Língua
Inglês
Início
Novembro 2024
Período
Período Integral
Formato
Presencial
Duração
1 Ano
Coordenador do curso
Odin Rolland, Gorka Meneses Berastegui
Preço
20.100 €
Aprenda a criar experiências para o setor de food service com uma característica distintiva na Pós-graduação em Design e Gestão de Marca - Gastronomia, Vinhos e Turismo com sede em Barcelona e Florença
A Pós-graduação em Design e Gestão de Marca - Gastronomia, Vinhos e Turismo com sede em Florença e Barcelona nasce da aplicação do branding, ou seja, da construção de uma estratégia de marca, no setor de food service. Ao contrário dos produtos e serviços, restaurantes e locais de hospitalidade são organismos vivos, feitos de pessoas, relações, histórias e magia a serem contadas.
Quem trabalha com a marca de um local da hospitalidade deve ser capaz de transformá-la em única e distingui-la da concorrência, de construir uma identidade bem definida e precisa, para que se torne o elemento que determina a escolha do cliente, seja de um restaurante, de um hotel ou de uma vinícola, porque é “essa história” que ele quer ouvir.
Quem é responsável pela construção e gestão de marcas do setor do turismo e da hospitalidade deve viver uma experiência real em um restaurante, observar e analisar de perto os movimentos dentro daquele espaço, suas dinâmicas e as pessoas que trabalham e passam por ali diariamente. Faremos, juntos, um percurso onde você aprenderá a guiar o cliente, acompanhando-o no projeto do local e da experiência com uma característica própria. O designer de marca do setor de turismo e hospitalidade deve seguir uma abordagem Munariana e Maiêutica, bem como trabalhar em projetos integrados que considerem todas as pessoas envolvidas nos espaços.
A Pós-graduação para aprender a co-criar e narrar experiências gastronômicas e de hospitalidade inesquecíveis
A Pós-graduação em Design e Gestão de Marca - Gastronomia, Vinhos e Turismo é um curso que combina abordagens e materiais de estudo convencionais com uma visão interdisciplinar que engloba design, arte, estilo de vida e moda.
A didática tradicional, constituída pelas aulas em classe, é complementada pela abordagem prática, onde você aprenderá o uso de ferramentas, como WGSN, Material Connexion e o pacote Adobe. Você visitará restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos; participará de seminários, conferências, eventos e workshops com profissionais internacionais experientes no setor, onde poderá observar, de perto, as melhores práticas utilizadas por instituições, empresas e órgãos relacionados ao turismo, à gastronomia e ao vinho, para garantir a excelência a seus clientes.
Uma grande parte do curso é dedicada a projetos propostos pelas empresas parceiras do IED, que encarregam nossos alunos e alunas da Pós-graduação a encontrar soluções a briefings reais: assim, você estará completamente imerso no mundo real do trabalho e poderá interagir com profissionais, empresas e marcas que estão definindo o mercado gastronômico, do vinho, do turismo e da hospitalidade.
A Pós-graduação em Design e Gestão de Marca - Gastronomia, Vinhos e Turismo é voltada para aqueles que possuem uma graduação em marketing, comunicação, administração, economia, design de produtos e serviços, turismo e branding ou disciplinas relacionadas, mas também para quem tem interesse no tema e já acumulou alguns anos de experiência na área de turismo, gastronomia e vinhos.
As pessoas que escolhem este curso são aquelas que buscam as ferramentas necessárias para criar marcas ou fazer consultoria em empresas do setor da hospitalidade; é um curso para quem gosta de projetar e quer aprender na prática, onde você se envolve e aprende fazendo.
Se você tem a mente aberta e é motivado pelo desejo de viver uma experiência e não um curso teórico, este curso de Pós-graduação te ajudará a seguir suas aspirações, dando forma e transformando-as em projetos.
Você colocará em prática as competências necessárias para trabalhar em funções estratégicas de empresas ligadas ao setor do turismo, da gastronomia e do vinho. Ao final do curso, você será capaz de construir modelos e serviços como um Especialista em Comunicação nos setores do turismo, da gastronomia e do vinho.
Desde as técnicas de branding ao design de serviços, o objetivo desta Pós-graduação é guiar você no desenvolvimento de suas habilidades para se tornar um Designer de Marca nos setores do food service, da gastronomia, do vinho e de estilo de vida.
A Pós-graduação é focada, tanto na primeira fase em Florença como na segunda em Barcelona, na criação de serviços para a hospitalidade e o turismo, que será complementada por uma exploração vertical do setor vitivinícola em Florença, além de um estudo sobre gastronomia e serviços em Barcelona.
O que torna a Pós-graduação em Design e Gestão de Marca - Gastronomia, Vinhos e Turismo única é sua dimensão concreta: um curso onde, imediatamente, você começa a projetar de maneira profissional e que te permite construir, projeto após projeto, um conjunto de competências úteis para a profissão.
Ao experimentar diferentes soluções para cada projeto, o curso propõe uma abordagem flexível de aprendizagem e conhecimento, que faz com que os participantes aprendam com as correções e também com seus erros. A participação ao project work, pensado para estimular o pensamento criativo focado na prática, te ajudará a trabalhar com seus colegas de classe em equipes transversais, que destacarão os pontos fortes e os progressos de cada um.
Programa de estudos
A Pós-graduação em Design e Gestão de Marca - Gastronomia, Vinhos e Turismo se desenvolve em um período de 11 meses, entre as sedes do IED em Florença e Barcelona.
Na primeira parte do curso, com sede em Florença, as aulas são dedicadas à gestão das diferentes etapas envolvidas na criação de uma marca, partindo da análise de conteúdo.
Estudaremos a relação entre turismo, gastronomia e vinho, marcas, hóspedes e clientes, e você adquirirá as principais competências em design de marca aplicáveis a diferentes contextos do setor da hospitalidade.
Na segunda parte do curso, em Barcelona, descobriremos como criar um projeto de design de serviços utilizando a metodologia de design.
No final do curso, você se desafiará no projeto de uma food design experience complexa, que poderá ser realizada como uma estratégia de marca.