Língua

Português

Início

Setembro 2024

Período

Vespertino

Formato

Presencial

Duração

24 Horas

Preço

6 parcelas de R$ 380,00

Data de Início: 03/09, às terças, das 14h às 18h.

Este curso oferece uma jornada única de descoberta e criação, mergulhando no mundo das joias artesanais feitas com materiais provenientes das florestas. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre o uso de matérias-primas florestais, como madeira, sementes, cascas e resinas, combinadas com as técnicas tradicionais de marcenaria aplicadas à joalheria. 

Através de explanações verbais e audiovisuais, os alunos serão introduzidos às propriedades únicas desses materiais naturais, explorando sua versatilidade e potencial criativo. Ao longo do curso, serão guiados em um processo prático e inspirador, desenvolvendo habilidades artesanais e conceituais que culminarão na criação de peças de joalheria autênticas e sustentáveis.

Os participantes terão acesso a uma variedade de recursos visuais e materiais na bancada da oficina, onde poderão experimentar e criar suas próprias joias sob a orientação de instrutores experientes. A ênfase será colocada na experimentação e na exploração criativa, com a maioria das atividades ocorrendo na bancada da oficina. Os alunos serão avaliados pela confecção completa de um anel e um broche autoral.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Joalheria em Madeira e Resíduos Florestais!

A metodologia deste curso é centrada na combinação entre teoria e prática, proporcionando uma experiência de aprendizado abrangente e envolvente. Os participantes terão acesso a uma variedade de recursos visuais e materiais na bancada da oficina, onde poderão experimentar e criar suas próprias joias sob a orientação de instrutores experientes. A ênfase será colocada na experimentação e na exploração criativa, com a maioria das atividades ocorrendo na bancada da oficina.

Adicionalmente, ao longo do curso, serão promovidas discussões sobre a importância da sustentabilidade na produção de joias e o papel do artesão como agente de mudança no contexto ambiental e social. Essa reflexão proporcionará aos participantes uma visão mais ampla sobre o impacto de suas criações no mundo ao seu redor.
 

Este curso possui formato presencial seguindo um cronograma pré-determinado. As aulas presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Visitas externas também podem ser parte das aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso "Joalheria em Madeira e Resíduos Florestais" é destinado a uma ampla gama de profissionais e entusiastas criativos interessados em explorar novas técnicas e materiais na criação de joias. Designers de joias encontrarão neste curso uma oportunidade de expandir seu repertório técnico e estético, incorporando elementos naturais e sustentáveis em suas criações. Da mesma forma, designers de moda poderão agregar conhecimentos sobre materiais e processos de fabricação, enriquecendo seu trabalho com uma abordagem mais artesanal e ecoconsciente.

Além disso, o curso é ideal para marceneiros, artesãos e arte terapeutas que buscam diversificar suas habilidades e explorar novas formas de expressão criativa. Ao integrar técnicas de marcenaria com a produção de joias, os participantes poderão criar peças únicas e originais, alinhadas com os princípios da sustentabilidade e do design consciente.

Atualmente, observamos uma crescente tendência global de utilizar uma variedade de materiais na produção de joias, impulsionada pelo reconhecimento do impacto socioambiental do uso excessivo de matérias-primas tradicionais. Nesse contexto, o curso "Joalheria em Madeira e Resíduos Florestais" oferece uma abordagem inovadora e sustentável para a criação de joias, ao introduzir o uso de resíduos florestais como matéria-prima. Essa abordagem não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também proporciona novas perspectivas criativas e estéticas para os participantes.

A exploração dos resíduos florestais, tanto madeireiros quanto não madeireiros, na concepção de joias, abre caminho para a descoberta de novas possibilidades estéticas e expressivas, enraizadas na riqueza da natureza brasileira. Por meio deste curso, os participantes terão a oportunidade de explorar a versatilidade e a beleza desses materiais pouco explorados em nosso país, além de desenvolverem um olhar crítico sobre questões ambientais e sociais relacionadas à indústria da joalheria.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O curso oferece uma ampla gama de atividades práticas e teóricas em apenas 4 horas. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre o uso da madeira e resíduos florestais na joalheria, explorando conceitos como resíduo florestal e as propriedades das madeiras. Além disso, serão fornecidas noções básicas de segurança no trabalho artesanal em madeira, seguidas por oficinas de confecção para criar anéis, broches e outras peças, desde o desenho até o acabamento final.

 

  • Curso de joalheria com madeira e resíduos florestais (4h)
  • Como garimpar a matéria prima sustentável (4h) 
  • Apresentação das matérias primas e ferramentas a serem utilizadas (4h) 
  • Oficina de confecção 1 (4h)
  • Oficina de confecção 2: (4h) 
  • Oficina de confecção 3: (4h)

Docentes

João Paulo Amaral Scigliano

Coordenador do curso

Notícias