IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
Pós-Graduação

UX/UI: Design, Inovação & Estratégia

SEMIPRESENCIAL
400 horas
16/03/2022
Segundas e Quartas das 19h30 às 22h45
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

Projetar experiências fluidas e cada vez mais satisfatórias para usuários é uma tarefa de crescente complexidade, que exige dos profissionais que atuam nessa área o comprometimento com o sucesso do produto/serviço, além do domínio de técnicas, ferramentas e uma visão 360º de projetos. O objetivo da Pós-graduação em UX/UI é formar profissionais dotados de visão crítica, ao mesmo tempo em que acumulam uma bagagem técnica em termos de competência e habilidade necessárias para a execução de projetos de experiência centrados no usuário.

Para quem?

Por sua multidisciplinaridade, o curso é voltado para profissionais de diversas áreas, como design, publicidade, marketing, tecnologia, jornalismo, educação, artes e arquitetura, interessados em ter uma compreensão global de projetos de design centrado no usuário para assumir cargos estratégicos de gestão. Quem atua em campos relacionados ao design de experiência de usuários, encontra na pós-graduação do IED os meios para se especializar e dominar competências, habilidades e ferramentas que permitem refletir e projetar experiências para usuários de produtos e serviços interativos, sejam eles digitais ou híbridos.

Como é?

O curso conta com uma metodologia voltada para o estudo e desenvolvimento de projetos, realizados em cada módulo e intercalados com disciplinas conceituais para a consolidação de uma visão crítica sobre UX e UI. Técnicas como arquitetura da informação, pesquisa com usuários, estratégias de negócios e liderança em design serão apresentadas em detalhes ao longo da jornada para que os estudantes sejam capazes de pensar e responder às demandas reais de mercado, além de desenvolver seus próprios produtos e serviços.


Curso

A experiência do usuário assumiu uma importância estratégica no mercado e que exige dos profissionais da área uma compreensão sobre as diversas formas que o design de interação pode assumir, moldadas por diferentes elementos envolvidos. O processo de investigação de problemas é um passo importante para compreender cada elemento que constitui a experiência do usuário – além de ser parte fundamental para estruturar caminhos que levem às soluções inovadoras.

Durante as aulas, vamos trabalhar atividades práticas, aliadas à fundamentação teórica e validação conceitual para exercitar diferentes técnicas, aplicadas a situações reais, como pesquisa, design thinking, prototipagem, marketing e programação. O objetivo é estabelecer um entendimento detalhado sobre a forma como as diferentes partes se relacionam, sejam técnicas, estéticas ou humanas.

O corpo docente é composto por profissionais especializados em suas áreas, como designers, arquitetos, publicitários, desenvolvedores e jornalistas que vão explorar metodologias e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de projetos e serviços, assim como temas organizacionais que incluem processo de trabalho em equipes diversas, remotas e distribuídas. O curso busca formar competências necessárias além de promover uma reflexão em níveis ampliados sobre problemas reais enfrentados pelo designer de experiência. Para isso, oferece uma introdução ao pensamento sistêmico como abordagem de projeto e solução de problemas complexos.


Entrega

A pós-graduação em UX/UI: Design, Inovação & Estratégia possui 3 fases além do TCC. A primeira fase, Conceitos e Concept – Novo Produto, proporciona a compreensão da fundamentação teórica e metodológica do campo de conhecimento e atuação em UX/UI, além de formar competências para a busca de referências para concepção estética (cores, fontes, grids, elementos). A segunda fase, Protótipos e Testes – O Produto como Serviço, explora metodologias e ferramentas necessárias para a prática do projeto de serviços. 

Na terceira fase, Gestão, Inovação e Métrica – 360º, vamos construir uma visão ampla sobre Internet das Coisas; estudar soluções de design com gamificação; aprender a definir métricas, gerar KPIs e introduzir a gestão estratégica do design. Ao final de cada módulo será realizado um projeto teórico e prático de produto e serviço com ênfase no processo de criação, concepção e testes de usabilidade.

O Trabalho de Conclusão de Curso será feito em grupo, em parceria com empresas de mercado, no qual será desenvolvido um projeto final com metodologia, orientação, formatação e apresentação à banca avaliadora para conclusão da sua jornada pela experiência do usuário.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


    Informe os dados abaixo para baixar o arquivo




    Baixe o programa do curso

    Início das aulas: 16/03/2022
    Horário: Segundas e Quartas das 19h30 às 22h45
    Duração: 400 horas

    Valores:
    24 parcelas de R$ 1.685,25
    À vista com 4% de desconto
    Consulte outras formas de parcelamento
    Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições

    COORDENAÇÃO

    MARCELO FALCO

    Amante e aventureiro da tecnologia, Marcelo Falco é mestre em Design (Aplicativos T-Commerce), com MBA em Marketing (E-Commerce), graduação em Design Digital (web arte, videoarte e videoinstalação) e técnico em Processamento de Dados. Desde 2007, é docente na Educação Superior, e, desde 2002, trabalha na área de Design, Marketing e Tecnologia. Em sua carreira, atuou com empresas nacionais e internacionais. Apresentou sua pesquisa no IDA Congress 2011 (Taiwan), no CIPED 2011 (Portugal), P&D 2012 (São Luís do Maranhão, Brasil), CONIC 2013, 2014 e 2017 (Brasil), HCI Internacional 2015 (Los Angeles, EUA), Journal of Computer Technology and Application 2016 (EUA), SIGraDi 2017 (Chile), AHFE 2017 e 2018 (Los Angeles, EUA). Publicou o livro O Design de Interação e a Televisão Digital Interativa (TVDi) em 2018 (ISBN-13:978-620-2-04750-0). Realizou os cursos extracurriculares: Communications Planning, na Simon Fraser University (SFU), Vancouver, Canadá; User Experience Research, na Akendi International Experiences, Canadá; e Project Management for Digital Communications, na The University of British Columbia, Canadá.

    PROFESSORES

    CAIO VASSãO

    -

    Arquiteto e urbanista formado e doutorado pela FAUUSP, onde é pesquisador, Caio é head of innovation na Kyvo e sócio-fundador na Bootstrap. Pesquisa as relações entre cidades, cultura, alta tecnologia e processos colaborativos há mais de 20 anos, é consultor e mentor em projetos de educação, inovação e tecnologia, e professor em numerosos programas de pós-graduação pelo país, tendo lecionado também em diversos cursos de graduação em São Paulo. Atualizou e desenvolveu o Metadesign, como uma abordagem para projetos complexos, colaborativos e de transformação cultural. Hoje, pesquisa a Cidade Distribuída, um modelo avançado de urbanismo no contexto tecnológico em que a cidade é um sistema desprovido de centros, tanto em seu planejamento, como em território, e coordena o grupo Cenários Urbanos Futuros sediado na FAUUSP.


    DANIEL FURTADO

    +

    Fundador da Wezen (estúdio de design de interação e experiência do usuário) e com mais de 20 anos de experiência em design. Criou o canal UXNOW para explicar sobre UX, Design Centrado no Usuário e Arquitetura da Informação. Como professor, lecionou em diversas disciplinas relacionadas à design e UX (IBTA\Metrocamp\Véris, PeopleTec, Iladec, Faculdade Impacta Tecnologia, entre outros). Acredita que produtos e serviços poderiam ser bem melhores do que são.


    ÁLVARO GREGóRIO

    +
    Mestre em Educação, Administração e Comunicação e MBA on Internet Technology, e também certificado em Design pela University of Pennsylvania – The Wharton School. É professor no MBA FIA em Gestão da Tecnologia de Informação. Atua como consultor de Inovação em Governo e atualmente é responsável pela Coordenadoria Corporativa de Inovação – NIT, do Metrô SP.

    ANDRé DAMIãO

    +

    Artista que trabalha transversalmente através dos campos de arte de mídia pós-digital e música experimental. Ele faz parte do NuSom (Research Center on Sonology) e representado pela galeria de arte TechArtLab no Rio de Janeiro. O seu trabalho tem foco na estética da interface, codificação em tempo real e mobilidade. Algumas de suas peças foram apresentadas em salas de concertos e galerias em 18 países, incluindo festivais como Sonorities em Belfast, WhiteNoise na Cidade do México, MATA em Nova York, LiveCodeFestival em Karlsruhe e Addicted2Random em Halle.


    CAROL TOLEDO

    +

    Bacharel e mestre em Artes Visuais com especialização em Mídias Digitais, Carolina Toledo é designer, programadora e docente nas áreas de UX, Design de Interfaces e Programação Web, nas quais atua profissionalmente desde 2001. Como gerente de Produto Digital na Astec.design, já desenvolveu projetos para clientes de diversos segmentos, como Philips, Pro Matre Paulista, Chivas Regal, Natu Nobilis, Filiperson, Mario Sergio Cortella, Intermarine, Ventisilva, Enjoy House, Fruit de la Passion e Banese. Na DoctorApp, atua na intersecção entre UX, tecnologia e negócios, como responsável pelo desenvolvimento de produtos digitais para a área da saúde. É professora na pós-graduação em Experiência do Usuário (UX) e nas graduações em Design Gráfico e Digital e Design de Produto e Serviço do IED São Paulo (2013-atual), com destaque para o ensino de Design de Interfaces e Programação para Criativos. Lecionou na pós-graduação em Design de Experiência (UX) e na graduação em Design Digital da Universidade Anhembi Morumbi (2017-2019). De 2005 a 2016, atuou como docente nas graduações em Artes Plásticas e Licenciatura em Educação Artística da Faculdade Santa Marcelina, em cursos de extensão universitária (Webdesign e E-commerce) e como pesquisadora do grupo Arte & Meios Tecnológicos CNPQ/FASM-SP.


    CECI ROMERA

    +

    Criativa que encontrou propósito trabalhando com experiência do usuário. Atuo como Content Designer e me dedico integralmente a criar experiências inclusivas e acessíveis através da escrita. Muito do que sei foi escrevendo para marcas como Volkswagen, Rede Globo, McCain, Tabasco, Goodyear, TNT Energy Drink, Banco Votorantim, Serasa, Cielo, Drogasil, Droga Raia, Onofre e Nubank. Acredito que cada um escolhe seu jeito de fazer revolução. Eu, por exemplo, escolhi escrever.


    HELLER DE PAULA

    +
    Graduado em Design Digital, possui pós-graduação em Design de Serviços, Futurologia e Liderança e Gestão de Pessoas. Atuação em design digital com desenvolvimento de produtos digitais como sites e apps, alinhando os objetivos do negócio aos anseios dos consumidores por meio do design e de suas aplicações como Service Design, User Experience e Design Thinking.

    RAFAEL NERY

    +

    Profissional com mais de 15 anos de experiência, atuando com grandes marcas no Brasil, Argentina e Estados Unidos, dentre as quais: Profarma Specialty, FIFA, Johnson & Johnson, Johnsons Baby, Listerine, Tylenol, ROC, Neutrogena, Carefree, Aveeno, Universidade Anhembi Morumbi, Faculdade Sumaré, SENAC, PróMatre, Santa Joana, Fox Films, Ajinomoto, Bioderma e Europ Assistance.

    Atuou diretamente com projetos para lançamento de novos produtos e marcas no Brasil, brand awareness, aumento de marketshare e melhoria na atuação regionalizada para equipes comerciais.

    Ao longo de sua carreira desenvolveu campanhas de marketing com foco no B2B, B2C e imprensa, além da organização de eventos em congressos, estandes, convenções e corporativos. É formado em Design Gráfico e Digital, e em 2009 concluiu seu MBA em Marketing iniciando a vida acadêmica como Professor Universitário, após seu ingresso no curso de Mestrado em Artes, pela USP.

    Participou do FILE 2009 com o projeto “Metadoxo – O Interpretar e o Sentir da Trilogia das Cores”, na categoria “Mídia Arte”, além de receber os prêmios de Melhor Design e Design Autoral nos eventos “Panorama Design” e “16° NDesign”, com o projeto “Revista Nanbi”. Participou como palestrante do 1º infoDesign Brasil e 2º Congic com o projeto “Futura, da Geometria à Nova Tipografia”.


    ROBSON SANTOS

    +

    Graduado em Design (Esdi — Uerj), mestre e doutor em Design (PUC-Rio), professor e pesquisador de temáticas relacionadas a pessoas e sistemas digitais, e gerente de pesquisa e desenvolvimento no Luizalabs — área de tecnologia e inovação do Magalu.


    ROGER PASCOAL

    +

    Consultor com 20 anos de experiência em conteúdos e mídias digitais, atua em projetos de inovação em Comunicação, Design e Transformação Digital. É jornalista pela Unesp/SP e mestre e doutor em Design Digital pela PUC/SP. No início da carreira, atuou como repórter e editor cobrindo temas nas áreas de Ciência e Tecnologia. Depois, foi coordenador e diretor em produtoras de conteúdo digital e diretor responsável pelo portal da Universidade de São Paulo/USP. Como produtor e designer, desenvolveu projetos de mídia digital envolvendo conteúdo, interface, programação web/frontend e metodologias ágeis. Como professor, lecionou em cursos superiores de Jornalismo, Relações Públicas e Design de Interação e UX/Experiência do Usuário. Como consultor, já facilitou processos de cocriação de conteúdo, mídias e estratégias digitais em diferentes segmentos para empresas como B3, Roche Farmacêutica, Senac e Edenred/Ticket. É fundador e gestor de projetos na consultoria de codesign e colearning Trixco.

    Início das aulas: 16/03/2022
    Horário: Segundas e Quartas das 19h30 às 22h45
    Duração: 400 horas

    Valores:
    24 parcelas de R$ 1.685,25
    À vista com 4% de desconto
    Consulte outras formas de parcelamento
    Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições

    DISCIPLINAS
    UX – User Experience24h
    UI – User Interface24h
    Redação para UX (UX writing)18h
    Design de Interação e Microinterações18h
    Complexidade e metadesign24h
    Design de Serviço24h
    Pesquisa com Usuários24h
    Métodos e técnicas de avaliação18h
    Design system e designops24h
    UX e Marketing Digital18h
    Internet das coisas (IOT)24h
    Gamificação e engajamento24h
    UX metrics18h
    Inovação e design thinking18h
    Gestão do design24h
    Projeto Produto, Serviço, Inovação36h
    Trabalho de conclusão de curso (TCC)40h
    CURSOS RELACIONADOS
    27/04/2022
    36 horas
    SEMIPRESENCIAL
    Design Thinking
    09/04/2022
    144 horas
    SEMIPRESENCIAL
    Service Design
    17/03/2022
    SEMIPRESENCIAL
    Design Estratégico e Inovação
    SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.