Brand design and management

Língua

Inglês

Início

Novembro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

1 Ano

Coordenador do curso

Odin Rolland, Gorka Meneses Berastegui

Preço

20.100 €

Aprenda a criar experiências para o setor de food service com uma característica distintiva na Pós-graduação em Design e Gestão de Marca - Gastronomia, Vinhos e Turismo com sede em Barcelona e Florença

A Pós-graduação em Design e Gestão de Marca - Gastronomia, Vinhos e Turismo com sede em Florença e Barcelona nasce da aplicação do branding, ou seja, da construção de uma estratégia de marca, no setor de food service. Ao contrário dos produtos e serviços, restaurantes e locais de hospitalidade são organismos vivos, feitos de pessoas, relações, histórias e magia a serem contadas.

Quem trabalha com a marca de um local da hospitalidade deve ser capaz de transformá-la em única e distingui-la da concorrência, de construir uma identidade bem definida e precisa, para que se torne o elemento que determina a escolha do cliente, seja de um restaurante, de um hotel ou de uma vinícola, porque é “essa história” que ele quer ouvir.

Quem é responsável pela construção e gestão de marcas do setor do turismo e da hospitalidade deve viver uma experiência real em um restaurante, observar e analisar de perto os movimentos dentro daquele espaço, suas dinâmicas e as pessoas que trabalham e passam por ali diariamente. Faremos, juntos, um percurso onde você aprenderá a guiar o cliente, acompanhando-o no projeto do local e da experiência com uma característica própria. O designer de marca do setor de turismo e hospitalidade deve seguir uma abordagem Munariana e Maiêutica, bem como trabalhar em projetos integrados que considerem todas as pessoas envolvidas nos espaços.

Informação para decidir

A Pós-graduação para aprender a co-criar e narrar experiências gastronômicas e de hospitalidade inesquecíveis

A Pós-graduação em Design e Gestão de Marca - Gastronomia, Vinhos e Turismo é um curso que combina abordagens e materiais de estudo convencionais com uma visão interdisciplinar que engloba design, arte, estilo de vida e moda. 

A didática tradicional, constituída pelas aulas em classe, é complementada pela abordagem prática, onde você aprenderá o uso de ferramentas, como WGSN, Material Connexion e o pacote Adobe. Você visitará restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos; participará de seminários, conferências, eventos e workshops com profissionais internacionais experientes no setor, onde poderá observar, de perto, as melhores práticas utilizadas por instituições, empresas e órgãos relacionados ao turismo, à gastronomia e ao vinho, para garantir a excelência a seus clientes. 

Uma grande parte do curso é dedicada a projetos propostos pelas empresas parceiras do IED, que encarregam nossos alunos e alunas da Pós-graduação a encontrar soluções a briefings reais: assim, você estará completamente imerso no mundo real do trabalho e poderá interagir com profissionais, empresas e marcas que estão definindo o mercado gastronômico, do vinho, do turismo e da hospitalidade.

A Pós-graduação em Design e Gestão de Marca - Gastronomia, Vinhos e Turismo é voltada para aqueles que possuem uma graduação em marketing, comunicação, administração, economia, design de produtos e serviços, turismo e branding ou disciplinas relacionadas, mas também para quem tem interesse no tema e já acumulou alguns anos de experiência na área de turismo, gastronomia e vinhos. 

As pessoas que escolhem este curso são aquelas que buscam as ferramentas necessárias para criar marcas ou fazer consultoria em empresas do setor da hospitalidade; é um curso para quem gosta de projetar e quer aprender na prática, onde você se envolve e aprende fazendo. 

Se você tem a mente aberta e é motivado pelo desejo de viver uma experiência e não um curso teórico, este curso de Pós-graduação te ajudará a seguir suas aspirações, dando forma e transformando-as em projetos.

Você colocará em prática as competências necessárias para trabalhar em funções estratégicas de empresas ligadas ao setor do turismo, da gastronomia e do vinho. Ao final do curso, você será capaz de construir modelos e serviços como um Especialista em Comunicação nos setores do turismo, da gastronomia e do vinho.

Desde as técnicas de branding ao design de serviços, o objetivo desta Pós-graduação é guiar você no desenvolvimento de suas habilidades para se tornar um Designer de Marca nos setores do food service, da gastronomia, do vinho e de estilo de vida. 

A Pós-graduação é focada, tanto na primeira fase em Florença como na segunda em Barcelona, na criação de serviços para a hospitalidade e o turismo, que será complementada por uma exploração vertical do setor vitivinícola em Florença, além de um estudo sobre gastronomia e serviços em Barcelona.

O que torna a Pós-graduação em Design e Gestão de Marca - Gastronomia, Vinhos e Turismo única é sua dimensão concreta: um curso onde, imediatamente, você começa a projetar de maneira profissional e que te permite construir, projeto após projeto, um conjunto de competências úteis para a profissão.

Ao experimentar diferentes soluções para cada projeto, o curso propõe uma abordagem flexível de aprendizagem e conhecimento, que faz com que os participantes aprendam com as correções e também com seus erros. A participação ao project work, pensado para estimular o pensamento criativo focado na prática, te ajudará a trabalhar com seus colegas de classe em equipes transversais, que destacarão os pontos fortes e os progressos de cada um. 

Programa de Estudos

Programa de estudos

A Pós-graduação em Design e Gestão de Marca - Gastronomia, Vinhos e Turismo se desenvolve em um período de 11 meses, entre as sedes do IED em Florença e Barcelona.

Na primeira parte do curso, com sede em Florença, as aulas são dedicadas à gestão das diferentes etapas envolvidas na criação de uma marca, partindo da análise de conteúdo. 

Estudaremos a relação entre turismo, gastronomia e vinho, marcas, hóspedes e clientes, e você adquirirá as principais competências em design de marca aplicáveis a diferentes contextos do setor da hospitalidade.
 
Na segunda parte do curso, em Barcelona, descobriremos como criar um projeto de design de serviços utilizando a metodologia de design. 

No final do curso, você se desafiará no projeto de uma food design experience complexa, que poderá ser realizada como uma estratégia de marca. 

Docentes

Odin Rolland

Coordenador do curso

Gorka Meneses Berastegui

Coordenador do curso

Lorenzo Sciadini

Benedetta Rossi

Claudia Gelosa

Docente

Cinzia Spatafora

Elisabetta Aliverti

Dizem sobre nós

Notícias