IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
Pós-Graduação

Design Estratégico e Inovação

SEMIPRESENCIAL
400 horas
17/03/2022
Terças e Quintas das 19h30 às 22h45
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

Com as transformações digitais e os recentes impactos causados pela pandemia, é preciso questionar o papel do design enquanto fator de inovação na promoção do bem-estar social. A alta competitividade dos negócios gera uma nova demanda por soluções criativas, metodologias ágeis e ferramentas inovadoras. Com uma abordagem multidisciplinar contemporânea, o Design Estratégico aciona diversos campos do conhecimento para criar estratégias de construção de futuros desejáveis. Designers do século 21, ao conectar tendências e especular visões de futuro, podem antecipar estes cenários e desafiar padrões com experiências transformadoras.

Para quem?

Profissionais do campo do design e de outras áreas, como comunicação, moda, publicidade, administração, engenharia, tecnologia ou outros, que buscam assumir a posição de líderes estratégicos de inovação e precisam desenvolver o pensamento abdutivo e competências necessárias para transformar realidades e gerar prosperidade a partir do design. Com olhar generalista, mas uma visão sistêmica e estratégica, o curso oferece o conhecimento necessário para lidar com o desenvolvimento e implantação de projetos de inovação em quaisquer cenários onde esses profissionais venham a atuar.

Como é?

A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação estimula a ousadia intelectual e a criatividade em todos os módulos do curso e oferece aos estudantes uma jornada hands on, que combina conceitos relevantes do mundo dos negócios e experiências práticas de elaboração de projetos, com uma formação abrangente que amplia repertório, visão de mercado e desenvolve habilidades colaborativas, sempre tendo o design como catalisador do processo. A jornada constrói ainda a compreensão do papel social do design ao colocar estudantes na posição de protagonistas de suas carreiras e responsáveis por suas ações profissionais.


Curso

Pensar soluções inovadoras para a atualidade demanda uma dedicação extra ao analisar e compreender os diferentes contextos das demandas sociais, assim como das necessidades de mercado e potencialidades da indústria. O processo criativo do Design Estratégico vai além de projetar novos produtos e serviços, e busca a criação de soluções reais capazes de revolucionar mercados. A pós-graduação em Design Estratégico e Inovação do IED São Paulo procura consolidar habilidades técnicas e criativas na formação de profissionais capazes de desenvolver projetos de alta complexidade. 

Com um corpo docente formado por profissionais de destaque no mercado, referências em seus campos de estudo, o curso oferece uma rica troca de conhecimentos que vai além de fornecer acesso aos conteúdos e promove uma reflexão sistemática sobre a profissão. 

As aulas valorizam a diversidade de perspectivas para que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais no mundo do trabalho contemporâneo. O Trabalho de Conclusão de Curso finaliza essa jornada com a síntese do aprendizado conquistado, além de abrir portas para novos desafios e possibilidades de inovação.


Entrega

Em uma jornada que combina estudo acadêmico e desenvolvimento profissional, a pós-graduação em Design Estratégico e Inovação foi estruturada em quatro fases, onde são apresentados conceitos e ferramentas importantes para a evolução pessoal dos estudantes. 

Na primeira fase, Fundamentação em Design, são apresentados os principais conceitos sobre design, inovação social, tecnologia e tendências. Também abordaremos os fundamentos da semiótica, como conceitos de signo e constituição da linguagem visual para decodificação de informações.

Conceitos de storytelling para construção de narrativas, estratégias para pesquisa, design experimental e as ferramentas para a criatividade e gestão da inovação serão introduzidos na segunda fase (Design, Inovação e Criatividade), bem como um aprofundamento nos conceitos de team building: proatividade, facilitação e liderança em projetos de design estratégico.

Na terceira fase, Business Design, focada em design de modelos de negócios, trabalharemos conteúdos relacionados à gestão do design, métodos ágeis, branding, empreendedorismo, finanças, captação de recursos e ainda algumas diretrizes para planejamento, organização e desenvolvimento de workshop.

Além da monografia, referente à pesquisa científica elaborada durante o curso, a quarta fase encerra com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que terá orientação de dois professores e será realizado em parceria com uma empresa de mercado.

Algumas das marcas parceiras que já trabalharam conosco

  • Metrô – SP; 
  • Bienal – SP;
  • Alitalia;
  • ONG Monte Azul;
  • Goodyear;
  • Namoa – Programa para Refugiados; 
  • RAIS – Rede de aprendizagem Solidária;
  • Hospital Infantil Sabará.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

    Informe os dados abaixo para baixar o arquivo




    Baixe o programa do curso

    Início das aulas: 17/03/2022
    Horário: Terças e Quintas das 19h30 às 22h45
    Duração: 400 horas

    Valores:
    24 parcelas de R$ 1.752,75
    À vista com 4% de desconto
    Consulte outras formas de parcelamento
    Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições

    COORDENAÇÃO

    LAERCIO MARQUES

    Consultor em design estratégico e inovação, Laercio Marques é mestrando no curso de pós-graduação em Design pela Universidade de São Paulo (FAUUSP), possui graduação em Design de Produto, MBA em Branding – Gestão de Marcas e especialização em Design e Tecnologia Digital. Ajuda indústrias, executivos e empreendedores a alavancarem seus negócios através da inovação em produtos, marcas e serviços com design centrado no ser humano. Tem vasta experiência profissional, atuando há 20 anos com projetos voltados a diferentes segmentos, utilizando o design e a inovação como propósitos estratégicos, e vivência em consultoria, planejamento estratégico, gestão estratégica do design, branding, design thinking e service design, além da viabilização de projetos globais com foco em internacionalização para diferentes mercados. Foi consultor para o Centro Brasil Design e Apex-Brasil, no programa Design Export. Atualmente, é designer e consultor de uma consultoria global de inovação em negócios.

    PROFESSORES

    ALEXANDRA FAVERO

    -

    Inquieta e amante do saber, é conectora cultural e especialista em Identidades. Tem mergulhado em temas de complexidade, fluxos imaginários e construção de narrativas para apoiar empresas, criativos e startups a decodificarem culturas para promover o encontro de identidades, potencializar diálogos e negócios. Neste processo, atua desde a concepção, ou reconexão, com a vocação até a inspiração de grupos de criativos no desenvolvimento de territórios de linguagem e na tradução deste conceito em experiências. Tem uma trajetória de 16 anos com passagem por diferentes setores, moda, varejo, saúde e cidades em empresas como Le Lis Blanc, Brasil Foods, Pão de Açúcar e importantes escritórios de design. É fundadora da La Lima Identidades, educadora e palestrante nos temas de Identidade Cultural e Diálogos de Marca.


    ANDERSON PENHA

    +

    Pai de Nina e Cadu. Sócio e designer da Symnetics. Professor de Design Experimental na pós-graduação do IED, L’Ècole de Design Nantes Atlantique, e Inovação na Sustentare. Coautor dos livros: “As 10 faces da Estratégia” e “Design Estratégico — Diretrizes Criativas para um mundo em Transformação” (Altabooks). Membro do conselho editorial e colunista da revista ABC Design. Cocriador do Pitch Fights — batalha entre criativos e fundador do CONTRAFLUXO, um delírio coletivo que suporta projetos experimentais na região do ABC paulista, com intuito de ajudá-la em sua transformação.


    CAIO VASSãO

    +

    Arquiteto e urbanista formado e doutorado pela FAUUSP, onde é pesquisador, Caio é head of innovation na Kyvo e sócio-fundador na Bootstrap. Pesquisa as relações entre cidades, cultura, alta tecnologia e processos colaborativos há mais de 20 anos, é consultor e mentor em projetos de educação, inovação e tecnologia, e professor em numerosos programas de pós-graduação pelo país, tendo lecionado também em diversos cursos de graduação em São Paulo. Atualizou e desenvolveu o Metadesign, como uma abordagem para projetos complexos, colaborativos e de transformação cultural. Hoje, pesquisa a Cidade Distribuída, um modelo avançado de urbanismo no contexto tecnológico em que a cidade é um sistema desprovido de centros, tanto em seu planejamento, como em território, e coordena o grupo Cenários Urbanos Futuros sediado na FAUUSP.


    CALINE MIGLIATO

    +

    Mestre em Gestão de Negócios pela FIA, pós-graduada em Jornalismo de Moda pela UFV de Madri, graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-Campinas e certificada Scrum Product Owner pela Scrum Alliance. Possui 20 anos de experiência, morou dois anos na Espanha, onde trabalhou para as edições espanholas das revistas VOGUE e InStyle e como diretora de comunicação da marca Delpozo. De volta ao Brasil, atuou no Grupo Estado e nas revistas Manequim e Glamour. Durante quatro anos, trabalhou como gerente de marketing de conteúdo no Dafiti Group, atuando com as equipes de UX, Produto e TI no desenvolvimento de plataformas de conteúdo e com os times de Vendas e Comercial na criação de estratégias focadas em performance e engajamento.


    CHRISTIAN ULLMANN

    +

    Formado em desenho industrial na Universidade de Buenos Aires, Argentina, reside no Brasil desde 1996.

    Trabalha com design estratégico, design exploratório e consultoria em design para inovação e gestão desenvolvendo produtos, projetos, sistemas e serviços. Coordena projetos para empresas, governos e instituições no Brasil e América Latina, tendo produtos e trabalhos premiados na Itália, Espanha, Argentina e no Brasil.

    Suas áreas de maior interesse e pesquisa são questões sociais e ambientais que, desde 2000, foram redefinidas como desenvolvimento sustentável. Entrando na terceira década do século XXI, reorganiza suas ideias e pretende atuar na área de Design para Inovação Social, em um contexto de economia criativa para um sistema de economia circular.

    É professor de design para sustentabilidade, inovação social e design estratégico no IED Brasil, e atua como coordenador de projetos de economia circular e design para inovação social no Centro de Inovação IED Brasil, tendo coordenado os projetos: O carro perfeito para a cidade de São Paulo 2030 (Fiat Latam); Laboratório de desenvolvimento de mobiliário, empreendedorismo e economia circular — IED LAB MOB YVY — (Yvi Reciclagem), e o Movimento Lixo Invisível, em parceria com a empresa de consultoria Symnetics.


    EDUARDO STRANG

    +

    Graduado em Administração de Empresas (USP 1990) e mestre em Administração de Empresas com concentração em Estratégia e Finanças (The Wharton School, Upenn, 2001), Eduardo é fundador da Factor 4 Consulting Strang (novos negócios e planejamento financeiro pessoal) e cofundador da JobCoach (HR-tech de avaliação e seleção de candidatos). Possui carreira no mercado financeiro, de trainee (lançamento Unibanco 30 Horas, 1991), gerente do Segmento PME (Prêmio Marketing Best, 1995), superintendente de Fusões & Aquisições (2001), da expansão da rede Fininvest (de 102 para 290 lojas, 2005) e da regional Centro-Oeste e Norte (33 filiais, ganhador campanha de vendas, 2008). É ex-diretor do Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo e ex-presidente do Wharton Alumni Club do Brasil.


    FABIANO VIRGINIO PEREIRA

    +

    Designer estratégico que tem combinado expertises do processo de criação de soluções educacionais com experiências de gestão de inovação e liderança criativa de negócios nos seus últimos 10 anos atuação. Atualmente, é diretor do Centro de Inovação do IED Brasil, que auxilia empresas e instituições a identificarem novas oportunidades de negócios, endereçando soluções para desafios de aquisição de novos conhecimentos necessários para a geração de soluções efetivas de inovação em diferentes segmentos de mercado, tais como: saúde, financeiro, digital, alimentos e bebidas, economia criativa e inovação social. Atua também como palestrante e curador de iniciativas e eventos de design e inovação. É mestre em Design pela FAU-USP, com aperfeiçoamento em “Teoria U — Leading Change in Times of Disruption” pelo MIT e “Future and Innovation Thinking” pelo IED Barcelona. Participou também como convidado do projeto “Innovative Mobility in the Postautomobile Era”, promovido pela Humboldt University de Berlim.


    FERNANDA DE DIVITIIS

    +

    É designer de serviço, atua em projetos de inovação usando o design como abordagem estratégica. Também é professora, facilitadora e palestrante, formada pela USP – FGV – EISE – NN/g. Trabalha como Designer de Serviço na Wake Insights e dá aulas no IED. Participa de projetos como especialista em customer experience e service designer para a MESA.

    Como designer de serviço, faz parte da rotina de Fernanda estar imersa em processos que envolvem ciclos de descoberta, análise e definição, o que já faz há bastante tempo (mais de 10 anos). Neste período, trabalhou com grandes corporações de diferentes segmentos e que são referência em suas áreas, o que a permite saber sobre assuntos diversos e se manter conectada com a inovação. 

     


    FRANCISCO ALBUQUERQUE

    +

    É sócio-fundador da Arco Hub e designer estratégico pelo IED São Paulo, onde também atua como professor em cursos de pós-graduação e extensão. Possui formação pelo IED São Paulo, IED Madrid, ESPM-SP e Insper. Foi coordenador da pós-graduação de Design Estratégico e Inovação no IED entre 2016 e 2020. Acumula experiência na criação e aplicação de projetos e programas de estratégia de negócios, cultura de inovação e programas de aceleração corporativa. Na Arco, é o líder de estratégia desde 2010 e trabalha para empresas como Bradesco, Globo, B3, Air BP, Liberty Seguros, Siemens, BRF, Google e Mapfre Seguros. Suas principais linhas de estudos são a cultura do design aplicada às estratégias de negócios e cidades humanas sob a perspectiva do design estratégico.


    JOSé CARLOS CARREIRA

    +

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, mestre em Comunicação com o Mercado pela Fundação Cásper Líbero, tecnólogo em Mecânica pela Universidade Estadual Paulista, e formação em Coaching Integrado pelo Integrated Coaching Institute. Trabalha com marketing, comunicação, design e semiótica na construção de identidade de marcas e na prototipagem de conceitos de design. Possui experiência profissional como executivo de marketing de grandes multinacionais da área automotiva, na qual atuou por mais de 15 anos. Na área acadêmica, é professor nos campos de Marketing, Branding, Semiótica e Design de Negócios.


    MARIANA CASTRO

    +

    Jornalista formada pela PUC-SP, investiga sobre empreendedorismo criativo e novas economias. É autora do livro Empreendedorismo Criativo, publicado pela Companhia das Letras. Trabalhou no Grupo Estado e na Editora Abril antes de ir para o jornalismo online, onde atuou como editora executiva de política, mundo, ciência e educação. Também foi diretora de estratégia digital da Editora Globo e, atualmente, integra a equipe do KES, plataforma de conteúdo que tem como objetivo disseminar a mentalidade de inovação.


    MAURICIO MEDEIROS

    +

    Mauricio Medeiros é arquiteto, designer industrial e mestre em Ambientes Narrativos pela Central Saint Martins, Londres. Dedicado ao design estratégico e com uma visão Future Centric Design, encontra na narrativa as ferramentas certas para potencializar o storytelling e story-making entre marcas e seu público, através de produtos, serviços e experiências imersivas. Durante seus 25 anos de carreira, foi responsável por inúmeros cases nacionais e internacionais nas áreas de retail e design de experiência. Seu portfólio conta com clientes de diversos segmentos como Nike, Philips, Selfridges e L’Occitane. Como design thinker e future thinker, sempre busca uma perspectiva de inovação nos projetos que desenvolve.


    ROBSON SANTOS

    +

    Graduado em Design (Esdi — Uerj), mestre e doutor em Design (PUC-Rio), professor e pesquisador de temáticas relacionadas a pessoas e sistemas digitais, e gerente de pesquisa e desenvolvimento no Luizalabs — área de tecnologia e inovação do Magalu.


    VINíCIUS DO VALLE

    +

    Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Ciências Sociais pela mesma Universidade (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP). Membro do grupo de pesquisa Pensamento e Política Brasileira da Universidade de São Paulo. Tem experiência e interesse nas áreas de Comportamento Político e Eleitoral, Voto Religioso, Cultura Política, Pentecostalismo, Metodologias Qualitativas e Métodos Mistos em Ciências Sociais, Relações entre Arte e Política.

    Início das aulas: 17/03/2022
    Horário: Terças e Quintas das 19h30 às 22h45
    Duração: 400 horas

    Valores:
    24 parcelas de R$ 1.752,75
    À vista com 4% de desconto
    Consulte outras formas de parcelamento
    Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições

    DISCIPLINAS
    FASE I – Fundamentação em Design
    Masterclass 1 – Aula Magna Design3h
    Teoria e História do Design18h
    Sustentabilidade e inovação social18h
    Tecnologias emergentes e futurismo18h
    Fundamentos de Marketing para Design Estratégico18h
    Workshop – Design Thinking18h
    Tendências Socioculturais18h
    FASE II – Design, Inovação e Criatividade
    Metadesign18h
    Design Etnográfico18h
    Workshop – Design Experimental18h
    Design de Serviço18h
    Gestão e Processos de Inovação18h
    UX, Design Experience e produtos digitais18h
    FASE III – Business Design
    Empreendedorismo e Novas Economias18h
    Branding e Identidade Sistêmica18h
    Design de Modelo de Negócios18h
    Finanças e Captação de Recursos18h
    Gestão do design e métodos ágeis18h
    Governança ESG nas Organizações18h
    Projeto Integrado e Mentoria33h
    FASE IV – TCC
    Trabalho de conclusão de curso (TCC)40h
    CURSOS RELACIONADOS
    09/04/2022
    144 horas
    SEMIPRESENCIAL
    Service Design
    16/03/2022
    SEMIPRESENCIAL
    UX/UI: Design, Inovação & Estratégia
    27/04/2022
    36 horas
    SEMIPRESENCIAL
    Design Thinking
    SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.