Língua

Português

Início

Abril 2025

Período

Noturno

Formato

Online

Duração

36 Horas

Coordenador do curso

Regina Ferreira

Com aulas para desenvolvimento de carreira, o curso auxilia no planejamento pessoal e prepara profissionais para atuar eficientemente em questões jurídicas na indústria da moda.

O Fashion Law é uma área dentro do direito voltada para questões próprias da indústria da moda. No mercado da moda, criações de designers e coleções de estilistas podem ser protegidas pelo direito autoral e pelo direito de propriedade industrial. Muito além disso, porém, o direito também se faz presente em toda a cadeia produtiva da moda nos diversos contratos firmados durante a produção, distribuição, comercialização e pós-consumo.

No pós-consumo, o direito ambiental estabelece as diretrizes para o descarte de produtos e seus respectivos impactos ao meio-ambiente. De que forma as empresas podem se adequar aos benefícios relativos ao ESG (Governança Social, Ambiental e Corporativa), um dos temas mais atuais no mundo jurídico corporativo das empresas de moda? 

A coordenadora e professora do curso, Regina Cirino, é doutora e mestre em Direito Penal, pós-graduada em Moda e Criação, premiada como “Most Influential Voice of Fashion Law in Brasil” pelo Fashion Law Institute Istanbul. O curso ainda promove uma interação com profissionais estrangeiros que atuam no Fashion Law em seus respectivos países e com in-houses de empresas de moda para uma conversa da realidade prática da parte executiva do fashion business, assim como com profissionais da indústria e varejo de moda, com o objetivo de apresentar a prática de quem atua no segmento.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Fashion Law Executivo!

Com uma abordagem executiva para apresentar o papel do direito e aspectos jurídicos aplicados aos negócios da moda, o curso ensina as habilidades necessárias para transitar de forma profissional nesse ambiente e para uma atuação executiva eficiente nas demandas jurídicas do fashion business.

 

Este curso possui formato online, seguindo um cronograma pré-determinado, e as aulas ocorrem ao vivo por meio de vídeo-chamadas.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

A atuação do advogado do fashion business requer conhecimento do funcionamento e dinâmica dos negócios da moda, dos aspectos jurídicos e da visão do empresário. O curso Fashion Law Executivo é para profissionais das áreas do direito e administração que buscam competências, práticas e conhecimento no âmbito do fashion law para crescer profissionalmente e começar uma nova carreira para melhorar na prática em que atua.

O mercado da Moda também precisa proteger suas criações contra cópias, além de conseguir formalizar as relações com os trabalhadores presentes na cadeia produtiva da moda. O Fashion Law contribui para o desenvolvimento do setor e oferece caminhos jurídicos para assegurar os direitos de criadores e marcas. Desenvolver o raciocínio jurídico para lidar com esses casos é fundamental para quem deseja atuar profissionalmente na área, com entendimento e propriedade sobre o funcionamento de negócios de moda e diversos outros pontos sensíveis de aquisições de empresas de moda.

Programa de Estudos

Programa e Discplinas

O curso de Extensão Fashion Law Executivo do IED introduz os princípios de um Negócio da Moda e o papel do Direito na Moda, com objetivo de situar o aluno na abordagem executiva do curso, trazendo o papel do direito e dos aspectos jurídicos aplicados aos negócios da moda.

Vamos aprofundar o conhecimento sobre os elos da cadeia produtiva e analisar os modelos de negócios na moda (tradicionais e inovadores), como franquias e licenciamentos (teoria, legislação, COF, contrato, decisões judiciais e formas de resolução de conflitos). Quais as diferenças e aspectos legais relacionados às modalidades de franquias e licenciamentos? Como funciona a regulação de modelos digitais, como E-commerce? Onde entra a LGPD, termos de uso, logística, legislação de demais decisões judiciais?

As aulas para desenvolvimento de carreira também contam com mentoria, para auxiliar os participantes no desenvolvimento de um planejamento pessoal e profissional, com seus objetivos após a especialização nesta área do direito. Cada planejamento é individual e adequado à realidade do estudante e suas intenções, pois será revisitado ao longo do curso como um guia de ações para alcançar seus objetivos específicos.

  • Desenvolvimento de Carreira e Mentoring no Fashion Business Law - parte 1 (3h)
  • Modelos de Negócios na Moda (3h)
  • Fashion Law: perspectiva internacional (3h)
  • Contratos Empresariais e Resolução de Conflitos na Moda (3h)
  • Fashion Law: international experience (6h)
  • Compliance e ESG em Empresas de Moda (3h)
  • Proteção de Dados na Indústria da Moda (3h)
  • WEB 3 na Moda: Metaverso e NFTs (3h)
  • Conversa com o Setor Conversa com Fashion Law in-houses (3h)
  • Conversa com o Setor (3h)
  • Desenvolvimento de Carreira e Mentoring no Fashion Business Law - parte 2 (3h)

Docentes

Regina Ferreira

Coordenador do curso

Annalucia Fasson Llosa

Antonella di Campo

Carisia Vidal

Carolina Albanese

Daniela Favaretto

Erika Tukiama

Joana Whyte

Lorenza Sabatini

Luis Ramos

Matheus Fagundes

Patrícia Barbosa

Vanessa Vita

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