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Aprofundar o conhecimento no segmento de calçados e bolsas, conhecendo suas especificidades e oportunidades. O curso prepara o participante para atuar no mercado global, estudando o design do produto conectado com a inovação e as tendências de consumo, conceito de marca e comunicação.
Pensado especialmente para profissionais do setor de moda, calçados e bolsas que busquem dominar a prática projetual focada nas principais demandas, seja para produção em escala ou de forma artesanal, para o grande varejo ou para o segmento de luxo.
O curso prepara para atuar no mercado de calçados e bolsas, da concepção ao design, passando pelo desenvolvimento das peças, marca, visão estratégica e de mercado, utilização das ferramentas de marketing, até a comercialização na ponta final do varejo.
ONE YEAR EM SHOES & BAGS – DESIGN AND BUSINESS COM SEMANA INTERNACIONAL NA EUROPA
O curso de One Year em Shoes & Bags — Design and Business oferecido pelo IED São Paulo é um programa para formação de designers de calçados e bolsas, bem como de empreendedores ou executivos que queiram atuar na área.
O programa é desenvolvido ao longo de 13 encontros na sede do IED São Paulo, além da semana internacional de 40 horas em Milão e Firenze. Para esta edição, o curso traz o Módulo Empresa Arezzo & Co, que contempla dois dias de imersão na planta da empresa no Rio Grande do Sul.
Os docentes, com vasta experiência profissional, propõem, por meio do conjunto de disciplinas, a metodologia com ênfase na pesquisa, reflexão e prática com atividades que aproximam o participante da realidade do mercado através do estudo específico do processo do Design de Calçados e Bolsas, visando fomentar a inovação quanto à utilização de matéria-prima, aos novos usos, novos processos fabris, e à disseminação de conhecimentos relacionados a questões atuais de sustentabilidade, globalização e identidade cultural.
O aluno desenvolverá o projeto de uma coleção levando em consideração o produto, o branding, o perfil do consumidor, a tecnologia, além de exercícios pontuais de criação de produtos, pensando a segmentação do mercado.
Com mais de 700 lojas em todo o país, o maior grupo de varejo de calçados femininos fashion da América Latina é parceiro do One Year em Shoes & Bags — Design and Business do IED!
Há 47 anos, a Arezzo&Co trabalha para identificar comportamentos e necessidades da mulher e para despertar seus desejos. E foi assim, buscando entender o universo feminino, que se tornou líder de mercado, reunindo conceito, alta qualidade e design contemporâneo bem definidos em suas seis marcas: Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever e Alme.
Com a parceria, nossos alunos participam do Módulo Arezzo&Co., com acesso a uma visita técnica imersiva de dois dias em seu complexo industrial, no Rio Grande do Sul.
O IED Brasil interrompeu temporariamente as atividades internacionais devido à pandemia da Covid-19 e estuda opções de reagendamento do calendário para quando for possível a retomada das viagens com segurança. Assim que definida a nova agenda, as respectivas turmas serão comunicadas.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
COORDENAÇÃO
PROFESSORES
Designer de Produto formado em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado em Design de Calçados e Bolsas pelo IED São Paulo, Raul tem mais de 10 de anos de experiência no mercado de moda, atuando nos segmentos de vestuário e acessórios e tendo trabalhado com marcas como Carmim, Everlast e Fellipe Krein, onde solidificou sua experiência com bolsas em mais de 7 anos de trabalho. Sua trajetória profissional passa por pesquisas internacionais nos grandes centros de moda, além do trabalho de desenvolvimento de produto junto a fornecedores e fabricantes na Ásia. É docente no curso de One Year em Shoes & Bags do IED São Paulo e consultor na Moum House Creative Design Studio, onde desenvolve projetos e coleções para empresas do mercado fabril e varejista.
Fernando Souza é consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Mídias Sociais, publicitário, palestrante e empreteco. Possui 20 anos de atuação no mercado digital e 10 como empreendedor. É docente na São Paulo Digital School, Mirago, entre outras, e também nas pós-graduações de UX e Marketing e Comunicação de Moda no IED, Marketing e Negócios na FIA e E-commerce na FEI, além de palestrar em convenções, capacitar equipes e conduzir treinamentos e workshops para diversas instituições, entre elas: Globosat, Hospital Israelita Albert Einstein, Jornal do Commercio, Danone, Vida Funcional, Sabrina Sato, Outlet Lingerie, Abbott, Ammo Varejo, Quiksilver, G.O.Eyewear (Cartier, Montblanc, Ana Hickmann etc.), Kimberly & Clark, Votorantim Cimentos, Grupo Dass e Shopping Eldorado. Desenvolveu projetos para Editora Planeta, Alpargatas, Instituto Rodrigo Mendes, Portal Lunetas, Aprendiz, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Alana, Corinthians, Editora Abril, Ticket Edenred, Microsoft, entre outras.
Gil Tokio é ilustrador, professor, designer e cartunista. Graduado em Arquitetura pela FAU USP e mestre na área de Design pela mesma escola, é sócio e ilustrador do estúdio Pingado. Tem trabalhado para as principais editoras e jornais do país, para o mercado publicitário, de animação e jogos digitais desde 2001, e recebeu, dentre outros prêmios em Salões de Humor pelo país, o prêmio HQMix em 2006. Atua como professor do IED e da Quanta Academia de Artes. É membro da SIB — Sociedade dos Ilustradores do Brasil e da banda maker Laikabot.
Após trabalhar por 10 anos como designer no universo da moda, juntou suas expertises adquiridas e fundou seu próprio negócio em 2011, a Folks Like Us, startup que tratava com mais design itens corriqueiros, como panos de prato e toalhas de mesa. Imergiu no design de serviços com a EISE (Escola de Inovação em Serviços/HiveLab), onde trilhou uma dupla jornada como aluna e coordenadora, com a missão pessoal de disseminar uma cultura mais acolhedora para a capacitação e conexão dos alunos, além de ter sido responsável pela gestão de projetos educacionais. É cofundadora da WAKE, empresa de inovação, atuando como pesquisadora, service designer e trend forecaster, conectando informação e insights provenientes do campo com sinais de futuro e seu propósito para o amanhã. É também coordenadora e professora do One Year em Future Studies do IED São Paulo.
Formado em desenho industrial na Universidade de Buenos Aires, Argentina, reside no Brasil desde 1996.
Trabalha com design estratégico, design exploratório e consultoria em design para inovação e gestão desenvolvendo produtos, projetos, sistemas e serviços. Coordena projetos para empresas, governos e instituições no Brasil e América Latina, tendo produtos e trabalhos premiados na Itália, Espanha, Argentina e no Brasil.
Suas áreas de maior interesse e pesquisa são questões sociais e ambientais que, desde 2000, foram redefinidas como desenvolvimento sustentável. Entrando na terceira década do século XXI, reorganiza suas ideias e pretende atuar na área de Design para Inovação Social, em um contexto de economia criativa para um sistema de economia circular.
É professor de design para sustentabilidade, inovação social e design estratégico no IED Brasil, e atua como coordenador de projetos de economia circular e design para inovação social no Centro de Inovação IED Brasil, tendo coordenado os projetos: O carro perfeito para a cidade de São Paulo 2030 (Fiat Latam); Laboratório de desenvolvimento de mobiliário, empreendedorismo e economia circular — IED LAB MOB YVY — (Yvi Reciclagem), e o Movimento Lixo Invisível, em parceria com a empresa de consultoria Symnetics.
Início das aulas: 10/04/2021
Dias: sábados e domingos
Horário: das 9h às 17h
Duração: Total 144 horas
Valores:
15 parcelas de R$1.852,00
À vista com 4% de desconto
Parcelamento em até 24x via Intersector
Consulte outras formas de parcelamento.
DISCIPLINAS | |
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Masterclass | 3h |
Mentoring | 3h |
Branding | 6h |
Ambiente de negócios | 9h |
Gestão estratégica de marketing aplicado à moda | 9h |
Tendências e Comportamento do Consumidor | 9h |
Design Estratégico aplicado ao Produto | 9h |
Tendências de Mercado | 9h |
Desenvolvimento de Produto | 9h |
Planejamento de Coleção – Bolsas | 9h |
Planejamento de Coleção – Calçados | 9h |
Técnicas de Representação | 9h |
Design de Produto | 27h |
Projeto de Coleção | 24h |
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000