Língua

Português

Início

Agosto 2024

Período

Noturno

Formato

Presencial

Duração

15 Horas

Preço

Em até 10x de R$ 252,90

Descubra como criar cenários impactantes e inovadores, transformando limites em oportunidades.

Data de Início: 27/08, às terças e quintas, das 19h às 22h.

O curso de Criação em Cenografia é uma imersão profunda no mundo da cenografia, focando na criatividade, sustentabilidade e prática. Voltado para estudantes e profissionais de áreas como Arquitetura, Cenografia, Design e Artes Visuais, o curso oferece uma abordagem contemporânea à criação e experimentação em cenografia. 

Durante o curso, os alunos explorarão como transformar limites em oportunidades para ideias originais e inovadoras, utilizando uma ampla variedade de materiais e técnicas.

Com um forte foco na sustentabilidade, os alunos aprenderão a analisar e utilizar tanto materiais tradicionais quanto os mais improváveis, sempre buscando soluções criativas e sustentáveis. No projeto final, terão a oportunidade de desenvolver um cenário completo, desde a conceituação até a construção de maquetes e a apresentação, recebendo feedback valioso para aprimorar suas habilidades

Sob a coordenação de Mauro Vicente, arquiteto e cenógrafo de renome, o curso proporciona uma visão abrangente das diferentes áreas de atuação de um cenógrafo, indo além do tradicional palco italiano para incluir cenografia para audiovisual, teatro, cinema, exposições, eventos corporativos e muito mais. A experiência de Mauro Vicente no Brasil e no exterior garante uma formação rica e diversificada, preparando os alunos para os desafios do mercado criativo.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Criação em Cenografia.

O curso será dividido em dois módulos, o primeiro composto por duas aulas teóricas e o segundo, por duas aulas práticas. 

Nas aulas teóricas, iniciaremos o contato com o que é cenografia. Os participantes terão acesso a um panorama das diferentes áreas de atuação de um cenógrafo no palco e além do palco, além da oportunidade de discutir questões relacionadas a cenografia como uma prática sustentável. Também serão apresentadas estruturas básicas de cenografia e diversos materiais convencionais e não convencionais para se pensar cenografia. 

Como introdução ao segundo módulo, os alunos analisarão diferentes briefings reais de cenografia para o desenvolvimento do projeto final. Serão formadas duplas de trabalho que iniciarão o processo de pesquisa, conceituação e decupagem de estruturas e materiais, para a definição da linha criativa e posterior elaboração da apresentação do projeto. 

Os projetos poderão ser apresentados através de diversos recursos, como maquete física, maquete virtual,  3D, desenhos, colagens e performances, entre outros. O objetivo principal é que os alunos desenvolvam uma forma de comunicação eficiente para a transmissão da ideia sem limitações por formas padronizadas de apresentação.
 

Este curso possui formato presencial seguindo um cronograma pré-determinado. As aulas presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Visitas externas também podem ser parte das aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso é uma introdução ao mundo da cenografia e se destina a pessoas com interesse na área criativa, estudantes e profissionais de cenografia, arquitetura, design de interiores, design gráfico ou design de produto que visem complementar seus estudos e ampliar as possibilidades de expressão artística e criativa na composição de ambientes cenográficos. 

O curso se propõe a atender desde iniciantes recém-interessados no tema, até profissionais que queiram se aprofundar no conhecimento de materiais, técnicas e abordagens criativas das aplicações práticas da cenografia nas diferentes áreas de atuação de um cenógrafo.

 

O curso oferece uma introdução ao conhecimento prático, criativo e conceitual na área de cenografia. Com foco na criatividade, na diversidade de demandas, na sustentabilidade e na prática, propõe a abordagem contemporânea da criação e da experimentação em cenografia além do palco tradicional – a ideia é transformar limites em oportunidades para ideias originais e inusitadas. 

Ao longo do curso, será apresentado o diálogo criativo entre a forma e o espaço a partir das amplas possibilidades da cenografia e da interação entre as diversas mídias. A análise de materiais será abrangente – os alunos estudarão desde materiais tradicionais aplicados em estruturas e revestimentos até o mapeamento dos comportamentos e aplicações dos materiais mais improváveis, com destaque para a sustentabilidade.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O curso Criação em Cenografia é dividido em dois módulos que combinam teoria e prática. No primeiro módulo, os alunos serão introduzidos aos conceitos fundamentais da cenografia, explorando suas diversas áreas de atuação e a importância da sustentabilidade na prática cenográfica. Além disso, terão contato com uma ampla gama de materiais e técnicas, analisando suas aplicações e potencial criativo. 

O segundo módulo é focado no desenvolvimento de um projeto final, onde os alunos trabalharão em duplas para criar, experimentar e apresentar cenários inovadores, utilizando recursos como maquetes físicas e virtuais, desenhos, colagens e performances. O objetivo é proporcionar uma formação abrangente que estimule a criatividade e prepare os alunos para os desafios do mercado de cenografia.

Para se pensar cenografia (3h)

  • O que é cenografia? 

  • As diversas áreas de atuação de um cenógrafo – O palco e a cenografia além do palco

  • A prática da cenografia e a sustentabilidade

Recursos e Técnicas (3h)

  • Apresentação de diversos materiais e análise do potencial de utilização de cada um 

  • Análise de diferentes briefings de cenografia e pesquisa de soluções criativas 

  • Formação de duplas de trabalho e escolha dos briefings para o projeto final

Processos Criativos (3h)

  • Início de desenvolvimento do projeto de cenografia

  • Pesquisa de referências

  • Experimentações de soluções criativas

  • Conceituação 

Transformando Ideias em Realidade (3h)

  • Desenvolvimento do projeto de cenografia

  • Construção da maquete

  • Apresentação

  • Feedback

Poderia estar interessado em:

Notícias

Não perca