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ONE YEAR

Shoes & Bags – Design and Business

144 horas Nacional
Semana Internacional
PRESENCIAL
Outubro/2020
Candidate-se
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Sexo

RG / RNE / Passaporte

Por quê?

A crescente presença dos produtos made in Brazil no cenário fashion internacional tem provocado o interesse de profissionais em aprimorar suas habilidades para a criação e produção de acessórios de alto padrão de qualidade, de olho nas oportunidades.

Para quem?

Pensado especialmente para profissionais do setor de moda, calçados e bolsas que buscam dominar a prática projetual focada nas principais demandas, seja para produção em escala ou de forma artesanal, para o grande varejo ou para o segmento de luxo.

Como é?

O curso prepara para atuar no mercado de calçados e bolsas, da concepção e design, passando pelo desenvolvimento das peças, marca, visão estratégica e de mercado, utilização das ferramentas de marketing, até a comercialização na ponta final do varejo.


ONE YEAR EM SHOES & BAGS – DESIGN AND BUSINESS COM SEMANA INTERNACIONAL NA EUROPA

Sobre o curso

O curso de One Year em Shoes & BagsDesign and Business oferecido pelo IED São Paulo é um programa para formação de designers de calçados e bolsas, bem como de empreendedores ou executivos que queiram atuar na área.

O curso se desenvolve ao longo de 13 encontros na sede do IED São Paulo, além da semana internacional de 40 horas em Milão e Firenze. Para esta edição, o curso traz o Módulo Empresa – Arezzo & Co, que contempla dois dias de imersão na planta da empresa no Rio Grande do Sul.

Os docentes, com vasta experiência profissional, propõem, por meio do conjunto de disciplinas, a metodologia com ênfase na pesquisa, reflexão e prática com atividades que aproximam o participante da realidade do mercado através do estudo específico do processo do Design de Calçados e Bolsas, visando fomentar a inovação quanto à utilização de matéria-prima, novos usos, novos processos fabris, e a disseminação de conhecimentos relacionados a questões atuais de sustentabilidade, globalização e identidade cultural.

O aluno irá desenvolver o projeto de uma coleção levando em consideração o produto, o branding, o perfil do consumidor, a tecnologia, além de exercícios pontuais de criação de produtos, pensando a segmentação do mercado.

Programa do curso

  • Branding
  • Ambiente de negócios
  • Marketing aplicado à moda
  • Tendências e comportamento do consumidor
  • Design estratégico aplicado ao produto
  • Tendências de mercado
  • Desenvolvimento de Produto
  • Planejamento de coleção – bolsas
  • Planejamento de coleção – calçados
  • Técnicas de representação
  • Design de Produto
  • Projeto de coleção

Parceria Arezzo&Co

Com mais de 700 lojas em todo o país, o maior grupo de varejo de calçados femininos fashion da América Latina é parceiro do One Year em Shoes & Bags – Design and Business do IED!

Há 47 anos, a Arezzo&Co trabalha para identificar comportamentos e necessidades da mulher e para despertar seus desejos. E foi assim, buscando entender o universo feminino, que se tornou líder de mercado, reunindo conceito, alta qualidade e design contemporâneo bem definidos em suas seis marcas: Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever e Alme.

Com a parceria, nossos alunos participam do Módulo Arezzo&Co., com acesso a uma visita técnica imersiva de dois dias em seu complexo industrial, no Rio Grande do Sul.

Semana internacional na Europa


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

 


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

MELINE MOUMDJIAN

Meline Moumdjian Designer titular da “Sapatada”, empresa de design, produto e consultoria, desenvolve projetos para empresas do mercado fabril e varejista, concebendo novos conceitos, posicionando, reposicionando e criando marcas no segmento de acessórios de moda. Aplica treinamentos específicos in company para capacitar grupos de trabalho e oferecer novas técnicas a gestores. Como membro e consultora em design estratégico do CRIED (Centro de Pesquisas Integradas do IED), capacita profissionais no segmento de design.

Formada em Comunicação Visual, é idealizadora, coordenadora e professora do curso de pós-graduação em Design de Calçados e Bolsas do Istituto Europeo di Design desde 2008, além de outros cursos de extensão voltados ao segmento.

PROFESSORES

RAUL VIEIRA

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Designer de Produto formado em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduado em Design de Calçados e Bolsas pelo Istituto Europeo di Design em São Paulo.
Com mais de 10 de anos de experiência no mercado de moda, atua nos segmentos de vestuário e acessórios, tendo trabalhado com marcas como Carmim, Everlast e Fellipe Krein, onde solidificou sua experiência com bolsas em mais de 7 anos de trabalho. A trajetória profissional passa por pesquisas internacionais nos grandes centros de moda, além do trabalho de desenvolvimento de produto junto a fornecedores e fabricantes na Ásia.
Docente no no curso de One Year em Shoes & Bags do IED São Paulo, Raul é consultor na Moum House Creative Design Studio, onde desenvolve projetos e coleções para empresas do mercado fabril e varejista.


FERNANDO SOUZA

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Consultor e professor de Marketing Digital e Mídias Sociais, Fernando é publicitário, palestrante e empreteco, atuante no mercado digital há mais de 15 anos e especialista em comunicação e mídias digitais.
Docente na São Paulo Digital School, Mirago, entre outras, leciona também nas pós-graduações do IED, FIA e FEI, além de ministrar palestras e workshops para instituições como Globosat, Abbott, Ammo Varejo, Quiksilver, GO Eyewear (Cartier, Montblanc, Evoke, Ana Hickmann, etc), Kimberly & Clark, Votorantim Cimentos, Grupo Dass, MIS, Shopping Eldorado, PUC-SP e ESALQ-USP, e desenvolver projetos para Alpargatas, Fundação Telefônica, Projeto Aprendiz, ACN Brasil, Corinthians, Big X Picanha, Editora Abril, Ticket Edenred, Microsoft, entre outras.


GIL TOKIO

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Gil Tokio é ilustrador, professor, designer e cartunista.
Graduado em Arquitetura pela FAU USP e mestre na área de Design pela mesma escola, Gil é sócio e ilustrador do estúdio Pingado, tem trabalhado para as principais editoras e jornais do país, para o mercado publicitário, de animação e jogos digitais desde 2001, recebeu, dentre outros prêmios em Salões de Humor pelo país, o prêmio HQMix em 2006, e atua como professor do Instituto Europeo di Design e da Quanta Academia de Artes. É membro da SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil e da banda maker Laikabot.


NATALIA KAUPA

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Após trabalhar por 10 anos como designer no universo da moda, juntou suas expertises adquiridas e fundou seu próprio negócio em 2011, a Folks Like Us, startup que tratava com mais design itens corriqueiros, como panos de prato e toalhas de mesa. Imergiu no design de serviços com a EISE (Escola de Inovação em Serviços/HiveLab), onde trilhou uma dupla jornada como aluna e coordenadora, com a missão pessoal de disseminar uma cultura mais acolhedora para a capacitação e conexão dos alunos, além de ter sido responsável pela gestão de projetos educacionais. É cofundadora da WAKE, empresa de inovação, atuando como pesquisadora, service designer e trend forecaster, conectando informação e insights provenientes do campo com sinais de futuro e seu propósito para o amanhã. É também coordenadora e professora da extensão em Future Studies & Coolhunting no IED São Paulo.


FERNANDA DE DIVITIIS

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Inquieta e diversificada, está sempre atenta aos novos desafios. Formada pela USP com pós-graduação em Administração e Marketing pela FGV e mais de 15 anos de experiência em gestão de pessoas e gerenciamento de projetos, Fernanda é certificada como designer de serviço pela EISE/Hivelab e especialista em Design de Interação pela Nielsen Norman Group. Cofundadora da Wake Insights, empresa que atua na criação e no desenvolvimento de serviços inovadores, e professora de Design de Serviço e Customer Experience no IED SP e outras instituições, está envolvida no planejamento e desenvolvimento de projetos de inovação, construindo produtos e serviços em diversos setores. Nesta jornada, tem em seu portfólio desde grandes empresas a pequenas startups.


CHRISTIAN ULLMANN

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Consultor em design, inovação e gestão para a criação e o desenvolvimento de novos produtos em empresas, instituições e governo com ampla atuação no Brasil e na América Latina. Fundador da iT Projetos – escritório que desenvolve projetos e produtos socioambientalmente responsáveis desde 2001, onde o design é utilizado como ferramenta para melhorar as interfaces entre cultura, criatividade, tradição, economia e tecnologia, promovendo atividades de geração de trabalho e renda, competitividade, desenvolvimento local e valorização do território. Designer de produto, especialista em desenvolvimento de produtos e gestão de projetos com prêmios na Espanha, Itália, Argentina e no Brasil.

Conselheiro da ONG Design Possível; pesquisador do Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR – Curitiba, Paraná; integrante do Grupo de Pesquisa, Meio Ambiente e Design da Universidade Católica de Risaralda – Pereira, Colômbia; membro fundador da Rede Latinoamericana de Design Sustentável – Red Alebrije;  coautor do livro Brasil Faz Design: criatividade brasileira no cenário internacional, editado pela Olhares, ISBN 978-85-62114-77-9 – São Paulo – 2018, e coeditor do livro “Diseño y sustentabilidad – Visiones para una Latinoamérica posible”, editado pela RedArgenta e Edições da Utopía (Mendoza, Argentina) – 2008.


GUSTAVO CAVALHEIRO

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Publicitário, profissional em agências e empresas de comunicação e marketing há mais de 20 anos, mestre e doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) com estágio-sanduíche na Universidade de Coimbra (Portugal).
Leciona disciplinas de comunicação, gestão, projetos (orientação de TCC), marketing e cibercultura/digital em cursos como pós-graduação Empresarial em Comunicação e Mídias Digitais, pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing (ESPM-SP); pós-graduação em Design-Branding (SENAC-SP); pós-graduação em Comunicação e Produção de Moda e Master em Negócios e Varejo de Moda (Univ. Anhembi Morumbi); graduação em Design de Moda, Design Gráfico e Design de Produto (IED-SP) e do One Year em Joias: Design e Negócios e Shoes & Bags – Design and Business (IED-SP), além dos cursos de Data Analytics (Digitalhouse).
Membro da ABCiber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura) e do Grupo de estudos CENCIB (Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura) vinculado ao curso de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.

Início das aulas: Outubro/2020
Horário: sábados e domingos alternados em 12 encontros
Duração: Total 144 horas
Inscrições até: Outubro/2020

Valores:
12 parcelas de R$ 2.315,00
À vista com 5% de desconto
Parcelamento em até 24x via Intersector
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Branding06h
Ambiente de negócios09h
Marketing Aplicado à Moda09h
Tendências e Comportamento do Consumidor09h
Design Estratégico aplicado ao Produto09h
Tendências de Mercado09h
Desenvolvimento de Produto09h
Planejamento de Coleção – Bolsas09h
Planejamento de Coleção – Calçados09h
Técnicas de Representação09h
Design de Produto27h
Projeto de Coleção24h

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.