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PóS-GRADUAçãO

Marketing e Comunicação de Moda

PRESENCIAL
400 horas
Outubro/2021
segundas e quartas, das 19h30 às 22h45
Tenho interesse
Sexo

RG / RNE / Passaporte
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Por quê?

Para atuar no mercado de moda é necessário adquirir repertório atualizado e estratégico que permita ao profissional conectar o universo fashion ao mundo dos negócios – e da comunicação com os consumidores.

Para quem?

Profissionais de diversas áreas, designers e estudantes que queiram direcionar suas carreiras para a área de Marketing e Comunicação de Moda ou para empreendedores que queiram focar na implementação ou melhoria do próprio negócio criativo.

Como é?

O curso mescla aulas teóricas com aprendizado ativo que provocam insights e organização estratégica para criar projetos. Os alunos têm contato com professores atuantes no mercado e são aptos a aplicar o conhecimento adquirido em contato com as marcas.


Curso

Moda orienta toda manifestação cultural que reflete o espírito do tempo. Moda é o que permeia toda a cadeia produtiva criativa. Moda, para se tornar um negócio, precisa de insight combinado com estratégia. Comunicação combinada com informação. Embasamento, com repertório. Seriedade, profundidade. Mas também emoção, com diversão.

Conectar o mundo fashion a seus consumidores de forma inovadora e construtiva para gerar negócios e transformações é o propósito que une Marketing e Comunicação no curso de pós-graduação oferecido pelo IED em São Paulo.

A escola, referência em design, reúne o que há de excelente na academia e no mercado, com profissionais alinhados aos valores pertinentes à sociedade do século XXI. O marketing atinge patamares além do produto: cria relações e experiências para o consumidor contemporâneo. E a comunicação não é apenas veículo, mas um território que dá voz, posicionamento e personalidade para a marca.

Assuntos como lifestyle, gestão de produtos e serviços, design thinking, imagem de moda, sustentabilidade e mídias sociais serão tratados nas disciplinas oferecidas.

Estrutura

Dividido em três fases de estudo e realização de projetos, o curso evolui sob a ótica do branding, ponto de partida de todas as decisões. Ações devem ser integradas – e as estratégias, coerentes – com o intuito da marca.

As três fases são: mindset, estratégia e ativação. Em mindset, os professores são orientados a atualizar e reforçar, com repertório disruptivo e envolvimento, os valores que movem o mercado no momento em que vivemos. Estratégia é o momento de provocar insights e organizar o raciocínio para propor soluções num plano de marketing. Ativação é a fase na qual serão aprofundados o estudo e a realização da comunicação, levando em consideração o design e a tecnologia.

Cada fase é consolidada com a entrega de um projeto pelos alunos. Finalizadas as três fases, os alunos estarão aptos a executar o trabalho de conclusão de curso (TCC) que será avaliado por uma banca examinadora, formada por profissionais do setor.

Nossa meta não se limita a ensinar como funciona. Queremos – e vamos – melhorar o mercado de moda.

AS FASES DE APRENDIZADO

MINDSET
Entender conceitos gerais necessários para este momento em que vivemos, renovar o pensamento e adquirir o embasamento necessário para fazer parte da era contemporânea: tudo isso é essencial para atuar no mundo da moda.

O módulo proporciona ao aluno um contexto para absorver os valores que também são princípios do IED, que atua como player indispensável na cidade, no país, no mundo global, para construir novos modos de ver, ser, criar. Em que mundo estamos? Quais comportamentos definirão o futuro? Como precisamos trabalhar? São perguntas que precisamos fazer.

ESTRATÉGIA
É a hora de pensar em como criar um plano de marketing com o olhar atualizado.

Por isso, esta estratégia nasce de um projeto de branding para que qualquer ação não seja infundada, para que cada movimento do profissional que estamos formando leve em conta a identidade da empresa e a conexão entre ela e o público.

ATIVAÇÃO
Com a estratégia do marketing alinhada ao branding, é hora de focar na comunicação de moda. Nesta etapa, os alunos irão entender a comunicação como parte integrada de toda a estratégia. É o momento em que é preciso entender como interagir dentro e fora da marca, com mídia e público. Cada palavra e cada imagem fazem toda a diferença. Parte daí o posicionamento e a repercussão.

Não basta ser um bom comunicador. É preciso ser um bom comunicador de moda.

Entrega

TCC

O curso fornece as ferramentas para que o profissional esteja preparado para conceber, implementar e gerenciar planos de marketing e comunicação em empresas de moda ou relacionadas ao setor.

Ao final do curso, o aluno desenvolve o TCC em equipe a partir de um briefing fornecido por uma marca de moda, que se torna objeto de estudo nessa etapa conclusiva. Serão 21 horas de orientação para que o TCC seja realizado, com realização de duas bancas examinadoras.

TCCs já foram realizados em parceria com a Benetton (2012), Un.i e Marcyn (2013), Hope (2014), Cia Marítima e Herchcovitch; Alexandre (2015) e Quiksilver Brasil e Lança Perfume (2016); Besni e Amaro (2017); Zoomp e Adriana Degreas (2018); Gig Couture e SideWalk (2019), Joulik (2020), Levi’s, Havaianas e Natura (2021).

MASTERCLASS

Com um encontro por semestre, a pós-graduação do IED São Paulo oferece três masterclasses como parte da grade curricular dos cursos, convidando profissionais de renome no mercado para apresentar temas interdisciplinares e relevantes ao universo do design, da tecnologia e da inovação, garantindo ao aluno uma visão ampla e real do mercado atual e do futuro.

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


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    COORDENAÇÃO

    CALINE MIGLIATO

    Mestre em Gestão de Negócios (FIA), pós-graduada em Jornalismo de Moda (UFV, Madri), graduada em Comunicação Social – Jornalismo (PUC-Campinas) e certificada Scrum Product Owner (Scrum Alliance). Possui 20 anos de experiência, morou dois anos na Espanha, onde trabalhou para as edições espanholas das revistas VOGUE e InStyle e como diretora de comunicação da marca Delpozo. De volta ao Brasil, atuou no Grupo Estado e nas revistas Manequim e Glamour. Durante quatro anos, trabalhou como gerente de marketing de conteúdo no Dafiti Group, atuando com as equipes de UX, Produto e TI no desenvolvimento de plataformas de conteúdo e com os times de Vendas e Comercial na criação de estratégias focadas em performance e engajamento. Atua como docente nas áreas de marketing de conteúdo, gestão e criação de conteúdo, marketing digital, planejamento estratégico de comunicação, planejamento estratégico de negócio, metodologias ágeis no desenvolvimento de projetos e gestão de carreira.

    PROFESSORES

    DéBORA CARAMMASCHI

    -

    Com experiência na área de moda e design, atua em temas como moda, história social, projeto de criação e cultura contemporânea. Possui mestrado interdisciplinar pela Universidade Mackenzie em Educação, Arte e História da Cultura, especializações pela Universidade SENAC-SP em História da Indumentária e da Moda e Formação de Professores com ênfase em Imagem Pessoal. É graduada em Serviço Social pela PUC- SP, tendo atuado por 19 anos em RH, articuladora e facilitadora em políticas educacionais e gestão de recursos humanos, diretora da empresa RHEMO Consultoria e, atualmente, é professora na graduação do IED em história e cultura da moda e moda contemporânea.


    ELOISA ARTUSO

    +

    Eloisa Artuso é designer, diretora educacional do Fashion Revolution no Brasil, movimento global que promove transparência, sustentabilidade e ética na indústria da moda, e professora de Design Sustentável na pós-graduação do IED – Istituto Europeo di Design. É graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina com masters em Design Futures pela Goldsmiths, University of London. Com um trabalho fundado no espaço onde sustentabilidade e educação se encontram com o design, Eloisa lidera projetos que incentivam profundas transformações na indústria da moda, como o Índice de Transparência da Moda Brasil e o Fórum Fashion Revolution.
    @eloartuso


    FERNANDA LEITE

    +
    Empreendedor da moda trilíngue (português, inglês e espanhol) com mais de 18 anos de experiência internacional colaborando com designers de moda e desenvolvedores de produtos na criação de marcas e linhas de produtos, além de mais de 10 anos de experiência como professor universitário em cursos de moda em gestão de produtos, marketing de moda e empreendedorismo na moda.
    Excelente comunicação, construção de relacionamento, liderança, pensamento crítico, coaching e habilidades de gestão

    IZA DEZON

    +

    Iza Dezon nasceu em São Paulo, em 1986, e foi radicada no Rio, onde viveu até 2004. Em 2005, mudou-se para a Europa, para cursar Bacharelado de Fashion Styling, concluído no Instituto Marangoni, entre Londres e Milão. Após ter atuado no departamento de Visual Merchandising das marcas Prada e da Moncler, em Milão, cursou Mestrado em Gestão de Marcas de Luxo no Institut Français de la Mode, em Paris. Durante o curso, concluiu uma especialização em Fragrâncias e Cosméticos. Em 2011, passou a trabalhar para a “PeclersParis”, empresa do Grupo WPP, no departamento de Research and Future Insight(s), focado em pesquisa e redação de tendências socioculturais. Em 2015, foi transferida de Paris para São Paulo, onde dirigiu a PeclersParis no Brasil. Em setembro de 2018, fundou a Dezon, uma consultoria estratégica, criativa e colaborativa. A partir da análise de tendências de comportamento, desenvolve projetos focados em produto, comunicação, inovação e projeção de futuro. Atende empresas de médio e grande porte nas áreas de moda, beleza e bem-estar, design, tecnologia, construção, arquitetura e decoração, entretenimento e finanças, espalhados pelo Brasil, Estados Unidos e diversos países na Europa. Expert em análise de tendências com quase 10 anos de carreira internacional, Iza desenvolvendo projetos, palestras, workshops e mentorias, além de ministrar aulas sobre macrotendências nas principais faculdades do país.


    TERESA CRISTINA (TETê) REBELLO

    +

    Mestre em design com estudos na área de Design de Experiência, pós-graduada em Moda e MBA em Varejo de Moda e bacharel em Administração de Empresas pela PUC-SP, Tetê Rebello é consultora, palestrante e docente das áreas de Gestão e Marketing de Moda, atuando em diversos programas de pós-graduação nas disciplinas relacionadas a Marketing e Comportamento do Consumidor. No IED em São Paulo, trabalha na orientação de projetos para marcas do setor com trabalhos entregues para Adriana Degreas, Zoomp, Amaro, Besni, Quiksilver, Lança Perfume, Hope e Cia. Marítima.

    Início das aulas: Outubro/2021
    Horário: segundas e quartas, das 19h30 às 22h45
    Duração: 400 horas

    Valores:
    24 parcelas de R$ 1.685,25
    À vista com 4% de desconto
    Consulte outras formas de parcelamento

    DISCIPLINAS
    Panorama e tendências18h
    Cultura e história de moda18h
    Branding18h
    Comportamento de consumo18h
    Sustentabilidade e novos valores do mercado18h
    Cadeia têxtil e a nova indústria18h
    Design Thinking no negócio de moda18h
    Marketing de Moda18h
    Pesquisa e segmentação de mercado18h
    Gestão de produtos e serviços de moda18h
    Varejo de moda online e offline18h
    Visual Merchandising18h
    Mídias de moda18h
    Relações públicas de moda18h
    Imagem de moda18h
    Plataformas digitais18h
    Inteligência de mercado18h
    Planejamento estratégico de comunicação de moda18h
    Projeto I, II e III9h
    Trabalho de conclusão de curso (TCC)40h
    Masterclass e mentoring27h


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    PRESENCIAL
    Retail Design & Visual Merchandising
    SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.