Língua

Inglês

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Coordenador do curso

Manuela Colombini

Apresente um produto de moda com a força narrativa do marketing, entenda o desejo dos consumidores e se comunique com eles com o bacharelado em Marketing de Moda em Florença

Transformar um bom produto em um produto de sucesso: o bacharelado em Marketing de Moda em Florença te leva para dentro da moda, um dos setores mais criativos e complexos da sociedade atual. Vamos analisá-lo juntos para compreender como as estratégias inovadoras de marketing e de comunicação fazem cada vez mais a diferença em um projeto de moda.

O curso foi criado para atender à demanda, cada vez mais urgente, de um mercado dinâmico e internacional: preparar profissionais capazes de desempenhar funções diferentes, permeadas pela contemporaneidade, uma visão estratégica e um conhecimento transversal.

Aqui, você aprenderá como conduzir pesquisas de mercado, reunir informações, analisar dados, criar uma identidade e o posicionamento de uma marca, até a identificação de uma linguagem de comunicação, das lógicas de distribuição e relação com os consumidores, dos meios de comunicação e das relações públicas, acompanhando as últimas tendências e a evolução de estilo.

Informação para decidir

O curso onde o marketing é a estratégia narrativa de marcas, de designers e de produtos da indústria da moda

O bacharelado em Marketing de Moda em Florença trata as questões culturais, técnicas e metodologias do mundo da moda com uma abordagem criativa, prática e transversal, que prepara você a desempenhar as diversas funções dentro de um projeto de marketing e de comunicação.

O fator comum entre estas diferentes atividades será o conhecimento e a compreensão da indústria da moda: em três anos, você poderá projetar e gerenciar estratégias de comunicação e planejar lançamentos integrados e inovadores. Você coordenará campanhas publicitárias, se relacionará com os meios de comunicação, com uma atenção especial ao mundo digital, às mídias sociais e aos desafios atuais, responsáveis pela reconfiguração do setor, como a ética e a sustentabilidade.

O objetivo do curso de Marketing de Moda em Florença é ajudar você a absorver um mindset contemporâneo e uma visão global, fundamentais para sua transformação e para criar um ponto de conexão estratégico entre empresas e consumidores. A ajudar você, serão os especialistas, além das experiências práticas em projetos de colaboração com empresas: dessa forma, você terá todas as ferramentas para elaborar um plano de marketing completo de forma independente e com um impulso inovador.

O bacharelado em Marketing de Moda em Florença é dedicado a todas as pessoas com fortes qualidades pragmáticas e muita criatividade, dois elementos muito importantes para entender e entrar em contato com o mundo da moda, com as mídias e a identidade de marca. É um curso para você se você pensa que o mercado digital não tem limites ou idade, se você quer revolucionar lançando um produto de moda ou se você deseja influenciar o mercado com sua própria visão.

O percurso acadêmico fará de você um elemento-chave de inovação para as empresas que querem se posicionar em um mercado em constante mudança, com uma identidade forte e com produtos que atendam aos desejos e sonhos dos consumidores.

Adquirindo o conhecimento dos processos, dos métodos e dos materiais, você será capaz de decifrar o mercado e se tornar um profissional competente para atuar em diversas áreas como Especialista em Marca e Comunicação, Especialista em Merchandising, Gerente de Produto, Fashion Buyer, Especialista em Varejo & Lojas, Coordenador Digital.

O foco do bacharelado em Marketing de Moda em Florença está na cultura de projeto e de produto e, sobretudo, no método, sintetizado em duas palavras-chave: contemporaneidade, ou seja, a capacidade de elaborar sua criatividade por meio de dados, análises e pesquisas que refletem o mercado global e digital e transversalidade, a oportunidade de unir estudantes e empresas, graças ao conhecimento específico de diferentes áreas da moda.

Viver essa experiência no IED Firenze te dará a oportunidade de entrar em contato com estudantes, alumni, especialistas, palestrantes convidados, mas também de participar de projetos reais. Trabalhar com as empresas fará você adotar uma abordagem multidisciplinar e valorizar o trabalho em equipe, além de aumentar sua percepção da cultura contemporânea, das mídias e de como projetar, posicionar e apresentar um produto.

As classes possuem um limite máximo de alunos e isso é uma grande vantagem: você poderá cultivar uma relação direta e constante com o corpo docente, selecionado entre os profissionais e especialistas da área, mas também com uma escola que garante a participação em laboratórios e workshops, a aprendizagem com todo o equipamento necessário e uma didática constantemente atualizada.

O curso acompanha todas as mudanças do mercado, que é cada vez mais influenciado por dinâmicas rápidas e evolutivas. Juntos, criaremos uma narrativa do produto desde o conceito até a promoção, passando por todas as fases fundamentais que dão singularidade e complexidade ao mercado da moda: pesquisa e análise de mercado, business plan, orçamento, marketing de relacionamento e viral, psicologia do consumidor e análise de marca.

Programa de Estudos

primeiro ano

O objetivo do primeiro ano é familiarizá-lo com o mercado da indústria da moda e a criação de conteúdo e promoção, elementos-chave para aprender como gerenciar de maneira crítica o fluxo de trabalho que compõe o projeto. 

ESTILO, HISTÓRIA DA ARTE E DOS COSTUMES    
HISTÓRIA DA MODA 1    
MÉTODOS DE DESIGN    
MÉTODOS DE MARKETING
FASHION MANAGEMENT
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1
CULTURA TÊXTIL
MARKETING DE MODA 1
MÍDIAS DE MODA



segundo ano

No segundo ano, você aprofundará as habilidades que você começou a desenvolver no primeiro ano. Você poderá acompanhar o estudo do produto passo a passo e gerenciar o projeto de comunicação, online e offline, até a comercialização do produto.

FENOMENOLOGIA DA MODA
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 2
MARKETING DE MODA 2
PRODUTO DE MODA    
ÉTICA DE MARKETING    
GESTÃO DE MARCA
MODA DE VAREJO 1
COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA
HISTÓRIA DA MODA 2



terceiro ano

O terceiro e último ano é dedicado à sua evolução em um contexto internacional. Sua independência projetual e sua capacidade de interpretar a linguagem e o mundo da moda darão uma forma concreta a um projeto real que se tornará seu trabalho de conclusão, onde você demostrará toda a sua habilidade, capacidade de inovação e a sua identidade.

CULTURA VISUAL
MODA DE VAREJO 2
MARKETING DE MÍDIAS DIGITAIS
BUSINESS MANAGEMENT
MARKETING DE MODA 3
HISTÓRIA DA MODA 3

Docentes

Nicola Antonelli

Mentor

Manuela Colombini

Co-fundador Gerente de Estratégia & Cliente de M2 Consultancy Srl

Coordenador do curso

Chiara Ioele

Consultora de Moda    

Andrea Selvi

Gabriele Lanzi

Claudia Di Manzano

Livia Quaresmini

Giorgio Ammirabile

Enrica Guidato

Professora

Elisabetta Digiugno

Historiadora da arte    

Claudia Gelosa

Docente

Camilla Di Biagio

Docente    

Spiros Stella

Consultora de Negócios

Claudia Fazzini

Valentina Bellantone

Pier Fioraso

Diretor Criativo    

Rodolfo Bargelli

Gabriele Di Ruvo

Docente    

Anne-Marie Mousseau

Giovanni Iozzi

Professor    

Gabriele Moschin

Francesca Sorgato

Stefano Casati

Fotógrafo e Videomaker

Carlotta Malafarina

Ivan Bellanova

Maria Teresa Soldani

Projetos

Notícias