IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
Pós-Graduação

Design de Interiores Contemporâneo

SEMIPRESENCIAL
400 horas
17/03/2022
Terças e quintas, das 19h30 às 22h45
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

Construir espaços interiores vai muito além da simples intuição guiada por um senso de estética. Cada vez mais profissionais que se voltam para essa área encontram uma importante carreira para ser seguida, com ramificações em diferentes campos de atuação dentro do design, desde a projeção de espaços residenciais, cenográficos, clínicas e refeitórios, até ambientes digitais para games e outras mídias. Mas para ser um designer de interiores é preciso saber integrar visões e áreas multidisciplinares, além de desenvolver um senso crítico afiado que derrube paradigmas e crie soluções espaciais funcionais e inovadoras.

Para quem?

A carreira do designer de interiores funciona como uma extensão lógica para arquitetos e designers, mas também atende a profissionais que desejam se aprofundar na área de projetos internos, com atuação multidisciplinar alinhada a outras áreas do design. Quem já atua neste mercado e procura desenvolver um olhar crítico e criativo, encontra na pós-graduação de Design de Interiores Contemporâneo o caminho para seu próprio estilo e visão ao deixar para trás o mercado das reproduções de fórmulas batidas.

Como é?

A pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo do IED São Paulo propõe aulas práticas e teóricas com profissionais especializados e atuantes nas áreas relacionadas às disciplinas do curso. Além de estabelecer um networking com nomes que são referência no mercado, você desenvolve um senso crítico e visão própria para incorporar ferramentas e estratégias inovadoras em seus projetos de interiores. Além disso, temáticas relacionadas, como sustentabilidade, responsabilidade social e tendências socioculturais, serão abordadas com a devida relevância para avaliarmos a importância que a disciplina constitui nas relações humanas.


Este curso é oferecido em ambos os campi do IED no Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.

Curso

Como a arte, o Design de Interiores Contemporâneo se organiza e reinventa em sintonia com diferentes contextos sociais no qual está inserido. Podemos estudar essa disciplina tanto pela análise do mundo real, quanto em produções cinematográficas e audiovisuais, de séries a videogames, que buscam inspiração não apenas na realidade, mas também na ficção e no passado. Ainda que nem sempre tomemos consciência desse fato, a disciplina faz parte da nossa história e acompanhar seu desenvolvimento atual é um caminho para saber planejar e projetar ambientes que correspondam com eficiência sua funcionalidade ao seu propósito de origem.

Durante a aula inaugural, onde o Design de Interiores Contemporâneo será contextualizado histórica e socialmente através dos principais movimentos e nomes importantes da área, você também vai conhecer o IED, suas instalações, a coordenação e o corpo docente, que reúne grandes profissionais e pesquisadores da área, com vasto conhecimento e experiência prática, como arquitetos, urbanistas, comunicadores e especialistas em gestão de projetos culturais, gestão ambiental, branding e design de interiores.

Com uma das abordagens mais completas do mercado, o curso conta com professoras e professores ligados às tendências para extrair lições necessárias do presente e aprofundar o estudo de espaços internos. A pós-graduação também propõe uma reflexão sobre o papel desse profissional, o real impacto ambiental da atividade e quais estratégias têm sido utilizadas para minimizar esses efeitos.


Entrega

A pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo aplica a visão dinâmica da coordenação de Alexandre Salles e Graziela Nivoloni, estabelecida para suprir a necessidade de constante atualização acerca das práticas de design de interiores. Dessa forma, para que a grade curricular caminhe sempre ao lado das novidades, o curso é dividido em 3 fases. Na primeira, Núcleo Interdisciplinar de Fundamentação, trabalharemos diferentes conceitos que circundam a disciplina, como história e comportamento, para compreendermos a forma como olhamos ambientes internos. Discutiremos temas vitais como sustentabilidade e responsabilidade social, tendências socioculturais, composição visual, luminotécnica, criatividade e materialidade.

A segunda fase introduz aspectos projetuais desde o início da composição de ambientes básicos, até a construção de projetos complexos, como clínicas, e espaços efêmeros, como shows e exposições. Nessa etapa do curso, vamos abordar paisagismo, visual merchandising, branding e projetos de interiores para hotéis, pousadas, restaurantes, bares e cafés. 

A terceira fase trata da Prática Profissional do designer de interiores, com disciplinas voltadas para consolidar o aprendizado, além de abordar aspectos teóricos e projetuais da própria carreira a fim de desenvolver nos estudantes a capacidade de organização sistêmica. Para fechar sua jornada com êxito, o Trabalho de Conclusão de Curso será a entrega de um projeto de design de interiores feito em parceria com empresas e marcas reconhecidas internacionalmente.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: 17/03/2022
Horário: Terças e quintas, das 19h30 às 22h45
Duração: 400 horas

Valores:
24 parcelas de R$ 1.752,75
Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições
Consulte outras formas de parcelamento
À vista com 4% de desconto

ALEXANDRE SALLES
Alexandre Salles é arquiteto e mestre em Semiótica Urbana formado pela FAU-USP. Coordena o curso de pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo do IED São Paulo, possui vasta experiência em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo, além de colaborações em projetos e concursos nacionais e internacionais de arquitetura. Fundou, em 2011, o Estúdio Tarimba, escritório multidisciplinar com foco no desenvolvimento de projetos corporativos, comerciais, residenciais, consultoria e pesquisa em design.

PROFESSORES

ANDREA DELLAMONICA

-

O escritório de arquitetura andrea dellamonica, desde 1996 investiga as melhores soluções para as construções, elaborando projetos de arquitetura e urbanismo atuais e sustentáveis e dando às cidades, edificações e aos espaços o direito de serem dignos para as pessoas.

Em 2003, estabeleceu em Fortaleza, onde o clima é constantemente quente, a equipe do escritório de arquitetura andrea dellamonica-Fortaleza, estimulada a criar atividades refrescantes e de aventura, com planejamento entre as águas, a natureza local, o entretenimento e a segurança para o Beach Park onde, em 9 anos, permitiram que o escritório inovasse e trouxesse da cultura local para todas as suas edificações, respeitando sempre os recursos que ali estavam. Em 2014, pela TripAdvisor, o parque ganha o 2º lugar do melhor parque aquático do mundo.

Nos projetos de arquitetura e planejamento Hoteleiro, a AD Arquitetura cria os Resorts e hotéis do Beach Park, Sheraton WTC — Design , Rede Accord e Hotéis Mabu, recebendo assim o reconhecimento e o convite para palestrar em Nashiville, TN, na Hi Connect Design com o tema “Arquitetura e planejamento na hotelaria brasileira”. Em 2014 criou parcerias com Carlos Mauad e Instituto Niemeyer, buscando cada vez mais a prática de criar e projetar com o mundo atual.


CARINA TAVARES

+

Especialista em Iluminação Arquitetônica e Cênica, possui graduação em Design de Interiores pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2009) e faz Pós-Graduação de Docência em Ensino Superior na Uninove. Carina trabalha em projetos de iluminação desde 2005, com trajetória em grandes escritórios de lighting design do Brasil, com experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Iluminação. Também atua em consultoria e desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais, de iluminação e gesso, planejamento de infraestrutura local e planejamento e distribuição de novos circuitos elétricos.


CAROL PICCIN

+

Carol Piccin é gestora ambiental com foco em inovação para sustentabilidade e sócia-diretora da MateriaBrasil, cujo objetivo é inspirar para que o modelo de produção e consumo seja mais equilibrado com o planeta. Pesquisando produtos e tecnologias mais responsáveis, iniciou-se um banco de dados bem robusto e, hoje, a empresa está presente no Rio de Janeiro e em São Paulo com o sonho de montar uma “materioteca”, um local que respira inovação para pesquisa e desenvolvimento de produto. Carol acredita que é por meio do despertar do indivíduo como agente de mudança que alcançaremos uma economia mais sustentável.


CHRISTIAN ULLMANN

+

Formado em desenho industrial na Universidade de Buenos Aires, Argentina, reside no Brasil desde 1996.

Trabalha com design estratégico, design exploratório e consultoria em design para inovação e gestão desenvolvendo produtos, projetos, sistemas e serviços. Coordena projetos para empresas, governos e instituições no Brasil e América Latina, tendo produtos e trabalhos premiados na Itália, Espanha, Argentina e no Brasil.

Suas áreas de maior interesse e pesquisa são questões sociais e ambientais que, desde 2000, foram redefinidas como desenvolvimento sustentável. Entrando na terceira década do século XXI, reorganiza suas ideias e pretende atuar na área de Design para Inovação Social, em um contexto de economia criativa para um sistema de economia circular.

É professor de design para sustentabilidade, inovação social e design estratégico no IED Brasil, e atua como coordenador de projetos de economia circular e design para inovação social no Centro de Inovação IED Brasil, tendo coordenado os projetos: O carro perfeito para a cidade de São Paulo 2030 (Fiat Latam); Laboratório de desenvolvimento de mobiliário, empreendedorismo e economia circular — IED LAB MOB YVY — (Yvi Reciclagem), e o Movimento Lixo Invisível, em parceria com a empresa de consultoria Symnetics.


CINTIA LIE MATUZAWA

+

Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Arquiteta Urbanista pela UEL/PR, Cintia é diretora de conteúdo criativo na Invarejo.Company. Atua na área de Retail Design e Visual Merchandising desde 2000 com diversos projetos comerciais, treinamentos em VM, consultorias para marcas e palestras. Prestou consultoria em varejo para Burberry, C&A, NK Store, Fila, Centauro, The Body Shop, Natura, Grupo Avenida, Worldcolors, Sidewalk, Portobello, Construtora Tenco, Alice Wonders, OZ Design, Future Brands, Midea Carrier, Shopping Iguatemi, Sebrae, Senac e Fullfit Importadora. Trabalhou como coordenadora de visual merchandising na Le Lis Blanc/Restoque. Foi vice-presidente de educação da Popai.Shop Brasil 17/18, e premiada em Lojas Pequenos Formatos — Loja Zonna do Aroma pela RDI — Retail Design Institute 2016. No IED, é coordenadora do One Year em Retail Design & Visual Merchandising desde 2012.


DANIELE NASTARI

+

É graduada em Educação Artística pela FAAP (1999); especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo CELACC-ECA/USP (2013); mestre em história da arte pelo PGEHA-USP (2016); doutoranda em história da arte pelo PGEHA-USP e pesquisadora visitante da Universidade de Princeton (2014, 2019-2020). Educadora em diversos museus e institutos culturais, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP e o Instituto Itaú Cultural (2002-2008). Desde 2015 leciona em cursos de graduação e pós-graduação no Istituto Europeo di Design. Atua também como produtora cultural, elaborando e executando projetos de ensino voltados às áreas de artes visuais, design e moda.


EDUARDO MANZANO

+

Arquiteto e urbanista com mais de 30 anos de experiência em projetos de hospitalidade, corporativos e planejamento urbano. Foi diretor de escritórios internacionais de arquitetura, como VOA Associates e Perkins+Will, tendo participado de mais de 70 projetos de hotéis no país. Hoje, é vice-presidente de planejamento urbano do Instituto Smart City Business America.


FáBIO MOTTA

+

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduado em Gestão da Inovação pela Fundação Instituto de Administração USP, em associação com a Bentley University Massachussetts, Fábio acumula experiência em planejamento estratégico e gestão empresarial com passagens em empresas multinacionais como Unilever Brasil, Unilever México e Natura. Após a graduação em Design pela Escola Panamericana de Artes, Fábio iniciou sua carreira na gestão de design como gerente geral da Mauricio Arruda Design, tendo, em 2014, fundado o escritório de arquitetura TODOS, especializado em arquitetura e design de interiores em segmentos como corporativo, varejo, hospitalidade e cenografia.

 


FABIO SILVEIRA

+

Fabio Silveira é pós-graduado em Branding, especialista em Pedagogia para o Ensino Superior com mestrado em Educação pela Universidade Del Salvador, de Buenos Aires, Argentina. Atuou durante 15 anos na Editora Abril com a implantação de diversos processos que englobam desde a Fotografia Digital a Fluxos Editoriais para diversas revistas do Grupo Abril, tais como National Geographic, Superinteressante, Claudia, Nova — Cosmopolitan, Casa Claudia, Guia do Estudante, Playboy e Você S.A. É professor há dez anos, foi sócio-fundador da OcaBrasil Design, desenvolvendo marcas e projetos editoriais para vários clientes, incluindo Vogue, CSN, Senai, Nike, TAM, Volkswagen, Folha de S. Paulo, Ministério da Indústria e Comércio, foi finalista do IF Design Award e do Prêmio Abril de Jornalismo. Atualmente, desenvolve projetos de Design Gráfico e Design Editorial.


FERNANDA FRIAS

+

É arquiteta e designer de perfil pragmático e analítico. Sua história pessoal a levou a experimentar e estudar muitas coisas, que permitiu ser uma pessoa interdisciplinar. Fernanda Frias traz em sua bagagem técnica e artística da arquitetura sua afinidade pela técnica e pelo fazer, que a motivaram ao longo da vida a produzir muitas coisas. Acredita no potencial da colaboração para gerar ideias inovadoras, assim como no valor da empatia para enxergar novos pontos de vista e também na experimentação, no pensar com as mãos, para materializar ideias e serviços.


FERNANDA MARTIN

+

Filha de padeiro, Fernanda é arquiteta e designer de interiores, apaixonada pela profissão e por compartilhar seus conhecimentos. Amor que começou cedo, aos seis aninhos, durante a reforma da casa de uma tia. Ela achou mágica a arte de transformar desenhos em lugares reais e, desde então, sabia o que faria. Formada em 2006 pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, especializou-se na área empresarial, desenvolvendo projetos para marcas como Bacio di Latte, Lacoste, Ralph Lauren, Hermès, Fabbri e Brigaderia. A profissional de sangue ítalo-baiano também estudou design e história da arte em Florença, na Itália, e, nas horas vagas, toca em blocos de rua da cidade de São Paulo. Combinação que dá samba na certa!


JOãO VILLA

+

Psicólogo com MBA em Gestão de Novos Negócios e Inovação e professor de Intra-empreendedorismo, Gestão de Pessoas e Prática Profissional em programas de MBA e pós-graduação, João possui experiência em desenvolvimento, execução e planejamento de projetos e políticas de Gestão de Negócios, Carreira e Gestão de Pessoas em todos os subsistemas, com atividades de consultoria para PMEs e mentoria para empreendedores.


HUMBERTO PIO

+

Humberto Pio nasceu em Mantena, nas Minas Gerais, no ano de 1972, e foi criado em Mococa, interior de São Paulo. Desde menino, desenha e escreve. Adulto, mudou-se para a cidade de São Paulo, fez-se arquiteto (FAU-USP) e mestre em arquitetura e urbanismo (EESC-USP), sem abandonar o poeta. É sócio-fundador do Estúdio Risco, professor de arquitetura efêmera do IED São Paulo e curador de arquitetura e ensino do site Flávio Império. Publicou Coágulo (Editora Reformatório, 2019), livro ganhador do Prêmio Maraã de Poesia 2018.


ILA ROSETE

+

Graduada em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduada em Urbanismo Moderno e Contemporâneo. Sócia-proprietária da P.O. Box, consultoria em Tendências e Desenvolvimento de Projetos de Arquitetura e Design de Interiores. Docente na disciplina de Concept Store e Composição Visual da pós-graduação de Design de Interiores Contemporâneo do IED São Paulo e no curso de Projetos de Espaços em Design de Interiores, também no IED.


LILIAN MACHADO

+

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2005) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo (2009), ambas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Membro do NDE e é professora da pós-graduação do IED São Paulo em pautas de Gestão, Concepção de Projetos e Visual Merchandising. Tem experiência nas áreas de gerenciamento de obras e retrofit, e atualmente desenvolve estudos relacionados a acessibilidade, design universal e sobre laboratórios multidisciplinares, criatividade e metodologias ativas de aprendizagem.


LORENA BORJA

+

É futurista com 20 anos de experiência em pesquisa de tendências, desenvolvimento de produtos e branding para indústrias Criativas. É professora da área de tendências, possui Mestrado em Design Management pela London College of Fashion. Atuou em grandes empresas de moda, beleza e varejistas como gerente geral de Estilo na Lojas Marisa, gerente de marca na Contém1g makeup e gerente de marketing de produto na Focus Têxtil. Hoje é proprietária da consultoria Lorena Borja, que pesquisa tendências de Comportamento, Produto e Marca.


MAURICIO MEDEIROS

+

Mauricio Medeiros é arquiteto, designer industrial e mestre em Ambientes Narrativos pela Central Saint Martins, Londres. Dedicado ao design estratégico e com uma visão Future Centric Design, encontra na narrativa as ferramentas certas para potencializar o storytelling e story-making entre marcas e seu público, através de produtos, serviços e experiências imersivas. Durante seus 25 anos de carreira, foi responsável por inúmeros cases nacionais e internacionais nas áreas de retail e design de experiência. Seu portfólio conta com clientes de diversos segmentos como Nike, Philips, Selfridges e L’Occitane. Como design thinker e future thinker, sempre busca uma perspectiva de inovação nos projetos que desenvolve.


NARA GROSSI

+

Sócia do escritório Gema Arquitetura, com sedes em Belo Horizonte e São Paulo, graduada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EAUFMG) em 2001 e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) em 2013, com pesquisa na área de História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo. É arquiteta diretora do escritório Gema Arquitetura, atuando em projetos de residências, equipamentos públicos, urbanismo, restauração, cenografia, desenho de mobiliário e composição de espaços para eventos de arte e cultura. Recebeu o prêmio IAB-MG em 2011, 2012 e 2015. 


RAFAEL TOLEDO

+

Rafael Toledo é especialista em Museologia, Colecionismo e Curadoria pela Belas Artes e bacharel em Design de Produto pela mesma instituição.
Atualmente, cursa a especialização internacional em Service Design pelo IED.
Foi um dos responsáveis pela construção e disseminação da cultura de inovação no Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE. Atuou como consultor de inovação no Gad’Innovation e na MJV Inovação. Trabalhou em projetos de Design de Produtos e Serviços para clientes como Fila, Itaú Cultural, Masisa, Natura, Oi, P&G, Tok&Stok, entre outros.


RICARDO ROSSIN

+

Ricardo Rossin é formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Paulista, possui dois mestrados em arquitetura, sendo eles em Projeto de Arquitetura pela Escuela Tecnica Superior de Arquitectura de Barcelona (Programa ALBAN) e em Arquitetura Moderna Paulista pela Universidade São Judas Tadeu (CAPES). No Brasil, trabalhou em grandes escritórios de arquitetura e paisagismo de São Paulo. Da prática à teoria, leciona as disciplinas de Paisagismo e Espaços Exteriores em cursos de pós-graduação.


SUZANA KNOBEL

+

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1998), especialização em Conforto Ambiental e Conservação de Energia pela Fundação de Pesquisa e Meio Ambiente – FUPAM-USP (2003) e MBA em Gestão Estratégica e Economia de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV-SP (2015). Atualmente é professora – IED São Paulo e diretora de seu próprio escritório. É membro do PMI – Project Management Institute USA e do PMI Chapter São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação residencial, interiores comerciais, corporativos e hotelaria. Atua principalmente na área de Design de Interiores, com ênfase em residências, reformas, obras e gestão de projetos.


VALERIA BARBOSA

+

É doutoranda em Design; Mestre em Design: Teoria, Crítica e História do Design (bolsista Capes), pela Universidade Anhembi Morumbi; graduada em Desenho Industrial – Centro Universitário Belas Artes (1995); técnico em Artes Gráficas – Escola SENAI “Theobaldo De Nigris”. Atua profissionalmente como designer há 23 anos, nas áreas de Comunicação Visual, Design de Produto, Arquitetura Efêmera e Cenografia. É professora de Graduação no IED.  

Início das aulas: 17/03/2022
Horário: Terças e quintas, das 19h30 às 22h45
Duração: 400 horas

Valores:
24 parcelas de R$ 1.752,75
Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições
Consulte outras formas de parcelamento
À vista com 4% de desconto

DISCIPLINAS
FASE I NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE FUNDAMENTAÇÃO
Teoria e História do Design18h
Design e Visual Thinking18h
Sustentabilidade e Responsabilidade Social18h
Tendências Socioculturais18h
Composição visual, criatividade e materialidade18h
Luminotécnica18h
FASE II EFEMERIDADE E DESIGN DE INTERIORES
Espaços Efêmeros – Eventos e Exposições18h
Paisagismo e Design de Interiores18h
Visual Merchandising, Branding e Design de Interiores18h
Concept Store18h
Projeto de Interiores para Hotéis e Pousadas18h
Projeto de Interiores para Restaurantes, Bares e Cafés18h
FASE III PRÁTICA PROFISSIONAL E DESIGN DE INTERIORES
Projeto de Interiores para Clínicas de Estética e Consultórios18h
Projeto de Espaços Corporativos18h
Planejamento, Orçamento e Reforma18h
Administração de Escritório18h
Prática profissional, Design de Negócios e Design de Interiores18h
Design de Interiores e Design de Serviços18h
Projeto Integrador36h
Trabalho de conclusão de curso (TCC)40h
CURSOS RELACIONADOS
01/02/2022
PRESENCIAL
Design de Produto e Serviço
Em breve
12 horas
ONLINE
Home Design 3.0: imersão intensiva, on-line e ao vivo
2022
144 horas
PRESENCIAL
Design de Mobiliário
em breve
36 horas
ONLINE
Smart Cities: inovação e tecnologia para cidades inteligentes, sustentáveis e saudáveis
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.