Língua
Italiano
Início
Outubro 2024
Período
Período Integral
Formato
Presencial
Duração
3 Anos
Créditos
180
Coordenador do curso
Luca Smorgon, Michele Leoni
Elabore uma narrativa de estilo que interprete marcas e ofereça um ponto de vista original e contemporâneo com o bacharelado de Fashion Stylist and Communication em Milão
Aprenda a narrar a moda e suas propostas, transmita as mensagens de marca e de produtos construindo uma história coerente e interessante para as pessoas.
Explore as ferramentas mais eficazes para a comunicação no setor da moda: estude como preparar e gerenciar sessões de fotos, vídeos, fashion films, eventos, desfiles e produtos editoriais que falem sobre a moda e tudo o que se conecta com ela.
Com o curso de Fashion Stylist and Communication em Milão, você seguirá um percurso onde os estímulos culturais de diferentes campos (por exemplo, artes visuais, cinema, fotografia, sociologia) e do contexto social serão os elementos fundamentais de inspiração.
Você estudará temas teóricos e práticos que farão você se familiarizar com as diversas áreas de atuação do mundo da moda e, no segundo ano, você poderá escolher uma das duas especializações, em Fashion Stylist ou em Comunicação de Moda.
A primeira, em Fashion Stylist te forma para esta a profissão. O Fashion Stylist é um especialista em comunicação visual capaz de ler e decifrar o contexto sócio-cultural para representar grupos sociais, imaginários e desejos em peças de vestuário, acessórios e outros elementos de moda. Para desenvolver uma grande capacidade de compreensão e percepção visual, o Fashion Stylist se apoia no estudo aprofundado das referências artísticas e culturais e, sobretudo, da Semiótica.
A especialização em Comunicação de Moda fará você entrar no mundo da assessoria de imprensa e dos departamentos de comunicação, de uma agência ou dentro de uma marca. Você aprenderá como transmitir conteúdos de moda elaborando uma estratégia de comunicação que envolva diferentes canais: eventos e comunicados de imprensa, presença e atividades em redes sociais, comunicação b2b e por meio dos meios de comunicação de massa.
O curso para aprender a compreender, elaborar e comunicar a moda
O bacharelado em Fashion Stylist and Communication oferece uma formação transversal que inclui uma base cultural sólida e estruturada, um ótimo conhecimento das ferramentas técnicas ligadas à fotografia, ao vídeo e ao mundo da moda, combinado a uma forte capacidade de análise e de gerenciar os processos.
Ao longo dos semestres, você frequentará disciplinas que ajudarão você a construir um grande arquivo de referências visuais e estéticas relacionadas com a História da arte, do cinema e da música, a fortalecer sua capacidade de interpretar tendências e a ampliar seu conhecimento sobre publicações e marcas de moda. Passo a passo, você conhecerá a moda em profundidade e suas várias especificidades históricas, culturais, sociológicas e técnicas, que serão muito úteis no momento em que você estiver na linha de frente de um processo de criação. Todo o percurso é projetado para garantir que você identifique quais são as demandas do mercado, participando de trabalhos estimulantes.
O objetivo do curso é formar os profissionais do setor da moda para atuar com conhecimento e pensamento crítico no processo de criação, comunicação e valorização de marcas, produtos de moda e no imaginário que os caracterizam.
Durante o segundo ano, faremos diversos projetos práticos com o intuito de individuar o seu estilo. Nesse ano, você escolherá sua especialização: Fashion Stylist, para você que quer se tornar um profissional que detecta as mudanças de moda observando, interpretando e traduzindo as coleções; Fashion Communication, se você quer aprender a comunicar de maneira eficaz marcas e coleções usando estratégias impactantes nos mais diversos canais.
O bacharelado em Fashion Stylist and Communication em Milão foi criado para pessoas que, como você, veem a moda como o meio de expressão de sua criatividade e fantasia. Se você tem muita vontade de comunicar e acredita que a moda é o canal certo para dar voz à sua expressividade, então o curso de Fashion Stylist and Communication é perfeito para você.
Qualquer que seja sua bagagem cultural, independentemente de sua formação, graças a um programa que valoriza as qualidades de cada um, você poderá canalizar suas habilidades para desenvolver sua própria percepção e sensibilidade criativa, visual e empreendedora.
Durante os três anos de curso, estudando a fundo matérias teóricas e projetuais, você aprenderá a narrar o estilo de maneira coerente, original e contemporânea.
O ponto forte do curso de Fashion Stylist and Communication na sede de Milão é o foco projetual e sua abordagem prática como meios de aquisição de conhecimento. As competências que você adquirirá durante os semestres enriquecerão seu conhecimento cultural, proporcionando uma visão abrangente da indústria da moda e fazendo você se sentir pronto para o mundo profissional.
Participando de projetos de complexidade crescente, realizados do primeiro ao último ano do curso, você explorará suas habilidades, aprenderá sobre suas limitações e como superá-las, trabalhando com uma abordagem prática que simula o mundo real do trabalho. Você projetará soluções visuais ou estratégicas, de acordo com a especialização escolhida, que servirão como um verdadeiro laboratório para compreender um contexto profissional dinâmico como aquele de Milão.
O bacharelado em Fashion Stylist and Communication em Milão te dá a possibilidade de entrar em uma rede de contatos de profissionais conhecidos no país e no exterior: você terá a oportunidade de conhecer sua profissão de perto e receber feedbacks e conselhos que serão úteis para seu crescimento pessoal e se lançar na profissão.
Nos últimos anos, profissionais de Fashion Stylist and Communication vêm desempenhando um papel fundamental na direção artística das coleções, o que faz com que sejam cada vez mais procurados no mercado. Ao final do percurso em Fashion Communication, com todas as competências adquiridas, você poderá se direcionar no mercado como Assessor de Imprensa & Relações Públicas, Digital PR, Coordenador de Eventos e Projetos, Especialista em Comunicação, em Estratégia de Conteúdo Digital, Gerente de Mídias Sociais, Web Copywriter; se você tiver escolhido a especialização em Fashion Stylist você poderá trabalhar como Fashion Stylist, Product Stylist, Consultor de Marca, Diretor Criativo, Editor de Moda, Trend Forecaster, Visual Researcher, Consultor de Moda.
primeiro ano
Durante o primeiro ano, você aprenderá as bases da indústria da moda. Você terá matérias como a História da fotografia, da moda, a Teoria da percepção e a Psicologia da forma, que te ajudarão a compreender a profissão a partir de uma perspectiva teórica. Por outro lado, disciplinas como Metodologia de projeto, te guiarão para gerenciar melhor o fluxo criativo de seus projetos.
ESTILO, HISTÓRIA DA ARTE E DOS COSTUMES
METODOLOGIA DE PROJETO
ELABORAÇÃO DIGITAL DA IMAGEM
HISTÓRIA DA MODA 1
FOTOGRAFIA
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL 1
DESIGN DE MODA 1
LÓGICA E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 1
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
segundo ano
No segundo ano, você aprofundará todos os aspectos projetuais nos trabalhos propostos por empresas externas. Iremos mais a fundo nos temas teóricos e você poderá escolher sua especialização: Fashion Stylist ou Comunicação de Moda , ambas visam formar profissionais com uma base cultural sólida e estruturada, bem como um ótimo conhecimento das ferramentas técnicas relacionadas à fotografia, ao vídeo e ao mundo da moda.
HISTÓRIA DA MODA 2
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL 2
DESIGN DE MODA 2
ELEMENTOS DE PRODUÇÃO DE VÍDEO
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA 2
LÓGICA E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 2
SEMIÓTICA DA ARTE
Fashion Stylist
Ao escolher esta especialização, você conhecerá uma série de referências visuais e estéticas relacionadas, por exemplo, à moda e à música; você desenvolverá a capacidade de interpretar tendências e ampliará seus conhecimentos sobre publicações e marcas de moda.
Você aprimorará suas metodologias de pesquisa e adquirirá um conhecimento profundo de todo o setor de moda, que te ajudará a projetar novos cenários estéticos, como fotos e vídeos para preencher seu portfólio com grandes ideias.
Comunicação de Moda
Ao escolher esta especialização, você aprenderá sobre as ferramentas, atividades e meios de comunicação usados no setor para projetar uma narrativa que comunique de forma coerente.
Você também explorará o mundo da web, do e-commerce e da comunicação nas mídias sociais. Abordará temas que te auxiliarão no planejamento estratégico e que caracterizam as várias áreas da comunicação de moda: novas mídias, assessoria de imprensa, relações públicas e relações públicas digitais. Você verá de perto como funciona um desfile de moda,
sua organização e por que é tão importante para a comunicação da marca.
terceiro ano
No terceiro ano, você se concentrará em projetos mais avançados e aprofundará o conhecimento vertical de cada uma das especializações. Ao longo do ano, daremos todas as orientações necessárias para a elaboração de seu trabalho de conclusão, desde a organização da pesquisa sobre o tema escolhido até o planejamento das fases práticas sucessivas.
TEORIA E ANÁLISE DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL 3
DESIGN DE MODA 3
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
DESIGN DE MODA 4