Fashion Marketing

Língua

Italiano

Início

Outubro 2022

Frequência

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Valentina Rainone

Descubra como o marketing pode ser uma ferramenta de narração e comunicação no bacharelado em Marketing de Moda em Milão

A moda é uma das expressões mais altas e mais completas da nossa sociedade. Por isso, acreditamos que fazer parte dela, enfrentar seus desafios complexos e encontrar soluções inovadoras seja uma das melhores escolhas que se possa fazer. Tudo isso, você viverá no bacharelado em Marketing de Moda em Milão.

O mundo da moda engloba uma grande variedade de disciplinas que se transformam e evoluem a cada ano. Com nosso curso, que está sempre se atualizando com as necessidades do mercado, você entrará em contato e se familiarizará com temas como gestão de marcas, ética de marketing, comunicação digital e História da arte e da moda contemporânea.

O programa multidisciplinar, que conecta diversas áreas, ajudará você a transformar sua paixão pela moda em uma profissão altamente qualificada, quer você queira trabalhar no gerenciamento das empresas mais prestigiadas da indústria da moda ou criar sua marca.
 

Informação para decidir

O curso onde o marketing é o meio para narrar e comunicar o mundo da moda
 

O bacharelado em Marketing de Moda em Milão se destaca pela sua abordagem estratégico-criativa, que tem o objetivo de te preparar para atuar em diversas funções nas áreas de marketing e de comunicação, tais como Especialista em Marca e Comunicação, Especialista em Merchandising, Gerente de Produto, Especialista em Varejo e Lojas, Fashion Buyer e Coordenador Digital.

O que une essas diferentes áreas de atuação é a capacidade de saber ler e compreender a indústria da moda dentro do contexto cultural, histórico e social. Durante o curso, você abordará as questões culturais, técnicas e metodológicas necessárias para construir um projeto de marketing e comunicação estratégica inovadores, com o foco no mundo digital, nas mídias sociais e nas questões que mais influenciam o setor nos últimos anos, como a ética e a sustentabilidade.

O objetivo do curso de Marketing de Moda em Milão é desenvolver sua criatividade e dar a você as ferramentas para se tornar um elemento-chave de conexão entre empresa e público-alvo. Você entrará em contato com profissionais da indústria que ajudarão você a crescer e, ao final do curso, você terá toda a segurança para gerenciar, de forma independente e crítica, um plano de marketing orgânico e abrangente.
 

O bacharelado em Marketing de Moda em Milão é dedicado a estudantes curiosos, que interpretam o marketing não apenas como uma disciplina de estudo da lógica de mercado, mas também como um meio para comunicar a essência e a emoção de um produto. Durante o curso, você descobrirá que o marketing é uma ferramenta muito poderosa quando utilizada com criatividade, capaz de gerar um sentimento de comunidade, lealdade e confiança nos consumidores.

Este curso é perfeito se, já no primeiro ano, você quer aprender na prática com verdadeiros casos empresariais, descobrindo, junto com seus docentes, soluções para problemas de marketing e comunicação, desde o briefing inicial do cliente até a apresentação dos dados e resultados.

Em três anos, você poderá viver de perto e ganhar uma experiência direta do Marketing de Moda em todas as suas formas, para que você tenha uma panorama geral de todas as possíveis áreas em que você poderá atuar, como o Gerente de Produto, um profissional que combina uma abordagem puramente criativa e com aquela quantitativa, o Especialista em Varejo & Lojas, responsável pela gestão de canais de vendas reais e digitais, ou o Fashion Buyer que, com sua função estratégica, é responsável pela seleção e pela variedade de uma coleção destinada a diferentes canais de distribuição, pelo planejamento dos espaços expositivos da loja e pela gestão de todas as variáveis econômicas da distribuição multicanal.
 

O ponto forte do bacharelado em Marketing de Moda em Milão é o método, baseado no learning by doing. Ao escolher este percurso, você terá a oportunidade de participar de atividades formativas não só teóricas, mas também práticas, como eventos, seminários, workshops e laboratórios práticos. 

O grande diferencial de estudar no IED é que você entrará em contato com estudantes e profissionais de diferentes classes e cursos, isso contribuirá para o desenvolvimento de uma abordagem multidisciplinar e a valorizar o trabalho em equipe. Dessa forma, você terá a possibilidade de colaborar com outros profissionais ligados ao mundo da moda como o Designer de Joias, o Fashion Stylist e o Designer de Moda, desenvolvendo uma visão ampla da estética, da imagem e do produto que você terá que posicionar no mercado.

Nossas classes possuem um número limitado de alunos para que você possa ter uma relação direta e constante com os professores e com o Instituto, além de um ótimo aproveitamento dos laboratórios e equipamentos. A didática do curso é constantemente atualizada e enriquecida por um corpo docente selecionado a partir dos melhores profissionais e especialistas do mercado.

Nosso curso visa formar os diferentes profissionais que desejam atuar no Marketing de Moda como o Especialista em Marca & Comunicação, Especialista em Merchandising, Gerente de Produto, Fashion Buyer, Especialista em Varejo & Lojas, Coordenador Digital. Com o bacharelado em Marketing de Moda em Milão, ajudaremos você a compreender a moda como um sistema de tendências e necessidades e a oferecer uma análise completa do produto, do consumidor e da economia do setor, utilizando noções e ferramentas específicas, tais como a pesquisa e análise de mercado, business plan, orçamento, marketing de relacionamento e viral, psicologia do consumidor e análise de marca.
 

Programa de Estudos

primeiro ano

No primeiro ano do curso, você estudará o contexto cultural da profissão, abordará as ferramentas técnicas e começará a se familiarizar com aquelas metodológicas e projetuais de base. O objetivo do primeiro ano é que você domine o método e as ferramentas para gerenciar muito bem o fluxo de trabalho e criativo.

Marketing methods

Fashion management
Fashion marketing 1
Textile culture
Fashion media
Style, history of arts and costume
History of fashion 1
Computer graphics 1



segundo ano

O segundo ano é o momento de aprofundar os temas culturais e técnicos aprendidos durante o primeiro ano, a fim de adquirir maior conhecimento e pensamento crítico, acompanhando passo a passo todas as etapas do projeto.

History of fashion 2
Phenomenology of fashion
Fashion product
Brand management
Fashion retail 1
Multimedia communication
Fashion marketing 2
Computer graphics 2
Marketing ethics



terceiro ano

O terceiro é o ano da conquista da autonomia projetual e da busca do seu modo de interpretar a moda. Além disso, você aperfeiçoará as habilidades necessárias para enfrentar o mercado de trabalho. A síntese de todo o curso é o projeto de conclusão, onde você será capaz de dar forma concreta às habilidades e conhecimentos adquiridos em um trabalho que destaca sua autonomia projetual e sua identidade expressiva.

Fashion retail 2
Digital media marketing
Visual culture
Business management
Fashion marketing 3
History of fashion 3

Docentes

Valentina Rainone

Coordenador do curso

Manuela Colombini

Marco Basta

Caterina Migliore

Viviana Musumeci

Emanuela Franzese

Alessandro Turci

Estilista e Diretor de Arte

Letizia Buoso

Marco Valerio Izzo

Fabio Foschi

Consultor Profissional em Gestão de Empresas e Professor Universitário em Economia de Gestão

Valentina Giuffre

Simona Bertoli

Davide Tran

Salvatore Limblici

Marta Sannito

Francesco Brunacci

Andrea Piccone

Erika Serafin

Poderia estar interessado em:

Notícias