ENG
Língua
Inglês
Início
Outubro 2025
Período
Período Integral
Formato
Presencial
Duração
3 Anos
Créditos
180
Coordenador do curso
Valentina Rainone
Descubra como valorizar e narrar a moda com estratégias de marketing e comunicação no curso de graduação de 3 anos de Marketing e Comunicação de Moda do IED Roma.
As transformações do setor da moda exigem profissionais capazes de integrar estratégia, criatividade e novas tecnologias para valorizar a marca e os produtos em um mercado em evolução constante. O curso de graduação em Marketing e Comunicação de Moda do IED Roma oferece uma formação multidisciplinar para compreender e gerenciar as mudanças que estão redefinindo a comunicação e o posicionamento das marcas no mundo da moda.
Durante o curso, você desenvolverá uma visão estratégica do setor da moda e adquirirá competências em marketing digital, identidade de marca, comunicação integrada e estratégia de varejo, focando nas últimas evoluções tecnológicas e nos valores de sustentabilidade e inclusão.
Aprenderá como realizar pesquisas de mercado, analisar os dados e interpretar as tendências para criar estratégias de posicionamento eficazes. Por meio de uma abordagem prática, você trabalhará na construção da identidade de uma marca e na definição da linguagem de comunicação, ocupando-se também da distribuição, do relacionamento com as mídias e do gerenciamento das relações públicas.
O curso combina teoria e aplicação prática: estudos de caso, workshops com empresas e projetos reais permitirão que você trabalhe com as dinâmicas de mercado e aprimore sua capacidade de comunicar com os consumidores mediante os diversos pontos de contato do fashion system.
Qualificação concedida:
Diploma Accademico di Primo Livello (DAPL), correspondente a um Bacharelado em Artes (BA) ou Bacharelado em Ciências (BSc) - EQF6 / ISCED6.
Créditos:
O programa concede 180 CFA (Créditos Acadêmicos Formativos) correspondentes a 180 ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos).
* Para este curso, foi solicitado o credenciamento do MUR - Ministero dell'Università e della Ricerca - para o ano acadêmico de 2025/26. As informações desta página serão atualizadas quando o processo for concluído.
Um curso para compreender a evolução do mercado e transformá-la em estratégias de sucesso no mundo da moda.
O curso de graduação em Marketing e Comunicação de Moda do IED Roma prepara você para enfrentar os desafios de um mercado que está sempre evoluindo, fornecendo ferramentas estratégicas e operacionais para gerenciar e promover as marcas e os produtos do setor da moda.
Durante três anos, você adquirirá habilidades transversais que lhe permitirão projetar estratégias de marketing, desenvolver companhas de comunicação e gerenciar a identidade de marca com uma abordagem inovadora. Você aprenderá a interpretar as tendências globais, analisar os mercados, definir o posicionamento de uma marca e planejar estratégias de venda eficazes, com uma atenção especial aos canais digitais, às mídias sociais e às novas tecnologias aplicadas à moda.
Por meio de uma combinação de aulas teóricas, laboratórios práticos, estudos de caso e colaborações com empresas do setor, você desenvolverá um conhecimento profundo do fashion system e de suas dinâmicas, lidando com os temas fundamentais que estão redefinindo o setor como a sustentabilidade, a inclusão e a inovação digital.
O objetivo do curso é formar profissionais com uma visão estratégica e global, prontos para se tornarem um ponto de conexão entre a marca e seus consumidores. Com a orientação de docentes especializados e profissionais do setor, você terá a oportunidade de trabalhar em projetos reais e elaborar um portfólio consistente, adquirindo a autonomia necessária para entrar no mundo do trabalho com uma preparação completa e atual.
O curso de Marketing e Comunicação de Moda do IED Roma foi criado para jovens criativos e curiosos, apaixonados pela moda e pela comunicação, que querem adquirir habilidades estratégicas para revolucionar o setor da moda. É a escolha certa para você se deseja compreender profundamente o mundo da moda, desenvolver estratégias inovadoras e trabalhar com as marcas que querem se destacar em um mercado em evolução constante.
Se você se interessa pela forma como as empresas constroem sua própria identidade e como comunicam com o público, se quer descobrir como criar um plano de marketing eficaz e como as plataformas digitais estão redefinindo as regras do setor, esse curso lhe dará as competências para analisar o mercado, interpretar as tendências e construir estratégias de posicionamento e comunicação para marcas e produtos.
Graças a uma abordagem prática e multidisciplinar, você adquirirá as habilidades fundamentais de fashion branding, de marketing digital, de estratégia de venda e de relação com as mídias e de RP. Você terá a possibilidade de trabalhar em posições-chave como Brand and Communication Specialist, Merchandising Specialist, Gerente de Produto, Fashion Buyer, Retail & Store Specialist ou Coordenador Digital, tornando-se um recurso estratégico para empresas e marcas que querem inovar o próprio posicionamento no mercado global.
O curso Marketing e Comunicação de Moda do IED Roma destaca-se pela sua abordagem contemporânea e interdisciplinar, que une pesquisa, análise e projetos estratégicos para formar profissionais prontos para enfrentar os desafios do setor.
Por que escolher este curso:
O contato direto com os docentes selecionados entre os profissionais do setor e uma didática regularmente atualizada farão com que você desenvolva uma formação sólida e concreta.
Ao final do curso, você terá as competências para entrar no mundo da moda com uma preparação transversal e estratégica, sabendo interpretar o mercado e antecipar as tendências com abordagens inovadoras e direcionadas.
Primeiro ano
O objetivo do primeiro ano é familiarizá-lo com o mercado da indústria da moda e a criação de conteúdo e promoção, elementos-chave para aprender como gerenciar de maneira crítica o fluxo de trabalho que compõe o projeto.
Segundo ano
No segundo ano, será a fase 2.0 do curso: você adquirirá mais consciência e personalidade e aprofundará as habilidades que você começou a desenvolver no primeiro ano. Você poderá acompanhar o estudo do produto passo a passo e gerenciar o projeto de comunicação, online e offline, até a comercialização do produto.
Terceiro Ano
O terceiro e último ano é dedicado à sua evolução em um contexto internacional. Sua independência projetual e sua capacidade de interpretar a linguagem e o mundo da moda darão uma forma concreta a um projeto real que se tornará seu trabalho de conclusão, onde você demonstrará toda a sua habilidade, capacidade de inovação e a sua identidade.