Língua

Português

Início

Fevereiro 2025

Período

Fim de Semana

Formato

Presencial

Duração

36 Horas

Coordenador do curso

Laercio Marques

Preço

10 parcelas de R$531,29

Capacitar profissionais para atuar estrategicamente na interseção entre propósito, inovação e negócios, utilizando abordagens contemporâneas que integram design, dados e tecnologia.

Data de início: 15/02/2025, sábado (quinzenal).

O business design pode contribuir de modo efetivo para o desenvolvimento de soluções para problemas complexos, a inserção de práticas ESG (Environmental, Social & Governance) nos negócios e organizações, e ainda a implementação de novos paradigmas como: horizontalização de negócios, diversidade e inclusão social, experimentação, prototipagem, agilidade, empreendedorismo e inovação aberta.

A modalidade de extensão Propósito, Estratégia e Negócios trata elementos fundamentais de business design. De maneira aprofundada, contribui para o desenvolvimento de soluções para problemas complexos, pratica a inserção de ESG (Environmental, Social & Governance) nos negócios e organizações e realiza a implementação de novos paradigmas como horizontalização de negócios, diversidade e inclusão social, experimentação, prototipagem, agilidade, empreendedorismo e inovação aberta.

A partir de uma visão prática e voltada para o futuro, os alunos são preparados para atuar como agentes transformadores no ambiente corporativo, integrando criatividade, análise estratégica e tecnologia em busca de soluções que respondam às demandas das novas economias e sociedades contemporâneas.

 

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso.

Com a proposta de desenvolver o papel de liderança em negócios a partir da lente do design, o curso equipa os participantes com ferramentas para a construção de cenários prospectivos, permitindo a antecipação de tendências e a formulação de estratégias inovadoras em ambientes de incerteza. 

Por meio de práticas específicas, são repassados métodos que auxiliam na projeção de experiências com foco no cliente. A extração, análise e interpretação de dados para fundamentar decisões estratégicas e impulsionar a performance empresarial também possuem papel essencial nos módulos. 

Em adicional, a jornada do aluno irá contemplar a aplicação de metodologias para criar, adaptar e reinventar modelos de negócios que equilibrem sustentabilidade econômica, impacto social e alinhamento com propósitos organizacionais.

As aulas são ministradas no formato presencial, com as grades realizadas na unidade matriz do curso (SP). Visitas externas também estão previstas entre as atividades do curso. 

 

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

*A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

**O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso é destinado ao profissional que deseja adquirir o mindset de business design e busca empregar essa abordagem de forma estratégica para a resolução de problemas nas organizações. 

O conteúdo abordado é pensado para pessoas de todos os níveis, desde as que estão em início de carreira quanto aquelas que estudam a possibilidade de abrir o próprio negócio. A base da grade curricular foi desenvolvida com o propósito de apresentar o design como ferramenta estratégica e catalisadora para a inovação, de maneira a otimizar processos de trabalho e potencializar o desenvolvimento de negócios.

Estamos vivenciando tempos de mudanças exponenciais. A transformação digital promovida pela Quarta Revolução Industrial (indústria 4.0) vem revolucionando o modelo de negócio das empresas, bem como a proposta de valor de startups, organizações e novos empreendimentos. Por consequência, os ciclos de inovação corporativa estão cada vez mais rápidos, complexos e desafiadores, e os modelos de gestão convencionais já não garantem por si só a sustentabilidade dos empreendimentos.

 

A proposta do conteúdo do curso é destacar a importância da utilização de novas tecnologias no ambiente de negócios, dar centralidade aos clientes e usuários através de processos adequados de customer discovery e compreender como os dados podem auxiliar nas tomadas de decisões no ambiente corporativo, no desenvolvimento e na manutenção dos negócios. 

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O uso do design no mundo dos negócios é o reflexo da aplicação estratégica em prol da assertividade na hora de atingir o seu público. O mercado está mais inteligente, e as soluções precisam seguir o mesmo passo para não ficarem atrás. A grade do curso de extensão contempla as teorias e ferramentas mais usadas no mercado contemporâneo.

 

  • Future Thinking: Construção de Cenários (6 horas)

  • Customer Experience: Experiência do usuário (6 horas)

  • Transformação Digital: O papel do designer (6 horas)

  • Planejamento Estratégico em Negócios (6 horas)

  • Data Driven Business: Negócios orientados por dados (6 horas)

  • Design de modelos de Negócios (6 horas)

Docentes

Laercio Marques

Natalia Kaupa

Anny Atti

Eduardo Strang

Poderia estar interessado em:

Notícias