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PÓS-GRADUAÇÃO

Marketing e Comunicação de Moda

PRESENCIAL
18 meses
28/09/2019
Sábados e domingos alternados: 9h às 17h
Candidate-se
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Sexo

RG / RNE / Passaporte

Por quê?

Para atuar no mercado de moda é necessário adquirir repertório atualizado e estratégico que permita ao profissional conectar o universo fashion ao mundo dos negócios – e da comunicação com os consumidores.

Para quem?

Profissionais de diversas áreas, designers e estudantes que queiram direcionar suas carreiras para a área de Marketing e Comunicação de Moda ou para empreendedores que queiram focar na implementação ou melhoria do próprio negócio criativo.

Como é?

O curso mescla aulas teóricas com aprendizado ativo que provocam insights e organização estratégica para criar projetos. Os alunos têm contato com professores atuantes no mercado e são aptos a aplicar o conhecimento adquirido em contato com as marcas.


Curso

Moda orienta toda manifestação cultural que reflete o espírito do tempo. Moda é o que permeia toda a cadeia produtiva criativa. Moda, para se tornar um negócio, precisa de insight combinado com estratégia. Comunicação combinada com informação. Embasamento, com repertório. Seriedade, profundidade. Mas também emoção, com diversão.

Conectar o mundo fashion a seus consumidores de forma inovadora e construtiva para gerar negócios e transformações é o propósito que une Marketing e Comunicação no curso de pós-graduação oferecido pelo IED em São Paulo.

A escola, referência em design, reúne o que há de excelente na academia e no mercado, com profissionais alinhados aos valores pertinentes à sociedade do século XXI. O marketing atinge patamares além do produto: cria relações e experiências para o consumidor contemporâneo. E a comunicação não é apenas veículo, mas um território que dá voz, posicionamento e personalidade para a marca.

Assuntos como lifestyle, gestão de produtos e serviços, design thinking, imagem de moda, sustentabilidade e mídias sociais serão tratados nas disciplinas oferecidas.

Estrutura

Dividido em três fases de estudo e realização de projetos, o curso evolui sob a ótica do branding, ponto de partida de todas as decisões. Ações devem ser integradas – e as estratégias, coerentes – com o intuito da marca.

As três fases são: mindset, estratégia e ativação. Em mindset, os professores são orientados a atualizar e reforçar, com repertório disruptivo e envolvimento, os valores que movem o mercado no momento em que vivemos. Estratégia é o momento de provocar insights e organizar o raciocínio para propor soluções num plano de marketing. Ativação é a fase na qual serão aprofundados o estudo e a realização da comunicação, levando em consideração o design e a tecnologia.

Cada fase é consolidada com a entrega de um projeto pelos alunos. Finalizadas as três fases, os alunos estarão aptos a executar o trabalho de conclusão de curso (TCC) que será avaliado por uma banca examinadora, formada por profissionais do setor.

Nossa meta não se limita a ensinar como funciona. Queremos – e vamos – melhorar o mercado de moda.

AS FASES DE APRENDIZADO

MINDSET
Entender conceitos gerais necessários para este momento em que vivemos, renovar o pensamento e adquirir o embasamento necessário para fazer parte da era contemporânea: tudo isso é essencial para atuar no mundo da moda.

O módulo proporciona ao aluno um contexto para absorver os valores que também são princípios do IED, que atua como player indispensável na cidade, no país, no mundo global, para construir novos modos de ver, ser, criar. Em que mundo estamos? Quais comportamentos definirão o futuro? Como precisamos trabalhar? São perguntas que precisamos fazer.

ESTRATÉGIA
É a hora de pensar em como criar um plano de marketing com o olhar atualizado.

Por isso, esta estratégia nasce de um projeto de branding para que qualquer ação não seja infundada, para que cada movimento do profissional que estamos formando leve em conta a identidade da empresa e a conexão entre ela e o público.

ATIVAÇÃO
Com a estratégia do marketing alinhada ao branding, é hora de focar na comunicação de moda. Nesta etapa, os alunos irão entender a comunicação como parte integrada de toda a estratégia. É o momento em que é preciso entender como interagir dentro e fora da marca, com mídia e público. Cada palavra e cada imagem fazem toda a diferença. Parte daí o posicionamento e a repercussão.

Não basta ser um bom comunicador. É preciso ser um bom comunicador de moda.

Entrega

TCC

O curso fornece as ferramentas para que o profissional esteja preparado para conceber, implementar e gerenciar planos de marketing e comunicação em empresas de moda ou relacionadas ao setor.

Ao final do curso, o aluno desenvolve o TCC em equipe a partir de um briefing fornecido por uma marca de moda, que se torna objeto de estudo nessa etapa conclusiva. Serão 21 horas de orientação para que o TCC seja realizado, com realização de duas bancas examinadoras.

TCCs já foram realizados em parceria com a Benetton (2012), Un.i e Marcyn (2013), Hope (2014), Cia Marítima e Herchcovitch; Alexandre (2015) e Quiksilver Brasil e Lança Perfume (2016); Besni e Amaro (2017); Zoomp e Adriana Degreas (2018).

PARCERIA LEVI’S

Desde 1873 fazendo história, o jeans mais famoso do mundo agora é parceiro da pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda!

Com a parceria, nossos alunos estarão em contato direto com profissionais da empresa, tendo aulasexperiências externas, desenvolvendo projetos e o trabalho de conclusão de curso, sendo que os melhores receberão uma carta de recomendação da empresa, conectando o aluno ainda mais ao mercado através de uma marca internacional e mundialmente conceituada.

 

SEMANA INTERNACIONAL

Os alunos de pós-graduação têm acesso a uma semana internacional em uma das sedes do IED Europa, onde serão introduzidos a áreas distintas do design por meio de conteúdo teórico atrelado a experiências no mercado do design – eventos relacionados, visitas técnicas, entre outros.

A acontecer nos meses de julho ou setembro, o módulo se divide em 40 horas (ou cinco dias) e oferece aos participantes a oportunidade de expandir seu networking com profissionais de diversas áreas do design, alunos e professores do IED Europa, além de receberem certificação internacional de conclusão do curso.

 

MASTER CLASS

Com um encontro por semestre, a pós-graduação do IED São Paulo oferece três master classes como parte da grade curricular dos cursos, convidando profissionais de renome no mercado para apresentar temas interdisciplinares e relevantes ao universo do design, da tecnologia e da inovação, garantindo ao aluno uma visão ampla e real do mercado atual e do futuro.

 

CURSO ONLINE INTERNACIONAL

Desenvolvido pelas sedes europeias do grupo IED, o curso online internacional de Teoria e História do Design reúne conteúdos interdisciplinares em videoaulas, material de estudo e teses em uma plataforma virtual exclusiva, disponibilizada no início das aulas de pós-graduação. Após a conclusão das atividades, os alunos recebem certificado internacional do curso.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

 


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

JULIANA LOPES | CALINE MIGLIATO
JULIANA LOPES
Jornalista de moda, morou na Europa por oito anos, onde atuou como correspondente internacional cobrindo desfiles em Milão e Paris, entrevistou grandes estilistas e acompanhou importantes marcas do mercado, além de escrever para FFW, Harper's Bazaar e Elle.
Mestre em Fotografia pela Accademia di Belle Arti di Brera e docente em Moda Contemporânea, Lifestyle e Tendências no IED em Milão.

PROFESSORES

LAIS COBRA

-

Construindo marcas há doze anos, Lais Cobra é formada em Comunicação Social com habilitação em Propaganda e Marketing pela ESPM-SP e com cursos de extensão em Branding e Jornalismo pela NYU. Desde 2010 no time da Ana Couto, já desenvolveu e liderou a estratégia para marcas icônicas do Brasil como Natura, Itaú e Riachuelo e para outros clientes de diversos segmentos como finança, moda, educação e tecnologia. Antes de trabalhar com branding, atuou também com gestão de contas em agências de publicidade. Na Santa Clara, desenvolveu projetos para marcas como Leão, Fox e National Geographic. Desde 2016, é coordenadora do curso de branding da Laje, onde também é facilitadora das aulas de estratégia. Há alguns meses, cofundou o Brand Sessions, uma comunidade e plataforma de conteúdo que já conta com +100 profissionais de branding.


TERESA CRISTINA (TETê) REBELLO

+

Mestre em design com estudos na área de Design de Experiência, pós-graduada em Moda e MBA em Varejo de Moda e bacharel em Administração de Empresas pela PUC-SP, Tetê Rebello é consultora, palestrante e docente das áreas de Gestão e Marketing de Moda, atuando em diversos programas de pós-graduação nas disciplinas relacionadas a Marketing e Comportamento do Consumidor. No IED em São Paulo, trabalha na orientação de projetos para marcas do setor com trabalhos entregues para Adriana Degreas, Zoomp, Amaro, Besni, Quiksilver, Lança Perfume, Hope e Cia. Marítima.


VIVIAN WHITEMAN

+

Vivian Whiteman é jornalista há 20 anos. Foi editora de moda e colunista da Folha de S. Paulo, editora sênior de moda da revista Elle e ministra cursos em instituições como Faculdade Cásper Líbero, ESPM, IED, Espaço Cult e Escola São Paulo. Pesquisa moda e comportamento e está cursando a Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos, em São Paulo. Cobriu as maiores semanas de moda do mundo por 10 anos e assina a coleção Folha Moda de A a Z, lançada pelo Publifolha.


DéBORA CARAMMASCHI

+

Com experiência na área de moda e design, atua em temas como moda, história social, projeto de criação e cultura contemporânea. Possui mestrado interdisciplinar pela Universidade Mackenzie em Educação, Arte e História da Cultura, especializações pela Universidade SENAC-SP em História da Indumentária e da Moda e Formação de Professores com ênfase em Imagem Pessoal. É graduada em Serviço Social pela PUC- SP, tendo atuado por 19 anos em RH, articuladora e facilitadora em políticas educacionais e gestão de recursos humanos, diretora da empresa RHEMO Consultoria e, atualmente, é professora na graduação do IED em história e cultura da moda e moda contemporânea.

Início das aulas: 28/09/2019
Horário: Sábados e domingos alternados: 9h às 17h
Duração: 18 meses
Inscrições até: 28/09/2019

Valores:
18 parcelas de R$ 2.247,00
À vista com 5% de desconto
Parcelamento em até 36x via Intersector
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Panorama e tendências18h
Cultura e história de moda18h
Branding18h
Comportamento de consumo18h
Sustentabilidade e novos valores do mercado18h
Cadeia têxtil e a nova indústria18h
Design Thinking no negócio de moda18h
Marketing de Moda18h
Pesquisa e segmentação de mercado18h
Gestão de produtos e serviços de moda18h
Varejo de moda online e offline18h
Visual Merchandising18h
Mídias de moda18h
Relações públicas de moda18h
Imagem de moda18h
Plataformas digitais18h
Inteligência de mercado18h
Planejamento estratégico de comunicação de moda18h
Projeto I, II e III9h
Trabalho de conclusão de curso (TCC)40h
Master class e mentoring27h

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SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.