Língua
Inglês
Início
Outubro 2024
Período
Período Integral
Formato
Presencial
Duração
3 Anos
Coordenador do curso
Valentina Rainone
Descubra como o marketing pode ser uma ferramenta de narração e comunicação no bacharelado em Marketing de Moda em Milão
Hoje, o que significa ser responsável pelo Marketing de Moda? Como lidar com um mercado que é em constante evolução? A resposta à estas perguntas você encontra no curso de Marketing de Moda em Milão.
Em nosso curso, graças a uma atualização anual do nosso programa que leva em conta a constante mudança das exigências do mercado de trabalho, você descobrirá o que significa comunicar a moda. Em três anos, você aprenderá a projetar e gerenciar estratégias de comunicação integrada, acompanhar campanhas publicitárias, estabelecer relações entre as mídias e os profissionais do setor, organizar eventos e desfiles e, principalmente, desenvolver planos para lançar produtos e promover designers e marcas.
Você transformará sua paixão por este setor em um trabalho muito requisitado, tornando-se um ponto de conexão extremamente importante entre as empresas e o público-alvo, sabendo decodificar as necessidades e desejos de ambos.
O curso para aprender todas as ferramentas necessárias para decifrar a indústria da moda
O principal objetivo do bacharelado em Marketing de Moda em Milão é formar profissionais com um profundo conhecimento cultural, um excelente senso crítico e capacidades metodológicas, fornecendo todas as ferramentas necessárias para construir uma comunicação estratégica para projetos de marketing cheios de inovação. Seguindo a lógica de mercado atual, focalizaremos no mundo digital, nas mídias sociais e nos desafios que a ética e a sustentabilidade impõem a este setor.
Durante o curso, você verá de perto o que significa saber decifrar a indústria da moda: não apenas desenvolvendo uma mentalidade analítica e crítica, capaz de decodificar sinais culturais, históricos e sociais em sua complexidade, mas também conhecendo o mercado, desde a identidade e posicionamento da marca até a distribuição e as relações com o consumidor.
Nosso método é caracterizado por uma abordagem qualitativa e quantitativa, que vê o marketing como uma linguagem para narrar e comunicar uma marca e um produto, bem como uma disciplina de estudo e de medição aplicada à lógica de mercado. Você aprenderá e dominará noções e ferramentas específicas, tais como a pesquisa e análise de mercado, business plan, orçamento, marketing de relacionamento e viral, psicologia do consumidor e análise de marca. Ao final dos três anos de curso, você terá adquirido as habilidades necessárias para desenvolver um olhar crítico e pessoal sobre os desafios do setor, possuindo as características fundamentais para exercer essa profissão com independência, atitude crítica, inovação e qualidade, com o objetivo de dar vida ao projeto de um plano de marketing que seja orgânico e abrangente.
O bacharelado em Marketing de Moda em Milão é dedicado àqueles que desejam construir a própria carreira profissional no setor de marketing das mais prestigiadas empresas nacionais e internacionais da indústria da moda. Mas também é a escolha certa para aqueles que sonham criar sua própria marca de moda.
Nesse percurso, você encontrará um ambiente estimulante e novo e logo descobrirá que o marketing também reserva muito espaço para a criatividade. Você trabalhará com profissionais do setor que te darão todo o apoio durante seu crescimento profissional, passando a confiança que você precisa para entrar no mundo do trabalho.
Com uma sólida base cultural que abrange várias disciplinas, desde a História dos estilos até a Comunicação dos meios de comunicação de massa, integradas com temas mais práticos como o Design gráfico, em três anos, você terá a possibilidade de experimentar o Marketing de Moda em diferentes situações, aprofundando o conhecimento de todas as áreas envolvidas neste trabalho. Desde aqueles que preferem gerenciar uma marca ou os que se sentem mais propensos a trabalhar com uma campanha publicitária, até quem já se identifica como uma figura estratégica para gerenciar vendas reais ou digitais.
A vantagem do curso de Marketing de Moda em Milão é que usamos o método learning by doing. Ao escolher este percurso, você terá a oportunidade de participar tanto de disciplinas teóricas quanto de laboratórios práticos, se preparando e adquirindo todas as ferramentas para enfrentar o mercado de trabalho após três anos.
Essa abordagem inclui a colaboração com empresas já desde o primeiro ano de curso, para que você tenha uma experiência em primeira mão do que significa trabalhar com o Marketing de Moda, com exemplos reais e não apenas em uma base teórica. Juntos, encontraremos soluções às problemáticas relacionadas ao marketing e à comunicação, desde o briefing inicial do cliente até a apresentação dos dados e resultados.
Você será acompanhado, orientado e ouvido por um corpo docente selecionado entre os melhores profissionais e especialistas de cada área profissional e disciplinar e, além das atividades curriculares, você também poderá participar de workshops, concursos, seminários, projetos especiais e atividades transversais dentro de nosso Instituto. Você imediatamente começará a ter uma ideia clara de como a palavra moda engloba mundos diversos e poderá também iniciar a entrar em contato com os profissionais de todos os setores relacionados.
O curso visa formar profissionais diversificados que desejam trabalhar na área de Marketing de Moda e especializar-se na carreira, atuando como Especialista em Marca e Comunicação, Especialista em Merchandising, Gerente de Produto, Fashion Buyer, Especialista em Varejo e Lojas, Coordenador Digital.
primeiro ano
O primeiro ano é dedicado a aprofundar seus conhecimentos e aperfeiçoar sua cultura de moda visual: você será estimulado a pesquisar e explorar uma bibliografia específica e também estudos de caso. Entre outras coisas, você começará a analisar a evolução dos estilos da moda e conhecerá as ferramentas e métodos para investigar corretamente o mercado e o cliente.
Marketing Methods
Fashion Management
Fashion Marketing 1
Textile Culture
Fashion Media
Style, History of Arts and Costume
History of Fashion 1
Computer Graphics 1
segundo ano
O percurso acadêmico do segundo ano é projetado para aprimorar os temas culturais e técnicos aprendidos no primeiro ano, conquistando uma maior profundidade. O objetivo, agora, é desenvolver o seu pensamento crítico.
History of Fashion 2
Phenomenology of Fashion
Fashion Product
Brand Management
Fashion Retail 1
Multimedia Communication
Fashion Marketing 2
Computer Graphics 2
Marketing Ethics
terceiro ano
O terceiro ano é o ano onde conquistar a autonomia na criação de projetos e é dedicado também a aperfeiçoar as habilidades necessárias para enfrentar o mundo profissional. Você será capaz de elaborar análises críticas, reconhecer os pontos fortes e fracos de uma marca e desenvolver um plano para construir seu próprio negócio.
Fashion Retail 2
Digital Media Marketing
Visual Culture
Business Management
Fashion Marketing 3
History of Fashion 3