Língua

Inglês

Início

Outubro 2022

Frequência

Full time

Formato

On Campus

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Lavinia Modesti

Construa sua personalidade expressiva na relação entre espaço, objetos e pessoas no bacharelado em Design de Interiores e Móveis em Florença

Descubra como também o mundo do design de hoje, regido por uma cadeia de produção tecnológica, possa ser colocado a serviço do processo artesanal, para criar um diálogo inovador impulsionado pela personalização.
Com o bacharelado em Design de Interiores e Móveis em Florença, você viverá uma experiência única em um ambiente estimulante e dinâmico graças à presença de estudantes de todo o mundo, aos encontros com profissionais que trabalham internacionalmente e experimentam o Design em todas as suas muitas formas, mas, acima de tudo, graças às colaborações com as empresas renomadas no setor.

Em três anos, você aprenderá como a conexão entre projeto, método e comunicação se entrelaçam para formar especialistas prontos para expressar seu estilo profissional na criação de ambientes, e que encontram seu lugar no mercado do design de produtos.
 

Informação para decidir

Um curso que fornece a você as ferramentas necessárias para projetar, do início ao fim, a organização de espaços e produtos. 
 

Nosso curso é caracterizado pelo equilíbrio ideal entre os aspectos práticos e teóricos, seguindo uma abordagem multidisciplinar que estimula o desenvolvimento de uma sensibilidade individual em relação ao Design. A matérias que tratam diretamente do processo projetual se completarão com uma sólida bagagem cultural, que compreende o estudo da História da arte, da Arquitetura, da Sociologia, da Antropologia e do Marketing.

Você aprenderá as técnicas e o uso das ferramentas para a representação formal e funcional do produto: do desenho à mão ao desenho técnico e à produção de modelos tridimensionais, explorando as artes digitais, visuais e seus paradigmas.  O objetivo é se sentir seguro e ganhar autonomia no desenvolvimento de várias tipologias de projeto, incluindo o residencial, comercial, hospitalar, de feiras ou exposições, bem como de peças de mobiliário e decoração.

Além das metodologias projetuais, o foco principal do curso é adquirir noções e ferramentas úteis para projetar espaços e produtos. Você aprenderá a desenvolver e aplicar soluções criativas para ambientes e produtos que reflitam exigências estéticas e funcionais.
 

O bacharelado em Design de Interiores e Móveis em Florença é dedicado a todas as pessoas que veem o Design como uma linguagem universal capaz de abrir um novo caminho para o processo artesanal e as novas tecnologias.

O curso oferece novas perspectivas para quem deseja investigar os territórios interligados da pesquisa espacial com acabamentos, cores, tecidos e materiais que enfatizam a sua dimensão ecossustentável.

Dessa forma, você descobrirá diferentes possibilidades e perspectivas profissionais, que vão além da pura figura do Designer de Interiores ou do Designer de Móveis e envolvem as do Concept Designer, Designer de Produto, Especialista em Produtos, Pesquisador de Materiais e Dispositivos. 
 

O que diferencia o bacharelado em Design de Interiores e Móveis em Florença é a capacidade de utilizar recursos locais e territoriais para se abrir a uma visão artística e cultural internacional. Estudantes de diferentes países se encontram em uma cidade que representa por excelência a história e a cultura italiana e onde o know-how artesanal atravessou todas as fronteiras. 

A realidade toscana também oferece uma conexão direta com o Mundo da Moda e, graças a concursos e projetos especiais, você terá a oportunidade de colocar suas ideais em prática, desenvolvendo vários tipos de projetos e trabalhando com temas específicos, analisando os briefings e aprendendo a trabalhar em equipe.

Este curso reflete o movimento e as tendências de mercado e tem consciência da necessidade de profissionais capazes de gerar valor aos produtos por meio de suas habilidades de fabricação artesanal. Neste contexto complexo, queremos formar profissionais que sejam responsáveis pela definição dos espaços e de todos os seus componentes e que saibam reconhecer tanto os materiais quanto os impulsos do consumidor.
 

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você adquirirá o conhecimento técnico, cultural, metodológico e projetual de base, para entender e gerenciar o processo criativo, começando a construir sua identidade profissional. 

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DO DESIGN 1
METODOLOGIA DE PROJETO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO
DESIGN 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
FUNDAMENTOS DE MARKETING CULTURAL
 



segundo ano

O segundo ano se caracteriza por um momento de aprofundamento das suas competências em larga escala e pela colaboração com profissionais da área, no qual métodos, ferramentas e conhecimentos teóricos serão testados em projetos de colaboração orientados. Este é o momento em que a teoria e a técnica se encontram para o desenvolvimento do processo projetual. 

TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
MODELAGEM 2
HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPOR NEA
DESIGN 2
DESIGN DE PRODUTO
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL - RENDERIZAÇÃO 3D
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
HISTÓRIA DO DESIGN 2
DESIGN MANAGEMENT
 



terceiro ano

No terceiro ano, abordaremos temas mais complexos a fim de adquirir o domínio das ferramentas mais avançadas para elaborar e visualizar o espaço, bem como comunicar um projeto completo. Será também o momento certo para aprender como gerenciar todas as fases de desenvolvimento de uma ideia - da criação ao resultado - realizando o projeto de conclusão de maneira profissional.

DESIGN 3
ARQUITETURA VIRTUAL
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL
LAYOUT E TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO
DESIGN 4


 

Faculdade

Lavinia Modesti

Coordenador do curso

Giovanni Iozzi

Alberto Morselli

Andrea Lanzini

Andrea Sicuro

Francesca Sorgato

Francesco Toselli

Veronica Caciolli

Cosimo Balestri

Filippo Garofalo

Manfredi Mannucci

Francesco Scanu

Michela Tonelli

Elvira Muntoni

Erica De Candido

Alfredo Cisternino

Alessandra Castellani

Notícias