Língua

Português

Início

Abril 2023

Frequência

Noturno

Formato

Online

Duração

36 Horas

Coordenador do curso

Regina Ferreira

Preço

6 parcelas de R$510,00

Com aulas para desenvolvimento de carreira, o curso auxilia no planejamento pessoal e profissional com objetivos claros após a especialização nesta área do direito.

Data de início: 13/04/2023, terça e quinta, das 19h30 às 22h30.

O Fashion Law é uma área dentro do direito voltada para questões próprias da indústria da moda. No mercado da moda, criações de designers e coleções de estilistas podem ser protegidas pelo direito autoral e pelo direito de propriedade industrial. Muito além disso, porém, o direito também se faz presente em toda a cadeia produtiva da moda nos diversos contratos firmados durante a produção, distribuição, comercialização e pós-consumo.

No pós-consumo, o direito ambiental estabelece as diretrizes para o descarte de produtos e seus respectivos impactos ao meio-ambiente. De que forma as empresas podem se adequar aos benefícios relativos ao ESG (Governança Social, Ambiental e Corporativa), um dos temas mais atuais no mundo jurídico corporativo das empresas de moda? 

A coordenadora e professora do curso, Regina Cirino, é doutora e mestre em Direito Penal, pós-graduada em Moda e Criação, premiada como “Most Influential Voice of Fashion Law in Brasil” pelo Fashion Law Institute Istanbul. O curso ainda promove uma interação com profissionais estrangeiros que atuam no Fashion Law em seus respectivos países e com in-houses de empresas de moda para uma conversa da realidade prática da parte executiva do fashion business, assim como com profissionais da indústria e varejo de moda, com o objetivo de apresentar a prática de quem atua no segmento.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Fashion Law Executivo!

Com uma abordagem executiva para apresentar o papel do direito e aspectos jurídicos aplicados aos negócios da moda, o curso ensina as habilidades necessárias para transitar de forma profissional nesse ambiente e para uma atuação executiva eficiente nas demandas jurídicas do fashion business.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

A atuação do advogado do fashion business requer conhecimento do funcionamento e dinâmica dos negócios da moda, dos aspectos jurídicos e da visão do empresário. O curso Fashion Law Executivo é para profissionais das áreas do direito e administração que buscam competências, práticas e conhecimento no âmbito do fashion law para crescer profissionalmente e começar uma nova carreira para melhorar na prática em que atua.

O mercado da Moda também precisa proteger suas criações contra cópias, além de conseguir formalizar as relações com os trabalhadores presentes na cadeia produtiva da moda. O Fashion Law contribui para o desenvolvimento do setor e oferece caminhos jurídicos para assegurar os direitos de criadores e marcas. Desenvolver o raciocínio jurídico para lidar com esses casos é fundamental para quem deseja atuar profissionalmente na área, com entendimento e propriedade sobre o funcionamento de negócios de moda e diversos outros pontos sensíveis de aquisições de empresas de moda.

Programa de Estudos

Programa e Discplinas

O curso de Extensão Fashion Law Executivo do IED introduz os princípios de um Negócio da Moda e o papel do Direito na Moda, com objetivo de situar o aluno na abordagem executiva do curso, trazendo o papel do direito e dos aspectos jurídicos aplicados aos negócios da moda.

Vamos aprofundar o conhecimento sobre os elos da cadeia produtiva e analisar os modelos de negócios na moda (tradicionais e inovadores), como franquias e licenciamentos (teoria, legislação, COF, contrato, decisões judiciais e formas de resolução de conflitos). Quais as diferenças e aspectos legais relacionados às modalidades de franquias e licenciamentos? Como funciona a regulação de modelos digitais, como E-commerce? Onde entra a LGPD, termos de uso, logística, legislação de demais decisões judiciais?

As aulas para desenvolvimento de carreira também contam com mentoria, para auxiliar os participantes no desenvolvimento de um planejamento pessoal e profissional, com seus objetivos após a especialização nesta área do direito. Cada planejamento é individual e adequado à realidade do estudante e suas intenções, pois será revisitado ao longo do curso como um guia de ações para alcançar seus objetivos específicos.

  • Compliance e ESG em Empresas de Moda (3h)
  • Contratos Empresariais e Resolução de Conflitos na Moda (3h)
  • Conversa com Fashion Law in-houses (3h)
  • Conversa com o Setor (3h)
  • Desenvolvimento de Carreira e Mentoring no Fashion Business Law - parte I (3h)
  • Desenvolvimento de Carreira e Mentoring no Fashion Business Law - parte II (3h)
  • Fashion Law: international experience (6h)
  • Fashion Law: perspectiva internacional (3h)
  • Modelos de Negócios na Moda (3h)
  • Proteção de Dados na Indústria da Moda (3h)
  • WEB 3 na Moda: Metaverso e NFTs (3h)

Docentes

Regina Ferreira

Coordenador do curso

Carisia Vidal

Carolina Albanese

Daniela Favaretto

Erika Tukiama

Joana Whyte

Lorenza Sabatini

Luis Ramos

Matheus Fagundes

Patrícia Barbosa

Vanessa Vita

Notícias