Língua
Português
Início
Maio 2024
Período
Noturno ou Fim de Semana
Formato
Híbrido
Duração
360 Horas
Coordenador do curso
Eduardo Ariel
Preço
16 parcelas de R$ 1.987,42
Explore a revolução tecnológica no design de experiência do usuário, transcenda telas e mergulhe em uma formação que redefine como projetamos o mundo ao nosso redor.
Data de Início: 09/05, às quintas, das 19h às 22h, e aos sábados, das 09h às 16h.
O curso UX: Design Research busca fornecer uma formação alinhada às competências e habilidades buscadas pelo mercado, tanto em escala local quanto global. O campo do design aplicado à experiência do usuário, abrangendo áreas como pesquisa com usuário, serviços e branding sensorial, está passando por uma revolução tecnológica sem precedentes. Há, indubitavelmente, uma lacuna entre as expectativas dos consumidores e o que as marcas podem oferecer.
Não se trata mais apenas de telas ou aplicativos; é necessário repensar como vivemos, trabalhamos e nos divertimos. Portanto, o curso explora o papel essencial da experiência do usuário em informações, serviços, produtos e tecnologias no cotidiano. O objetivo é projetar cultura e estruturar espaços de pesquisa em design como experiências fundamentais para compreender o comportamento do usuário, suas motivações e outros fatores que impactam as escolhas de consumo.
A missão desta formação é preparar uma nova geração de designers com uma visão de futuro fundamentada em pesquisa, focada em novas oportunidades de projetos, produtos e serviços que compreendam os usuários de maneira profunda. O programa, desenvolvido por especialistas reconhecidos no mercado e na academia, responde a essa demanda emergente, oferecendo uma imersão acolhedora no campo de pesquisa de UX Design.
Saiba mais sobre a pós-graduação em UX: Design Research!
O curso é ministrado por professores reconhecidos no mercado, com parcerias institucionais e forte estímulo à pesquisa e inovação em design. A metodologia do aprender fazendo é central, visando desenvolver a cultura de projeto nos alunos. Eles são orientados em suas carreiras por meio de ações de mentoria, integrando-se a uma rede colaborativa de profissionais criativos.
Ao longo das aulas, os alunos percorrem todas as etapas de um projeto de pesquisa em design, considerando aspectos políticos, sociais e aplicados. O programa é estruturado em três projetos de design que aprofundam características essenciais do egresso: Cultura de Design, Pesquisa em Design e Ser e Fazer no Design. Esses projetos, juntamente com um trabalho de conclusão, formam o itinerário formativo.
Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.
O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.
A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.
O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.
Este curso é destinado a profissionais com formação superior interessados em atuar no design e pesquisa em experiência do usuário. A abordagem acessível do curso estimula e valoriza saberes, vivências e práticas interdisciplinares, essenciais para atuar profissionalmente como designers que se destacam como pesquisadores de experiência do usuário.
O curso é aberto e interdisciplinar, estimulando o desenvolvimento técnico, empático e inter-relacional, congregando diversas formas de saberes e conhecimentos para a atividade projetual de pesquisa em design, especialmente em experiência do usuário.
A formação visa preparar uma nova geração de designers com visão de futuro, focada em pesquisa e centrada em novas oportunidades de projetos, produtos e serviços. Este curso é projetado para escritórios de design, agências de comunicação, empresas/institutos de pesquisa, produtoras digitais e organizações públicas ou privadas que buscam projetar experiências mais humanizadas para seus clientes e stakeholders.
Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.
Professores estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.
Programa e Disciplinas
O curso UX: Design Research do Istituto Europeo di Design tem como principal objetivo formar profissionais aptos a atuarem como pesquisadores de experiência. O design é utilizado como uma ferramenta conceitual, metodológica, instrumental, técnica e tecnológica para identificar padrões de uso e informações qualitativas/quantitativas na modelagem holística do comportamento do usuário/consumidor.