Fashion-Design- Undergraduate-IED-Firenze

Língua

Inglês

Início

Outubro 2023

Frequência

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Andrea Nardi

O programa de graduação em Design de Moda dará a você a oportunidade de saber mais sobre a indústria da moda.

Você encontrará inspiração no mundo ao seu redor e traduzirá suas ideias em projetos para criar um produto final com um forte foco nas emoções e na comunicação.

Converta sua criatividade em criações e acessórios que podem contar histórias originais. Encontre inspiração em artes visuais, design, mídias digitais, marketing, novas tecnologias, direção de arte e gestão de produtos, transformando tudo em novas coleções com base em estilos de vida ambientalmente e economicamente sustentáveis.

Informação para decidir

Levando você do desenvolvimento do conceito até a execução de projetos, passando por todas as aplicações de design de moda em uma cidade única que combina herança cultural e um novo renascimento para o sistema da moda.

Levando você do desenvolvimento do conceito até a execução de projetos, passando por todas as aplicações de design de moda em uma cidade única que combina herança cultural e um novo renascimento para o sistema da moda.

 

O programa de graduação em design de moda de três anos em inglês na IED Firenze dará a você a oportunidade de acumular habilidades técnicas e realizar todas as tarefas e atividades envolvidas no trabalho como designer de moda. Isso cobrirá tudo, desde a seleção de materiais até a produção completa, enquanto você trabalha com outros profissionais em todas as etapas do processo para produzir e promover suas próprias coleções de moda.  

Com o programa de graduação em Design de Moda em inglês na IED Firenze, você aprenderá a gerenciar e usar todas as ferramentas necessárias para produzir e promover uma coleção de roupas ou acessórios. 

O estudo de disciplinas teóricas fornecerá a você uma visão geral da moda como um fenômeno histórico, artístico e social. Você receberá, em primeira mão, conhecimentos sobre uma indústria na qual a aura criativa é combinada com exigências específicas do sistema econômico e da cadeia de suprimentos. Ao mesmo tempo, suas criações também refletirão os típicos padrões “Made in Italy” de qualidade, inovação, originalidade e sustentabilidade.  Você também aprenderá sobre a necessidade de promover produtos com as estratégias de marketing mais inovadoras e mais impactantes. Você se familiarizará com técnicas de desenho e ilustração de moda, experimentando a mão no design de roupas e acessórios. Quando você aprender o básico do design de projetos, continuaremos explorando em profundidade as habilidades técnicas e analíticas. Este treinamento tem como objetivo proporcionar conscientização e expertise em todas as áreas da moda, desde a comunicação visual até a produção e execução totais.

Se você sente um fascínio pelo mundo da moda, se o design é a paixão que move você e qualquer coisa que está na moda chama sua atenção, se você acredita que a moda é o setor no qual você pode expressar melhor seu estilo criativo, nosso programa de três anos em Design de Moda em inglês é certamente sua melhor opção. Você se inspirará em diferentes fontes e influências enquanto cria seus próprios designs para roupas e acessórios. Você também poderá dar uma forma precisa à sua identidade criativa como designer de moda. Você completará nosso programa de três anos com uma compreensão total de como avaliar a consistência de um projeto em cada etapa, desde o desenvolvimento até a implementação do conceito. Após a conclusão, você poderá verificar se a visão geral de cada projeto é consistente, desde o conceito até a execução do projeto. 

Se você decidir fazer nosso programa de graduação de três anos em Design de Moda em inglês na IED Firenze, muito em breve traduzirá sua criatividade para um mundo no qual o design de moda é visto como autoexpressão de habilidades artísticas e profissionais. Se você sonha em se tornar designer de moda e tem curiosidade de desenvolver, aprofundar e aprender sobre as disciplinas, ferramentas e métodos que melhor se encaixam no mundo da moda e seus diversos aspectos, esta é definitivamente sua melhor oportunidade de treinamento, estudando a moda onde tudo começou, desde Pucci até Ferragamo.

Este programa de três anos se baseia em um método no qual a teoria se combina com uma abordagem de laboratório, de modo que você possa desenvolver gradualmente sua própria experiência e método no design de projetos. Ao longo dos três anos, você se envolverá em projetos de complexidade e desafio cada vez maiores. Você projetará suas primeiras coleções de roupas femininas, roupas masculinas e acessórios. 

A escola tem sua base na cidade de Florença, aproveitando uma tradição há muito tempo já estabelecida na indústria da moda, com um distrito de manufatura bem conhecido. Nesse contexto, este treinamento se tornará um ponto de partida para desenvolver ainda mais a função do “Made in Italy”. Algumas das mais importantes marcas da moda com base aqui estarão envolvidas no processo, junto com uma cadeia de suprimentos de médios e pequenos fabricantes locais que desempenham um papel essencial para o desenvolvimento do setor. Como resultado de um crescente nível de conexões entre disciplinas na mesma área e oportunidades de cooperação e discussão com estudantes de outros departamentos da IED, você terá a chance de participar de alguns projetos de nível avançado que aproximarão você das diferentes funções que você exercerá quando entrar no mercado de trabalho.

Programa de Estudos

Primeiro ano

primeiro ano do curso é propedêutico, priorizando as ferramentas técnicas, culturais e de design básicas, com ênfase na gestão do fluxo criativo e na busca por identidade. As atividades educacionais concentram-se em transmitir as ferramentas técnicas fundamentais, um método correto de design básico e uma base cultural sólida.

O ensino se concentra em projetar uma coleção de roupas, começando pela observação do mundo e interpretação dos sinais, depois desenvolver uma ideia inicial e traduzi-la em um produto.

Isso exige que os alunos aprendam determinadas habilidades técnicas, o básico de metodologia e fundamentos culturais.

O objetivo primordial é estimular a capacidade dos alunos de elaborar novas formas, analisar e resumir a realidade e suas próprias ideias, e assim traduzir criatividade em objetos e produtos.



Segundo ano

segundo ano é dedicado ao desenvolvimento do que os alunos aprenderam e à condução de experimentos tangíveis com o método, as ferramentas e as questões culturais envolvidas.

Os alunos enfrentam as fases de pesquisa, desenvolvimento e comunicação de seus projetos, que constituem a estrutura principal do currículo. Cada disciplina é considerada uma função do projeto: meios técnicos e de expressão, códigos culturais e abordagem ao marketing de moda são tratados como ferramentas para fazer o projeto avançar. Desde a busca por um tema inspirador até o produto e sua comunicação, todas as fases são monitoradas e estudadas em detalhes. O objetivo básico é alcançar uma abordagem consciente para a gestão da criatividade, do tempo e dos mecanismos de design, de modo a jogar luz em um primeiro terreno de gostos e habilidades pessoais, com o potencial de descrever um estilo.



Terceiro ano

terceiro ano é dedicado à especialização e se concentra no desenvolvimento crítico do conhecimento e das habilidades em design dos alunos em uma área específica, na comunicação da identidade e na gestão da independência no design. O ano é dedicado ao trabalho avançado em design em um contexto de simulação profissional e de marcos culturais complexos. Enquanto esboçam seus projetos finais, os alunos têm espaço para intuições pessoais e pensamento crítico. Além de desenvolver seu próprio estilo pessoal e um produto original e coerente, espera-se que os alunos usem o projeto da tese para demonstrar a capacidade de posicionar seu trabalho efetivamente no mercado da moda, descrevendo seus aspectos técnicos e de qualidade, além dos custos relacionados à sua produção. Durante os três anos, os alunos também têm a opção de participar de workshops de design, seminários culturais, competições, ciclos de palestras, projetos especiais e visitas a empresas e instalações de produção. A participação nessas atividades é complementar ao currículo estruturado, do qual essa participação é parte integrante, assim como as atividades individuais e de workshop nas instalações da própria escola são uma parte fundamental e integrante do currículo.

Notícias