Língua

Português

Início

Outubro 2024

Período

Fim de Semana

Formato

Presencial

Duração

156 Horas

Coordenador do curso

André Caperutto

Preço

15 parcelas de R$ 2.007,00

Aprenda na prática, mesclando técnicas clássicas com conceitos e materiais contemporâneos.

Data de início: 05/10/24, sábados e domingos, das 9h às 17h.

Com uma introdução ao universo digital da joalheria e estratégias de imagem e comunicação de moda, o curso Joias: Design & Negócios prepara os alunos para a construção da história de uma marca, com uma boa comunicação online. Também serão apresentados processos de transformação da indústria joalheira, com prática de técnicas de desenho e ilustração de vários modelos de joias, de acordo com normas específicas da joalheria, trabalhando a criatividade e senso estético.

Por meio de atividades experienciais como base, o curso oferece visão sistêmica do mercado joalheiro, colocando em perspectiva fatores que potencializam, organizam e viabilizam o negócio estratégico, no qual o participante experimentará também as técnicas mais atuais para a confecção de joias artesanais e industriais.

Vivencie o design de joias, conheça sua história e experimente as técnicas de ourivesaria e gestão de negócio aplicadas ao mercado atual!

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Joias: Design & Negócios!

A metodologia tem ênfase na pesquisa, reflexão e prática, na qual o aluno será conduzido a uma imersão no universo joalheiro, conhecendo seus principais elementos, com acesso às diferentes interfaces que o mercado oferece. Com vasto conhecimento e vivência no setor, os professores provocarão uma visão real do mercado e de suas oportunidades, proporcionando um ambiente ideal para profissionais que já atuam ou desejam entrar na área e expandir, ou começar seu networking.

 

Este curso possui formato presencial, seguindo um cronograma pré-determinado. As aulas presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Visitas externas também podem ser parte das aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Idealizado para profissionais de diversas áreas ou interessados que queiram conhecer ou ampliar seus conhecimentos no universo das joias, o curso destina-se tanto a quem não tem qualquer conhecimento prático ou teórico e tem motivações para entrar no mercado, bem como para quem já possui um negócio e quer ampliar sua visão sobre o mercado joalheiro.

Do design de joias e coleções à experimentação das técnicas de ourivesaria, passando pelo conhecimento da história da joia e das gemas e pela gestão de negócios, o aluno será conduzido a uma imersão no universo joalheiro, pela pesquisa e prática cuja finalidade é provocar e incentivar para que o aluno tenha condições de elaborar uma estratégia para alcançar suas metas.

O curso Joias: Design & Negócios aborda temas importantes para a formação dos alunos, com uma introdução à história da moda, até a comunicação fashion nos meios digitais. Esse panorama sobre a disciplina principal será seguido de um encontro de mentoring com o coordenador para alinhar informações gerais sobre a dinâmica e objetivos do curso, e visa também a aproximação e o conhecimento do grupo, trazendo as expectativas e intenções de cada participante.

A experiência internacional de uma semana em uma das sedes do IED na Europa também possibilita aos alunos uma vivência única e imersiva do mundo das joias junto a empresas, lojas e parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global.

Módulo Internacional

Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.

Professores estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

  • Abertura e Integração (3h)

  • Pensando Joalheria - O "Eu Criativo” (3h)

  • História da Joia (6h)

  • Digital Fashion Communication (6h)

  • Processos, Gerenciamento e Custo de Produção (6h)

  • Ilustração de Joias (12h)

  • Desenho Técnico (12h)

  • Gemologia (18h)

  • Técnicas de Bancada (18h)

  • Desenho Digital de Joias 3D (12h)

  • Processo Criativo e Percepção de Valor (6h)

  • Panorama da Joalheria Contemporânea (6h)

  • Semiótica - A Simbologia do Luxo (6h)

  • Design Thinking (6h)

  • Identidade de Marca (6h)

  • Desenvolvimento de Coleção (12h)

  • Pitch - TCC/Negócios (6h)

  • Atendimento para TCC (6h)

  • Apresentação de TCC (6h)

Docentes

André Caperutto

Coordenador do curso

Alexandra Fávero

Andressa Borotti

Bianca Zaramella

Bia Tambelli

Caroline Sindeaux

Célia Fujisaki

Claudia Dayé

Débora Mascarelli de Almeida

Gil Tokio

Gustavo Cavalheiro

Márcia Croce

Rafael Toledo

Yuri Nunes

Dizem sobre nós

Módulo Internacional alunos IED

O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.

Depoimento Marina Peixoto

Nossa aluna Marina Peixoto compartilhou sua visão sobre o curso Joias: Design e Negócios e suas experiências durante a semana internacional em Firenze.

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