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PóS-GRADUAçãO

Marketing e Comunicação de Moda

PRESENCIAL
400 horas
22/09/2021
segundas e quartas
das 19h30 às 22h45
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

Para atuar no mercado de moda é necessário adquirir repertório atualizado e estratégico que permita ao profissional conectar o universo fashion ao mundo dos negócios – e da comunicação com os consumidores.

Para quem?

Profissionais de diversas áreas, designers e estudantes que queiram direcionar suas carreiras para a área de Marketing e Comunicação de Moda ou para empreendedores que queiram focar na implementação ou melhoria do próprio negócio criativo.

Como é?

O curso mescla aulas teóricas com aprendizado ativo que provocam insights e organização estratégica para criar projetos. Os alunos têm contato com professores atuantes no mercado e são aptos a aplicar o conhecimento adquirido em contato com as marcas.


Curso

Moda orienta toda manifestação cultural que reflete o espírito do tempo. Moda é o que permeia toda a cadeia produtiva criativa. Moda, para se tornar um negócio, precisa de insight combinado com estratégia. Comunicação combinada com informação. Embasamento, com repertório. Seriedade, profundidade. Mas também emoção, com diversão.

Conectar o mundo fashion a seus consumidores de forma inovadora e construtiva para gerar negócios e transformações é o propósito que une Marketing e Comunicação no curso de pós-graduação oferecido pelo IED em São Paulo.

A escola, referência em design, reúne o que há de excelente na academia e no mercado, com profissionais alinhados aos valores pertinentes à sociedade do século XXI. O marketing atinge patamares além do produto: cria relações e experiências para o consumidor contemporâneo. E a comunicação não é apenas veículo, mas um território que dá voz, posicionamento e personalidade para a marca.

Assuntos como tendências, gestão de produtos e serviços, design thinking, imagem de moda, sustentabilidade e mídias sociais serão tratados nas disciplinas oferecidas.

Estrutura

O curso está dividido em três fases: mindset, estratégia e ativação. Em mindset, os professores são orientados a atualizar e reforçar, com repertório disruptivo e envolvimento, os valores que movem o mercado no momento em que vivemos. Estratégia é o momento de provocar insights e organizar o raciocínio para propor soluções. Ativação é a fase na qual serão aprofundados o estudo e a realização da comunicação, levando em consideração o design e a tecnologia.

Cada fase é consolidada com a entrega de um projeto pelos alunos. Finalizadas as três fases, os alunos estarão aptos a executar o trabalho de conclusão de curso (TCC) que será avaliado por uma banca examinadora, formada por profissionais do setor.

Nossa meta não se limita a ensinar como funciona. Queremos – e vamos – melhorar o mercado de moda.

AS FASES DE APRENDIZADO

MINDSET
Entender conceitos gerais necessários para este momento em que vivemos, renovar o pensamento e adquirir o embasamento necessário para fazer parte da era contemporânea: tudo isso é essencial para atuar no mundo da moda.

O módulo proporciona ao aluno um contexto para absorver os valores que também são princípios do IED, que atua como player indispensável na cidade, no país, no mundo global, para construir novos modos de ver, ser, criar. Em que mundo estamos? Quais comportamentos definirão o futuro? Como precisamos trabalhar? São perguntas que precisamos fazer.

ESTRATÉGIA
Após a elaboração de um plano de marketing, é hora de pensar no branding com o olhar atualizado.

Por isso, esta estratégia nasce de um projeto de marketing para que qualquer ação não seja infundada, para que cada movimento do profissional que estamos formando leve em conta a identidade da empresa e a conexão entre ela e o público.

ATIVAÇÃO
Com a estratégia do marketing alinhada ao branding, é hora de focar na comunicação de moda. Nesta etapa, os alunos irão entender a comunicação como parte integrada de toda a estratégia. É o momento em que é preciso entender como interagir dentro e fora da marca, com mídia e público. Cada palavra e cada imagem fazem toda a diferença. Parte daí o posicionamento e a repercussão.

Não basta ser um bom comunicador. É preciso ser um bom comunicador de moda.

Entrega

TCC

O curso fornece as ferramentas para que o profissional esteja preparado para conceber, implementar e gerenciar planos de marketing e comunicação em empresas de moda ou relacionadas ao setor.

Ao final do curso, o aluno desenvolve o TCC em equipe a partir de um briefing fornecido por uma marca de moda, que se torna objeto de estudo nessa etapa conclusiva. Serão 21 horas de orientação para que o TCC seja realizado, com realização de duas bancas examinadoras.

TCCs já foram realizados em parceria com a Benetton (2012), Un.i e Marcyn (2013), Hope (2014), Cia Marítima e Herchcovitch; Alexandre (2015) e Quiksilver Brasil e Lança Perfume (2016); Besni e Amaro (2017); Zoomp e Adriana Degreas (2018); Gig Couture e SideWalk (2019), Joulik (2020), Levi’s, Havaianas e Natura (2021), (2)Collab (2022) e Anacapri (2022).

MASTERCLASS

Com um encontro por semestre, a pós-graduação do IED São Paulo oferece três masterclasses como parte da grade curricular dos cursos, convidando profissionais de renome no mercado para apresentar temas interdisciplinares e relevantes ao universo do design, da tecnologia e da inovação, garantindo ao aluno uma visão ampla e real do mercado atual e do futuro.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


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    COORDENAÇÃO

    CALINE MIGLIATO

    Mestre em Gestão de Negócios pela FIA, pós-graduada em Jornalismo de Moda pela UFV de Madri, graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-Campinas e certificada Scrum Product Owner pela Scrum Alliance. Possui 20 anos de experiência, morou dois anos na Espanha, onde trabalhou para as edições espanholas das revistas VOGUE e InStyle e como diretora de comunicação da marca Delpozo. De volta ao Brasil, atuou no Grupo Estado e nas revistas Manequim e Glamour. Durante quatro anos, trabalhou como gerente de marketing de conteúdo no Dafiti Group, atuando com as equipes de UX, Produto e TI no desenvolvimento de plataformas de conteúdo e com os times de Vendas e Comercial na criação de estratégias focadas em performance e engajamento.

    PROFESSORES

    ALEXANDRA FáVERO

    -

    Inquieta e amante do saber, é conectora cultural e especialista em Identidades. Tem mergulhado em temas de complexidade, fluxos imaginários e construção de narrativas para apoiar empresas, criativos e startups a decodificarem culturas para promover o encontro de identidades, potencializar diálogos e negócios. Neste processo, atua desde a concepção, ou reconexão, com a vocação até a inspiração de grupos de criativos no desenvolvimento de territórios de linguagem e na tradução deste conceito em experiências. Tem uma trajetória de 16 anos com passagem por diferentes setores, moda, varejo, saúde e cidades em empresas como Le Lis Blanc, Brasil Foods, Pão de Açúcar e importantes escritórios de design. É fundadora da La Lima Identidades, educadora e palestrante nos temas de Identidade Cultural e Diálogos de Marca.


    ANDREIA MENEGUETE

    +
    Andreia Meneguete é jornalista especialista em Cultura Material & Consumo (USP), Estética e Gestão da Moda (USP) e Branding (Business School São Paulo) com especialização em Fashion Business & Brand Management pelo Istituto Marangoni de Londres. Com 17 anos de experiência no segmento de comunicação, é coordenadora de comunicação e marketing digital na Vivara, fundadora e diretora criativa da agência IAM Inteligência em Moda e professora em cursos de Moda em escolas de São Paulo. Já atuou como jornalista freelancer da Vogue Brasil, no marketing do estilista Ricardo Almeida, foi coordenadora de planejamento de Branding na INPRESS para O Boticário, consultora de comunicação estratégica na Editora Trip para Natura e editora de beleza da revista Glamour.

    CINTIA LIE MATUZAWA

    +

    Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Arquiteta Urbanista pela UEL/PR, Cintia é diretora de conteúdo criativo na Invarejo.Company. Atua na área de Retail Design e Visual Merchandising desde 2000 com diversos projetos comerciais, treinamentos em VM, consultorias para marcas e palestras. Prestou consultoria em varejo para Burberry, C&A, NK Store, Fila, Centauro, The Body Shop, Natura, Grupo Avenida, Worldcolors, Sidewalk, Portobello, Construtora Tenco, Alice Wonders, OZ Design, Future Brands, Midea Carrier, Shopping Iguatemi, Sebrae, Senac e Fullfit Importadora. Trabalhou como coordenadora de visual merchandising na Le Lis Blanc/Restoque. Foi vice-presidente de educação da Popai.Shop Brasil 17/18, e premiada em Lojas Pequenos Formatos — Loja Zonna do Aroma pela RDI — Retail Design Institute 2016. No IED, é coordenadora do One Year em Retail Design & Visual Merchandising desde 2012.


    DéBORA CARAMMASCHI

    +

    Com experiência na área de moda e design, atua em temas como moda, história social, projeto de criação e cultura contemporânea. Possui mestrado interdisciplinar pela Universidade Mackenzie em Educação, Arte e História da Cultura, especializações pela Universidade SENAC-SP em História da Indumentária e da Moda e Formação de Professores com ênfase em Imagem Pessoal. É graduada em Serviço Social pela PUC- SP, tendo atuado por 19 anos em RH, articuladora e facilitadora em políticas educacionais e gestão de recursos humanos, diretora da empresa RHEMO Consultoria e, atualmente, é professora na graduação do IED em história e cultura da moda e moda contemporânea.


    ELOISA ARTUSO

    +

    Com um trabalho alicerçado no espaço onde sustentabilidade, cultura e educação se fundem com design, Eloisa usa a criatividade para gerar insights e soluções para resolver problemas multidimensionais vislumbrando um futuro melhor. Atualmente, é diretora de educação do Instituto Fashion Revolution Brasil, cofundadora e chefe de estratégia da Un Moda Sustentável, agência de inovação e sustentabilidade, e professora de Design Sustentável no IED. Formada em Design de Moda pela Faculdade Santa Marcelina de São Paulo, trabalha para grandes marcas brasileiras há mais de 10 anos. Após concluir o mestrado em Design Futures pela Goldsmiths, University of London, decidiu abordar a indústria com uma visão mais holística, estratégica e circular.


    FABIO SILVEIRA

    +

    Fabio Silveira é pós-graduado em Branding, especialista em Pedagogia para o Ensino Superior com mestrado em Educação pela Universidade Del Salvador, de Buenos Aires, Argentina. Atuou durante 15 anos na Editora Abril com a implantação de diversos processos que englobam desde a Fotografia Digital a Fluxos Editoriais para diversas revistas do Grupo Abril, tais como National Geographic, Superinteressante, Claudia, Nova — Cosmopolitan, Casa Claudia, Guia do Estudante, Playboy e Você S.A. É professor há dez anos, foi sócio-fundador da OcaBrasil Design, desenvolvendo marcas e projetos editoriais para vários clientes, incluindo Vogue, CSN, Senai, Nike, TAM, Volkswagen, Folha de S. Paulo, Ministério da Indústria e Comércio, foi finalista do IF Design Award e do Prêmio Abril de Jornalismo. Atualmente, desenvolve projetos de Design Gráfico e Design Editorial.


    FERNANDA BASSANELLO

    +

    Graduada em Marketing e pós-graduada em Propaganda e Marketing, atua como gerente de conta na Kantar Millward Brown, na área de segmentação de mercado.


    FERNANDA LEITE

    +
    Empreendedora da moda trilíngue (português, inglês e espanhol), com mais de 18 anos de experiência internacional colaborando com designers de moda e desenvolvedores de produtos na criação de marcas e linhas de produtos, além de mais de 10 anos de experiência como professora universitária de cursos de moda em gestão de produtos, marketing de moda e empreendedorismo na moda. Possui excelentes habilidades de comunicação, construção de relacionamento, liderança, pensamento crítico, coaching e gestão.

    FERNANDO SOUZA

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    Fernando Souza é consultor e professor de Negócios Digitais, Marketing e Mídias Sociais, publicitário, palestrante e empreteco. Possui 20 anos de atuação no mercado digital e 10 como empreendedor. É docente em cursos de pós-graduação de UX e Marketing e Comunicação de Moda no IED, Marketing e Negócios e E-commerce, além de palestrar em convenções, capacitar equipes e conduzir treinamentos e workshops para diversas instituições, entre elas: Globosat, Hospital Israelita Albert Einstein, Jornal do Commercio, Danone, Vida Funcional, Sabrina Sato, Outlet Lingerie, Abbott, Ammo Varejo, Quiksilver, G.O.Eyewear (Cartier, Montblanc, Ana Hickmann etc.), Kimberly & Clark, Votorantim Cimentos, Grupo Dass e Shopping Eldorado. Desenvolveu projetos para Editora Planeta, Alpargatas, Instituto Rodrigo Mendes, Portal Lunetas, Aprendiz, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Alana, Corinthians, Editora Abril, Ticket Edenred, Microsoft, entre outras.


    GISELE REGISTRO

    +

    Graduada em Administração de Empresas (FAAP), mestre profissional em Administração de Empresas (FIA Business School), MBA em Marketing (USP/FEA), graduada em Administração Industrial (USP/Fundação Vanzolini) e especializada em Varejo (USP/PROVAR). Possui mais de 20 anos de experiência de sucesso na área comercial de grandes empresas multinacionais, sendo 15 anos diretamente responsável pelos resultados da área. Grande habilidade em negociação com clientes, key accounts e fornecedores em todo território nacional; desenvolvimento de unidade de negócios para atuar no mercado premium e luxo; exploração e desenvolvimento de canais alternativos de venda e parcerias estratégicas (B2B e B2C); habilidade em estratégia de entrada no mercado, planejamento estratégico e gestão financeira; fortes resultados históricos com foco na constante superação de metas, principalmente em cenários de alta complexidade; facilidade de relacionamento com o mestre dos processos de liderança, gestão, criação, desenvolvimento e motivação de equipes multifuncionais.


    GUSTAVO CAVALHEIRO

    +

    Publicitário (Research & Insight Build Manager da CRANE.is), professor universitário com doutorado-sanduíche na Universidade de Coimbra (Portugal), mestre e doutor em Comunicação e Semiótica da PUCSP (bolsista CAPES — 2010/2014); especialista em Design Gráfico pela Belas Artes de SP (2002) e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista (1998). É professor em cursos de pós-graduação, graduação e extensão.


    INGRID PERGENTINO

    +

    Bacharel e mestre em Administração de Empresas com ênfase em Mercado e Consumo, MBA em Gestão Empreendedora e MBA em Gestão e Estratégia em varejo. Coach Certificada em The Coaching Clinic pela CCU (Corporate Coach U). Atua há 9 anos como diretora da i9Vendas em atividades de consultoria, treinamento, palestras e Coach com o atendimento a empresas como Riachuelo, Renner, Camicado e outras.


    IZA DEZON

    +

    Iza Dezon nasceu em São Paulo, em 1986, e foi radicada no Rio, onde viveu até 2004. Em 2005, mudou-se para a Europa, para cursar Bacharelado de Fashion Styling, concluído no Instituto Marangoni, entre Londres e Milão. Após ter atuado no departamento de Visual Merchandising das marcas Prada e da Moncler, em Milão, cursou Mestrado em Gestão de Marcas de Luxo no Institut Français de la Mode, em Paris. Durante o curso, concluiu uma especialização em Fragrâncias e Cosméticos. Em 2011, passou a trabalhar para a “PeclersParis”, empresa do Grupo WPP, no departamento de Research and Future Insight(s), focado em pesquisa e redação de tendências socioculturais. Em 2015, foi transferida de Paris para São Paulo, onde dirigiu a PeclersParis no Brasil. Em setembro de 2018, fundou a Dezon, uma consultoria estratégica, criativa e colaborativa. A partir da análise de tendências de comportamento, desenvolve projetos focados em produto, comunicação, inovação e projeção de futuro. Atende empresas de médio e grande porte nas áreas de moda, beleza e bem-estar, design, tecnologia, construção, arquitetura e decoração, entretenimento e finanças, espalhados pelo Brasil, Estados Unidos e diversos países na Europa. Expert em análise de tendências com quase 10 anos de carreira internacional, Iza desenvolvendo projetos, palestras, workshops e mentorias, além de ministrar aulas sobre macrotendências nas principais faculdades do país.


    JULIANA LOPES

    +
    Depois de 10 anos trabalhando como jornalista em grandes redações, morou 8 anos na Itália, onde foi correspondente internacional para sites como UOL e FFW e pesquisadora de tendências do mercado de Moda para o portal Use Fashion. Acompanhou Semanas de Moda em Milão e Paris e foi docente de Moda Contemporânea, Tendências e Lifestyle no IED de Milão, onde lecionou Lifestyle & Trends e Contemporary Fashion, em inglês e italiano. Cobriu como editora das edições da SPFW, colaborou para Vogue Brasil, Elle Brasil e Harper’s Bazaar Brasil. Concebeu e implementou o curso de Fashion Styling do IED São Paulo, em 2018, e reformou e implementou o conteúdo da pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda na mesma instituição, em 2019.

    MARIA JOSé ORIONE

    +

    Formada em Engenharia Mecânica Têxtil com especialização em MáquinasTêxteis pela “Scuola Superiore Mecanotessile e Tessile”, de Pordenone, Itália. Atualmente é Diretora de Planejamento Estratégico e Marketing na Capricórnio Têxtil. Atua no setor Jeanswear há mais de 20 anos com vivências anteriores na Tavex/Santista, Zoomp, e SantaConstância Tecelagem.


    ROSANGELA MARTINS

    +

    Com mais de 15 anos de experiência no mercado digital, Rosangela iniciou sua carreira na área publicitária, atendendo clientes como Schrader Bridgeport, Rádio Metropolitana FM, Imprensa Oficial e Grupo CBS de Comunicação, e introduziu a cultura das mídias sociais em marcas como Leroy Merlin, Grupo PSA, Centauro e Lancôme do Brasil.

    Atualmente, é gerente de Marketing focada em branding e conteúdo na Blue Group, foi supervisora de planejamento digital na WMcCann e coordenadora do branding do Walmart.com, um dos maiores varejos online do Brasil, onde desenvolveu uma estratégia de relacionamento e conteúdo capaz de aproximar a marca do consumidor, influenciando de forma positiva na reputação e presença do e-commerce nos ambientes digitais.

    Início das aulas: 22/09/2021
    Dias: segundas e quartas
    Horário: das 19h30 às 22h45
    Duração: 400 horas

    Valores:
    24 parcelas de R$ 1.685,25
    À vista com 4% de desconto
    Parcelamento em até 24 vezes via Intersector
    Consulte outras formas de parcelamento

    DISCIPLINAS
    Panorama e tendências18h
    Cultura e história de moda18h
    Marketing de Moda18h
    Comportamento de consumo18h
    Sustentabilidade e novos valores do mercado18h
    Cadeia têxtil e a nova indústria18h
    Design Thinking no negócio de moda18h
    Branding18h
    Pesquisa e segmentação de mercado18h
    Gestão de produtos e serviços de moda18h
    Varejo de moda online e offline18h
    Visual Merchandising18h
    Mídias de moda18h
    Relações públicas de moda18h
    Plataformas digitais18h
    Inteligência de mercado18h
    Imagem de moda18h
    Planejamento estratégico de comunicação de moda18h
    Projeto I, II e III9h
    Trabalho de conclusão de curso (TCC)40h
    Masterclass e mentoring27h
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    Shoes & Bags — Design and Business
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    Visual Merchandising: Varejo para moda
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    144 horas
    PRESENCIAL
    Retail Design & Visual Merchandising
    SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.