Língua

Português

Início

Agosto 2022

Frequência

Noturno

Formato

Blended

Duração

230 Horas

Coordenador do curso

Almir Mirabeau

Preço

15 parcelas de R$ 1.423,81

O curso aborda diferentes linguagens visuais, técnicas de composição, animação, videografismo e áudio para consolidar o aprendizado.

Para atender às demandas que surgem no campo do design gráfico, da comunicação visual e do design digital, é preciso dominar técnicas e métodos que garantam sua inserção profissional na área. Um designer habilitado a operar ferramentas e softwares atualizados, com competências que permitam se apropriar de conceitos, processos e metodologias criativas, está em sintonia para atender os desafios de mercado.

O curso Design Gráfico e Digital propõe uma expansão de repertório em aulas com professores especializados, que intercalam teoria e muita prática, com objetivo de desenvolver uma visão crítica e consolidar aprendizados que garantam versatilidade de atuação aos profissionais da área.

Aprimore sua percepção crítica e conheça os princípios da ilustração, conceitos de imagem e fotografia, processamento e manipulação de imagens, princípios de ergonomia, usabilidade e UX, assim como a construção de narrativas visuais considerando contexto, audiência e fluxos de informação.

Informação para decidir

Se você quer entender linguagens gráficas e suas diferentes aplicações, o curso One Year do IED é ideal para desenvolver uma percepção visual aguçada para elaborar projetos de alta qualidade.

Nosso programa contempla projetos integrados e interdisciplinares, e parcerias institucionais com grandes marcas para estreitar relações e criar oportunidades reais de acesso ao mercado – sempre com nosso suporte e mentoria.

O curso One Year em Design Gráfico e Digital tem uma abordagem sistêmica e holística sobre o mercado e sobre a atividade do profissional que atua nesta área, com professores especializados e atuantes nas áreas relacionadas às disciplinas do curso, para que os participantes se desenvolvam de maneira transdisciplinar, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, ou mesmo de empreender em projetos autorais.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A experiência da Academia de Joias não depende de quórum mínimo de alunos.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso de Design Gráfico e Digital busca pessoas criativas que queiram trocar de carreira ou buscar oportunidades em áreas relacionadas ao design digital. O aprendizado em aula é uma continuidade natural para graduados em design, mas também é voltado para profissionais de outras áreas, como publicidade, fotografia, marketing, negócios, administração e TI.

Aprimore sua percepção crítica e conheça os princípios da ilustração, conceitos de imagem e fotografia, processamento e manipulação de imagens, princípios de ergonomia, usabilidade e UX, assim como a construção de narrativas visuais considerando contexto, audiência e fluxos de informação.

O mercado atual exige dos profissionais de design a flexibilidade necessária para atender diferentes projetos e, para isso, é preciso conhecimento em profundidade sobre ferramentas, conceitos e metodologias. Entender linguagens gráficas e suas diferentes aplicações, assim como a história da comunicação visual, conceitos e princípios de forma, cor e tipografia é fundamental para quem procura desenvolver uma percepção visual aguçada o bastante para elaborar projetos de alta qualidade.

Semana Internacional - Design Gráfico e Digital

Faremos uma imersão internacional em uma das capitais europeias que vem crescendo bastante dentro do mundo da inovação, iremos para Madri! Nesta semana espanhola não só mergulharemos na cultura local, como também iremos nos aprofundar nas questões contemporâneas do design e da comunicação visual. Da institucionalização histórica do ensino do design à inserção do designer enquanto ator da indústria criativa, a semana abrange conteúdos fundamentais e contextualiza o aluno de forma a apresentá-lo às novas tendências no campo.

Conteúdos abordados durante a semana:

Branding e Comunicação Visual
Marcas comunicam, contam histórias, constroem relacionamentos, reúnem pessoas, distinguem grupos, representam, diferenciam, inspiram, agregam e, entre essas e tantas outras coisas, rendem grandes debates e insights. Assim, iremos discutir onde o branding e a comunicação visual estão inseridos na sociedade, em especial na indústria criativa no século XXI. Suas formas de atuação, as novas tendências e como o profissional da área deve se preparar para enfrentar os desafios atuais e os que estão por vir.

UX Research
Com o crescimento do campo da User eXperience (UX) dentro do Design de Interação e o estabelecimento da disciplinas de Design Thinking e Design Antropology, cada vez mais as técnicas de pesquisa da história oral, da antropologia e da etnografia têm se tornado uma referência para a coleta de dados qualitativos. Trataremos de temas relacionados à usabilidade e UX; recomendações de acessibilidade, história oral, técnicas de entrevistas estruturada e semi-estruturada.

História do Design
A implementação da indústria e a chegada de novas tecnologias durante o século XX trouxe a necessidade da formação de profissionais capazes de atender a essas novas demandas. Devido a características regionais, a institucionalização do campo do design aconteceu de formas diversas, com cada país trazendo suas especificidades e características culturais. Queremos aqui pensar esse tema através de uma análise comparativa entre a institucionalização do design no Brasil cotejada com esse processo histórico em outros países.

Infografia e Visualização de Dados
A visualização de dados, apesar de ter uma tradição longeva, recentemente se revelou imprescindível para a tomada de decisão em nível estratégico dentro de todas as empresas, independente do porte e da área de atuação. Netflix, Google, Rede Globo, Microsoft são exemplos dessa mudança de paradigma. Iremos, assim, tratar temas relacionados a infografia, visualização de dados, data humanism e análise de dados. 

Visitas Culturais
O designer enquanto agente transformador transita por muitas esferas da sociedade. Sua atuação passa por muitas áreas como cultura, educação, comunicação, informação, marketing, entre outras. Com isso em mente, as visitas técnicas buscam mostrar ao aluno um panorama amplo da produção atual no campo, tanto do ponto de vista cultural quanto mercadológico, ampliando seu repertório e suas conexões com outros designers.

Profissionais estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

O curso Design de Interação e Comunicação Visual do IED Rio tem como foco a criação e desenvolvimento de projetos com objetivo de exercitar técnicas de comunicação visual e design de interação.

Com estudos sobre Design Thinking, ilustração vetorial e percepção visual, o curso promove o aprendizado de ferramentas que auxiliam no webdesign, além de um entendimento melhor sobre experiência do usuário, narrativas visuais, storytelling e motion design.

O projeto final será desenvolvido com objetivo de potencializar suas competências no campo do design e aprimorar seu portfólio criativo com produtos gráficos e digitais de alta qualidade.

Faculdade

Almir Mirabeau

Coordenador do curso

Daniel Moura

Rafo Castro

Marcelo Alt

Carlos Machado

Notícias