pós-graduação em Práticas em Curadoria em Florença

A Pós-graduação em Práticas em Curadoria em Florença forma curadores profissionais com um sólido conhecimento teórico e muita experiência no campo da criação de uma exposição ou apresentação, desde a concepção da ideia até a realização.

Durante o curso, você aprenderá como esse profissional, cada vez mais requisitado no mercado, é capaz de produzir conhecimentos que se materializam no processo delicado de organização e comunicação de uma exposição, em um contexto onde o trabalho artístico vive e dialoga, a todo momento, com o espaço.

Informação para decidir

A Pós-graduação para enfrentar os debates atuais e criar novos universos usando a linguagem visual da arte

A Pós-graduação em Práticas em Curadoria em Florença oferece uma metologia passo a passo que pode ser aplicada em projetos, como exposições e apresentações, desde da ideia inicial à realização - além da abordagem projetual para enfrentar todos os desafios e transformações vividos pelo setor da arte contemporânea.

Nos primeiros três meses de curso, construiremos uma base teórica com matérias como Artes Visuais, Museologia e História das exposições, de modo a criar uma bagagem cultural comum a todos os participantes do curso. A partir do quarto mês, você começará a trabalhar com prestigiosos curadores e profissionais, de instituições nacionais e internacionais, em diferentes estratégias curatoriais para a realização de exposições, eventos culturais, narrativas escritas e orais. Acompanharemos você em visitas, aulas, conversas e trabalhos de grupo em projetos específicos, com o intuito de construir sua própria linguagem curatorial.

 Uma parte muito importante do curso de Pós-graduação é o Projeto Final, no qual os estudantes trabalham em equipe na construção de uma exposição, um evento cultural e uma publicação em colaboração com uma instituição parceira. 

A didática do curso é estruturada por 3 áreas principais: a área cultural, com uma introdução à História da arte moderna e contemporânea, uma análise crítica das tendências recentes e uma abordagem das estratégias atuais de curadoria; a área técnico-instrumental, necessária para organizar e gerenciar uma exposição ou apresentação, mas também para desenvolver as competências de comunicação e marketing para engajar diferentes grupos-alvo; enfim, a fase intensa de prática, que conta com a realização de um projeto curatorial completo em seu trabalho de conclusão, desde a ideia até a realização final.

A Pós-graduação em Práticas em Curadoria em Florença é para quem quer mergulhar em uma profissão plural como a do curador: uma pessoa capaz de proteger e salvaguardar o patrimônio artístico; de selecionar novas obras; de contar uma história; de interpretar e expor obras de arte. Mas, sobretudo, um profissional que pensa uma exposição como uma visão e uma experiência cultural e que produz conhecimento entrelaçando as linguagens visuais com as múltiplas formas de descrever a contemporaneidade.

A Pós-graduação é destinada a todas as pessoas que querem se especializar profissionalmente no campo da curadoria, para projetar exposições para museus, galerias, feiras e leilões. Recomendamos, embora não seja um pré-requisito, que você já tenha tido uma experiência na área das artes e na gestão de projetos.

Quem se forma nessa Pós-graduação, sai pronto para elaborar estratégias de curadoria e trabalhar em ambientes institucionais ou participativos, além de ter um panorama sobre os programas públicos para museus, galerias e espaços sem fins lucrativos. Se encarregará das atividades de comissionamento, dos textos e das publicações, além de ter oportunidades profissionais em feiras, leilões, educação, consultoria e estúdios de arte.

A Pós-graduação em Práticas em Curadoria em Florença é uma resposta à pergunta “o que significa, hoje, trabalhar com a arte contemporânea?” com uma didática transversal que une diversas habilidades e competências, considerando os inúmeros contextos e linguagens artísticos existentes.

O curso quer transferir o conhecimento projetual de gestão e de comunicação, a sensibilidade e o pensamento crítico, fundamentais para compor universos expositivos que equilibrem sua visão com aquela dos artistas, utilizando elementos visuais, performativos e educacionais, bem como uma rede de relações para promover seu projeto.

Você experimentará um ambiente único e repleto de prestígio que é o da cidade de Florença: aqui, você poderá participar e discutir sobre a prática de curadoria com alguns dos profissionais mais respeitados do mundo da arte e explorar este universo com um novo olhar. Em Florença, você terá as aulas teóricas, fará visitas em ateliês, terá a oportunidade de trocar experiências e aprofundar seus conhecimentos, além de desenvolver projetos e narrativas orais e explorar as tendências artísticas atuais, em aulas com um número limitado de alunos, que garantem uma experiência como em um workshop. Você crescerá e fortalecerá suas habilidades de forma orgânica e natural.

O curso de Pós-graduação está sempre atualizado em relação às mudanças do mercado de produção cultural e te ajuda a construir seu portfólio, graças a um corpo docente internacional com experiência em grandes instituições e a várias parcerias, como aquela com a Fondazione Palazzo Strozzi.

Programa de Estudos

Programa de estudos

A Pós-graduação é estruturada em 3 fases principais: a área cultural, um estudo inicial do cenário da arte cultural, suas tendências e estratégias de curadoria; a área técnico-instrumental, para as habilidades de organização, gestão, comunicação e marketing de um projeto; e, enfim, a prática, com a realização de um projeto de curadoria e o desenvolvimento de seu trabalho de conclusão.

Docentes

Raimundas Malašauskas

Mentor

Daria Filardo

Historiadora da arte, curadora, educadora.

Coordenador do curso

Pietro Gaglianò

Curador

Yoeri Meessen

Leonardo Bigazzi

Camilla Mozzato

Contemporary Art Curator & Editor

Irene Campolmi

Lorenzo Di Las Plassas

Justin Randolph Thompson

Notícias