Língua
Inglês
Início
Outubro 2025
Período
Período Integral
Formato
Presencial
Duração
3 Anos
Coordenador do curso
Manuela Colombini
Apresente um produto de moda com a força narrativa do marketing, entenda o desejo dos consumidores e se comunique com eles com o bacharelado em Marketing de Moda em Florença
Transformar um bom produto em um produto de sucesso: o bacharelado em Marketing de Moda em Florença te leva para dentro da moda, um dos setores mais criativos e complexos da sociedade atual. Vamos analisá-lo juntos para compreender como as estratégias inovadoras de marketing e de comunicação fazem cada vez mais a diferença em um projeto de moda.
O curso foi criado para atender à demanda, cada vez mais urgente, de um mercado dinâmico e internacional: preparar profissionais capazes de desempenhar funções diferentes, permeadas pela contemporaneidade, uma visão estratégica e um conhecimento transversal.
Aqui, você aprenderá como conduzir pesquisas de mercado, reunir informações, analisar dados, criar uma identidade e o posicionamento de uma marca, até a identificação de uma linguagem de comunicação, das lógicas de distribuição e relação com os consumidores, dos meios de comunicação e das relações públicas, acompanhando as últimas tendências e a evolução de estilo.
O curso onde o marketing é a estratégia narrativa de marcas, de designers e de produtos da indústria da moda
O bacharelado em Marketing de Moda em Florença trata as questões culturais, técnicas e metodologias do mundo da moda com uma abordagem criativa, prática e transversal, que prepara você a desempenhar as diversas funções dentro de um projeto de marketing e de comunicação.
O fator comum entre estas diferentes atividades será o conhecimento e a compreensão da indústria da moda: em três anos, você poderá projetar e gerenciar estratégias de comunicação e planejar lançamentos integrados e inovadores. Você coordenará campanhas publicitárias, se relacionará com os meios de comunicação, com uma atenção especial ao mundo digital, às mídias sociais e aos desafios atuais, responsáveis pela reconfiguração do setor, como a ética e a sustentabilidade.
O objetivo do curso de Marketing de Moda em Florença é ajudar você a absorver um mindset contemporâneo e uma visão global, fundamentais para sua transformação e para criar um ponto de conexão estratégico entre empresas e consumidores. A ajudar você, serão os especialistas, além das experiências práticas em projetos de colaboração com empresas: dessa forma, você terá todas as ferramentas para elaborar um plano de marketing completo de forma independente e com um impulso inovador.
O bacharelado em Marketing de Moda em Florença é dedicado a todas as pessoas com fortes qualidades pragmáticas e muita criatividade, dois elementos muito importantes para entender e entrar em contato com o mundo da moda, com as mídias e a identidade de marca. É um curso para você se você pensa que o mercado digital não tem limites ou idade, se você quer revolucionar lançando um produto de moda ou se você deseja influenciar o mercado com sua própria visão.
O percurso acadêmico fará de você um elemento-chave de inovação para as empresas que querem se posicionar em um mercado em constante mudança, com uma identidade forte e com produtos que atendam aos desejos e sonhos dos consumidores.
Adquirindo o conhecimento dos processos, dos métodos e dos materiais, você será capaz de decifrar o mercado e se tornar um profissional competente para atuar em diversas áreas como Especialista em Marca e Comunicação, Especialista em Merchandising, Gerente de Produto, Fashion Buyer, Especialista em Varejo & Lojas, Coordenador Digital.
O foco do bacharelado em Marketing de Moda em Florença está na cultura de projeto e de produto e, sobretudo, no método, sintetizado em duas palavras-chave: contemporaneidade, ou seja, a capacidade de elaborar sua criatividade por meio de dados, análises e pesquisas que refletem o mercado global e digital e transversalidade, a oportunidade de unir estudantes e empresas, graças ao conhecimento específico de diferentes áreas da moda.
Viver essa experiência no IED Firenze te dará a oportunidade de entrar em contato com estudantes, alumni, especialistas, palestrantes convidados, mas também de participar de projetos reais. Trabalhar com as empresas fará você adotar uma abordagem multidisciplinar e valorizar o trabalho em equipe, além de aumentar sua percepção da cultura contemporânea, das mídias e de como projetar, posicionar e apresentar um produto.
As classes possuem um limite máximo de alunos e isso é uma grande vantagem: você poderá cultivar uma relação direta e constante com o corpo docente, selecionado entre os profissionais e especialistas da área, mas também com uma escola que garante a participação em laboratórios e workshops, a aprendizagem com todo o equipamento necessário e uma didática constantemente atualizada.
O curso acompanha todas as mudanças do mercado, que é cada vez mais influenciado por dinâmicas rápidas e evolutivas. Juntos, criaremos uma narrativa do produto desde o conceito até a promoção, passando por todas as fases fundamentais que dão singularidade e complexidade ao mercado da moda: pesquisa e análise de mercado, business plan, orçamento, marketing de relacionamento e viral, psicologia do consumidor e análise de marca.
primeiro ano
O objetivo do primeiro ano é familiarizá-lo com o mercado da indústria da moda e a criação de conteúdo e promoção, elementos-chave para aprender como gerenciar de maneira crítica o fluxo de trabalho que compõe o projeto.
ESTILO, HISTÓRIA DA ARTE E DOS COSTUMES
HISTÓRIA DA MODA 1
MÉTODOS DE DESIGN
MÉTODOS DE MARKETING
FASHION MANAGEMENT
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1
CULTURA TÊXTIL
MARKETING DE MODA 1
MÍDIAS DE MODA
segundo ano
No segundo ano, você aprofundará as habilidades que você começou a desenvolver no primeiro ano. Você poderá acompanhar o estudo do produto passo a passo e gerenciar o projeto de comunicação, online e offline, até a comercialização do produto.
FENOMENOLOGIA DA MODA
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 2
MARKETING DE MODA 2
PRODUTO DE MODA
ÉTICA DE MARKETING
GESTÃO DE MARCA
MODA DE VAREJO 1
COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA
HISTÓRIA DA MODA 2
terceiro ano
O terceiro e último ano é dedicado à sua evolução em um contexto internacional. Sua independência projetual e sua capacidade de interpretar a linguagem e o mundo da moda darão uma forma concreta a um projeto real que se tornará seu trabalho de conclusão, onde você demostrará toda a sua habilidade, capacidade de inovação e a sua identidade.
CULTURA VISUAL
MODA DE VAREJO 2
MARKETING DE MÍDIAS DIGITAIS
BUSINESS MANAGEMENT
MARKETING DE MODA 3
HISTÓRIA DA MODA 3