IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
PóS-GRADUAçãO

Design Estratégico e Inovação

PRESENCIAL
18 meses
16/03/2021
Terças e quintas
Das 19h30 às 22h45
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

O atual ambiente de negócios exige a um só tempo capacidade de inovação, visão estratégica e compromisso social e ambiental. Essa realidade volátil, incerta, complexa e ambígua (VUCA) se reflete nas organizações privadas, sociais e governamentais. O Design Estratégico desenvolve a capacidade de analisar sistemicamente esse contexto e propõe soluções criativas, seja na formulação de novos negócios ou na transformação dos já existentes.

Para quem?

Para quem quer participar criativamente das transformações em curso. Profissionais de diversas áreas do conhecimento, empreendedores ou colaboradores de organizações. Pessoas que estejam interessadas em desenvolver o pensamento do design e as competências para transformar realidades, gerando prosperidade para os negócios, as pessoas e o meio ambiente.

Como é?

Por meio de uma jornada que combina os mais atuais e relevantes conceitos do mundo dos negócios a experiências práticas de elaboração de projetos de design estratégico. Os alunos vivenciam uma formação abrangente,que amplia o repertório e a visão de mundo e desenvolve a habilidade de trabalhar colaborativamente, tendo sempre o design como catalisador do processo de geração de valor.


Curso

O campo do Design Estratégico dedica-se ao entendimento do contexto ampliado das demandas sociais e do mercado, indo além da elaboração de projetos de novos produtos, serviços ou ambientes. Design Estratégico é uma abordagem multidisciplinar contemporânea, que tem o design como fundamento e aciona outros campos do conhecimento para criar estratégias organizacionais que levem à construção de futuros desejáveis. Considera o negócio em uma perspectiva sistêmica, da qual fazem parte, além da viabilidade econômico-financeira, as pessoas e seus afetos, a estética, o respeito ao meio ambiente e o compromisso com a criação de modelos mais justos e respeitosos. Dessa forma, potencializa, para todos os stakeholders, o valor percebido dos projetos de inovação.

A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação do IED São Paulo tem como objetivo consolidar as habilidades técnicas e criativas dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de projetos de alta complexidade. Mas vai além, provocando a ampliação da visão de mundo e da percepção das oportunidades de atuação propositiva, e não apenas reativa, considerando a complexidade e pluralidade de atores sociais e econômicos.

O curso fomenta a ousadia intelectual dos alunos, entendendo o processo formativo como uma oportunidade de experimentar processos mais radicais e múltiplos do que aqueles que a rotina profissional costuma apresentar. Dessa forma, os alunos adquirem experiência e repertório para levar sua atuação profissional a um novo patamar e, de fato, influenciar o futuro de suas áreas de atuação.

A jornada constrói ainda a compreensão do papel social do design e do designer, colocando os alunos na posição de protagonistas de suas carreiras e autores conscientes e responsáveis por suas ações profissionais. Características valiosas nos diversos ambientes do contexto atual e futuro do trabalho.

Entrega

Em uma jornada que combina estudo acadêmico e desenvolvimento profissional, os alunos vivenciam três fases de crescente complexidade. Essas fases apresentam conceitos e ferramentas e dão a oportunidade de colocá-los em prática em projetos interdisciplinares.

Na primeira fase, são trabalhados os fundamentos avançados do design, e é realizado um projeto de inovação social. Na segunda, inovação e design contemporâneo são os elementos trabalhados, e o projeto é de design experimental. Na terceira, o foco é o business design, e o projeto é o Trabalho de Conclusão de Curso.

O corpo docente combina profissionais de destaque no mercado e de referência em seus campos de estudo. As disciplinas configuram oportunidades de construção e troca de conhecimento a partir dessa experiência dos professores, seus conteúdos e suas dinâmicas, e as experiências de cada turma. Mais do que acesso a conteúdos, os alunos têm a oportunidade de vivenciar uma reflexão sistemática sobre a prática, que leva a uma consolidação do processo de aprendizado.

As aulas valorizam a multiplicidade de visões e os projetos proporcionam oportunidades de trabalhar com grupos diferentes, desenvolvendo habilidades de lidar com a diversidade, essenciais ao mundo do trabalho contemporâneo e do futuro.

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma síntese dessa jornada, trazendo desafios reais para que os alunos articulem as diversas competências desenvolvidas ao longo do curso, sendo provocados a deixar, por meio desta entrega final, um legado criativo para a solução de uma questão relevante aos negócios, à sociedade e ao meio ambiente.

SEMANA INTERNACIONAL

Os alunos de pós-graduação têm acesso a uma semana internacional em uma das sedes do IED na Europa, onde serão introduzidos a áreas distintas do design por meio de conteúdo teórico atrelado a experiências no mercado do design — eventos relacionados, visitas técnicas, entre outros.

A acontecer nos meses de julho ou setembro, o módulo se divide em cinco dias e oferece aos participantes a oportunidade de expandir seu networking com profissionais de diversas áreas do design, alunos e professores do IED na Europa.

MASTERCLASS

Com um encontro por semestre, a pós-graduação do IED São Paulo oferece três masterclasses como parte da grade curricular dos cursos, convidando profissionais de renome no mercado para apresentar temas interdisciplinares e relevantes ao universo do design, da tecnologia e da inovação, garantindo ao aluno uma visão ampla e real do mercado atual e do futuro.

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.


    Informe os dados abaixo para baixar o arquivo




    Baixe o programa do curso

    COORDENAÇÃO

    CLARA CECCHINI

    Graduada em Artes Cênicas pela UNICAMP, com MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e formação complementada por cursos como Working with Complexity, na Schumacher College (Inglaterra), e Repense Educação, realizado no Brasil pela escola dinamarquesa Kaospilot, Clara Cecchini é entusiasta dos processos de inovação e design ligados às dinâmicas do conhecimento e passou por diversos setores em sua carreira, atuando no Ministério da Cultura, na TV Cultura e na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, bem como na ONG Cenpec, com formação de educadores e coordenação do projeto Educação com Arte, que leva oficinas de arte para adolescentes da Fundação CASA. É coautora, com Alexandre Teixeira, do livro Aprendiz Ágil: lifelong learning, subversão criativa e outros segredos para se manter relevante na Era das Máquinas Inteligentes (Arquipélago Editorial, 2020); especializada em educação corporativa e dinâmicas de aprendizagem organizacional; atuou diretamente na área de Recursos Humanos do Banco Santander, e, como consultora, junto a outros negócios e empresas. Foi gerente de Custom Programs do ISE Business School e, em 2018, fundou a Supernova, empresa especializada em estratégias de aprendizagem, inovação e curadoria de conteúdo, onde atua desde então.

    PROFESSORES

    ALEXANDRA FAVERO

    -

    Conectora cultural e especialista em identidades. Inquieta, amante do saber, Alexandra tem estudado sobre fluxos imaginários e construção de narrativas para apoiar empresas/startups, setores e criativos a decodificarem culturas para promover o encontro de identidades. Sua trajetória de mais de 16 anos tem passagem por diferentes empresas e setores. Hoje, é fundadora da La Lima Identidades e especialista em projetos de identidade, linguagem e design de experiência. É palestrante e professora, nas disciplinas de Identidade Cultural e Marca.


    ANDERSON PENHA

    +

    Pai de Nina e Cadu. Sócio e designer da Symnetics. Professor de Design Experimental na pós-graduação do IED, L’Ècole de Design Nantes Atlantique, e Inovação na Sustentare. Coautor dos livros: “As 10 faces da Estratégia” e “Design Estratégico — Diretrizes Criativas para um mundo em Transformação” (Altabooks). Membro do conselho editorial e colunista da revista ABC Design. Cocriador do Pitch Fights — batalha entre criativos e fundador do CONTRAFLUXO, um delírio coletivo que suporta projetos experimentais na região do ABC paulista, com intuito de ajudá-la em sua transformação.


    CAIO VASSãO

    +

    Arquiteto e urbanista formado e doutorado pela FAUUSP, onde é pesquisador, Caio é head of innovation na Kyvo e sócio-fundador na Bootstrap. Pesquisa as relações entre cidades, cultura, alta tecnologia e processos colaborativos há mais de 20 anos, é consultor e mentor em projetos de educação, inovação e tecnologia, e professor em numerosos programas de pós-graduação pelo país, tendo lecionado também em diversos cursos de graduação em São Paulo. Atualizou e desenvolveu o Metadesign, como uma abordagem para projetos complexos, colaborativos e de transformação cultural. Hoje, pesquisa a Cidade Distribuída, um modelo avançado de urbanismo no contexto tecnológico em que a cidade é um sistema desprovido de centros, tanto em seu planejamento, como em território, e coordena o grupo Cenários Urbanos Futuros sediado na FAUUSP.


    CARLA LINK

    +

    Mestre em design estratégico, trabalha como consultora de inovação e design. Fundadora e designer de serviço da Talking City, empresa de design focada em aproximar governos e cidadãos para soluções nas cidades, e cofundadora da Ainá, plataforma para aproximar mulheres de saída de relacionamentos abusivos. É professora de Design e Inovação e TEDxSpeaker.


    CARLOS PIAZZA

    +

    Darwinista Digital, Nexialista, Futurista, Practitioner Certified Millennium Project, fundador da CPC, empresa focada em negócios digitais, disrupção, aceleração digital e seus impactos na sociedade, 4IR, 5IR, Sociedade 5.0, gestão da inovação, tecnologias disruptivas e suas contribuições, e Life 3.0. Polímata, embaixador do Teach the Future no Brasil (Universidade de Huston), professor de pós-graduação, MBAs, palestrante key note nacional e internacional, agilista, autor, conteudista, escritor, mentor de Hackathons, Hackathinking e Hackamilk e TED Talker. Transitou como membro do Comitê de Inovação e de Sustentabilidade do IBGC, conselheiro do ONDV Aceleradora de Conhecimento do O Negócio do Varejo, e conselheiro de Administração para a inovação e disrupção.


    CHRISTIAN ULLMANN

    +

    Formado em desenho industrial na Universidade de Buenos Aires, Argentina, reside no Brasil desde 1996.

    Trabalha com design estratégico, design exploratório e consultoria em design para inovação e gestão desenvolvendo produtos, projetos, sistemas e serviços. Coordena projetos para empresas, governos e instituições no Brasil e América Latina, tendo produtos e trabalhos premiados na Itália, Espanha, Argentina e no Brasil.

    Suas áreas de maior interesse e pesquisa são questões sociais e ambientais que, desde 2000, foram redefinidas como desenvolvimento sustentável. Entrando na terceira década do século XXI, reorganiza suas ideias e pretende atuar na área de Design para Inovação Social, em um contexto de economia criativa para um sistema de economia circular.

    É professor de design para sustentabilidade, inovação social e design estratégico no IED Brasil, e atua como coordenador de projetos de economia circular e design para inovação social no Centro de Inovação IED Brasil, tendo coordenado os projetos: O carro perfeito para a cidade de São Paulo 2030 (Fiat Latam); Laboratório de desenvolvimento de mobiliário, empreendedorismo e economia circular — IED LAB MOB YVY — (Yvi Reciclagem), e o Movimento Lixo Invisível, em parceria com a empresa de consultoria Symnetics.


    CLARA BIDORINI

    +

    Empreendedora social e designer estratégica, Clara é manager de Startup Business Development na Amazon AWS. Foi diretora e responsável pela criação da área de corporate venture da Kyvo Design-Driven Innovation, onde coordenava programas de inovação organizacional e inovação aberta. É uma das líderes da 1ª rede de mulheres atuando em design e inovação, fundadora do programa “Change as Mindset” de empoderamento feminino e cofundadora da Namoa, plataforma de apoio a pessoas em estado de refúgio para resgatar suas identidades por meio do trabalho.


    CLAUDIA GAMA

    +

    Claudia é master em Liderança e Gestão de Pessoas pela FGV com o foco em Finanças Comportamentais — Psicologia Econômica pela [B]3 Educação e formada em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade de Franca. Possui larga vivência em Gestão Administrativa e Gestão de Pessoas, no Brasil e no exterior, tendo como escopo o desenvolvimento da liderança no ambiente corporativo, desenvolvendo-se primeiramente no aprimoramento da tomada de decisão de cada indivíduo, visando o equilíbrio das relações humanas, impactando na performance global e, dessa forma, trazendo o melhor de si mesmo bem como o da equipe. Desenvolveu o domínio de técnicas avançadas aprendidas e criadas em experiência no exercício da ativação da potencialidade humana.


    EDUARDO STRANG

    +

    Graduado em Administração de Empresas (USP 1990) e mestre em Administração de Empresas com concentração em Estratégia e Finanças (The Wharton School, Upenn, 2001), Eduardo é fundador da Factor 4 Consulting Strang (novos negócios e planejamento financeiro pessoal) e cofundador da JobCoach (HR-tech de avaliação e seleção de candidatos). Possui carreira no mercado financeiro, de trainee (lançamento Unibanco 30 Horas, 1991), gerente do Segmento PME (Prêmio Marketing Best, 1995), superintendente de Fusões & Aquisições (2001), da expansão da rede Fininvest (de 102 para 290 lojas, 2005) e da regional Centro-Oeste e Norte (33 filiais, ganhador campanha de vendas, 2008). É ex-diretor do Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo e ex-presidente do Wharton Alumni Club do Brasil.


    FABIANO VIRGINIO PEREIRA

    +

    Designer estratégico que tem combinado expertises do processo de criação de soluções educacionais com experiências de gestão de inovação e liderança criativa de negócios nos seus últimos 10 anos atuação. Atualmente, é diretor do Centro de Inovação do IED Brasil, que auxilia empresas e instituições a identificarem novas oportunidades de negócios, endereçando soluções para desafios de aquisição de novos conhecimentos necessários para a geração de soluções efetivas de inovação em diferentes segmentos de mercado, tais como: saúde, financeiro, digital, alimentos e bebidas, economia criativa e inovação social. Atua também como palestrante e curador de iniciativas e eventos de design e inovação. É mestre em Design pela FAU-USP, com aperfeiçoamento em “Teoria U — Leading Change in Times of Disruption” pelo MIT e “Future and Innovation Thinking” pelo IED Barcelona. Participou também como convidado do projeto “Innovative Mobility in the Postautomobile Era”, promovido pela Humboldt University de Berlim.


    FERNANDA DE DIVITIIS

    +

    Inquieta e diversificada, está sempre atenta aos novos desafios. Formada pela USP com pós-graduação em Administração e Marketing pela FGV e mais de 15 anos de experiência em gestão de pessoas e gerenciamento de projetos, Fernanda é certificada como designer de serviço pela EISE/Hivelab e especialista em Design de Interação pela Nielsen Norman Group. É cofundadora da Wake Insights, empresa que atua na criação e no desenvolvimento de serviços inovadores, e professora de Design de Serviço e Customer Experience no IED São Paulo e outras instituições, e está envolvida no planejamento e desenvolvimento de projetos de inovação, construindo produtos e serviços em diversos setores. Nesta jornada, tem em seu portfólio desde grandes empresas a pequenas startups.


    FRANCISCO ALBUQUERQUE

    +

    Francisco é Designer Estratégico formado pelo IED São Paulo, onde foi coordenador da pós-graduação em Design Estratégico e Inovação e onde é educador. Possui formação pelo IED São Paulo, IED Madrid e ESPM-SP, leciona nos cursos de pós-graduação e extensão no IED São Paulo e FGV-BH. É sócio-cofundador da Arco | Hub de Inovação, tem cocriado e aplicado programas de cultura criativa e inovação em negócios para empresas como Bradesco, Air BP, Liberty Seguros, BRF, Grupo Segurador BB e Mapfre. É mentor de projetos de inovação e de startups em diversos segmentos do mercado, aplicando o design como abordagem para criar projetos e estratégias de impacto para negócios, e é coautor do livro A Revolução do Design — Conexões para o Século XXI — IED Brasil e dos e-books Ferramentas Visuais para Estrategistas e Pergunta Rara – Festival Educação do Centro Ruth Cardoso. Atualmente, tem agitado estudos etnográficos e grupos de discussão em temas como urban design, smart cities, economia de serviços, cultura criativa, tecnologias emergentes e negócios inovadores.


    JOSé CARLOS CARREIRA

    +

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, mestre em Comunicação com o Mercado pela Fundação Cásper Líbero, tecnólogo em Mecânica pela Universidade Estadual Paulista, e formação em Coaching Integrado pelo Integrated Coaching Institute. Trabalha com marketing, comunicação, design e semiótica na construção de identidade de marcas e na prototipagem de conceitos de design. Possui experiência profissional como executivo de marketing de grandes multinacionais da área automotiva, na qual atuou por mais de 15 anos. Na área acadêmica, é professor nos campos de Marketing, Branding, Semiótica e Design de Negócios.


    JULIO CESAR DE FREITAS

    +

    Diretor na FLUXE Process Design e na Eduxe Escola de Inovação e Gestão da Fluidez. É mestre em Comunicação, pós-graduado em Engenharia de Produto e graduado em Design. É professor universitário na graduação, pós-graduação e MBA e possui mais de duas décadas de trabalho com projetos especiais voltados à criação e implantação de estruturas promotoras de fluidez operacional.


    LíDIA ZUIN

    +

    Jornalista, pesquisadora em futurologia, professora e palestrante. Possui mestrado em Semiótica pela PUC-SP e, atualmente, cursa doutorado em Artes Visuais pela UNICAMP. Assina uma coluna sobre tecnologia e cultura no TAB UOL e atua como pesquisadora freelancer para empresas como UP Lab e Envisioning, bem como leciona na pós-graduação em Design Estratégico e Inovação do IED São Paulo. Com dois TEDx talks ministrados, Lídia ainda conta com uma carreira literária, tendo produzido contos de ficção científica publicados em coletâneas e e-books.


    MARIANA CASTRO

    +

    Jornalista formada pela PUC-SP, investiga sobre empreendedorismo criativo e novas economias. É autora do livro Empreendedorismo Criativo, publicado pela Companhia das Letras. Trabalhou no Grupo Estado e na Editora Abril antes de ir para o jornalismo online, onde atuou como editora executiva de política, mundo, ciência e educação. Também foi diretora de estratégia digital da Editora Globo e, atualmente, integra a equipe do KES, plataforma de conteúdo que tem como objetivo disseminar a mentalidade de inovação.


    MAURICIO MEDEIROS

    +

    Mauricio Medeiros é arquiteto, designer industrial e mestre em Ambientes Narrativos pela Central Saint Martins, Londres. Dedicado ao design estratégico e com uma visão Future Centric Design, encontra na narrativa as ferramentas certas para potencializar o storytelling e story-making entre marcas e seu público, através de produtos, serviços e experiências imersivas. Durante seus 25 anos de carreira, foi responsável por inúmeros cases nacionais e internacionais nas áreas de retail e design de experiência. Seu portfólio conta com clientes de diversos segmentos como Nike, Philips, Selfridges e L’Occitane. Como design thinker e future thinker, sempre busca uma perspectiva de inovação nos projetos que desenvolve.


    ROBSON SANTOS

    +

    Graduado em Design (Esdi — Uerj), mestre e doutor em Design (PUC-Rio), professor e pesquisador de temáticas relacionadas a pessoas e sistemas digitais, e gerente de pesquisa e desenvolvimento no Luizalabs — área de tecnologia e inovação do Magalu.


    RODRIGO VILALBA CANIZA

    +

    Doutor em Letras pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, autor de “Teoria da Comunicação — conceitos básicos” (editora Ática) e “Discurso político brasileiro — um estudo sobre a contradição” (editora Mackenzie). Tem experiência nas áreas de Análise do Discurso, Teoria da Comunicação, Metodologia da Pesquisa e Ciências Sociais. É professor convidado de Análise do Discurso nos programas de pós-graduação em Letras da PUC e do Mackenzie e professor convidado da disciplina Práticas Pedagógicas do programa de pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É professor orientador de trabalhos de conclusão dos cursos de graduação em Design do IED São Paulo e do curso de pós-graduação em Design Estratégico e Inovação na mesma instituição.

    Início das aulas: 16/03/2021
    Dias: Terças e quintas
    Horário: Das 19h30 às 22h45
    Duração: 18 meses

    Valores:
    24 parcelas de R$ 1.752,75
    À vista com 4% de desconto
    Consulte outras formas de parcelamento

    DISCIPLINAS
    Masterclass
    Teoria e História do Design18h
    Workshop – Design Thinking18h
    Tendências Socioculturais18h
    Tecnologias emergentes e futurismo18h
    Empreendedorismo e Novas Economias18h
    Sustentabilidade e inovação social18h
    Metadesign18h
    Design Etnográfico18h
    Workshop – Design Experimental18h
    Gestão e Processos de Inovação18h
    Design de Serviço18h
    UX, Design Experience e produtos digitais18h
    Branding e semiótica18h
    Marketing Estratégico18h
    Design de Modelo de Negócios18h
    Finanças e Captação de Recursos18h
    Gestão do design e métodos ágeis18h
    Liderança Criativa e Team Building18h
    Projeto I, II e III9h
    Trabalho de conclusão de curso (TCC)40h
    Masterclass e mentoring27h


    CURSOS RELACIONADOS
    20/03/2021
    144 horas
    PRESENCIAL
    Service Design
    16/03/2021
    400 horas
    PRESENCIAL
    Experiência do Usuário (UX)
    Em breve
    36 horas
    ONLINE
    Design Thinking
    Em breve
    ONLINE
    Branding: Construção, Gestão e Tendência de Marca
    SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.