POR
Língua
Português
Início
Outubro 2026
Período
Vespertino
Formato
Presencial
Duração
12 Horas
Coordenador do curso
Gil Tokio
Se você pensa em seguir uma carreira criativa, tudo começa pelo desenho.
Novas turmas em breve.
Design, arquitetura, moda, games, animação, artes visuais. Todas essas áreas têm algo em comum: a capacidade de transformar ideias em imagem.
O curso Desenho, Ilustração e Design foi criado para jovens que querem entender, na prática, como funciona o processo criativo nas profissões do futuro. Em 12 horas de imersão presencial, você aprende fundamentos essenciais, experimenta técnicas e desenvolve um projeto autoral que pode marcar o início do seu portfólio.
Mais do que um curso rápido, é uma oportunidade de testar caminhos, ganhar segurança no traço e enxergar com mais clareza suas escolhas acadêmicas.
Saiba mais sobre o curso.
Metodologia
As aulas são dinâmicas e centradas na prática. Você aprende fazendo, com acompanhamento próximo do professor e orientação individual ao longo de todo o processo.
Serão abordados fundamentos do desenho e do design, técnicas de sketching e croqui, estratégias de geração de ideias e métodos de experimentação visual. O percurso culmina na criação de um projeto final autoral, estruturado como peça inicial de portfólio.
Em pouco tempo, você percebe evolução concreta no seu traço e na forma de pensar visualmente.
Saber, Saber Fazer e Ser
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
Para estudantes do ensino médio e jovens interessados em áreas como design gráfico, moda, produto, interiores, arquitetura, artes, games ou animação que desejam experimentar o universo criativo antes de escolher a graduação.
Também é indicado para quem já desenha e quer organizar seu processo, ampliar repertório e transformar interesse em um caminho mais estruturado.
Porque decidir seu futuro exige experimentação.
Em apenas quatro encontros, você vivencia todas as etapas de um processo criativo real, da referência inicial à finalização de uma peça visual consistente. Isso permite entender, na prática, se o universo criativo é o caminho que você quer seguir.
É uma experiência acessível, objetiva e transformadora, ideal para quem quer sair da dúvida e começar a construir seu próprio percurso.
Programa de Estudos
Saiba mais sobre a jornada do curso.
Desenho, Ilustração e Design - 3h
Introdução, fundamentos do desenho e do design, ilustração, mapeamento de influências, objetivos e planejamento de projeto.
Sketching e croqui. Técnicas experimentais de ilustração - 3h
Processos criativos em desenho, ilustração e design. Estudos de forma, colagem, cadáver delicado e surrealismo. Utilização das técnicas de sketching e croqui.
Técnicas de finalização de ilustração - 3h
Aplicação de técnicas de arte finalização, composição, luz e sombra e teoria cromática para ilustração.
Projeto pessoal, portfólio e mercado profissional de desenho, ilustração e design - 3h
Finalização de projeto pessoal. Discussão e criação de portfólio. Reflexões sobre o mercado profissional e conclusão do curso.