Língua

Português

Início

Maio 2024

Período

Noturno ou Fim de Semana

Formato

Híbrido

Duração

360 Horas

Coordenador do curso

Eduardo Ariel

Preço

16 parcelas de R$ 1.987,42

Explore a revolução tecnológica no design de experiência do usuário, transcenda telas e mergulhe em uma formação que redefine como projetamos o mundo ao nosso redor.

Data de Início: 09/05, às quintas, das 19h às 22h, e aos sábados, das 09h às 16h.

 

O curso UX: Design Research busca fornecer uma formação alinhada às competências e habilidades buscadas pelo mercado, tanto em escala local quanto global. O campo do design aplicado à experiência do usuário, abrangendo áreas como pesquisa com usuário, serviços e branding sensorial, está passando por uma revolução tecnológica sem precedentes. Há, indubitavelmente, uma lacuna entre as expectativas dos consumidores e o que as marcas podem oferecer.

Não se trata mais apenas de telas ou aplicativos; é necessário repensar como vivemos, trabalhamos e nos divertimos. Portanto, o curso explora o papel essencial da experiência do usuário em informações, serviços, produtos e tecnologias no cotidiano. O objetivo é projetar cultura e estruturar espaços de pesquisa em design como experiências fundamentais para compreender o comportamento do usuário, suas motivações e outros fatores que impactam as escolhas de consumo.

A missão desta formação é preparar uma nova geração de designers com uma visão de futuro fundamentada em pesquisa, focada em novas oportunidades de projetos, produtos e serviços que compreendam os usuários de maneira profunda. O programa, desenvolvido por especialistas reconhecidos no mercado e na academia, responde a essa demanda emergente, oferecendo uma imersão acolhedora no campo de pesquisa de UX Design.

Informação para decidir

Saiba mais sobre a pós-graduação em UX: Design Research!

O curso é ministrado por professores reconhecidos no mercado, com parcerias institucionais e forte estímulo à pesquisa e inovação em design. A metodologia do aprender fazendo é central, visando desenvolver a cultura de projeto nos alunos. Eles são orientados em suas carreiras por meio de ações de mentoria, integrando-se a uma rede colaborativa de profissionais criativos.

Ao longo das aulas, os alunos percorrem todas as etapas de um projeto de pesquisa em design, considerando aspectos políticos, sociais e aplicados. O programa é estruturado em três projetos de design que aprofundam características essenciais do egresso: Cultura de Design, Pesquisa em Design e Ser e Fazer no Design. Esses projetos, juntamente com um trabalho de conclusão, formam o itinerário formativo.

 

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Este curso é destinado a profissionais com formação superior interessados em atuar no design e pesquisa em experiência do usuário. A abordagem acessível do curso estimula e valoriza saberes, vivências e práticas interdisciplinares, essenciais para atuar profissionalmente como designers que se destacam como pesquisadores de experiência do usuário.

O curso é aberto e interdisciplinar, estimulando o desenvolvimento técnico, empático e inter-relacional, congregando diversas formas de saberes e conhecimentos para a atividade projetual de pesquisa em design, especialmente em experiência do usuário.

A formação visa preparar uma nova geração de designers com visão de futuro, focada em pesquisa e centrada em novas oportunidades de projetos, produtos e serviços. Este curso é projetado para escritórios de design, agências de comunicação, empresas/institutos de pesquisa, produtoras digitais e organizações públicas ou privadas que buscam projetar experiências mais humanizadas para seus clientes e stakeholders.

Módulo Internacional

Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.

Professores estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O curso UX: Design Research do Istituto Europeo di Design tem como principal objetivo formar profissionais aptos a atuarem como pesquisadores de experiência. O design é utilizado como uma ferramenta conceitual, metodológica, instrumental, técnica e tecnológica para identificar padrões de uso e informações qualitativas/quantitativas na modelagem holística do comportamento do usuário/consumidor.

  • Aula inaugural: Design e hipermodernidade – tendências e perspectivas (3h)
  • Design Culture: inovação e sociedade (6h)
  • Design e conhecimento na hipermodernidade (6h)
  • Criatividade e inovação (12h)
  • Design Thinking e cultura projetual (12h)
  • Pesquisa quantitativa (24h)
  • Design e pesquisa social (12h)
  • Legal design e ética em pesquisa com usuários (12h)
  • Design de serviço e sistemas de informação (24h)
  • Lean design e métodos ágeis (24h)
  • Design centrado no humano (18h)
  • Design universal e acessibilidade (12h)
  • Pesquisa em UX Design (24h)
  • Atomic Research (12h)
  • Design Ops e toolkits (12h)
  • Ferramentas em UX Design Research (24h)
  • Gestão e monitoramento em UX Design Research (18h)
  • Inteligência artificial, pesquisa aplicada e redes de informação (12h)
  • Programação criativa e visualização da informação (12h)
  • Laboratório de vivências profissionais e tendências em pesquisa em Design (6h)
  • Laboratório projetual I (15h)
  • Laboratório projetual II (24h)
  • Laboratório projetual III (24h)
  • Apresentação dos projetos finais (12h)
     

Docentes

Eduardo Ariel

Coordenador do curso

Arthur Nóbrega

Carlos de Oliveira

Cinthia Ruiz

Diego Santos Vieira de Jesus

Helena Rodrigues

Katja Aquino

Luiza Arigoni

Luiz Agner

Luiz Eduardo Bordim

Matheus Freitas

Renata Zilse

Robson Santos

Sílvia Schneider

Veronica Marques

Yasmin Gorbo

Poderia estar interessado em:

Notícias

Não perca