IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
PÓS-GRADUAÇÃO

Design Estratégico e Inovação

PRESENCIAL
18 meses
26/03/2019
Terças e Quintas: 19h30 às 22h45
Candidate-se
Quer mais informações?
Sexo

RG / RNE / Passaporte



Por quê?

O Design Estratégico configura-se como um entendimento “big picture” das demandas da sociedade, a partir de um novo mindset (modelo mental) e visão sistêmica, o que redefine a abordagem dos desafios, com foco na identificação de oportunidades para a ação.

Para quem?

Para profissionais de diversas áreas do conhecimento e de atuação profissional interessados no pensamento do Design e em sua abordagem disruptiva, com modelos capazes de gerar inovação criativa e transformar realidades, seja nos negócios ou em causas.

Como é?

Os alunos serão apresentados a novos modelos de negócios, apoiados por uma visão criativa, sustentável, responsável e colaborativa, traduzindo valores e aspirações humanas em soluções viáveis, tendo o Design como catalisador do processo de geração de valor.


Curso

O curso de Pós-Graduação em Design Estratégico e Inovação do IED São Paulo tem como objetivo desenvolver competências e habilidades e proporcionar experiências voltadas para aplicação do pensamento do design como estratégia de fortalecimento da cadeia de valor do negócio.

Abordando a cultura de inovação e o pensamento estratégico no processo de criar, gerenciar e implementar novas soluções de mercado, o curso baseia-se em um conjunto de conceitos, ferramentas e processos de inovação orientados pelo design e centrados no usuário, como: Metadesign, Design Thinking, Human-Centered Design, Design Driven Innovation, entre outros.

O curso oferece uma experiência de aprendizagem voltada para profissionais e empreendedores de diversas áreas de formação, interessados na abordagem criativa para enfrentar os atuais desafios do mercado, principalmente nas áreas de gestão, branding e desenvolvimento de novos produtos e serviços. Focado na preparação de um mindset dedicado ao desenvolvimento de estratégias criativas, o curso é voltado para profissionais e empreendedores de diferentes áreas.

Entrega

As aulas valorizam os aspectos multidisciplinares próprios do design e irão trabalhar a visão sistêmica e contextual em relação às contribuições e os “afetos” dos usuários, no sentido da identificação de novas soluções em produtos/serviços, traduzindo valores e aspirações das pessoas em soluções futuras e viáveis.

O curso ativa nos participantes a atitude de unir criatividade, metodologias de gestão e visão empreendedora para o desenvolvimento de negócios e projetos, tendo o design como catalisador do processo de geração de valor.

Durante os módulos, os alunos serão apresentados aos novos modelos de negócios apoiados pela visão criativa, sustentável e responsável por meio de desenvolvimento de projetos e workshops distintos em colaboração com professores, especialistas e profissionais inspiradores, que compartilham seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que orientam a realização de diferentes projetos.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

FRANCISCO ALBUQUERQUE

Francisco Albuquerque é pós-graduado em Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design. Possui experiência e formação multidisciplinar, tendo passado por áreas de projetos estratégicos, projetos de engenharia e tecnologia e planejamento estratégico. É sócio-fundador da Agência de Cocriação, uma aceleradora de inovação focada em grandes negócios, atendendo especialmente empresas do segmento de serviços. Também é sócio-cofundador da Arco – Desenvolvimento Criativo, empresa especializada na criação e aplicação de programas de cultura criativa e inovação. Desenvolve e aplica estratégias para programas culturais baseados em projetos multidisciplinares, desenvolvendo pessoas e buscando resultados mais eficientes para os negócios. Atualmente tem trabalhado com empresas como Google, Air BP, Mapfre, Comgás, Bradesco, BB Seguros, dentre outras.

PROFESSORES

ANDERSON PENHA

-

Sócio e designer da Symnetics. Professor de Design Experimental na pós-graduação do IED e Inovação na Sustentare. Cocriador do Pitch Fights (Startup Social). CoAutor dos livros: “As 10 faces da Estratégia” e “Design Estratégico” (Altabooks). Membro do conselho editorial e colunista da revista – ABC Design. Curador da Virada Empreendedora em SP, Tech Fair 2017 e Virada da Mobilidade 2018.


CAIO ESTEVES

+

Fundador da Places for Us, 1º consultoria especializada em Place Branding do Brasil e certificada com o selo B corp|Pending de impacto social. Colaborador, membro do conselho consultivo e jurado do City Nation Place, congresso internacional de Place Branding em Londres, Membro do Institute of Place Management de Manchester-UK e associado a IPBA- International Place Branding Associaton.


CAIO VASSãO

+

Arquiteto, designer e urbanista formado e doutorado pela FAUUSP. Trabalha em diversas áreas relacionadas à inovação no contexto urbano, incluindo mobilidade urbana, experiência do usuário, processos colaborativos e estratégias de inovação. É pesquisador associado à FAUUSP, ativo no meio acadêmico, sendo professor em diversos programas de pós-graduação e formação.


CARLA LINK

+

Mestre em design estratégico, trabalha como consultora de inovação e design. Atualmente está à frente da Talking City, empresa de design focada em desenvolver ecossistemas de inovação e governo aberto e é consultora do Pátio Digital – área de inovação aberta da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. Professora do IED São Paulo.


JOSE MELLO

+

Mestre em design estratégico pelo IIT Institute of Design de Chicago e graduado no Programa Executivo de Tecnologias Exponenciais da Singularity University da Califórnia, José Mello é também o coordenador do curso de One Year em Service Design do IED São Paulo. Ao longo de 25 anos de carreira, orbitou entre o empreendedorismo e o mundo corporativo ajudando empresas a buscar desenvolvimento sustentável e diferenciação através da inovação. Atualmente, o profissional também é diretor de inovação da Pirelli na America Latina.


MARIANA CASTRO

+

Jornalista formada pela PUC-SP, investiga sobre empreendedorismo criativo e novas economias – como a economia criativa, a compartilhada, a economia do propósito e a economia circular. É sócia da produtora de conteúdo F451, que publica o Gizmodo Brasil, e cofundadora do app SEM CARRO, vencedor do prêmio WSA na categoria Meio Ambiente e Energia Limpa.

Início das aulas: 26/03/2019
Horário: Terças e Quintas: 19h30 às 22h45
Duração: 18 meses
Inscrições até: 26/03/2019

Valores:
18 parcelas de R$ 2.246,78
À vista com 5% de desconto
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Teoria e História do Design18h
Design Mindset18h
Inovação e Sustentabilidade18h
Tendências Socioculturais18h
Metadesign18h
Design Etnográfico24h
Gestão e Processos de Inovação18h
Workshop – Design Thinking18h
Semiótica e Significação do Design18h
Branding e Comunicação Mercadológica18h
Design de Serviços18h
Design Experience18h
Finanças e Captação de Recursos18h
Design de Modelo de Negócios18h
Empreendedorismo e Novas Economias12h
Liderança Criativa e Team Building12h
Workshop – Design Experimental12h
Gestão Estratégica do Design18h
Seminários Temáticos e Mentoring12h
TCC40h

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.