Língua

Português

Início

Março 2024

Período

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

400 Horas

Coordenador do curso

Juliana Lopes

Preço

20 parcelas de R$2.022,30

Marketing para negócios de Moda com propósito para consumidores contemporâneos.

Data de início: 19/03/2024, terça, quarta e quinta, das 19h30 às 22h15.

O mercado cria as novidades do amanhã observando os caminhos das tendências hoje, mas quais os conhecimentos são necessários para entender e encontrar as melhores opções de comunicação? O que esperar do futuro deste mercado e como ajudar a construí-lo de forma sustentável, em respeito às questões contemporâneas? 

Conectar o mundo fashion a seus consumidores de forma inovadora e construtiva para gerar negócios e transformações é o propósito que une Marketing e Comunicação.

O curso une aulas teóricas com aprendizado ativo que provocam insights e estimulam a organização estratégica para criar projetos de alto valor, junto com professores renomados, especialistas em marketing, comunicação e Moda, e atuação influente nas principais mídias que fazem a cobertura deste mercado pelo mundo, que promovem uma troca de experiências e networking entre alunos, mestres e profissionais convidados. 

 

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Marketing e Comunicação de Moda!

Com aprendizado "mão na massa" cheio de insights, a pós apresenta teoria e história da Moda, e incentiva o senso de organização estratégica para criar projetos.

O programa contempla projetos integrados e interdisciplinares em parcerias institucionais com marcas de Moda para criar oportunidades reais de acesso ao mercado, além de estimular o espírito de liderança, o empreendedorismo, apresenta noções sobre planejamento estratégico, aprofunda conhecimentos sobre marketing e comunicação, além de abordar aspectos centrais da história do vestuário – do conceito de indumentária ao surgimento da moda enquanto forma de expressão.

O trabalho de conclusão do curso consistirá em um Plano de Marketing e Comunicação, estruturado especificamente para uma marca de moda. Conheça algumas das marcas parceiras em anos anteriores:

  • Benetton (2012)
  • Un.i e Marcyn (2013)
  • Hope (2014)
  • Cia Marítima e Herchcovitch, Alexandre (2015)
  • Quiksilver Brasil e Lança Perfume (2016)
  • Besni e Amaro (2017)
  • Zoomp e Adriana Degreas (2018)
  • Gig Couture e SideWalk (2019)
  • Joulik (2020)
  • Levi’s, Havaianas e Natura (2021)
  • 2Collab e Anacapri (2022)

 

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

A pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda é ideal para profissionais de Moda, mas também recebe profissionais de diversas áreas, como designers e estudantes que queriam direcionar suas carreiras para a área de Marketing e Comunicação de Moda em empresas ou agências/consultorias especializadas, assim como empreendedores que queiram focar na implementação ou melhoria do próprio negócio criativo.

Ao final do curso, os alunos estarão preparados para atuar nas áreas de marketing e comunicação de empresas do setor de moda ou em agências/consultorias especializadas, planejando, desenvolvendo e implementando estratégias eficazes para fortalecer as marcas, atrair novos consumidores e fidelizar os clientes.

O olhar do marketing de Moda contemporâneo é digital, por isso, pensar Moda significa refletir sobre sua presença on-line em mídias sociais, e-commerce e websites. 

Para atuar no mercado da moda é preciso construir um repertório estratégico que permita conectar o universo fashion ao mundo dos negócios.

Módulo Internacional

O programa internacional busca trazer, através de conteúdos específicos, o universo do varejo internacional dominado pela tecnologia digital e os novos valores de governança socioambiental que transformaram as formas e os conteúdos da comunicação das marcas com sua audiência. Durante o percurso em Milão, que acontecerá na prestigiada Semana de Moda, vamos explorar como as marcas europeias têm vivido e enfrentado com criatividade e inovação as rápidas mudanças do mercado.

Conteúdos abordados:

Fashion Styling
Stylists são hoje grandes propagadores e comunicadores das marcas e celebridades. Iremos examinar qual é o seu papel na criação da imagem de moda veiculadas pelas marcas e imprensa especializada. De que forma o stylist trabalha associado ao buyer e ao criador pensando estratégias para alavancar produtos? O curso vai apresentar cases de diversas marcas e campanhas, estabelecendo conexões entre a moda e as diferentes áreas da cultura.

Fashion Branding
Iremos abordar como o processo de construção e gestão de marcas é fundamental para gerar diferenciação em cenários competitivos, como o da indústria da moda. Vamos mostrar como fashion brands europeias elaboram suas estratégias para se posicionarem como marcas de relevância no contexto mundial. Discutiremos os desafios dos profissionais que trabalham com Branding no atual cenário de grandes mudanças no comportamento de consumo, focando especialmente nas estratégias que contemplem ações para a interação das marcas com seus públicos no universo on-line.

Retail Tour 
Iremos examinar como as marcas europeias buscam diferenciais no setor do varejo. Visitas guiadas às lojas e showrooms com foco no design de interiores, visual merchandising e modelo de negócio. Compreensão das lojas como espaços híbridos com interseções entre design, moda, arte, arquitetura, varejo, história e consumo. Faremos visitas à Fundação Prada, Museu Giorgio Armani, Galeria Vittorio Emanuelle, lojas de departamento, brechós e outros estabelecimentos para ancorar conteúdos de aulas. Visitas agendadas nos principais museus de moda e design, assim como acompanhar a street style da cidade durante a Semana de Moda de Milão, serão complementos importantes para um mergulho no cenário cultural da cidade.

Professores estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

A pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda é dividida em três módulos. No primeiro, apresentamos um panorama sobre cultura, história da moda e tendências, assim como conceitos de marketing aplicados, comportamento de consumo, cadeia produtiva, sustentabilidade e valores de mercado. 

No segundo vamos aprofundar a construção do branding com um olhar contextualizado, além de conhecer mais sobre disciplinas como Design Thinking, Gestão de Produtos e Serviços de Moda, Visual Merchandising, Pesquisa e Segmentação de Mercado e Varejo de Moda On e Off-line.

Comunicação e Experiência do Cliente é o assunto principal no terceiro e último módulo, agora com o olhar atualizado para o estudo e desenvolvimento da comunicação, sem deixar de lado o design e tecnologia.

Cada módulo é finalizado com uma mentoria em carreira e um projeto integrado. O TCC será feito em equipe a partir de um briefing fornecido por uma marca de Moda, que será objeto de estudo nessa etapa conclusiva. Serão 33 horas de orientação para que o projeto final seja concluído e apresentado à banca examinadora, formada por professores e especialistas.

Fase I - (120h)

  • Panorama e Tendências (18h)
  • Cultura e História da Moda (18h)
  • Pesquisa e Segmentação de Mercado (18h)
  • Comportamento de Consumo (18h)
  • Sustentabilidade e Novos Valores de Mercado (18h)
  • Cadeia Têxtil e a Nova Indústria (18h)
  • Projeto Integrado e Mentoria (12h)

Fase II - (120h)

  • Design Thinking no Negócio de Moda (18h)
  • Branding (18h)
  • Marketing Aplicado à Moda (18h)
  • Gestão de Produtos e Serviços de Moda (18h)
  • Varejo de Moda On e Off-Line (18h)
  • Visual Merchandising (18h)
  • Projeto Integrado e Mentoria II (12h)

Fase III - (160h)

  • Marketing de Relacionamento (18h)
  • Relações Públicas de Moda (18h)
  • Plataformas Digitais (18h)
  • Inteligência de Mercado (18h)
  • Imagem de Moda (18h)
  • Planejamento Estratégico de Comunicação de Moda (18h)
  • Projeto Integrado e Mentoria III (12h)
  • TCC (40h)

Docentes

Juliana Lopes

Coordenador do curso

Andreia Meneguete

Cintia Lie Matuzawa

Débora Carammaschi

Fernanda Bassanello

Fernanda Leite

Fernando Souza

Fernando Dineli

Gisele Registro

Gustavo Cavalheiro

Ingrid Pergentino

Lorena Borja

Maria José Orione

Rosangela Martins

Vanessa Pinsky

Dizem sobre nós

Módulo Internacional alunos IED

O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.

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