Língua

Português

Início

Fevereiro 2024

Período

Matutino

Formato

Presencial

Duração

4 Anos

Coordenador do curso

Graziela Nivoloni

Preço

Mensalidades de R$ 3.910,72

O designer é um profissional que conecta diversas áreas do conhecimento para desenvolver produtos, serviços e sistemas inovadores.

O curso de graduação em Design de Produto e Serviço do IED oferece uma jornada única para mentes criativas e inquietas, preparando os alunos para enfrentar as rápidas mudanças do mundo contemporâneo. Vai além da estética e função, capacitando os designers a criar soluções inovadoras, desenhar experiências memoráveis e conectar ecossistemas, ultrapassando fronteiras do artesanal ao hi-tech, do regional ao global, do físico ao digital.

A formação no IED é mais do que salas de aula convencionais; envolve experiências práticas com colaborações desde parceiros locais até grandes organizações globais, abrangendo distintas vocações e desafios. Essas parcerias promovem aprendizado significativo com abordagem baseada em projetos interdisciplinares, refletindo o compromisso do IED com a transformação urgente e responsável do campo do design de maneira coletiva e colaborativa.

Ao escolher cursar Design de Produto e Serviço no IED, você se prepara para um futuro dinâmico, onde a criatividade, inovação e a capacidade de explorar são fundamentais. Nossos estudantes são reconhecidos nas principais premiações do mundo do design, como o Brasil Design Awards e Design for a Better World, na categoria de futuro e design de serviço.

Além disso, ao fazer parte da comunidade global do IED, os alunos têm acesso a oportunidades de intercâmbio internacional, participam de workshops e eventos exclusivos, e desenvolvem seus próprios caminhos no mundo do Design. A comunidade do IED proporciona um ambiente onde a criatividade não tem limites, e o design é a chave para construir futuros desejáveis, centrados em vidas humanas e não-humanas.

Seja parte de uma comunidade que valoriza a imaginação ativa, o espírito crítico e as habilidades essenciais para os desafios contemporâneos, contribuindo para um futuro onde o design é uma ferramenta poderosa na construção de soluções e estratégias inovadoras. Aproveite para começar agora sua jornada de transformação e criação no mundo do design com condições especiais para matrículas.

Informação para decidir

Saiba mais sobre a graduação em Design de Produto e Serviço!

O curso de graduação em Design de Produto e Serviço é voltado à prática, cultura do projeto, laboratórios e práticas maker que fazem parte dessa formação, incentivando os alunos a investigar, projetar e prototipar soluções para diversos problemas contemporâneos, de produtos e serviços, até cidades. Nosso programa contempla quatro anos de formação, com projetos integrados e interdisciplinares, parcerias institucionais com grandes marcas para estreitar relações e criar oportunidades reais de acesso ao mercado com nosso suporte e mentoria.

Design de produto e serviço envolve o projeto de artefatos, objetos e dispositivos e se expande para o desenho das experiências e relações entre os usuários e os produtos, individualmente ou em rede. É uma atividade colaborativa com abordagem ecossistêmica que assume cada vez mais protagonismo nas culturas organizacionais, seja para desenhar processos ou produtos mais sustentáveis, seja para  gerar impacto social e ampliar o repertório de soluções e experiências que moldarão o futuro da nossa sociedade. 

Entre os trabalhos dos nossos ex-alunos, estão obras que marcaram o IED por sua criatividade, inovação e ousadia, como: “Drive Design”, de Lucas de Lara, mostra como o User Experience pode minimizar problemas funcionais do automóvel nas grandes cidades e suprir necessidades da sociedade contemporânea; “DLN Lava Bass: fabricação de memórias”, de Julia Dillon, explora a secular profissão de Luthier e como ela mudou entre os anos 1960 e 2020; e “NAKI'O”, de Isabela Barone, consistiu na criação de uma prótese para cães amputados, visando melhorar a qualidade de vida do animal.

Para pessoas com potencial transformador que gostem de desafios e apostem em inovação. A criatividade, aliada ao conhecimento e à técnica, definem o perfil dos estudantes, preparados para atuar em diversas áreas.

Além de ser um maker, você desenvolverá a compreensão de diversas questões que moldarão nosso futuro: desde a empatia com o usuário e o entendimento de seus hábitos, desejos e suas necessidades, passando pelas interações pessoas-máquina e pessoas-natureza, até o domínio da cadeia de valor e o conhecimento de novos modelos de negócios. A mais avançada tecnologia coexiste com a valorização de objetos e de experiências únicas: o “feito-à-mão”, as edições limitadas e trabalhos que transformam a vida de comunidades também ganham espaço.

Vários ex-alunos IED optaram por empreender, obtendo sucesso com negócios inovadores. Desta maneira, o designer amplia seu leque de atuação, podendo não só trabalhar dentro de empresas, instituições, agências e escritórios, mas também explorar outras oportunidades.

O bacharelado é mão na massa. Você terá contato com importantes conceitos e teorias, ao mesmo tempo em que poderá aplicá-los em seus projetos, desenvolvendo produtos, serviços e sistemas, sendo desafiado constantemente a propor soluções locais e globais, enquanto é estimulado por professores com sólida experiência profissional e acadêmica e pelo contato com empresas e parceiros que são referência no mercado.

O percurso formativo do curso permite que você contemple seus interesses pessoais ao definir temas de projetos e escolher disciplinas optativas. O grupo IED ainda incentiva você a ter experiências internacionais e oferece oportunidades concretas de intercâmbio nas sedes do IED na Itália e Espanha.

Outra característica única da graduação no IED é a realização de dois workshops semestrais com temas escolhidos pelos próprios estudantes, pensados para aprofundar temas, técnicas, tecnologias e permitir descobertas. Junto com as disciplinas do curso, esses momentos intensificam o contato com questões contemporâneas, enfrentadas a partir das abordagens do design. 

Uma intensa programação de palestras, eventos, exposições e encontros, com convidados nacionais e internacionais, faz parte do calendário anual do IED São Paulo, aos quais você terá acesso privilegiado. Somos, por exemplo, um dos principais hubs de programação do DW! São Paulo Design Weekend, maior festival do gênero na América Latina.

Ao final de seu percurso na graduação, após descobrir seus interesses na prática, você poderá escolher se aprofundar em áreas como Design de Interiores, Design Estratégico e Inovação, Design de Interação, Design de Varejo, Calçados e Bolsas, Joias e Acessórios e Branding.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

A nossa jornada inicia com a apresentação dos fundamentos do design através da exploração de novos repertórios, metodologias, ferramentas de expressão com muita experimentação para conhecer materiais e técnicas distintas em projetos de pequenos objetos e artefatos e acontecem nos nossos laboratórios de design.

A partir do terceiro semestre, ampliamos a discussão com uma abordagem ecossistêmica e proposição regenerativa para um projeto de embalagem. Vamos explorar novas possibilidades e processos contemporâneos de projeto e desenvolvimento de biomateriais. No quarto semestre, abordaremos ergonomia, design estratégico e construção de narrativas para desenvolver o projeto de um mobiliário.

No quinto semestre, os desafios que se restringiam aos produtos atingem proposições que se expandem para serviços e entregáveis digitais articulados de modo estratégico em modelos de negócios disruptivos, atentos às demandas de nosso tempo. O grande tema deste semestre é mobilidade e conta com disciplinas de design de serviço, futurologia e experiência do usuário e interface. No sexto semestre, aprofundamos o projeto de produtos digitais em relação à experiência do usuário e interface e tratamos de gestão do design, incorporando conceitos de branding e identidade visual.

O encerramento da jornada se dá com conteúdos relativos à prática profissional e empreendedorismo e o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso durante o sétimo e oitavo semestres. É neste momento em que  as alunas e alunos são provocados a conectarem suas paixões, dores ou vocações com o Design. 

 

1° semestre

Projeto Experimental (108h)

Prototipação Experimental (36h)

Representação Digital I (36h)

Desenho Livre I (36h)

Antropologia Cultural (36h)

História da arte (36h)

Percepção Visual (36h)

Sistemas sustentáveis (36h)

Tópicos Avançados I (30h)

2° semestre

Projeto Integrado (72h)

Desenho Livre II (36h)

Desenho Técnico I (36h)

Materiais tradicionais (36h)

Linguagem fotográfica (36h)

História da Arte Contemporânea (36h)

História do Design (36h)

Linguagem Visual (36h)

Semiótica (36h)

Tópicos Avançados II (30h)

3° semestre

Projeto DPS I (108h)

Oficina de Prototipação I (36h)

Materiais contemporâneos (36h)

Desenho Técnico II (36h)

Representação tridimensional I (36h)

Biodesign (36h)

História do Design Brasileiro (36h)

Tópicos Avançados III (30h)

Optativa I - Expressão Tridimensional (36h)

4° semestre

Projeto DPS II (108h)

Oficina de Prototipação II (36h)

Representação Tridimensional II (36h)

Ergonomia (36h)

Narrativas (36h)

Design Estratégico (36h)

Sociologia Contemporânea (36h)

Tópicos Avançados IV (30h)

Optativa II - Pesquisa empírica (36h)

Optativa II - Gamificação (36h)

Optativa II - Modelagem experimental e sem desperdício (36h)

5° semestre

Projeto DPS III (108h)

Oficina de Prototipação III (36h)

Representação Tridimensional III (36h)

Design de Serviço (72h)

Futurologia (36h)

Experiência de Usuário e Interface I (36h)

Tópicos Avançados V (30h)

Optativa III - Design Especulativo (36h)

Optativa III - Design de Som (36h)

Optativa III - Fabricação Digital (36h)

6° semestre

Projeto DPS IV (108h)

Oficina de Prototipação IV (36h)

Experiência de Usuário e Interface II (36h)

Representação Digital II (72h)

Gestão do Design (36h)

Branding e Identidade Visual (36h)

Tópicos Avançados VI (30h)

Optativa IV - Design de Jóias (36h)

Optativa IV - Facilitação de projetos de inovação (36h)

Optativa IV - Oficina de Criação de Conteúdo (36h)

7° semestre

Projeto de Conclusão I (144h)

Empreendedorismo (36h)

Práticas Profissionais (36h)

8° semestre

Projeto de Conclusão II (36h)

Apresentação (36h)

Representação Tridimensional IV (36h)

 

Docentes

Graziela Nivoloni

Coordenador do curso

Amanda Gaspar

Amanda Monteiro

André Caperutto

Camilla Annarumma

Débora Carammaschi

Fernando Esperandio

Gil Tokio

José Carlos Carreira

Mariana Gouveia

Natalie Davantel

Rafael Toledo

Thaís Behar

Vitor Barão

Dizem sobre nós

Uma ponte criativa entre Milão e São Paulo, com os murais “Transatlânticos”

A arte cooperativa preenche distâncias. Os 9.523 km entre Milão e São Paulo tornam-se um elemento de união, com o projeto dos estudantes de Design Gráfico das duas cidades: dois murais únicos para celebrar a essência de cada lugar. Este projeto foi realizado como parte do primeiro programa COIL (Collaborative Online International Learning).

Notícias