IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
Pós-Graduação

Branding

SEMI-PRESENCIAL
400 Horas
16/03/2022
Segundas e Quartas: 19h00 às 22h15
MATRÍCULA ONLINE
Quer mais informações?

Por quê?

Toda marca tem sua história, mas nem todas contam com um conjunto de estratégias apropriadas para gerir sua imagem, elaborado a partir de um estudo aprofundado sobre suas origens, de modo a transmitir ao público-alvo com naturalidade: valores, missão e personalidade. Para saber contar a história de uma marca, será preciso aliar dados concretos, estratégia e uma boa dose de criatividade. Afinal, o propósito de uma marca deve ser relevante; sua comunicação, clara, e o processo, divertido (sempre que possível).

Para quem?

O curso é voltado para profissionais das áreas de marketing, administração, comunicação e design que tenham um olhar estratégico, assim como pessoas interessadas em atuar na criação e gestão de marcas de forma criativa e contemporânea. Profissionais que atuam nas áreas de design ou redação podem assumir um papel estratégico ao dispor de um amplo acervo de ferramentas, habilidades e competências reais, desenvolvidas, potencializadas e colocadas em prática nos projetos ao longo da jornada no IED.

Como é?

A pós-graduação em Branding do IED Rio nasceu de um curso livre com a proposta de fornecer aos estudantes um olhar contemporâneo, colaborativo e aberto para trabalhar os principais conceitos da disciplina, estratégias relevantes para negócios e ferramentas acessíveis, conectadas às práticas atuais do mercado. O curso procura potencializar seu conhecimento e desenvolver a habilidade de se manter atualizado para atuar com gestão de marketing, consultoria de Branding ou como estrategista de marca, tanto em empresas como em agências.


Curso

Quando pensamos em Branding, imediatamente lembramos de marcas cuja comunicação é única e se destaca em meio a tantos posicionamentos ultrapassados. O que diferencia essas marcas das demais é o Branding. A construção de um posicionamento sólido e coeso determina a forma como ela será percebida, identificada e lembrada pelos consumidores. Um trabalho de branding bem desenhado e executado, possibilita a utilização de elementos básicos enquanto características distintas de uma marca – seja por efeitos sonoros, uma frase ou apenas uma cor.

Não se trata apenas de aproximar pessoas para vender produtos ou serviços: o branding deve ser encarado como uma disciplina objetiva, que ensina a focalizar o cerne da questão para, de maneira criativa, inovadora e com uso de diferentes ferramentas, solucionar problemas com maior agilidade. 

Durante a aula inaugural, apresentaremos o IED Rio, suas instalações, o curso, sua coordenação e corpo docente, formado por profissionais renomados com experiência na academia e que adotam abordagens distintas em aula, a fim de estimular o desenvolvimento de métodos próprios por parte dos estudantes, assim como a readaptação de ferramentas existentes para ampliar sua metodologia de uso.


Entrega

A pós-graduação em Branding aborda comunicação e cultura de marca, com pesquisas em campo para que os estudantes tenham o hábito de entrevistar pessoas e coletar dados importantes para os projetos que serão realizados. O curso possui três disciplinas principais, que serão os pilares do aprendizado: Investigação e Diagnóstico, Estratégia de Marca e Expressão de Marcas – cada uma com uma carga horária de 60h.

Em Investigação e Diagnóstico, vamos estimular os instintos e habilidades de pesquisa e análise dos estudantes para que desenvolvam práticas que vão ajudá-los ao longo de toda a jornada, sobretudo na hora de estudar a identidade de diferentes marcas para, então, conseguirem identificar pontos positivos e negativos (o que funciona e o que pode ser melhorado). Nas disciplinas “Estratégia de Marca” e “Expressão de Marcas”, vamos pensar o universo das marcas a partir dos dados levantados e avaliar quais os melhores caminhos para a comunicação de uma marca e quais as melhores formas de expressar sua personalidade recém-criada.

O curso propõe a elaboração de quatro projetos com foco em: coolhunting & trends mindset; arquétipo de marcas; branding aplicado (place branding e branding para mercado da moda) e transformação digital. Dessa forma, os estudantes serão capazes de desenvolver um projeto de marca pessoal e o TCC, realizado em parceria com grandes empresas, marcas ou organizações.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: 16/03/2022
Horário: Segundas e Quartas: 19h00 às 22h15
Duração: 400 Horas

Valores:
24x de R$ 1.752,75 R$ 1.472,17
E ex-alunos têm mais 25% de desconto. Consulte condições.

COORDENAÇÃO

ANA COTTA

Mineira formada em design no Rio, Ana Cotta é interessada em criatividade, estratégia e boas histórias de marcas. Trabalhou durante 13 anos na Crama Design Estratégico, onde foi associada e diretora de criação e estratégia. Lá, criou metodologias de trabalho, dirigiu equipes multidisciplinares e desenvolveu projetos diversos, desde Branding até Retail Design. Em 2016, já com alguns cabelos brancos, entende que é hora de construir novas histórias, ainda mais suas. Deixa, então, a Crama para se associar ao Macaco Ciano. Também é graduada em trocadilhos e, feliz ou infelizmente, gosta de praticá-los em suas aulas e workshops. Seus temas favoritos são comunicação, gestão e identidade de marca e design como ferramenta de transformação e inovação.

Início das aulas: 16/03/2022
Horário: Segundas e Quartas: 19h00 às 22h15
Duração: 400 Horas

Valores:
24x de R$ 1.752,75 R$ 1.472,17
E ex-alunos têm mais 25% de desconto. Consulte condições.

DISCIPLINAS
Metodologias Ágeis18h
Negócios e Empreendedorismo18h
Introdução ao Branding18h
Investigação e Diagnóstico de Marca60h
Estratégia de Marca60h
Expressão de Marca60h
Planejamento em Comunicação de Marca21h
Marketing Digital para Marcas18h
Implementação & Cultura de Marca21h
Apresentações e Workshops de Marca18h
Personal Branding18h
Projeto Integrado30h
Trabalho de Conclusão de Curso40h
RIO DE JANEIRO SÃO PAULO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.