Língua
Português
Início
Abril 2025
Período
Noturno ou Fim de Semana
Formato
Híbrido
Duração
36 Horas
Coordenador do curso
Daniele Aragão
Aprenda a mapear acontecimentos, pessoas, estilos e comportamentos emergentes para criar trend reports.
Novas turmas em 2025.
O coolhunting como metodologia de pesquisa de tendências ajuda a mapear acontecimentos, pessoas, estilos e comportamentos emergentes que repercutem na indústria da moda e no consumo.
Saiba como desenvolver trend reports, que auxiliam no processo criativo e na tomada de decisões de marketing a partir da construção de cenários futuros de mercado, considerando o desenvolvimento de coleções, serviços e produtos de moda.
A coordenadora do curso Coolhunting: Pesquisa de Tendências e Insights para a Inovação na Moda, Daniele Aragão, é mestre em Comunicação, especialista em Marketing e bacharel em Comunicação Social, com mais de 25 anos de atuação em diferentes setores como infraestrutura, recursos naturais, bens de consumo e serviços, nas áreas de planejamento, comunicação corporativa e mercadológica e gestão de marcas.
Saiba mais sobre o curso Coolhunting: Pesquisa de Tendências e Insights para a Inovação na Moda!
Com abordagem sobre técnicas e métodos de pesquisa, o curso Coolhunting: Pesquisa de Tendências e Insights para a Inovação na Moda é pensado para quem quer entender conceitos de tendências (global e local), contextualizados pelo espírito de seu tempo (Zeitgeist).
Saiba o que é uma marca e suas plataformas e aprenda a criar mapas de estilo de vida e filtros funcionais para identificar potenciais embaixadores/influenciadores para uma marca. Com aulas para elaboração de questionário, onde vamos apresentar técnicas de recrutamento de personagens, entrevistas, redação e fotografia, e visitas em campo para estudar tendências e comportamentos.
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.
O curso Coolhunting: Pesquisa de Tendências e Insights para a Inovação na Moda é voltado para profissionais de Moda e pessoas interessadas em aprender técnicas de pesquisa em coolhunting para construir conexão, identificação e relacionamento com consumidores, antecipando tendências e analisando seus comportamentos.
O curso Coolhunting: Pesquisa de Tendências e Insights para a Inovação na Moda apresenta todas as etapas de uma pesquisa de coolhunting, de maneira a refletir sobre as estratégias utilizadas pelas marcas para mapear tendências e elaborar insights para a inovação em moda.
Programa e Disciplinas
O curso Coolhunting: Pesquisa de Tendências e Insights para a Inovação na Moda ensina os participantes a conduzir todas as etapas de uma pesquisa de coolhunting, de forma que sejam capazes de criar estratégias para mapear tendências e elaborar insights para a inovação em moda. Todo o aprendizado capacitará o aluno para o desenvolvimento de trend reports, que auxiliam no processo criativo e na tomada de decisões de marketing a partir da construção de cenários futuros de mercado, considerando o desenvolvimento de coleções, serviços e produtos de moda.
Pesquisas e Coolhunting (6h)
Estratégia e Plataforma de Marca (3h)
Processos do Coolhunting (9h)
Safari Urbano (9h)
Elaboração do Trend Report (6h)
Interpretação de Tendências (3h)