Língua

Português

Início

Junho 2026

Período

Vespertino

Formato

Presencial

Duração

12 Horas

Coordenador do curso

Gil Tokio

Preço

Em até 10 parcelas de R$ 120,00

Se você pensa em seguir uma carreira criativa, tudo começa pelo desenho.

Quero me inscrever

 

Início: 10/06/2026 — Matrículas até 10/06/2026
Aulas: quartas-feiras, das 16h às 19h

Design, arquitetura, moda, games, animação, artes visuais. Todas essas áreas têm algo em comum: a capacidade de transformar ideias em imagem.

O curso Desenho, Ilustração e Design foi criado para jovens que querem entender, na prática, como funciona o processo criativo nas profissões do futuro. Em 12 horas de imersão presencial, você aprende fundamentos essenciais, experimenta técnicas e desenvolve um projeto autoral que pode marcar o início do seu portfólio.

Mais do que um curso rápido, é uma oportunidade de testar caminhos, ganhar segurança no traço e enxergar com mais clareza suas escolhas acadêmicas.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso.

Metodologia

As aulas são dinâmicas e centradas na prática. Você aprende fazendo, com acompanhamento próximo do professor e orientação individual ao longo de todo o processo.

Serão abordados fundamentos do desenho e do design, técnicas de sketching e croqui, estratégias de geração de ideias e métodos de experimentação visual. O percurso culmina na criação de um projeto final autoral, estruturado como peça inicial de portfólio.

Em pouco tempo, você percebe evolução concreta no seu traço e na forma de pensar visualmente.

 

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Para estudantes do ensino médio e jovens interessados em áreas como design gráfico, moda, produto, interiores, arquitetura, artes, games ou animação que desejam experimentar o universo criativo antes de escolher a graduação.

Também é indicado para quem já desenha e quer organizar seu processo, ampliar repertório e transformar interesse em um caminho mais estruturado.

Porque decidir seu futuro exige experimentação.

Em apenas quatro encontros, você vivencia todas as etapas de um processo criativo real, da referência inicial à finalização de uma peça visual consistente. Isso permite entender, na prática, se o universo criativo é o caminho que você quer seguir.

É uma experiência acessível, objetiva e transformadora, ideal para quem quer sair da dúvida e começar a construir seu próprio percurso.

Programa de Estudos

Programa de Estudos

Saiba mais sobre a jornada do curso.

 

Desenho, Ilustração e Design - 3h

  • Introdução, fundamentos do desenho e do design, ilustração, mapeamento de influências, objetivos e planejamento de projeto.

Sketching e croqui. Técnicas experimentais de ilustração - 3h

  • Processos criativos em desenho, ilustração e design. Estudos de forma, colagem, cadáver delicado  e surrealismo. Utilização das técnicas de sketching e croqui.

Técnicas de finalização de ilustração - 3h

  • Aplicação de técnicas de arte finalização, composição, luz e sombra e teoria cromática para ilustração.

Projeto pessoal, portfólio e mercado profissional de desenho, ilustração e design - 3h

  • Finalização de projeto pessoal. Discussão e criação de portfólio. Reflexões sobre o mercado profissional e conclusão do curso.

Docentes

Coordenador do curso

Gil Tokio

Notícias

05 maio 2025

Exposição “DESIGN versus DESIGUALDADES” propõe reflexões sobre o papel do design na construção de um mundo melhor

De 14 de abril a 16 de junho, a exposição ocupa a Casa d’Italia com projetos que questionam e propõem soluções para as desigualdades contemporâneas.

27 novembro 2024

Design em Foco – Fashion Marketing e Global Branding Talk

A segunda live do Design em Foco traz as diferentes visões de marketing, empreendedorismo e moda. Mediação de Gustavo Cavalheiro.

14 novembro 2024

Neurociência e a Experiência Sensorial no Design de Interiores

No Design em Foco, a professora Andréa de Paiva relacionou os princípios básicos da neurociência com a criação de ambientes

10 novembro 2023

Neurociência e Design: Como a ciência pode transformar a Experiência do Usuário?

No mundo digital em constante metamorfose, a combinação de neurociência e design é a fórmula para moldar experiências de usuário memoráveis e eficazes.

08 novembro 2023

Design Gráfico e Digital: tendências para o futuro

O que podemos esperar do futuro para a área de Design Gráfico e Digital e quais profissões estarão em alta?

09 outubro 2023

Apresentando o novo IED Dream Team : embaixadores da criatividade e crescimento da nossa comunidade

Temos o prazer de anunciar o lançamento do IED Dream Team, um grupo de ex-alunos que se tornaram profissionais líderes em suas áreas, apaixonados por criatividade e crescimento da comunidade: dedicados a endossar projetos de nossa comunidade e criatividade

01 setembro 2023

Fique por dentro dos projetos do curso Design Gráfico e Digital do IED SP

Nessa retrospectiva, você vai conhecer mais sobre cada um desses projetos, realizados com a participação de estudantes e professores da graduação em Design Gráfico e Digital.

22 agosto 2023

Conheça o curso de Graduação em Design Gráfico e Digital do IED

A Graduação em Design Gráfico e Digital do IED São Paulo é o início da sua jornada profissional.

design-week-2023

31 março 2023

IED Design Week 2023

Memória, Transformação, Tecnologia, Espaço e Materiais são as palavras através das quais poderá ser compreendida a relação entre o IED e o evento mais importante de 2023 no âmbito do Design.