Fashion Design

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Olivia Spinelli, Alon Siman Tov

Crie peças de vestuário e acessórios que reflitam sua criatividade e narrem uma história única no bacharelado em Design de Moda em Milão

Aprenda a dar voz à sua criatividade e a refleti-la em peças de vestuário e acessórios que narrem uma história única, nova e sua. Inspire-se nas linguagens e ideias de áreas que não pertencem apenas à moda, como as artes visuais, design, mídia digital, marketing, novas tecnologias, direção de arte, gerenciamento de produtos e conecte-as com códigos de moda tradicionais para desenhar coleções que seguem as tendências contemporâneas e de sustentabilidade.

Com o bacharelado em Design de Moda em Milão, você ampliará suas habilidades técnicas, que te possibilitarão selecionar materiais e acompanhar toda a produção de uma peça de vestuário ou acessório, e desenvolverá uma mentalidade transversal para colaborar com todas as profissões envolvidas no processo de produção de moda. 

No segundo ano, você poderá escolher uma das duas especializações: Design de Moda ou Design de Acessórios e Calçados.

Informação para decidir

Um curso para aprender métodos e técnicas e a realizar coleções originais

O curso de Design de Moda em Milão foi criado com o objetivo de fornecer todas as ferramentas para projetar uma coleção de roupas, acessórios ou tecidos que seja original e reflita as necessidades de mercado. 

Você aprenderá o método estudando as diferentes técnicas de modelagem e costura, a tecnologia de materiais têxteis, do couro e seus processos de fabricação, as técnicas de desenho e de ilustração de moda e o processo de produção de uma peça de vestuário e de acessórios.

A partir daí, você aprenderá a enxergar a moda do ponto de vista cultural, graças às disciplinas que se concentram nos aspectos históricos, artísticos e sociais, mas também como um fluxo de tendências e sinais, como uma narrativa criativa e visual e, finalmente, como um sistema econômico, com uma cadeia de produção e processos de marketing e de comunicação específicos para o setor. 

A cada ano, o curso oferece vários workshops temáticos, tais como desenho à mão em tecidos, tricô, análise de tendências, oficina de redação, modelagem vintage, moulage, a realização de um sketchbook, chapelaria e peças metálicas.

No início do segundo ano, você poderá escolher uma das duas especializações: Design de Moda, para realizar coleções femininas, masculinas, tricô e infantil, e Design de Acessórios e Calçados para o desenvolvimento de coleções em couro e calçados femininos e masculinos.

O bacharelado em Design de Moda em Milão é pensado para todas as pessoas criativas e que se interessam pelo mundo da moda.  Quem escolhe este curso é atento ao mundo contemporâneo, adora desenhar e usar diferentes fontes de inspiração para criar roupas e acessórios. 

O bacharelado com duração de três anos proposto pelo IED oferece um método de estudo multidisciplinar e inovador, que fornece todas as técnicas e conhecimento necessários para que você se torne um designer de moda do futuro.  Ao final do curso, você saberá verificar a coerência da visão geral de cada projeto, da ideia inicial ao conceito até sua realização. 

O bacharelado em Design de Moda com sede em Milão tem suas raízes na cultura do design italiano que o IED ajudou a desenvolver em seus mais de cinquenta anos de história. A cidade de Milão é uma verdadeira fábrica de inspiração com um patrimônio cultural e social que servirá de laboratório para suas criações.

O foco do processo é o estudo das matérias teóricas combinadas com a pesquisa e o desenvolvimento de sua metodologia projetual: desde o primeiro ano de curso, você fará projetos que, gradualmente, se tornarão mais complexos, e se testará em atividades como o projeto de diferentes coleções - roupas e acessórios femininos, masculinos, infantis e tricô - chegando ao seu trabalho de conclusão, no qual você criará protótipos sintetizando a costura e a inovação usando todas as técnicas, habilidades e conhecimentos aprendidos durante o curso.

Semestre após semestre, você conhecerá uma variedade de linguagens: desenho técnico e artístico, design digital, diferentes abordagens de modelagem/costura, tricô e pesquisa têxtil, e você poderá estabelecer um diálogo construtivo tanto com os professores quanto com outros alunos e alunas, do seu e de outros cursos. Com essa troca, você poderá se concentrar em suas qualidades e inclinações e construir, projeto após projeto, sua identidade estilística.   

A abrangência do curso e a relação que o IED tem com o mercado de trabalho, estabelecendo colaborações diretas com profissionais do mundo da moda, possibilita que, ao final dos três anos, os alunos e alunas formados no curso de Design de Moda em Milão poderão trabalhar como Designers de Moda, Designers de Acessórios e Calçados , Designers Têxteis, Gerentes de Produto, Knitwear Designer , Pesquisadores de Tendências.

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você será introduzido às disciplinas culturais e metodológicas básicas que ajudarão você a canalizar sua criatividade e te farão entrar ao mundo do design de moda.

ESTILO, HISTÓRIA DA ARTE E DOS COSTUMES
METODOLOGIA DE PROJETO
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
HISTÓRIA DA MODA 1
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO 1
CULTURA TÊXTIL 1
DESIGN DE MODA 1
ANATOMIA DA IMAGEM
SEMIÓTICA DA ARTE 1



segundo ano

No segundo ano, você se dedicará tanto ao estudo de disciplinas teóricas quanto daquelas mais práticas e mostrará todo o seu conhecimento e competências em seus projetos. No início do segundo ano, você escolherá uma das duas especializações: Design de Moda ou Design de Acessórios e Calçados.

Especialização em Design de Moda 
Neste percurso, você se concentrará no desenvolvimento de coleções femininas, masculinas, tricô e infantil. Com relação à modelagem específica, você aprenderá como usar as várias técnicas tradicionais e digitais de execução e, do ponto de vista da comunicação, você aprenderá a maneira certa de promover o conceito e o projeto.
 
Especialização em Design de Acessórios e Calçados
Este curso foi criado para acompanhá-lo no desenvolvimento de coleções de artigos de couro e calçados femininos e masculinos.
A pesquisa criativa será combinada com a prática em nossos laboratórios e o estudo de técnicas de produção em um setor de moda muito específico, como o dos calçados e acessórios.

HISTÓRIA DA MODA 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
MODELAGEM 2
PROJETO GRÁFICO 2
CULTURA TÊXTIL 2
DESIGN DE MODA 2
SEMIÓTICA DA ARTE 2
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
LÓGICA E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 1



terceiro ano

No terceiro ano, você se dedicará ao estudo das técnicas e metodologias que aplicará em projetos avançados e em seu trabalho de conclusão, resultado de todo o progresso feito ao longo dos três anos e do seu próprio estilo.

MODELAGEM 3
DESIGN DE MODA 3
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
LÓGICA E ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 2
TEORIA E ANÁLISE DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL
DESIGN DE MODA 4

Docentes

Olivia Spinelli

Coordenador do curso

Alon Siman Tov

Fashion e Accessories Design Consulting

Coordenador do curso

Marco De Vincenzo

Mentor

Gianni Cinti

Director de Design

Emma Holborow

Irene Cinus

Docente

Antonio Bandini

Alessandro Perriello

Freelance Menswear and Womenswear Designer

Giulio Vescovi

Grazia Alessandro

Angelo Montanini

Nadia Annino

Maria Delli

Vincenzo Lattanzio

Designer de Moda

Notícias